Mudança de 0.10 pra 0.11 (+1)

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# ago/12
· votar


Arimoxinga

Alguns descem meio tom para "adoçar" as cordas 0.11 que são mais tensas, contudo ficaram mais graves... Não gosto muito disso, porque priorizo MUITO o uso de "corda soltas", faz parte de meu estilo pessoal de tocar, evito e quase nunca uso capotraste.

SRV usava 0.11, afinada em Eb... não sei se ele fazia isso para amansar as 0.11 ou deixar a guita mais grave (ou as duas coisas)... só que era o SRV, aí é foda, se desse um pinico com um elástico esticado o cara fazia um blues da hora....

Como disse, acho que encordoamento é que nem sapato.... eu usei várias e várias até achar a que, nem sei explicar porque, meus dedos aceitaram 100%.

ALF is back
Veterano
# ago/12
· votar


Arimoxinga
pode crer cara! acho q a elixir explica sua dureza pela presença da camada protetora...é mais uma coisa pra "engrossar" a corda ne...rs

Lelo Mig
tbm sinto muitas dificuldades com essa diferença de tensão das outras cordas q nao "tem muito ibope" na categoria...o 0.10 de uma marca é diferente da outra!

eu só uso Elixir 0.10 hibrido...fica 0.10/ 0.13/ 0.17/ 0.32/ 0.42/ 0.52
a diferença da sol pra ré é enorme! acho muito legal essa dinamica...mas mesmo entre as primas, as diferenças entre elas de algumas marcas muito me desagradam, até pq são nessas cordas (alias, na G e na B) q temos mais complicações com a afinação, ja q a guitarra é um instrumento de afinação temperada...gosto da diferença 0.13 pra 0.17...mas nao é por isso apenas q uso esse encordamento...isso é só um "bonus"...eu curto mesmo é a diferença da G pra D, e do fato da corda durar bastante, estando sempre lisinha...pra slide é uma delicia!!
se pegarmos a ernie ball 0.11 (acho q é power slinky), veremos q a mizona é 0.48...esse hibrido da elixir tem o bordão mais calibroso do q a 011 da ernie ball, por exemplo! comparo elixir com ernie ball pois são as q conheço mais e q mais usei...e q mais gosto tbm! rs
enfim...a 0.10 ~ 0.52 é demais...mor timbre porrada nos bordoes e com a "leveza" das 010 pros solos, embora a 010 elixir seja bem mais pesada q a 010 ernie ball!
no final das contas, é tudo uma questão pessoal mesmo, como o Lelo falou!
só formamos opinioes testando mesmo! tenho um amigo q toca demaaaaaais e só usa NIG! vai entender! rs
sou curioso pra testar as Dean q muitos falam bem...nunca testei...sempre vejo la pra vender na loja em q compro cordas, mas nao me animo nao...trocar o certo pelo duvidoso é sempre complicado! rs

sidguitar1
Veterano
# ago/12
· votar


Arimoxinga
uso 0.09 nas minhas guitarras com ponte floyd e 0.10 nas com ponte strato, nao sinto muita diferença na strato, ja na flody...vira um osso a ponte mesmo q regulada pra mim, outro lance q vc falou e e real e a maleabilidade das cordas de mesma bitola em marcas diferentes serem diferentes tambem, uma das coisas q mais sinto diferença e em cordas de aço, prefiro o som e a pegada das de nikel crome, o lance das 0.11, tem um amigo meu q tem varias gibson e fender, ele so toca som 60 e 70, o cara me falou q uma boa soluçao pra usar as 0.11 na afinaçao standar e usar cordas hibridas, so os bordoes em 0.11 pra dexar o som encorpado e as 0.10 nas primas pra ficar susse de solar,abraço

Blues Boy
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

SRV usaa 0.13 msm kkkkkk

conandrade
Veterano
# ago/12
· votar


SRV no começo era cavalo: 0.13! Acho que 'pior' que ele, só o Dick Dale.
Muito mito! Mas nesse começo ele era alcoolatra e meio maluco das idéias... existem lendas dizendo que ele encarava até arame... duvido mas... vai saber? Mito é mito e faz parte do folclore, não é? rs

Lelo Mig
Pela minha experiencia com Stratocaster's, e vale salientar que sou daqueles que amam o som "bell-like" do captador do braço e o "quack" da ponte, o meio tom abaixo fica lindo demais pois acentuam-se essas características na Fender (falo da Fender!). Sem contar que, por ser single-coil, as cordas mais pesadas soam com mais presença. É uma combinação excelente para essa guitarra, no meu ponto de vis...audição (rs).

Pra mim, o melhor som "ao vivo" que já ouvi da Stratocaster (Eb), é em "Who Knows" (Jimi Hendrix - Band of Gypsies) e o "Testifying" (Stevie Ray - Live at Carnegie Hall). Claro que existem tantos outros 'samples', com afinações normais, mas esses dois são marcantes, pra mim, com a afinação Eb. (Jimi é mestre em timbragem de Strato com afinação Eb!)

Abraços!

tchedovollosky
Veterano
# ago/12
· votar


li uma vez que o SRV usava trastes de contra baixo na guitarra dele.

Arimoxinga
Veterano
# ago/12
· votar


sidguitar1

interessante! acho difícil encontrar um encordoamento híbrido, mas vou tentar encotrar! por que comprar dois jogos de cordas é osso e sempre um fica perdido hehehe.

Plank
Veterano
# ago/12 · Editado por: Plank
· votar


acho legal como a opinião do forum é diversificada. enquanto alguns preferem usar 0.9 em guitarras com floyd rose, eu gosto de guitarras com floyd rose com 0.11 devido a movimentação da ponte que acaba facilitando os bends e também pq dá mais confiança pra forçar a alavanca.

ultimamente tenho usado cordas hibridas da nig 010-049, mas estou pensando botar uma 011 de uma vez.

Arimoxinga
Veterano
# ago/12
· votar


Plank
ultimamente tenho usado cordas hibridas da nig 010-049, mas estou pensando botar uma 011 de uma vez.

essa ai da NIG já vende assim quanto custa? ou tu comprou dois jogos de cordas e misturou?

Plank
Veterano
# ago/12
· votar


Arimoxinga
então, na verdade eu comprei 2 desse set em um leilão por 3 reais cada. no total deu 12 reais com o frete, dei sorte. acredito que seja o mesmo preço dos encordoamentos NIG comuns.

http://www.nigmusic.com.br/strings/produtos.asp

veja ali na série hibrida. é um encordoamento bom pra tocar, dá pra percebe uma diferença nos bordões mantendo o bend de cordas 010.

kami_hiey_bakura
Veterano
# ago/12
· votar


mudei para 0.11 por não ter muita grana para ficar comprado uma par de cordas 0.9 por semana,to pensando em comprar as 0.12 também para ver se são boas

Arimoxinga
Veterano
# ago/12
· votar


Plank

valeu!

DioDisciple
Veterano
# ago/12
· votar


ALF is back

Pois é cara, to sumidão mesmo, a correria aqui tá foda! Então, eu usava Elixir também, mas depois compare... ela perde muito em timbre. E a pegada dela não é tão legal também (desliza demais, sei lá), acabei optando pela Ernie Ball que realmente é mais mole.Outra coisa, a Elixir "velha" tem um som MUITO feio cara hahahah Corda é um lance muitoooo pessoal, o jeito é ir experimentando.

Mas como falei antes, se for trocar de marca ou de calibre, é imprescindível levar num Luthier ou ter uma boa noção de regulagem.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mudança de 0.10 pra 0.11 (+1)