Review: Cort X11

Autor Mensagem
Lip_F3
Veterano
# mai/12 · Editado por: Lip_F3
· votar


Galera me sobreveio outra duvida em relação as ferragens da cort x11 é boa aguenta as alavancadas e as travas seguram a afinação, eu queria saber em relação da estabilidade geral da guitarra...
desculpem qualquer incomodo

Lip_F3
Veterano
# mai/12
· votar


up!

Nefelibata
Veterano
# mai/12
· votar


Lip_F3

Eu tenho uma x-11 faz uns anos.

Em comparação com as ibanez RG350 e afins atuais a única desvantagem é a ponte, q agora as ibanez estão vindo com a edge zero 2, que perecem ser ótimas.

quanto ao restante acho q são equivalentes, com ligeira vantagem na captação.

a ponte original da X-11 é razoável kra. se vc regular bem dah pra fazer umas brincadeiras mas nada mto exigente. pq ela desafina sim. essa semana coloquei na minha uma gotoh. diferença absurda. além de não desafinar mais, muda até o timbre da guitarra, dá mais definição nas notas e sustain.

quanto ao sustain em si eu acho mto bom, mas isso tb depende bastante de outros fatores como regulagem e restante do equipamento.

eu acho q pelo preço compensa mto a X-11 em relação a RG350. inclusive para futuro tunning (que estou fazendo agora)

abraços

juninholiveira
Veterano
# jun/12
· votar


Nefelibata

Cara, e quanto akela história de que a Gotoh é maior que o corpo da guitarra, é vdd? vc tem que tocar sem a tampa de tras ou ela coube certinho? o pessoal vive falando disso mas ninguem nunca deu a resposta se cabe ou não. . . .

thmenezes_RJ
Veterano
# jun/12
· votar


juninholiveira
Posso estar falando uma grande besteira, mas se não me engano, no caso das Cort, o tamanho bate. As Ibanez usam outro padrão.

Nefelibata
Veterano
# jun/12
· votar


juninholiveira

então, sobre o tamanho do bloco é o seguinte:

ele mais alto que o original e no caso da minha x-11 ficou no limite do fechamento da tampa traseira. Falta menos de meio centímetro pra ela sair.

o problema eh q na alavancada ela exige um espaço pra trabalhar, dae certeza q bateria na tampa. jah vi gente q retirou o bloco e usinou um pouco para caber sem problemas.

mas como eu uso a guita com a tamba aberta não me incomodei com isto.

abraços

juninholiveira
Veterano
# jun/12
· votar


Mas quando vc da alavancadas bruscas num da pra sentir o bloco batendo na bariga não? na alvancada máxima, quantos cm mais ou menos o bloco sai da guitarra?

juninholiveira
Veterano
# jun/12
· votar


Ei Nefelibata, qual Gotoh vc comprou, a de 43mm ou de 41mm? To em duvida qual a certa para a X11 . . .

Nefelibata
Veterano
# jun/12
· votar


juninholiveira

Mas quando vc da alavancadas bruscas num da pra sentir o bloco batendo na bariga não? na alvancada máxima, quantos cm mais ou menos o bloco sai da guitarra?

ehehehe, pois eh... eu cheguei a pensar q a barriga (saliente, a minha) poderia pegar na ponte e desafinar, ou nas alavancadas.

Mas isso não ocorre, pq o movimento dela eh uma variação acho q menor q meio centímetro (não estou com a guita agora pra confirmar, mas qdo isso me passou pela cabeça eu olhei). Então, ela sempre fica dentro da cavidade.

A ainda, o nut da X-11 eh 43mm. Basta medir aí.

abraço

Ramsay
Veterano
# jun/12
· votar


juninholiveira

Isso é fato, eu tenho uma Cort X11 e há uns 3 anos atrás devolví à loja a ponte Gotoh GE 1996T que eu tinha comprado porque ela ultrapassava o fundo da X11 e isso é muito incômodo.

