guitarra 0.10 e 0.11

Autor Mensagem
Pepe Le P
Veterano
# jan/11
· votar

buddy guy
E mais um detalhe,afinação sempre mais baixa também.Pois afinação standard em 0.10 já é inviável,diga lá em 0.11,seria impraticável !!

???

Paul.Gilbert
Veterano
# jan/11
· votar

afinação standard em 0.10 já é inviável,diga lá em 0.11,seria impraticável !! Abração e boa sorte por aí !!!

As vezes uso 0.012 Standard na minha Telecaster... É só criar força nos dedos, para Blues, fica ótimo.

Mas no geral Uso um jogo híbrido, 0.010 - 0.011 em afinação Standard. É só regular bem, não tem problema nenhum.

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar

buddy guy

afinação standard em 0.10 é inviável?

nossa tem gente que escreve cada coisa aqui....

buddy guy
Veterano
# jan/11 · Editado por: buddy guy
· votar

Pé de chinelo

buddy guy

afinação standard em 0.10 é inviável?

nossa tem gente que escreve cada coisa aqui....

Por que,onde está o erro? Ow louco,tudo aqui no Cifra "tem que desenhar",pra galera entender: EU NÃO USO AFINAÇÃO STD EM ENCORDOAMENTO 010(EU).Acho que fica pesado demais nos bends(principalmente nas primeiras casas 1,2,3) .Para mim,acho impraticável.Sem contar o esforço que gera no braço do instrumento(Braço e tarraxas de guitaras mais baratas,não costuma aguentar desaforo).Eu afino um pouco abaixo !!

Vale lembrar que à partir de encordoamento 0.10,já começa entrar no campo de encordoamento pesado !!!

Outra coisa: (Somente a título de comparação)Uma coisa é usar 010 numa strat e outra coisa é usar 010 numa lespaul.Numa lespa,0.10 é considerado leve.Já na strat,à partir de 010,o bicho começa pegar !!!

buddy guy
Veterano
# jan/11
· votar

Pepe Le P
Paul.Gilbert

Marcas: :: D´addário :: Elixir :: Ernie Ball :: Fender :: Giannini :: Hartke :: Kashima :: NIG Strings :: Rouxinol :: SG :: Tangará :: Thomatik :: Warwick

Saiba escolher as cordas adequadas à sua guitarra e estilo musical.

Existem diversos tipos de encordoamento, classificadas de acordo com seu diâmetro em polegadas. variando de 0,08" (mais fina) a 0,12" (mais grossa). É importante usar sempre o mesmo tipo de encordoamento. Pra braços finos, use cordas 0.9, enquanto que para guitarras tipo Gibson e Fender, pode-se usar tranqüilamente 0.10 ou mesmo 0.12. A diferença é que cordas mais grossas têm mais "sustain", mais brilho. Encordoamento 0.10 ou 0.11 são ótimos para gravar guitarra-base. Para guitarristas mais tecnicos, cordas grossas assim são um problema para técnicas de "ligadura" e "tapping".

Uma pequena tabela com os tipos e aplicações:

* 0.08 = extremamente leve, para quem não pode fazer muito esforço com os dedos. Nos anos 80, este tipo de encordoamento foi muito popular, entre guitarristas de heavy-metal, pela facilidade em tocar rápido, mas o som gerado é mais fraco e magrinho.

* 0.09 = talvez a mais utilizada de todas. Som razoável, fácil de dar bends, mas também é fácil de quebrá-las se não tiver cuidado.

* 0.10 = a mais versátil. O som vem na medida certa, possibilitando graves suficientes. Bends fáceis, e a corda nova, de boa marca, em uma guitarra bem regulada (ponte, braçø) dificilmente vai quebrar.

* 0.11 = pesada. Não costuma casar bem com guitarras com micro-afinação. O som é muito bom, e você pode usar em Satratocasters e Les-Paul's , além de guitarras semi-acústicas para jazz e R&B.

* 0.12 = muito pesada, dura e difícil de dar bends. Em guitarras baratas (japonesas e coreanas principalmente), pode-se até mesmo empenar o braço, devido à tensão gerada. 0.12 são mais adequadas a guitarras de braço grosso, de jazz, como a Gibson ES- 175.

Existem encordoamentos híbridos, que misturam dois tipos de corda, por exemplo, 0.09 (mais agudas) com 0.10 (mais graves), entre outras. As combinações mais populares em todo o mundo são:

* 0.09 - 0.42
* 0.09 - 0.46
* 0.10 - 0.46
* 0.10 - 0.52

Escolhas típicas:

* extra-little = 0.08 - 0.38
* little = 0.09 - 0.42
* custom little = 0.09 - 0.46
* regular = 0.10 - 0.46
* reg.-medium = 0.10 - 0.52
* medium = 0.11 - 0.52
* jazz hard = 0.12 - 0.56

FONTE:

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11 · Editado por: Pé de chinelo
· votar

buddy guy

então vc devia ter escrito "pra mim é inviável"...

