Encordoamento 0.08

Autor Mensagem
tapinga
Veterano
# jan/11


ae galera pus encordoamento fender 0.08 na minha strato tem uns 2 meses as cordas ainda estão boas
gostei muito do calibre 0.08
os bends ficam mais faceis, alem de desafinar menos.....

Agora será q compensa arriscar empenar ate o braço da sua guitarra com um esncordoamento 0.010 ou 0.11? sendo q se eu girar o knob eu ja tenho esse diferença de peso e tall.......
li em algum lugar q cordas 0.011 tem uma tensao de 70 kilos sobre o braço da guitarra

meu luthier disse q ja pegou varias Ibanez com braço empenada de modo meio q irreversivel devido a utilizaçao de cordas 010 e 011

eu utilizeia as 0.08 e não largo mais no maXimo posso por uma 0.09 ate por que nem sempre se encontra as 0.08 a venda na minha cidade

pq ninguem do forom aconselha as 0.08?sera q quem nao aconselha pelo menos ja usou?ou vai na onda dos outros sem nen saber?

flw

Jg Destroyer
Veterano
# jan/11 · Editado por: Jg Destroyer
· votar


tapinga
0.8 em strato?
Eu toquei em uma T 635 com 0.9 e achei mooole pra caramba, imagina 0.8 huehuhe.

Acredite, você NÃO supre a diferença de peso com knobs. Eu usava 0.8 na superstrat e achava o máximo. Foi só colocar 0.10 e ver o que eu tava perdendo...

Abraço -)

Jimi Van Halen
Veterano
# jan/11
· votar


Mas isso é de cada um

Eu por exemplo uso 0.10 no meu violão(já que não tenho grana para guitarra),e faço de tudo,tappings,bends(no máximo 1 Tom),vibrato,ligatos e etc e não acho aquele bicho de 7 cabeças para tocar,mas fui tocar num violão 0.09 do meu amigo e acabei estourando a B dele,sorte que ele tinha uma de reserva...

nem me imagino com 0.8 KKK
Abs

bruno slash
Veterano
# jan/11
· votar


Acredite, você NÃO tem a diferença de peso. Eu usava 0.8 na superstrat e achava o máximo. Foi só colocar 0.10 e ver o que eu tava perdendo...

idem, só que a minha é 0.11!!!

Jg Destroyer
Veterano
# jan/11
· votar


bruno slash
Uso 0.11 na strato. E olha que costumo 'shredar' muito, principalmente com as musicas do rei que toco. Não vejo problema nenhum, inclusive tenho mais dificuldade com shred em cordas moles.

Thiago_Canhoto
Veterano
# jan/11
· votar


tapinga

cara,tipooo eu acho 0.08 meio fraca demais.....enferruja facil e estoura facill(para mim pelo menos...)

Fora q tenho uma tagima com 3 singles,intao com cordas 0.08 tocando com aquele captador single da ponte,com drive.....era um desastre...


hehehehehe


flw!

V.inny
Moderador
# jan/11
· votar


Boa Sorte!

bruno slash
Veterano
# jan/11
· votar


Jg Destroyer
fora que se vc pegar uma de 0.08 acostumado á de 0.11, na hora do bend vai parecer arco e flecha!!!!

rhoadsvsvai
Veterano
# jan/11
· votar


tapinga
sempre que vc troca o calibre da guitarra tem que regular ,se a guitarra estiver bem regulada aguenta at'e 013.

o problema eh quando um eistein muda o calibre na marra, sem regular pn

Paul.Gilbert
Veterano
# jan/11 · Editado por: Paul.Gilbert
· votar


tapinga

pq ninguem do forom aconselha as 0.08?sera q quem nao aconselha pelo menos ja usou?ou vai na onda dos outros sem nen saber?

0.008 é muito suscetível a variações de temperatura, além de estourar facilmente e comprometer a sustentação das notas da guitarra, e o corpo do som, devido ao simples fato de ter uma massa menor e vibrar por menos tempo. Em teoria as 0.008 também oxidam mais rápido, e têm um timbre mais estridente.

