Insegurança, e outros probleminhas

    Autor Mensagem
    brucas
    Veterano
    # jan/11


    Toco há 4 anos. Nunca toquei ao vivo, e tenho enorme insegurança quando toco pra alguém e acabo errando, sempre, SEMPRE. Quando estou sozinho, hora estou tocando bem, hora não, é bem esporádico, o que me irrita bastante também. Por exemplo, ontem eu tava pegando um solo difícil, e consegui tocar razoavelmente bem e hoje não consigo tocar ele direito, fica bem ruim... Estes são meus problemas e isso às vezes me faz desistir de tocar, outro problema é que minha palhetada é esquesita, hora está boa hora não. Algumas sugestões/ajudas?

    Obrigado desde já.

    cristian1990
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    é tudo normal isso, tem hora que vc toca bem tem hora qe nao toca nada, as vezes vc fica 4 dias sem toca e quando volta parece que vc toca muito, isso é normal acontecer, sugestao nao desista, estude bastante veja video aulas,e pratique que com o tempo vai melhorando e toque para vc, nao toque pensando no que os amigos vao achar ..

    Del-Rei
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    brucas

    Cara, não só a música, como tudo na vida tem que ter prática.

    Tirar bem tirado um solo difícil em um dia é complicado.

    Vc aprendeu a andar em 1 dia?
    Aprendeu a falar em 1 dia?
    Aprendeu a ler/escrever em 1 dia?

    Por que acha que iria aprender solos difícies guitarra em 1 dia..??

    Quanto à vergonha, também é prática! Muita prática.
    Meus primeiros shows, eu me escondia atrás dos amps sempre que dava. Na hora dos solos então... putz!

    Se vc desistir de tocar por isso, é porque não tem vontade de tocar. Qualquer um que GOSTE MESMO, vai encarar essa fase e superar.

    Como vc só tem 17 anos, não irei sugerir uma leve bebida alcoólica antes das apresentações, porque é proibido. Mas quando completar seus 18, experimente de leve... Só pra perder um pouco da inibição.

    Prática, cara.


    Falou!!!



    Um aceno de longe!!!

    guitarfilth
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Eu tbm tenho problemas com nervosismo, antes das apresentações da minha banda eu sempre bebo umas 2 ou 3 latinhas e isso ja basta pra eu dar uma acalmada e não errar tanto!

    cristian1990
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: cristian1990
    · votar


    guitarfilth

    Eu tbm tenho problemas com nervosismo, antes das apresentações da minha banda eu sempre bebo umas 2 ou 3 latinhas e isso ja basta pra eu dar uma acalmada e não errar tanto!


    o alcool não é a solução dos problemas, com o tempo isso vira rotina e toda vez que vc fica nervoso com algo vc vai bebe, ja pensou vc fica nervoso para uma entrevista de trampo e passa no bar para toma uma antes, e vc sabe que é dificil só tomar uma neh... tem que ter calma, tem qe se concentra,se precisa meditar, medite que isso passa

    eu tenho essas coisas, em mim da dor de barriga, tontura, ansia de vomito, e isso acontece por pensa demais naquilo, dar muita importancia aquela situaçao, se vc agir como se fosse qualque coisa, o nervosismo passa

    brucas
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: brucas
    · votar


    Eu olho guitarristas como John Petrucci, como o cara consegue tocar tanta coisa foda sem errar? Aquilo para ser impossível. Eu toco coisa simples e consigo errar. Aprender um solo difícil em poucas horas por dia eu sei que é difícil, mas parece que cada vez que eu treino, mas eu pioro, isso é ruim e desmotivador... Tenho apenas 16 anos ainda, farei 17 em setembro desse ano. Tenho uma Yngwie Malmsteen Signature escalopada. Será que o problema pode ser a guitarra ser escalopada?

    cristian1990
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    brucas

    John Petrucci, como o cara consegue tocar tanta coisa foda sem errar?

    o john Petrucci, toca guitarra a quantos anos, o cara ta cansado de fazer isso, é pratica, só praticar, lógico nao fique o dia todo tocando, toque algumas horas por dia que com o tempo vc tocara bem

    Pepe Le P
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Cara, isso faz parte. Tem gente que tem uma maior insegurança por achar que os outros estão te avaliando e por se importar com a opinião alheia.

    Eu acho que o lance é continuar treinando sempre e aprender a encarar o erro como um lance normal, acontece com todo mundo, e não se procupar tanto com o julgamento que farão de ti caso tu erre.

    Não é nada fácil mas se, aos poucos, você for tomando consciência destas e de algumas outras questões tenho certeza que vai superar, ao menos em parte, essa aflição.

    Tem gente que bebe pra tocar assim como tem gente que bebe nas festas pra se "desinibir" e chegar junto na mulherada, ambos casos são parecidos. A bebida atenua um pouco esse lado da ansiedade excessiva por ficar imaginando que você não pode errar, etc. (o tal do superego).

    No extremo temos aquele cidadão que bebe demais da conta e perde quase que totalmente a preocupação com convenções sociais (ou o julgamento alheio) e não raras vezes acaba "fazendo merda".

    É como o colega cristian1990 mencionou, se valer da bebida pode não ser o caminho mais interessante. Eu investiria no caminho mais difícil porém "mais sólido".

    Vinícius Iron
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Vinícius Iron
    · votar


    brucas

    Cara, tu toca mais ou menos o mesmo tempo que eu. Eu toco há 4 anos e 9 meses.

