ghb Veterano |
# jan/11
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DanielSouza
Depois para ver a sonoridade percorrí a escala de C maior, mas percebi que não podia repousar nas notas C. Mas nas notas B o repouso ficou legal.
O C soou "estranho" por causa da relação intervalar com as notas do acorde que você tocou (estou considerando as tétrades de cada um):
- Para Em7, o C é uma b6, e está a meio tom da 5ª do acorde (o B), aí veio o choque (intervalos de b9 são chocantes haha, exceto em clusters harmonicos!!!)
- Para G7, o C é uma 4ª, e está a meio tom da 3ª do acorde (o B)
- Para Dm7, o C deveria casar legal, sendo que é a 7ª do mesmo, porém o B, como 6ª daria uma intenção diferente, mas não um choque tão grande.
E como posso descobrir as notas que devo evitar o repouso usando somente como nota de passagem?
Sempre as notas de repouso mais "diretas" são as notas do próprio acorde (o B, no seu caso), porém é interessante "flertar' com notas que não tem uma aproximação "semitonal" com o acorde. As notas com essa aproximação, o jeito é utilizar como aproximação mesmo, ou intensão sonora.
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