Minha opinião pessoal, é que essa corda compromete a pegada. Elas parecem linhas de algodão na minha mão, acho muito moles mesmo, além de que estourar uma mizinha destas é bem fácil. A palhetada também fica comprometida, pois elas são muito pouco tensas e é difícil fazer "uma cavalgada" decente por exemplo.

zugo
Veterano
# jan/11
· votar


Jg Destroyer
Uso 0.11 na strato. E olha que costumo 'shredar' muito, principalmente com as musicas do rei que toco. Não vejo problema nenhum, inclusive tenho mais dificuldade com shred em cordas moles.

Qual rei?!
A) REI Roberto Carlos
B) REI Charles
C) REI Pelé

hahaha# ;P / zuera cara...

Dps ki comprei minha Tagima E1, só uso 0,09... acho ki ta legal... mas a 0,10 ficaria bem melhor, eu sei! hehe# ;)

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/11
· votar


Sim, já usei e achei horríveis. Muito moles, som sem corpo... não me agradaram mesmo. Mas, se vc curtiu, manda ver... afinal, gosto é gosto.

Quanto ao resto...

alem de desafinar menos....

Não tem a ver exatamente com o calibre das cordas. Mas, pode ser que uma corda um pouco mais grossa esteja ficando meio "presa" no nut. É mais uma questão de regulagem do instrumento...


Agora será q compensa arriscar empenar ate o braço da sua guitarra com um esncordoamento 0.010 ou 0.11?

Isso não existe. Como já disseram, é só regular bem a guitarra que não tem erro.


sendo q se eu girar o knob eu ja tenho esse diferença de peso e tall......

Isso não tem mesmo, carinha.

makumbator
Moderador
# jan/11
· votar


tapinga

A questão de espessura de corda é algo muito mais de gosto e costume de cada um. Como vc diz que quer experimentar uma mudança, pode tentar primeiro com um encordoamento 0.09 e avaliar se gostou mais da tocabilidade, sonoridade, etc...depois se achar necessário mude para 0,010 ou 0.011 e avalie novamente.

Talvez seja muito extremo mudar de 0.08 para 0.011 logo de cara, vc pode estranhar muito. Mas caso vá direto para 0.011, acho salutar levar no luthier para refazer a regulagem geral, pois a diferença de tensão é muito grande.

Acho saudável que vc experimente os diversos padrões de espessura, pois assim pode escolher o que melhor lhe convém após os testes.

Van_Lorien
Veterano
# jan/11
· votar


Eu não consigo usar .009, quem dirá .008, detesto cordas fininhas. Eu utilizava .011 na minha strat e coloquei .011 também na minha SG, mas já penso seriamente em mudar pra .012 (afinação padrão) pois, devido ao comprimento da escala, as cordas ficam menos tensionadas.

prog_jam
Veterano
# jan/11
· votar


Van_Lorien
Cara, eu uso 12 com a sol filamentada e o som é muito bom. Se vai fazer a mudança porém, tenha em mente que ao contrário da mudança de uma 9 pra uma 10 ou até mesmo da 10 pra 11 é muito mais tranqüila que a mudança da 11 pra 12. o único lance da 12 é que eu acabei perdendo meus bends extremos, que é uma característica minha, então assim que acabarem meus jogos 12 devo voltar pra 11 e repescar minha pegada fusion, que acabou dando lugar a slides pra compensar a dificuldade de bends acima de 1 tom e 1/2. Bom, quando eu fizer a mudança de novo se eu lembrar posto aqui.
ah, nessa onda de maior calibre e tal me veio em mente uma coisa que realmente funcionou: andei durante um tempo treinando com palhetas extremamente duras e num violão com cordas 13 em afinação padrão. quando peguei a guitarra pra fazer um som com uma palheta tradicional (fender heavy) eu notei uma bela diferença na fluência que ganhei ao substituir a força que eu tinha de fazer dentro da suavidade que a guitarra oferece....

assacinodeemos
Veterano
# jan/11
· votar


Agora será q compensa arriscar empenar ate o braço da sua guitarra com um esncordoamento 0.010 ou 0.11?

