Construindo uma guitarra em 364 dias

Autor Mensagem
AlanGilmour
Veterano
# jan/11


Olá Galera.

Até o final do ano eu vou construir uma guitarra. Vou postar fotos e detalhes para quem quiser acompanhar.

Vai ser um desafio porque eu não tenho nem um serrote em casa, então não sei como vai ser.

Pretendo enrolar os captadores, escolher as peças de madeira, pintar, lixar, etc.

As únicas coisas pré-prontas serão as partes metálicas (ponte, tarraxas, molas, etc).

Será um modelo Strato, com corpo de freijó e braço de pau-marfim.

O primeiro passo vai ser a compra dessas peças.

Assim que eu achar alguma coisa eu posto fotos.

Abraço!

Vinicius_gtpro
Veterano
# jan/11
· votar


Fique calmo, vai dar tudo certo.

Marcosrcf
Veterano
# jan/11
· votar


AlanGilmour
Tira uma foto do mesmo anglo todos os dias, aí no final faz um vídeo!

AlanGilmour
Veterano
# jan/11
· votar


Marcosrcf
boa idéia.

celotoledo
Veterano
# jan/11
· votar


Uau....nota mil!! Será nosso tutorial......aprenderemos muito!!

zugo
Veterano
# jan/11
· votar


AlanGilmour
Vai ser um desafio porque eu não tenho nem um serrote em casa, então não sei como vai ser.

Uai cara, já que vai ser um modelo clássico (stratocaster) eu aconselho compra o corpo e o braço ja pronto... ae vc só vai ter o trabalho de montar as peças! ;D

Mas se vc está fazendo isso pelo desafio de fazer uma guitarra com as proprias mãos vai em frente, sem medo! hahahaha#

Abç!

AlanGilmour
Veterano
# jan/11
· votar


zugo
sim...a idéia é que seja difícil mesmo....ehhehehe

Ivan_Guitar
Veterano
# jan/11 · Editado por: Ivan_Guitar
· votar


tem que organizar uma jam no final, abrindo os solos com a sua guita claro
rola?

Ivan_Guitar
Veterano
# jan/11
· votar


já sabe o que vai escrever no headstock?
Tem que ter o numero 364 e a palavra cifra

como pode ver fiquei interessado no tópico, quem sabe em 2012 eu nâo faço a minha (mas vou ter que acabar antes de dezembro senão é o fim do mundo [literalmente] hehehe)

abs e boa sorte, qq duvida estamos aí

emachado
Veterano
# jan/11
· votar


Alan

Eu também estou construindo a minha.
Optei pelo modelo explorer, mas vou fazê-la em neckthrough (braço inteiriço) com asas em mogno e top de imbuia.
Já fiz a escala em ipê, já colei os filetes de pau-marfim e muiracatiara do neck e nesta semana vou começar o shape do braço e headstock.
Já consegui algumas ferramentas, mas esta é sempre a maior dificuldade. Ferramentas manuais tudo bem, mas as ferramentas estacionárias (desengrosso, serra de fita, furadeira de bancada, aquele rolo de lixa numa mesa...). Estou quebrando um galho com o que tenho e quando elas são imprescindíveis vou numa marcenaria, pago e acompanho o trampo.

Tem sido um barato.

Uma pequena dica: se comprar madeiras, isole as pontas com parafina derretida, sobretudo o pau-marfim.
Um abraço.

Calexandre
Veterano
# jan/11
· votar


Qual o tratamento que é dado nas madeiras de uma guitarra feita em casa? Vocês planejam deixar secando em estufa ou já vão levar da madeireira para a bancada? Eu tinha vontade de fazer um corpo novo, do tipo ponte fixa, para minha Tagima strato. Até tenho algumas ferramentas ( tupia manual, plaina, tico-tico, etc... ) mas tenho muitas dúvidas luthierísticas sobre como tratar a madeira.

Maximun-EGS 216
Veterano
# jan/11
· votar


VO querer caamarotee!!
Ja vou por o topico nos favoritos, pra acompanhar todo dia *--*

TavaresBluesMan
Veterano
# jan/11
· votar


Caras, um grande Luthier que inclusive frequenta esse fórum me indicou esse cara pra comprar corpos e braços:
http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_48987079
To montando uma Tele.

