PVC na Guitarra!

    Autor Mensagem
    Zedin
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Zedin


    Boa noite a todos nesse último dia de 2010. Como meu útlimo topic do ano venho lhes contar a idéia que tive e a pouco tempo pus em prática. Vocês provavelmente conhecem esse material pois geralmente é usado na cozinha cobrindo alimentos e vedando completamente o contato com o ar de fora. São aqueles rolos plásticos transparentes que esticam e aderem a diversas superfícies. Pois bem, pensando na preservação das cordas de minha (2a) guitarra que pouco uso, tive a idéia de cobrir as cordas em pvc e assim de certa forma isolar um maior contato com o ar no intuito de retardar a oxidação. Ainda não fiz o serviço completo pois estou a procura de um palitinho bem fino e resistente que me proporcione cobrir e vedar somente as cordas. Por hora cerquei o braço por inteiro, ficando a parte da baixo das cordas ainda descoberta. Apresento-lhes as fotos desse primeiro teste:
    Strato em pvc ^^

    Já adianto que ainda deve demorar pra realmente notar ferrujem pois as cordas estão semi-novas, são Elixir e estão semi cobertas com o pvc. Pretendo sempre recolocar o pvc nesta guitarra sempre que utilizá-la pois tem sido bem esporádico.

    Um colega fez uma ressalva quando lhe falava desse processo dizendo que isso só pioraria pois a umidade do ar condensaria dentro do pvc, o que teria efeito inverso acelerando a oxidação. O que acham?

    Zandor
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Eu lembro que tinha uma receita de elixir caseira aqui no forum que envolvia algum produto automotivo

    Marcosrcf
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Zandor
    Esse aqui!
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/237903/

    Zedin
    Num sei não, mas parece idéia de "girico", testar com Elixir não adianta, elas duram demais e dificilmente você saberá se ela está durando por causa do silicone dela ou por causa do filme plástico.
    Eu faria o teste com um jogo de cordas mais simples, Nig, D'Addário, ErnieBall e etc...

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    PVC na Guitarra

    Achei que você ia mostrar algum inlay, ou algum adesivo...rs

    Zedin

    Não acho que vá fazer muita diferença, a menos que embalasse a guitarra toda a vácuo.

    Sem falar na falta de praticidade, em ficar tirando e colocando este filme plástico na guitarra.

    Contudo, não desista, e não deixe de postar os resultados...

    Zedin
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Zandor
    Nossa essa aí mais ideia de índio que a minha!

    Marcosrcf
    Talvez o resultado saisse mais rápido mas pra mim não vale a pena comprar outro encordoamento para deixá-lo parado enferrujando... Mas elixir enferruja sim, questão de tempo.

    Paul.Gilbert
    Não dá muito trabalho não até pq tem intuito de ser um investimento haha

    Fernando
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    http://1.bp.blogspot.com/_848B-RpfpYA/THL8XPi8hdI/AAAAAAAAA8w/znveLq3d m2w/s1600/pvc.jpg

    Marcosrcf
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Zedin
    As minhas coloquei no começo de maio, só fui trocar ontem e ainda não estavam naquele estado lastimável (que as D'Addário ficam em 2 meses comigo).

    Mas vale a experiência, não incomoda/atrapalha na hora de tocar?

    Mep
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Mep
    · votar


    Zedin
    A teoria da umidade é realmente consideravel... bastante consideravel, por sinal. Cuidado, pois o barato pode sair caro.

    sidguitar1
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    realmente nada pratico,nao vai adiantar as cordas ficarem boas so no braço,e se cada vez q vc usar a guita tiver q embalar ela daqui a pouco ja da pra comprar cordas com oq gastou com o pvc,se vc usa puico elas passa um silicone nas cordas q elas demoram bem mais pra oxidar

    joaum
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Eu uso vasilina líquida e as cordas não enferrujam como antes, apenas vão ficando cinzas. Mas vão ficando velhas, perdem a afinação com mais facilidade depois de uns dois meses. Mas já acho ótimo, antes não duravam um mês sem enferrujar. Ontem soldei um pouco de estanho entre o nut e as tarrachas nas cordas primas. Teoricamente o estanho funcionaria como metal de sacrifício. Esse artifício é utilizado em navios, mas com placas de zinco. Não sei se tem zinco pra vender que nem estanho, mas vou procurar saber. Se realmente ajuda na prática, vou saber daqui a uns meses.

    Abraços

    Zedin
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Interessante esses outros métodos!

    Marcosrcf
    As minhas coloquei no começo de maio, só fui trocar ontem e ainda não estavam naquele estado lastimável (que as D'Addário ficam em 2 meses comigo).

    Mas vale a experiência, não incomoda/atrapalha na hora de tocar?


    A qual procedimento se refere?

    sidguitar1
    É por ser uma alternativa tmb. Eu pensei no pvc pois realmente a guitarra fica parada, mas em breve vou fazer o teste com o silicone pois tenho um frasquinho aqui.

    joaum
    Silicone me passa mais credibilidade porém vou testarei vasilina tmb! Gostei da técnica naval mas será que só o estanho ou zinco enferrujariam preservando o resto da corda toda?

    Marcosrcf
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Zedin
    O fato de testar com Elixir, eu quis dizer que as minhas mesmo estando a tanto tempo na guitarra não ficaram com aquela cara de corda velha que as outras marcas ficam, mas que o teste é interessante, mesmo que com as Elixir.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a PVC na Guitarra!