Mas o braço pode empenar dos dois lados , ou seja não adianta usar "cordinha de moça" (no bom sentido pq eu tbm uso! kkk) o que tem que ser feito é a devida regulagem no tensor pra suportar as cordas , sejam elas mais grossas ou mais finas .
No blog do Soulface tem como regular o tensor , veja;
http://soulfaceguitars.blogspot.com/2008/04/2-passo-da-manuteno-regula gem-do-tensor.html

Eu uso 0.8 em duas strats , elas enferrujam muito e perdem a afinação rapidamente , só recomendo utilizar em guitarras com trava porque desafinam muito mesmo .
Melhor é ficar no meio termo , use 0.9 ou 0.10 .
abçs

Math-Ador
Veterano
# jan/11
· votar


Cordinha de menininha HUASUHSAUHAS!
O tensor tah lah pra isso filhote!

tapinga
Veterano
# jan/11
· votar


Jg Destroyer
bem na verdaed é uma estrato meio super strato
ou seja uma strato com humbucker e floyd rose
e quanto a 0.10 não gostei
acho q minha guitarra combino cons os 0.08

Jimi Van Halen
hsuhsu
no violão não da pra usar o.08 nãoo
no meu violao uso 0.11

bruno slash

Thiago_Canhoto
realmente 0.08 nao combina com sigles
eu so uso pq minhas strato "trasnformada" tem humbucker

V.inny
"Boa sorte"
Obrigado

Jg Destroyer
bem na verdaed é uma estrato meio super strato
ou seja uma strato com humbucker e floyd rose
e quanto a 0.10 não gostei
acho q minha guitarra combino cons os 0.08

Jimi Van Halen
hsuhsu
no violão não da pra usar o.08 nãoo
no meu violao uso 0.11

bruno slash
ainda mais se o braço estiver impenado...!!

rhoadsvsvai
verdade
mais graças a deus tudo na minha guitarra é com luthier
o maximo q fasso é trocar as cordas mesmo e uma limpezinha.....

Paul.Gilbert
bem eu gosto
gosto é gosto neah......

zugo
auternativa
(D) Rei Malmsten(acho q escreve assim)hsuahush

BlaCk LaBeL
isso percebi na minha estrato parece desafinar menos..
quanto ao negocio de empenar braços eu não sei mais quem disse foi meu luthier q já pegou ibanez com braço empenado irrevesiveis devido a anos de utilizaçao de encordoamentos pesados tipo 0.011
se estou errado desculpe

makumbator
ja usei 0.010 e parece q vc esta brigando com a guitarra
pelo menos na minha strato parece que o 0.08 "combino'"

Van_Lorien
se tiver uma oportunidade teste a 0.08
so assim para saber se vai gosta..

assacinodeemos
como disse acima quem disse esse negocio de impenar para mim foi o luthier aiii se sabe neahh......
mais ate q no ponto de de enferujar a minha inferroujhou primeiro q as outrasmais nao sei se é porq toquei mais , ou se por ser da marca fender, ou por ser 0.08.ai tem que ver neahh

Math-Ador
falo ó machãoo....
hsuhsush

vlw galera pelas respostas
espero mais opiniões

tapinga
Veterano
# jan/11
· votar


foi malls os erro de portugues acima e as respostas repeditas do maldito ctrl c + ctrl v

elyts
Veterano
# jan/11
· votar


08 tora mais facil, eu ja toro as minhas 09, mas to afim de experimentar 08 tbm

tapinga
Veterano
# jan/11
· votar


elyts
ahhaa experimenta simm pelo menos eu gostei
mais explique a explessao "TORA"....
hasuhsuh

Arimoxinga
Veterano
# jan/11 · Editado por: Arimoxinga
· votar


tapinga


eu sempre usei 0.09 e a uns 7/8 mêses troquei por 0.10.

