Qual guitarrista mais se entregou ao seu instrumento ?

Autor Mensagem
Leomju
Veterano
# jan/11


Galera...

Ae vem ...

Quando vejo vídeos de certos artistas no palco, percebo o quanto se relacionam com o instrumento. Eles não se "importam com a platéia" em si. Estão ali para mostrarem o que são! Sua música é algo muito pessoal, a guitarra uma extensão do seu corpo!

Assim sendo, qual guitarrista mais se entregou, "interagiu" com sua guitarra.

Vou dar minha sugestão e quero que o pessoal fale, ok? E postem vídeos do artista se possível !

1º - Jimmy Hendrix - O cara explorou o instrumento o que pôde, qualquer barulho, som ou ruído do instrumento foi direcionado para a música que permeava a cabeça hilária de Hendrix!
Pai da guitarra e da expressão verdadeira no palco !!! (expressão verdadeira é antônimo de falsidade. Veja no Youtube como exemplo, o teatro de Steve Vai em Whispering a Prayer)

http://www.youtube.com/watch?v=LiKvh-uUcJM


2º - Steve Ray Vaughan - Era o blues texano com pernas e braços, Steve bebia o seu blues como um Uísque gelado!

http://www.youtube.com/watch?v=NU0MF8pwktg


3º - Jeff Beck - Mestre da expressão sonora, Jeff não tem caras e bocas, mas observe sua grandiosa música!!! Ela emociona ao ser ouvida! Não precisamos ver Beck, basta ouví-lo para saber o que está sentindo!

http://www.youtube.com/watch?v=RD4Gmwo0E_0


4º - BB King - O rei do Blues, muitas vezes toca sentado, mas sua música está em pé falando por ele! A lucille chora e faz chorar!

http://www.youtube.com/watch?v=lt2c9Iyq2UQ&feature=related


5º - Carlos Santana - O mexicano tem um timbre inconfundível, e quando toca parece estar constantemente pensando em algo mais excelente que qualquer um na platéia!

http://www.youtube.com/watch?v=M3zhDCaXanQ&feature=&p=8B0DA50826021600 &index=0&playnext=1


6º - Chuck Berry - Um dos mais antigos guitarristas existentes, só coloquei Chuck aqui, porque dava pra ver o quanto ele se divertia enquanto inventava o Rock and Roll !!!

http://www.youtube.com/watch?v=6ofD9t_sULM


OBS: Antes de criticarem percebam que não estou falando de quem é melhor, mas de quem conseguiu se expressar realmente, positivamente, vedadeiramente, com seu instrumento. Não tem a ver com técnica e sim com identidade.

Valeu galera! Postem ae seus indicados!!!

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


ah...dificil dizer quem foi o MAIS, cada um vai dizer um aqui...

acho que esses que vc botou tds tinham o feeling, entre outros tb

MauricioBahia
Moderador
# jan/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Hendrix, sem dúvida. (pelo menos pra mim)

Outro pouco falado aqui no FCC: Robin Trower. Esse "penetra" na guitarra. Daria pra listar um monte!

Aqui ele tá velhino já, mas vale a pena, que nem vinho!



Abs

ps. palhetadas orgásmicas!

SteveRayMorse
Veterano
# jan/11
· votar


Hendrix e Vaughan pra mim são os candidatos!

MauricioBahia

Robin Trower é o Sr. Vibe! Que som bodabagarai!

MauricioBahia
Moderador
# jan/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


SteveRayMorse

Robin Trower "chora" na guitarra. Nem mais, nem menos!

Abs

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# jan/11
· votar


MauricioBahia

Caramba, não conhecia esse. Fantástico, o cara esbanja feeling!! Viagem total a música...

Vitor Bossa
Veterano
# jan/11
· votar


ninguém falou do Gilmour até agora '-'
então eu cito ele David Gilmour e mais nada a declarar, quem conhece sabe \o

caioomsn
Veterano
# jan/11 · Editado por: caioomsn
· votar


Pra min também, o Hendrix sem dúvida!

Eu colocaria também nessa lista Clapton e Page.

MauricioBahia

Não conhecia esse cara, muito bom mesmo, to ouvindo as músicas do Procol Harum, a banda dele nos anos 60 e 70, e é também bem legal, valeu por postar.

Abç

Leomju
Veterano
# jan/11
· votar


Pô MauricioBahia , que vídeo hein cara!

O cara manda bem mesmo... tá loko!

SteveRayMorse
Veterano
# jan/11
· votar


Vitor Bossa

Com certeza! Mas ainda fico com o Hendrix e o Vaughan. Mas sou fã de carteirinha do Gilmour assim como de outros citados.

Leomju
caioomsn
_Felipe_Rock_n_Roll_

Procurem pelo último album dele, o "The Playful Heart"...é muito bom, não o melhor mas é muito bom.

Abçs

steve hendrix
Veterano
# jan/11
· votar


caioomsn
Concordo contigo cara cade o lendario page nesse ranking

Leomju
Veterano
# jan/11
· votar


steve hendrix

quase coloquei Jimmy Page no topo do tópico, mas os que estão lá não dá pra substituir...

Talvez no lugar do chuck...

Chuck tem uma técnica primária perto dos demais, mas a sua expressão musical mostrava uma íntima relação com o instrumento.

O que o pessoal acha do Steve Vai ?A
cho ele muito superficial... parece um ator no palco, mesmo assim é um dos grandes! Seu legado para a guitarra é inegável...

caioomsn
Veterano
# jan/11
· votar


Leomju

Cara, vc definiu bem o Steve Vai, também acho ele muito ator, não acho q ele mereça uma lugar no topo do tópico, não que ele seja ruim, mas não é pra tanto.