Sobre o texto que vc colou:

0.11 = pesada. Não costuma casar bem com guitarras com micro-afinação. O som é muito bom, e você pode usar em Satratocasters e Les-Paul's , além de guitarras semi-acústicas para jazz e R&B.

aqui vc se contradiz, pq antes vc disse:

Já na strat,à partir de 010,o bicho começa pegar !!!

acho que vc precisa calejar mais seus dedos em? ta mto fraquinho

cordas grossas assim são um problema para técnicas de "ligadura" e "tapping".

não acho....

véi, desculpa mas vc escreveu sua opinião! e eu acho que ta meio errada!

abs!

buddy guy
Veterano
# jan/11 · Editado por: buddy guy
· votar

Pé de chinelo
buddy guy

então vc devia ter escrito "pra mim é inviável"...

Sobre o texto que vc colou:

0.11 = pesada. Não costuma casar bem com guitarras com micro-afinação. O som é muito bom, e você pode usar em Satratocasters e Les-Paul's , além de guitarras semi-acústicas para jazz e R&B.

aqui vc se contradiz, pq antes vc disse:

Já na strat,à partir de 010,o bicho começa pegar !!!

acho que vc precisa calejar mais seus dedos em? ta mto fraquinho

cordas grossas assim são um problema para técnicas de "ligadura" e "tapping".

não acho....

véi, desculpa mas vc escreveu sua opinião! e eu acho que ta meio errada!

abs!

Pois é,foi bem como eu disse à cerca do "tudo ter que desenhar". Bom,cada um sabe o que é bom para sí.E neste aspécto,continuo como estou,na 010 e com minha afinação tiquinho mais abaixo.Já usei 0.11 em STD(a ponto de a ponta dos dedos viverem um trapo e também me dificultar certas técnicas).Mas quando resolví quebrar esse "mito" (que só se ouve dizer aqui no Cifra) de que corda de macho tem que ser é grossa mermo,foi quando comecei a evoluir mais em certas técnicas.Forte abraço e boa sorte aí,com as 011 e 012 nas afinações STD,valeu ?

Paul.Gilbert
Veterano
# jan/11 · Editado por: Paul.Gilbert
· votar

buddy guy

Isso que vocÊ postou é um padrão, como dizer que Stratocaster é para Blues. Tem gente que usa para metal, não tem?

Além disso, cordas 0.011 são bem comuns no Blues...

Só quisemos(ou eu ao menos) dizer que sua colocação em relação a espessura das cordas foi estranha, sem querer te ofender.

E mais um detalhe,afinação sempre mais baixa também.Pois afinação standard em 0.10 já é inviável,diga lá em 0.11,seria impraticável !!

Essa informação poderia confundir, quem não sabe sobre cordas. Todo mundo se expressa mal alguma vez na vida.

buddy guy
Veterano
# jan/11
· votar

Paul.Gilbert
buddy guy

Isso que vocÊ postou é um padrão, como dizer que Stratocaster é para Blues. Tem gente que usa para metal, não tem?

Além disso, cordas 0.011 são bem comuns no Blues...

Só quisemos(ou eu ao menos) dizer que sua colocação em relação a espessura das cordas foi estranha, sem querer te ofender.

Essa informação poderia confundir, quem não sabe sobre cordas. Todo mundo se expressa mal alguma vez na vida.

Não,não encarei como ofensa não,"sem novidade".É bem como eu disse no post anterior a este:"Bom,cada um sabe o que é bom para sí.E neste aspécto,continuo como estou,na 010 e com minha afinação tiquinho mais abaixo". Abração !!

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar

buddy guy

Eu só falei essas coisas pq algum novato buscando informações pode se confundir lendo esses textos..

então só pra resumir: não tem uma fórmula específica , como disseram tem gente que usa stratocaster em metal......

abraços de longe!!

ViniciusB
Veterano
# jan/11
· votar

Se tu quiser tocar rock pega a 0.11 sem medo e manda regular a FR no luthier mesmo. A diferença de timbre existe sim, eu mesmo troquei a 0.10 pela 0.11 semana passada e notei muita diferença no timbre. Aconselho a pegar a d'addario 0.11 que não é muito dura, logo logo tu acostuma.
Obs: é muuuuita diferença da 0.09 para 0.11, compensa demais!!

Iommi Young
Veterano
# jan/11
· votar

0.11 é meio dificil de acostumar, mas é bom que você ganha força na mão, e depois quando você pega uma 0.10 você acha aquilo uma manteiga derretida! hahaha

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar

pra quem vai fazer base , principalmente pesada, 0.11 fica show

AlefxD
Veterano
# jan/11 · Editado por: AlefxD
· votar

entao, botei 011 da marca XL regulei la e tal, deixei um dia ja na afinaçao padrao, esta do mesmo jeito o braço e tal, enpenar nao vai mais, mais ainda ta um pokin de nada alto la na 12° bem poko, nada que atrapalhe oq eu deixei a guitarrra dura, mais la na E 6corda da umas trastajasdas bem leves nada que atrapalhe tambem, sei la ta legal para tocar colos bends ligado etc, mais oq axam devo levar ainda no luthier? na proxima compra de cordas 0.11 qual e melhor? XL ,Elixir ou Ernie Ball ?

entao, eu gosto mto de tocar rock sim, as vezes algum blues e tal acustic etc bem diverso , mais sempre mais para o rock, 0.11 na afinaçao padrao floyd rose, ate agora ta legal...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a guitarra 0.10 e 0.11