Nooossa primeira coisa que fiz depois de afinar foi mandar um G como de costume hehehe o som gordo e cheio me encantou na hora!!
O problema da transição é se acostumar aos bends a pegada da uma caida mas, com a formação dos calos fica tudo normal faz um teste cara acredito que tu vá gostar!! se não gostar volta pra 0.08 não tem problema nem um ....

Peace!!

tapinga
Veterano
# jan/11
· votar


Arimoxinga
haa cara ja usei 0.10 e nun gostei nãoo
shushus

eu do aqueles bends de tirar a mizinha pra fora do praço aonde fica o mizao..
tipo aumentar uns 200 tons shushsuhsuah
hha brincadeira a parte......

Joel_ESP
Veterano
# jan/11 · Editado por: Joel_ESP
· votar


tapinga
Fui fazer essa parada uma vez que nem o Ardanuy e quebrei a corda :/ Ainda bem que tavam velhas.
Cara isso de usar cords mais finas ou grossas é muito relativo, pois você pode usar diferentes calibres pra diferentes afinações, eu por exemplo, uso afinação Eb com cordas 0.10 e não troco esse calibre por nada, já se eu fosse usar afinação E usaria 0.09 pois a tensão ia ficar parecida com as 0.10 em Eb (eu acho, se falei merda me corrijam), e pra afinar em D usaria 0.11, portanto pra mim seria 0.01 pra cada 1/2 tom, aumentar o calibre de acordo com a a afinação.
Abç.

Van_Lorien
Veterano
# jan/11 · Editado por: Van_Lorien
· votar


prog_jam
Eu não sei se eu conseguiria me adaptar o fato da terceira corda encapada, mas enfim, um dia eu ponho .012, por hora ainda tenho dois jogos de .011 lacrados.

tapinga
Não, muito obrigado. Tem coisas que a gente não precisa experimentar pra saber que não gosta, tipo dar o cu. Mesma coisa com corda .008.

Abs

elyts
Veterano
# jan/11
· votar


tapinga
explique a explessao "TORA"


kkkk, tipo, quebrar , torar ta ligado xD

tapinga
Veterano
# jan/11
· votar


Van_Lorien
foi mall
na verdade era para o elyts q disse

"08 tora mais facil, eu ja toro as minhas 09, mas to afim de experimentar 08 tbm"
foi mall.....

elyts
humm saqui entendi
aki agente fala "arrebentar"..kkk

prog_jam
Veterano
# jan/11
· votar


Van_Lorien
dá um som bem diferente. quanto aos jogos lacrados, sei como é...

Ian Anderson
Veterano
# jan/11
· votar


tapinga
Isso eh uma questão de gosto
nos anos 80 era comum os guitarristas de Metal usarem 0,08, jah os blueseiro curtem de 0,12 pra cima

se for trocar tem que levar num luthier pra regular, talvez essas ibanez vieram com 0,09 os caras simplesmente trocaram as cordas e empenou o braço.

tem um amigo q fica de mimi com as 0,10 e usa 0,09, eu ja consigo meter 2 tons ou quase num bend com 0,10

daniel_guitar
Veterano
# jan/11 · Editado por: daniel_guitar
· votar


meu luthier disse q ja pegou varias Ibanez com braço empenada de modo meio q irreversivel devido a utilizaçao de cordas 010

chibanez detected!

cara mesmo a ibanez tendo braço fino não tem logíca de 009 para 010 (só isso) deixar o braço quase irreversivelmente empenado não, aí o braço que não recebeu secagem devida ou algo assim, das 6 guitarras que tive nenhuma precisou mexer no tensor para passar de 009 para 010, só regulagem na ponte, oitavas e pronto e olhe que já tive cort com braço bem fino

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Encordoamento 0.08