Nefelibata
Veterano
# jun/12
· votar


Ramsay

a minha não ultrapassa o fundo. como disse fica quase lá. mas ainda é dentro.

vc colocou q ponte nela?

Ramsay
Veterano
# jun/12
· votar


Nefelibata

Eu devolví a Gotoh e mantive a ponte original (recentemente troquei as molas) que me atende muito bem e não perde a afinação, mesmo com alavancadas violentas, mas, eu regulei ela pra isso!!

Nefelibata
Veterano
# jun/12
· votar


Ramsay

a minha antiga as vzs segurava e as vzs não, principalmente qdo a alavancada aumenta o pitch da nota. eu tinha regulado bem, como manda a cartilha pelo menos.

importante é estar satisfeito... e eu não estava.

o problema foi q os parafusos dos saddles começaram a espanar e aquele jogo no encaixe da alavanca tava me deixando ilouco... não consegui fazer nenhuma gambiarra suficiente pra resolver isso.

mas agora q coloquei a gotoh, além de ter resolvido isso tudo ae (material de qualidade muito superior), tem dois bônus. Timbre melhor e mais definido (mais massa na ponte) e o radius da gotoh respeita mais o radius do braço (claro q isso vc pode resolver em qualquer ponte com saddles shim).

sobre essa coisa do timbre, agora tah até na moda colocar bloco supersized na ponte. Mas, acho q isso soh funciona mesmo qdo a ponte eh de material boqueta (zinco, como as licenced costumam ser). qdo a ponte jah tem material rígido e massa suficiente creio q a mudança nao seja visível.

Jhamms
Veterano
# out/12
· votar


é galera.... tou querendo tirar uma guita nova.... uma guita q seja "!"; e parece q até agora vou fikar com a cort x11, so tenho q decidir se pego com os caps emg hz ou duncan designed. Reparei tbm q a unica coisa q a cort perde pra ibanez é na questao da ponte. Ae eu pensei, vou usar o resto do dinheito( pq eu tava entre a ibanez rg350) e comprar uma ponte edge que vem nas ibanez. iai? boa ideia?

Jhamms
Veterano
# out/12
· votar


up! bom tópico :)

marcioguita
Veterano
# out/12
· votar


adoro minha x11 e nao troco pela rg. alavanco mt e nao desafina nada. quero so trocar os caps. Talvez por ativos.

juninholiveira
Veterano
# out/12
· votar


Jhamms

não upe tão rapido assim. . . . . .

e cara, deu pra notar aí em cima que eu tava de olho nela néh??!?!?! xD

pois é, eu comprei ela! comprei a com Duncan Designed. Vou te falar ó, hj mesmo por coincidencia eu olhei ela na net d novo e percebi uma coisa, os preços tão aumentando. Ano passado quando eu comecei a olhar por ela, os preços estavam a cerca de 1100. Hj já ta a 1500.... eu comprei por 1300 há alguns meses atrás.

Vou te falar, a guitarra é ótima!!! visual muito bonito! o formato, o braço o acabamento etc. percebi que o corpo é muito bem acabado, não encontrei falhas! já no braço, o acabamenteo é um pouco pior. mas nada que atrapalhe a tocabilidade, pq eu percebi que a minha veio com uma manchinha preta atras do headstock na parte de baixo, como se estivesse esbarrago em algo com graxa, provavelmente na fábrica. Mas é o de menos isso!

Quanto ao som, ovu te falar, é bem grave, gordo e cheio, tem cara de ser aguda a guita, mas não.

Eu estranhei muito no começo, sempre toqyuei com bastante distorção em uma ugitarra com single-coil. Quando peguei ela com os Humb Duncan Designes, estranhei um pouco, parece que o captador embola, mas com o tempo percebi que era normal, eu que não tava acostumado, hj o som é ótimo, consigo tirar cada timbre hi-gain com ela que vc nem imagina.

