Improvisação modos frigio

    Autor Mensagem
    DanielSouza
    Veterano
    # jan/11


    Bom dia galera! Estou começando a entrar no mundo da improvisação e fiquei com uma dúvida. Tentei criar uma harmonia no modo frígio. Peguei a escala de C e fiz a seguinte sequência harmônica Em7 G7 Dm7 Em7. Depois para ver a sonoridade percorrí a escala de C maior, mas percebi que não podia repousar nas notas C. Mas nas notas B o repouso ficou legal. Gostaria que de saber se meu raciocínio quanto a improvisar está correto e porque o repouso no C ficou ruim. E como posso descobrir as notas que devo evitar o repouso usando somente como nota de passagem?

    ghb
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    DanielSouza

    Depois para ver a sonoridade percorrí a escala de C maior, mas percebi que não podia repousar nas notas C. Mas nas notas B o repouso ficou legal.

    O C soou "estranho" por causa da relação intervalar com as notas do acorde que você tocou (estou considerando as tétrades de cada um):

    - Para Em7, o C é uma b6, e está a meio tom da 5ª do acorde (o B), aí veio o choque (intervalos de b9 são chocantes haha, exceto em clusters harmonicos!!!)

    - Para G7, o C é uma 4ª, e está a meio tom da 3ª do acorde (o B)

    - Para Dm7, o C deveria casar legal, sendo que é a 7ª do mesmo, porém o B, como 6ª daria uma intenção diferente, mas não um choque tão grande.

    E como posso descobrir as notas que devo evitar o repouso usando somente como nota de passagem?

    Sempre as notas de repouso mais "diretas" são as notas do próprio acorde (o B, no seu caso), porém é interessante "flertar' com notas que não tem uma aproximação "semitonal" com o acorde. As notas com essa aproximação, o jeito é utilizar como aproximação mesmo, ou intensão sonora.

    Prof_Guita
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Vamos lá, No frigio no campo harmonico do seu exemplo vc pode usar as pentas Em7, Dm6 e Bm5-
    triades III II IV V, Tetrades III IV VII I ( por ex em arpejos)

    Evite repousar sobre 2b e 6b

    Essas são as recomendações básicas a partir disso veja o que soa bem aos seus ouvidos e use sua criatividade.

    Abraço

    DanielSouza
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Valeu galera!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improvisação modos frigio