Abraços

AlanGilmour
Veterano
# jan/11
· votar


Calexandre
O canal é comprar já madeira tratada...tem lugares que vendem madeiras tonais (madeiras para instrumento, tone-woods)...

É isso que vou fazer...

mendigo_desabrigado
Veterano
# jan/11
· votar


AlanGilmour
Já começou a fazer?

AlanGilmour
Veterano
# jan/11
· votar


emachado
Bah cara...vc já está adiantado hein...que lega...posta fotos ae!

AlanGilmour
Veterano
# jan/11
· votar


mendigo_desabrigado
estou procurando pau-marfim e freijó para comprar...

Abç

METAL_IS_MY_LAW
Veterano
# jan/11
· votar


sahuusahuh vai com fe tamo botando apoio.
so quero saber se esse seu captador artesanal vai dar certo

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/11
· votar


AlanGilmour
O que? Fazer uma guitarra no seco? Sem ter feito nenhuma aula com luthier ou uma explicaçãozinha? Só com a ajuda no pai dos burros (google)?

Vai ser difícil! Mas vai nessa dou o maior apoio! E poste todo o processo pra nós, de preferencia explicando passo-a-passo! xD

Em 2012 eu vou fazer uma pra mim tbm! Esse ano vou comprar uma já pronta e tratar de aprender a tocar!

AlanGilmour
Veterano
# jan/11
· votar


METAL_IS_MY_LAW
Viciado em Guarana

Fiquem frios...não ia me meter nessa se não tivesse algumas cartas na manga...heheheh

Math-Ador
Veterano
# jan/11
· votar


http://i.olhares.com/data/big/312/3122856.jpg

TheDivisionFloyd
Veterano
# jan/11
· votar


legal a iniciativa , sou novo no forum mas to contruindo um lapsteel como aqueles que o gilmour usa.
mas o maior problema quando se quer fazer uma guitarra com poucas ferramentas é o braço , tensor e trastes ja penso como vai faze?

elyts
Veterano
# jan/11
· votar


que massa! queria saber mecher numa guita...quando mexi na minha, que creio eu , estava apenas com um malcontato no jack, acabei quebrando os cap xDDDDDDDDDDDDDD , não mecho mais

TheDivisionFloyd
Veterano
# jan/11
· votar


elyts
CARALHO :SSS

mas tem bastante topico aqui que ajuda bastante
mas é melhor nao arisca se nao sabe oque ta fazendo mesmo

mendigo_desabrigado
Veterano
# jan/11
· votar


Math-Ador
mano, rachei TANTO, mas TANTO com essa "carta na manga"
ASUHASUHSUHAUSHSUHASUHasuhAAUSHUASH...

Math-Ador
Veterano
# jan/11
· votar


mendigo_desabrigado
uhasuhashusa que isso

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/11
· votar


AlanGilmour
Fiquem frios...não ia me meter nessa se não tivesse algumas cartas na manga...heheheh
ah! então quer dizer que você já sabe umas paradinhas sobre luthieria!

Aí fica melhor! Difícil seria pra mim, que nunca serrou uma tábua na vida, construir uma guitarra!

Mas posta todo o processo pra gente aqui, principalmente sobre os captadores que você vai fazer!

RFSF
Veterano
# jan/11
· votar


AlanGilmour

Ja fiz duas com a ajuda de um antigo topico aqui do forum e com o google, vo te falar.... É UMA DROGA..... PORQUE VICIA, ja to pronto pra fazer outra aproveitando a medeira que sobrou do ultimo projeto : )

Qualquer coisa estou as ordens pra trocar umas idéias.

RFSF
Veterano
# jan/11
· votar


Viciado em Guarana

Eu tbm num tinha habilidade alguma com ferramentas (e ainda sou canhoto, ou seja, tudo ao contrario) te garanto que se tu quiser mesmo aprende logo, sabe o que é mais importante na hora de fazer um projeto desses, um bom fluxograma!

BruRoma
Veterano
# jan/11
· votar


faltam 356 dias haha
e ai como anda?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construindo uma guitarra em 364 dias