Mas saindo da distorção, ela é MUITO versátil, o Coil-Tap dela é uma mão na roda, muito bom! pouco prático, pois é duro pra puxar, então não é tão rapido, acho dificil trocar no meio da musica caso tenha de ser feito rapido. Mas funciona mesmo viu! Da pra tirar cada Blues usando os singles, ou um drive mais leve tb! Mas msm sem transformar em single, com os humbuckers msm vc consegue tirar algo mais bluesy, um drive forte, porem cheio, gordo, bem melódigo, no estilo Gary Moore.

Quanto as ferragens, a ponte é muito boa! segura beeem a afinação, eu gosto de usar a alavanca um pouco mais fortinho de vez em quando pra fazer umas gracinha e fingir de Dimebag Darrell, e a Cort não reclama! mantem a afinação!!!

Engraçado que até as atrraxas são de boa qualidade apesar da trava. No começo a minha veio com um problema na trava, ela não tava travando direito, en~toa a corda tava apoiada na tarraxa sem eu perceber! acredita que eu fiquei varias semanas usando, alavancando até, e só depois fui perceber que não tava travada??? a tarraxa danadinha tava segurando a floyd rose meu caro!!!! Mas depois a loja prontamente resolveu o problema rapidinho e eu pude sentir o nut hahaha, travou geral, aí sim que nun desafina mais....

Enfim, eu recomendo! ainda não fiz nenhum review dela! To juntando pra por uma Gotoh nela agora. Parece que meu textinho ficou grande heheheehe

Ela vale a pena, até pra um futuro upgrade geral, é uq eu vou fazer, vou trocar a ponte agora, pra eu fazer graça de vdd agora sem medo nenhum e segurar ao infinito e além a afinação. Captador eu tava loko pra trocar no começo, quando ainda não tinha conseguido domar os caps dela, não tinha pegado as 'manha', mas agora ta tudo bem, eu to gostando deles até, tanto que nem to pensando em trocar!

guitarluiz
Veterano
# out/12
· votar


é galera.... tou querendo tirar uma guita nova.... uma guita q seja "!"; e parece q até agora vou fikar com a cort x11, so tenho q decidir se pego com os caps emg hz ou duncan designed. Reparei tbm q a unica coisa q a cort perde pra ibanez é na questao da ponte. Ae eu pensei, vou usar o resto do dinheito( pq eu tava entre a ibanez rg350) e comprar uma ponte edge que vem nas ibanez. iai? boa ideia?


Cara , Se tu quer um sustain daqueles de mais de 6 segundos , essas guitarras de braço parafusado não vão ajudar , Tenho uma cort x6 , a unica coisa que não me agradou foi o sustain

Biel Iceman
Veterano
# out/12
· votar


sonho meu ... tenho a x1 e pra mim q sou iniciante acho ela perfeita....

Nefelibata
Veterano
# out/12
· votar


juninholiveira

Kra se vc tah tão satisfeito com a ponte, pq vai trocar? não compensa trocar os caps?

Eu coloquei gotoh na minha pq a minha ponte estava com problemas até de espanamento de roscas...

Jhamms

nunca testei esses captadores então não sei dizer qual seria melhor... a minha ainda é a que vinha com mightymite bluebucker.

Abraços

guitarluiz
Veterano
# out/12
· votar


sonho meu ... tenho a x1 e pra mim q sou iniciante acho ela perfeita....

Cara a diferança é que a captação é melhor , e tem uma floyd , mas eu juro , nunca mais compro floyd , na minha cidade não tem luthier é foda vey , o mais proximo e 180 km

juninholiveira
Veterano
# out/12
· votar


Nefelibata

Eu to satisfeito com os captadores cara!!! Por isso entre trocar os caps ou a ponte, eu prefiro trocar a ponte, aí ja acaba com qualquer problema que eu possa ter com afinação, ou qualquer outra coisa.

Depois que eu trocar a ponte, vou colocar um tremol-no na guitarra. Muitos vão falar que é bobeira, tipo: "Comprar guitarra com floyd pra depois travar é idiotice!" mas eu sei uq to fazendo, eu uso muito a alavanca, por isso preciso duma floyd boa que não desafine. Assim como tb toco muito com afinações diferentes, aí ninguem merece néh, regular a floyd cada vez que for trocar meio tom de afinação.

