duvidas sobre manutenção da quitarra

    Autor Mensagem
    Tsgk
    Veterano
    # jan/11


    bem, ontem eu tava vendo uns videos na internet sobre manutenção e regulagem da guitarra e fiquei com um monte de duvidas, aí eu procurei no FCC e fiquei com mais duvidas porque cada um responde uma coisa. bem, então aí vai:

    1-Pode passa a cera automotiva da marca grampix na guitarra, no corpo da guitarra e nos trastes ?

    2- Pode passar WD-40 na corpo,tarraxas,pontes e nas molas ? é necessário tomar um cuidado especial ?

    obs: me refiri a essas 2 marcas porque já tenho em casa.

    3- pode retirar todas as cordas de uma só vez ?já vi luthier falando que iria desregular o tensor e consequentemente
    entortar o braço, mas tambem já vi muitos que falam que não tem problema.

    4- pode passar bom brill nos trastes? já vi gente falando que desgasta.

    5- tem que tomar um cuidado especial na regulagem de oitavas ? pelo o que eu vi, parece ser facil, mas só pra garantir.

    6-alguem sabe uma marca de fita crepe que tem uma cola bem fraca para que possa colar para proteger a madeira antes de limpar os trastes ?

    aproveitando o topico e evitando uma pergunta para o bertola/seiji, quanto custa uma troca de fiação

    Math-Ador
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Math-Ador
    · votar


    Tsgk
    grandprix- de uma lida no rótulo se for abrasiva NÃO PODE, se não for pode avontade...
    wd40-é pra passar em tarraxas e hardware, para ferragens, acho que pode sim.
    cordas-pode sim tirar todas de uma vez,não desregula, só tomar cuidade pra não bater com ela na parede com força XD aí desregula,
    bom brill pode ser usado para limpar trastes sim
    regulagem de oitavas é facil, só ter um afinador e comparar com a corda solta,
    não sei da fita crepe
    eles não comentam preços aqui no fórum XD
    vlw?

    EDIT: não use o grandprix nos trastes!!!! use óleo mineral, ou óleo de peroba para limpar e hidratar a escala toda!

    Tsgk
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Math-Ador
    mas o oleo de peroba limpa os trastes? pensei que só hidratava a escala.

    Math-Ador
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Math-Ador
    · votar


    Tsgk
    exitem produtos para polimento de traste aí ja é diferente, mas o bombrill ja vai tirar o que tiver sujo, se vocÊ humidecer um paninho com esse óleo e esfregar no traste ele vai limpar do mesmo jeito (limpar como se fosse poeira, mas não tirar as grossas como o bombrill faria) XD, aí pra polimento de traste eu não posso te ajudar, pq não conheço esse produtos

    Tsgk
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mas o que eu tenho mais duvida é no item 3. pq 2 luthiers de confiança minha falaram coisas diferentes.

    Sr. Garnier
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Tsgk

    Não desregula, além de haver um tensor, o braço é feito de madeira, um material bastante resistente que não vai entortar de repente. Vc n pode é deixar sem cordas por longos períodos de tempo!

    Math-Ador
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Tsgk
    ja tive duvidas com isso tambem...MUITAS!
    mas se voce ver como os luthiers trabalham, vendo videos no youtube, trocando e limpando as cordas voce vai ver que não tem problema...se não como seria feito a troca de trastes? o polimento deles? se não fosse possivel tirar as cordas...ja passei um bom tempo tambem trocando corda por corda...mas ja perdi esse medo...

    Spect
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Tsgk
    mas o que eu tenho mais duvida é no item 3. pq 2 luthiers de confiança minha falaram coisas diferentes.

    O que eu acredito que não seja bom fazer é deixar a guitarra por várias horas sem as cordas com o tensor fazendo força lá, sozinho, sem a tensão contrária das cordas.

    Se for só para limpar, por sei lá, uma hora, não acredito que tenha nenhum grave problema. Eu sempre que troco cordas tiro todas para limpar a guitarra, e nunca tive algum tipo de problema.

    Marcosrcf
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Tsgk
    2- Pode passar WD-40 na corpo,tarraxas,pontes e nas molas ? é necessário tomar um cuidado especial ?
    Eu uso WD40 pra limpar as ferragens, desmonto a guitarra e passo wd40 com uma escoda de dentes velha, depois limpo com um pano.

    3- pode retirar todas as cordas de uma só vez ?já vi luthier falando que iria desregular o tensor e consequentemente
    entortar o braço, mas tambem já vi muitos que falam que não tem problema.

    Como você vai dar manutenção no braço da guitarra com as cordas lá?
    O que não pode é tirar as cordas e deixar a guitarra abandonada num canto.

    Pelo menos a regulagem básica é bom você saber fazer, é bem tranquilo, tem vários tópicos aqui ensinando!

    Tsgk
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    é que segundo meu luthier, você tira a corda, faz a manutenção e apos disso tem que regular o tensor. precisa de toda essa merda?

    Spect
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Tsgk
    é que segundo meu luthier, você tira a corda, faz a manutenção e apos disso tem que regular o tensor. precisa de toda essa merda?

    O tensor faz força para um lado, as cordas para o outro. Você tira as cordas, o tensor faz força sozinho. Naturalmente, em alguns minutos o braço vai dar uma entortadinha para trás, já que o tensor tá fazendo força sozinho. Quando você vai colocando as cordas, o braço vai voltando ao normal. É só afinar e pronto, ele tá lá como tava antes. Ao menos aqui sempre foi assim. Se, por algum motivo o braço não voltar como tava antes depois de alguns minutos/horas, aí sim teria que regular o tensor novamente.