    Eu já passei pelo que tu tá passando na guitarra, então vou te fazer uma pergunta: como é que tu pratica? Eu tive todos esses teus problemas, até o momento que comecei a ''brincar'' na guitarra. Tocar notas aleatórias na guitarras e inventar licks no-sense, sem obedecer qualquer lei teórica. Em qualquer lugar eu fazia isso: deitado na cama, vendo TV, sentado na frente do PC ou em qualquer lugar espontâneo... e vou te dizer que essas ''brincadeiras'' melhoraram muito a minha expressividade, pegada, tocabilidade e intimidade com o braço do instrumento. É uma coisa que tu vai pegar com tempo, mas tenha em mente que, se tu NÃO levar a guitarra tão a sério, tu vai melhorar. Algumas pessoas não aceitariam isso que eu tô dizendo, mas, para outras, isso se aplica perfeitamente. Pode ser o teu caso, assim como foi o meu.

    Quando melhorar de verdade, aí tu pode começar a fazer uma sistemática de treino séria.

    Abs

    Foxbrs
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Eu fico meio inseguro quando tem pessoas me vendo tocar, mas estou acostumando, eu acredito que futuramente eu não irei ter este problema.

    guitarfilth
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    cristian1990

    o alcool não é a solução dos problemas, com o tempo isso vira rotina e toda vez que vc fica nervoso com algo vc vai bebe, ja pensou vc fica nervoso para uma entrevista de trampo e passa no bar para toma uma antes, e vc sabe que é dificil só tomar uma neh... tem que ter calma, tem qe se concentra,se precisa meditar, medite que isso passa

    Amigo, lógico que eu não faço isso toda vez que tô nervoso, so faço antes de algumas provas de faculdade e antes das apresentações com a minha banda, pra mim da certo, alem de não errar tanto eu ganho presença de pauco!

    Ja tem até um tópico falando sobre isso!

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Engraçado! Comigo é ao contrário! Eu toco mau quando eu estou sozinho, quando eu toco pra alguém eu toco até razoavelmente bem!

    Ps: É claro que nunca toquei para uma platéia de verdade, foi no máximo para 4\5 pessoas na escola.

    PWN3DROCK
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: PWN3DROCK
    · votar


    insegurança não combina com guitarra, muito mesmo com o guitarrista, treine bastante, na hora de tocar no palco você tem que ser expressivo no seu instrumento, então treine e esqueças as pessoas q estão te vendo apenas bote pra quebrar, rapidinho você acostuma, quanto mais inseguranças e procupação mais você vai errar.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    guitarfilth
    certíssimo, o alcool quando bem usado é o nosso melhor amigo!

    potedemaconha
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    vai praticando com calma ,primeiro toca prum amigo , depois pra dois e por ai vai , quando voce for ver estara tocando prum montão de gente!!KKKKKKK
    o importante não tocar sozinho sempre ,se não voce fica acanhado rsrss

    abçs

    kevinluis
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    bom vou aproveitar a oportunidade e contar uma esperiencia que ocorreu comigo ontem, eu to em uma banda porem nos ainda não começamos a tocar em casas de shows ou bares, porem eu ja venho tocando em aniversarios de amigos e coisas assim, mas dessa vez não foi tocar e sim para cantar que eu tive vergonha, eu nunca cantei em publico e eu não canto bem porem eu sempre consegui fazer uma voz bem gutural e como eu faço aula de ingles meu ingles é bom, entao ontem eu fui tocar em uma aniversario de um amigo meu e um outro cara que tambem é metaleiro foi la, e como ele toca sertanejo porque sempre pedem pra ele eu passei a guitarra pra ele para as pessoas cantarem porque la todos gostavam de sertanejo, ai tava todo mundo cantando e eu percebi que no intervalo de cada musica esse guitarrista mandava um riff pesadissimo, ai depois de umas 13 musicas eu criei coragem pedi um microfone fui ate ele e pedi para ele mandar um death metal, ele olhou para mim assustado e pergunto:
    -tem certeza?
    -tenho manda um riff rapido e pesado que eu vou improvisar
    -cara tu é insano olha o publico vão te mata

    ai ele começo com um riff muito bom e eu acabei ficando nervoso com a possivel reação das pessoas e eu não parava de tremer o braço mas eu usei isso a favor de mim e começei a pular e balançar a cabeça, me disseram depois que parecia que eu tava possuido, mas foi uma boa experiencia muitos ficaram realmente assustados comigo e esse guitarrista veio me perguntar se eu ja tinha banda, a unica coisa que me ferrou é que eu exagerei nos gritos e agora to rouco, por isso acho que aprendi que mesmo que voce esteja muito nervoso tente não se preocupar pense apenas que tera uma boa recompensa e podera dar risada depois, se voce parecer um idiota tremendo use a seu favor e pule, dara uma impressão que voce ta fazendo isso por vontade propria.

    sidguitar1
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    acontece toda hora,um dia toco legalzinho e acho q tenho futuro na guita,no outro quero vender ou tacar fogo nelas e jogar tudo no lixo hehehe, sei la ,o negocio e sempre dar uma boa aquecida antes de tocar alguma musica q ja da uma melhorada,mas tem dias q nao vai mesmo,ai eu pego e vo treina boxe ou vejo um filme pra nao ficar depre hehe,abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Insegurança, e outros probleminhas