Só depois disso eu vou trocar os caps.

guitarluiz
Veterano
# out/12
· votar


aí ninguem merece néh, regular a floyd cada vez que for trocar meio tom de afinação.
Isso que me desanimou .como tu trava a floyd?

juninholiveira
Veterano
# out/12
· votar


guitarluiz

cara, eu improviso, peguei um caderno velho aki, e cortei a capa dura em varios pedacinhos de uns 2-3 centimetros quadrados. Então eu coloquei os pedacinhos sobre pedacinho, até ficar numa grossura que encaixe e passei durez pra prender, fiz dois desse. 1 eu fiz menor, de menos de 1cm de espessura, mas de altura deixei o mesmo, que é pra ele ir no lado das molas.

Então eu coloco atras da guitarra. O maior eu coloco atras do bloco da ponte, o menorsinho, mais fino porem de profundidade é o mesmo, eu coloco entre as molas. Assim o bloco da ponte fica travado, nem vai pra frente nem vai pra trás.

Mas como sempre, isso é uma gambiarra bem gambiarrente. Ou seja, quando eu coloco a ugitarra desafina levemente pq um bloquinho deve estar maior que o outro. Tem que ser uma precisão nanométrica pra ficar certinho, por isso nem rola de ser feito a mão as pressas igual eu fiz. Mas pelo menos funciona legalsinho, ele trava a ponte razoavelmente, não trava 100%, eu diria que 90% ele trava, a ponte ainda meche, mas bem pouquinho,m nem da pra perceber, e se não relar nela nem mexe. Pelo menos fica bom pra descer a afinação e etc.

guitarluiz
Veterano
# out/12
· votar


cara, eu improviso, peguei um caderno velho aki, e cortei a capa dura em varios pedacinhos de uns 2-3 centimetros quadrados. Então eu coloquei os pedacinhos sobre pedacinho, até ficar numa grossura que encaixe e passei durez pra prender, fiz dois desse. 1 eu fiz menor, de menos de 1cm de espessura, mas de altura deixei o mesmo, que é pra ele ir no lado das molas.

Então eu coloco atras da guitarra. O maior eu coloco atras do bloco da ponte, o menorsinho, mais fino porem de profundidade é o mesmo, eu coloco entre as molas. Assim o bloco da ponte fica travado, nem vai pra frente nem vai pra trás.

Mas como sempre, isso é uma gambiarra bem gambiarrente. Ou seja, quando eu coloco a ugitarra desafina levemente pq um bloquinho deve estar maior que o outro. Tem que ser uma precisão nanométrica pra ficar certinho, por isso nem rola de ser feito a mão as pressas igual eu fiz. Mas pelo menos funciona legalsinho, ele trava a ponte razoavelmente, não trava 100%, eu diria que 90% ele trava, a ponte ainda meche, mas bem pouquinho,m nem da pra perceber, e se não relar nela nem mexe. Pelo menos fica bom pra descer a afinação e etc.



Hum ... pelo geito vou ficar com a minha até achar uma teleca pra troca

Jhamms
Veterano
# out/12
· votar


e a questao da a alavanca ser dura... é verdade?

Jhamms
Veterano
# out/12
· votar


e a questao da a alavanca ser dura... é verdade?

guitarluiz
Veterano
# out/12
· votar


e a questao da a alavanca ser dura... é verdade?
Não só de encostar a mão da ponte já mexe

JulioSonic
Veterano
# dez/12
· votar


Alguém sabe a Cort Aero 11 é melhor que a Cort X11?

guitar_kevin
Veterano
# dez/12
· votar


Apenas uma observação: a ponte floyd é uma peça que fica equilibrada, o que torna as alavancadas mais "duras", ou são as cordas ou as molas, a ponte só server pra esticar ou afrouxar as molas ou cordas, nao adianta usar uma gotoh por exemplo com molas horríveis

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review: Cort X11