    DINO EK
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Tsgk
    cara, se for bem pouco tempo, pode sim, nao pode deixar dias la sem as cordas, ai fode.

    Se não podesse tirar as cordas, como os luthieres iriam colocar os captadores, mecher em locais que precisa ser tirado as cordas??

    ABC

    Math-Ador
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Spect
    não chega a ser só isso não cara...acho que precissa de dias pra quilo entortar...não é tâo fragil assim, meu violão ja passou 2 semanas sem cordas e agora tah ali..retinho...

    Tsgk
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    ' Talvez o produto mais arriscado seja cera automotiva, pois, além de muito oleosa, pode ser abrasiva em demasia e, na grande maioria dos casos, possui em sua fórmula solventes devastadores para determinados tipos de laca nitrocelulose, comuns em guitarras vintage. Já vi inúmeros casos de pinturas de Fender e Gibson destruidas após aplicação de "uma cerinha"... Portanto, cera automotiva, nem pensar!. "
    retirado de:http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/169508/

    aí eu fico pensando, cera automotiva pode ?

    Spect
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Math-Ador
    não chega a ser só isso não cara...acho que precissa de dias pra quilo entortar...não é tâo fragil assim, meu violão ja passou 2 semanas sem cordas e agora tah ali..retinho...

    Não digo entortar de chegar a ver o braço num formato de C invertido, uma mudançazinha enquanto tá sem cordas ocorre, ao menos comigo. Depois de tirar as cordas, limpar, etc, na hora de colocar a mizona (sempre começo por ela), afinando, etc, ela trasteja, justamente pelo braço estar um pouco "torto". Quando bota as cordas e afina já fica completamente normal.

    Math-Ador
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Spect
    uhm...interessante...ja ouvi dizer que as cordas fazem 40 kilos de pressão no braço...mas só afinar com todas = CARAI
    XD

    RFSF
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    1-Pode passa a cera automotiva da marca grampix na guitarra, no corpo da guitarra e nos trastes ?

    Pra não ter erro use uma formula magica: flanela + água.

    Se quiser usar cera procure cera de carnaúba, ainda assim é bom testar um pouquinho em uma pedaço escondido da guita.

    2- Pode passar WD-40 na corpo,tarraxas,pontes e nas molas ? é necessário tomar um cuidado especial ?

    Eu prefiro usar graxa branca pra lubrificar, limpo com cotonete ou escova de dente(depende do lugar)., mas num tem problema o óleo.

    PS: Acho que vc escreveu corpo por engano né?

    3- pode retirar todas as cordas de uma só vez ?já vi luthier falando que iria desregular o tensor e consequentemente
    entortar o braço, mas tambem já vi muitos que falam que não tem problema.

    Sim, desde que não tire uma corda por dia num tem problema : )

    4- pode passar bom brill nos trastes? já vi gente falando que desgasta.

    Pode, eu uso lixa na hora da regulagem e acabamento. Se tiver muito enferrujado vc até pode usar lixa d'agua (uns 1500 ou mais).

    5- tem que tomar um cuidado especial na regulagem de oitavas ? pelo
    o que eu vi, parece ser facil, mas só pra garantir.

    Sem segredo.

    6-alguem sabe uma marca de fita crepe que tem uma cola bem fraca para que possa colar para proteger a madeira antes de limpar os trastes ?

    Vá na farmácia e peça esparadrapo de bebê. É um esparadrapo mais "suave", quase num deixa cola.

    aproveitando o topico e evitando uma pergunta para o bertola/seiji, quanto custa uma troca de fiação

    Num faço idéia.

    Tsgk
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    RFSF
    no corpo sim! eu tava vendo esse video aqui e dai fiquei meio desconfiado, mas sei lá néh. não sei se daria algum beneficio, mas sei lá...

    http://www.youtube.com/watch?v=0n_1HU0Ox5Y

    RFSF
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Tsgk

    Ai já num sei, nunca vi e nunca fiz, se for fazer, como já disse, teste num cantinho escondido.

    Math-Ador
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Tsgk
    cara se vc tem grandprix use ele no corpo...não use esse óleo aí não...é só ver se não é abrasivo..o resultado vai ser bem melhor....

    Tsgk
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    é que pelo que eu penso o grand prix é mais para polir e deixar brilhante. pelo que eu vi no video, é bom para ajudar a tirar a sujeira.

    Math-Ador
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Tsgk
    pra tirar sujeira só um paninho HUMIDO basta, aí passa depois esse grandprix, wd é pra metal, ferragens...

    RFSF
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Tsgk

    Pra tirar sujeira, pega um balde, enche de água, pega uma flanela, coloca no balde, tira, dá uma torcida, chama um amigo meio fortão e pede pra ele ficar esfregando, repaita umas 3 vezes, depois alugue um dvd do carate kid e aprenda como encerar, ai vc encera e pronto.

    Desculpa a brinks.

    RFSF
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Math-Ador
    pra tirar sujeira só um paninho HUMIDO basta, aí passa depois esse grandprix, wd é pra metal, ferragens...

    hehe.

    Tsgk
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    agora já decidi como vou fazer a regulagem....
    é que cada luthier tem a sua mania e com isso acaba fazendo uma confusão, mas pronto.

    valeu ae a todo mundo!

    Bonnerfl
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    passa bombril nos trastes sim, so n faça igual eu : em vez de passar bombril ,pra testar, eu usei um polidor para metal fodonico q deixou os trastes cromados! ficou muito foda, mas a escala fico seca igual pele de veia... mas passei um oleo depois e voltou ao normal , ainda bem!!!
    PS:os trastes sinda estão cromados

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvidas sobre manutenção da quitarra