SteveRayMorse

Vou procurar, valeu o toque.


abç

Leex
Veterano
# jan/11
· votar


(expressão verdadeira é antônimo de falsidade. Veja no Youtube como exemplo, o teatro de Steve Vai em Whispering a Prayer)

Jeito é jeito, todos tem o seu modo de comportar.
Preucure a performance For the Love of God em qualquer concerto dele, não vejo nada de... vamos dizer, "soberbo". Talvez não seja essa a expressão certa.
Jimi Hendrix e Carlos santana não vale por que eles eram Hippies. u.ú

thmenezes_RJ
Veterano
# jan/11 · Editado por: thmenezes_RJ
· votar


Leomju
Que coisa difícil de responder cara.

Afinal, como nós podemos analisar uma coisa tão pessoal? Não sei se é possível, teríamos que entrar na cabeça das pessoas.

Só sei que, quando acontece essa interação "músico-instrumento" em um nivel profundo, coisas fantásticas são feitas hehehe

Dois registros fantásticos desses momentos, dois instrumentistas fantásticos, um na guitarra e um no piano e acordeon:





igor.schecter
Veterano
# jan/11
· votar


certamente os guitarristas que mais se entregaram ao instrumento são os de blues e progressivo.

Po o Guilmour é o cara velho, na minha opinião é o melhor guitarrista no estilo dele

O Zakk Wylde se dedicou à música desde os 6 anos de idade e ele não toca apenas guitarra. ele toca piano...e muito bem por sinal.

Jimi Hendrix, BB King entre outros também. a Lista é extensa

Rednef2
Veterano
# jan/11
· votar


Jason becker

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/11
· votar


Slash

thmenezes_RJ
Veterano
# jan/11 · Editado por: thmenezes_RJ
· votar


igor.schecter
certamente os guitarristas que mais se entregaram ao instrumento são os de blues e progressivo.

Aí é que está cara. Porque "certamente" ?

Essa pergunta não tem resposta. Eu não sei, e te garanto que você tb não sabe. Como eu disse antes... não podemos entrar na cabeça das pessoas, tudo o que temos pra analisar são as expressões corporais e musicais.

E essas significam coisas diferentes de pessoa pra pessoa. Por exemplo, eu sei, todo mundo sabe, que o Steve Vai é poser. Ok. Mas daí a dizerem que ele é "fake" no palco, como disseram aqui... como alguém pode saber disso? Como alguém pode dizer se ele se entrega ou não de corpo e alma quando toca For The Love of God, apesar das caras e bocas? Existe um "medidor de emoção" do cara?

A discussão é interessante, mas absolutamente sem fim... porque não tem resposta.

Doggy
Veterano
# jan/11
· votar


Rednef2

Não só à guitarra, mas à música também!

Jason é o MAIOR exemplo de músico que existe.

T-Rodman
Veterano
# jan/11
· votar


Eu acho legal a luta que o Mick Mars tem com a saúde e que ainda faz ele tocar até hoje:
http://en.wikipedia.org/wiki/Mick_Mars
- diferentemente dos colegas dele que são conhecidos como fanfarrões e mulherengos, o Mick, é o cara que fica sentado conversando com os caras, sobre guitarra (guitar geek).
Tem doença crônica nos músculos, tá envergado, com a bacia trocada em cirurgia, mas ainda tocando.
Esse é um cara que se dá pro instrumento, e vendo os vídeos dele ao vivo, nem parece que sofre tanto assim.

igor.schecter
Veterano
# jan/11
· votar


thmenezes_RJ
pode crê. tu tá certo.

Rednef2
Veterano
# jan/11 · Editado por: Rednef2
· votar


Doggy
O cara é fera mesmo. End of the beginning ta ae pra provar isso

Matheus Vengeance
Veterano
# jan/11
· votar


cara pra mim tom morello eu nem gosto dele

mas ele faz som até com o cabo..

has4
Veterano
# jan/11
· votar


Vitor Bossa

Aquela foto do DG, bem jovem, arrumando a guita numa bancada, diz muito, independente de ouvir seus solos guitarrísticos. (Tentei encontrá-la mas não a achei para postá-la aqui)

Tá aí, um grande guitarrista que se entrega ao instrumento musical, de forma honrosa e respeitosa.

igor.schecter
Veterano
# jan/11
· votar


Dimebag Darrell R.I.P. Um dos melhores sem dúvida

Lexplorer
Veterano
# jan/11
· votar


S.R.V

E aproveitem pra ver uma das melhores performances dele tocando Texas Flood. Até arrepio .-.



discipulo
Veterano
# jan/11 · Editado por: discipulo
· votar


Alem de todos que o pessoal citou, que são realmente, heróis da guitarra
Esses dois aqui, fizeram muito pela guitarra:
E se entregaram ao instrumento, deixaram um legado e uma contribuição enorme.



igor.schecter
Veterano
# jan/11
· votar


essa guitarra do randy é da época que Jackson era luthier ainda cara... mt história isso,

Leomju
Veterano
# jan/11
· votar


Então galera, consegui o que queria, eu criei este tópico pra ser meio saudosista mesmo.

O legal nos Grandes, é a variedade, a individualidade.

Por isso aconselho a todos assim: Se inspire nos grandes, mas seja você mesmo, crie seu estilo, se for parecido por alguém não seja uma cópia e sim uma inspiração, tenha o seu nome a sua identidade, façaq o seu som e seja músico de verdade!

Valeu!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual guitarrista mais se entregou ao seu instrumento ?