Guitarristas incompletos: solam muito mas não sabem fazer a parte rítmica!

Autor Mensagem
g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


Mas esses videos não dizem muita coisa em termos de harmonia e não é o melhor dele. Se for ver bem ele nem é violonista, é extremamente limitado nisso. É muito claro que ele toca violão como se fosse guitarra, não tem a técnica do instrumento

Exato.

Se você pegar o som do Di Meola, por exemplo que o colega citou, vai ver que a harmonia é muito mais rica, pode não ser tão rápido, mas não precisa.

Exato.

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# abr/12
· votar


engraçado. Meu post foi marcado como inapropriado, enquanto que outros recheados de palavrões continuam à mostra pra todo mundo. Irônico.

g.wilhelms

eu também "estudo" música. E, eu também gosto de Al Di Meola. Gosto de João Gilberto também. Grande bosta. Agora, vc, numa atitude bastante arrogante, julgou que eu sou "dessas crianças que acha que música é tocar na velocidade da luz...."

gosto pessoal é subjetivo. Critérios técnicos, não. Claro, comparando com outros tantos guitarristas por aí, o MAB é irrelevante. Mas, o meu post, ao contrário do que vc pensa, foi baseado no que eu li nas páginas anteriores.

MMI

amigo, eu sei que esse video não é a maior demonstração de habilidades violonísticas que existe. Mas, não deixa de ser bem arranjado e executado. Coisa de quem conhece música.

como eu disse, gosto pessoal é subjetivo. Critérios técnicos, não.

g.wilhelms
Veterano
# abr/12 · Editado por: g.wilhelms
· votar


Agora, vc, numa atitude bastante arrogante

Tem certeza de que a atitude arrogante não partiu de você, quando mandou eu ir estudar música? Você citou o nome do MAB, e eu no meu total direito, dei minha opinião sobre ele. Se você não tolera que alguém critique um artista que você gosta, então o seu lugar não é num fórum de internet, ainda mais num fórum de música.

g.wilhelms
Veterano
# abr/12 · Editado por: g.wilhelms
· votar


engraçado. Meu post foi marcado como inapropriado, enquanto que outros recheados de palavrões continuam à mostra pra todo mundo. Irônico.

Ironia nenhuma, quando eu respondi o seu post sobre o MAB, e dei "minha opinião" sobre a música dele, você que veio numa atitude totalmente "arrogante" e me andou estudar música, o que foi uma agressão "pessoal". Mostre os posts recheados de palavrões, por que certamente não são meus... Se em algum post meu eu coloquei palavrões, não foi no intuito de agressão pessoal, agora quanto ao seu post, ele estava tão carregado de prepotência que nem precisou de palavrões para soar ofensivo.

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


Its Fucking Boring To Death

gosto pessoal é subjetivo. Critérios técnicos, não.

Aqui vai da definição de técnica. Pra mim e pra maioria dos livros de teoria e técnica que li, técnica é sempre uma mistura de destreza motora e aplicação de conceitos teóricos através dessa destreza motora.

Não há dúvida que o MAB tem uma destreza motora incrível, mas ritmicamente e harmonicamente ele é muito pobre, na hora de aplicar o que sabe, ele é de certa forma limitado, já que entre centenas de forma de executar uma determinada peça, ele sempre pende para aquela que favorece o que ele tem de forte, que é coordenação motora.

g.wilhelms
Se você não tolera que alguém critique um artista que você gosta

Bingo.

g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


técnica é sempre uma mistura de destreza motora e aplicação de conceitos teóricos através dessa destreza motora.

Isso mesmo, por isso que disse num post anterior, que os exercícios cromáticos feitos de maneira isolada não adiantam para nada.

Não há dúvida que o MAB tem uma destreza motora incrível, mas ritmicamente e harmonicamente ele é muito pobre

Exato.

leomanji
Veterano
# abr/12
· votar


eu mau solo e nem sei fazer base...
tragico

d.u.n.h.a.
Veterano
# abr/12
· votar


ele sempre pende para aquela que favorece o que ele tem de forte

E quem não?

PS: Não que eu seja fã do Michel Angelo Batio, sou totalmente indiferente a "musica" dele.

rasjr1305
Veterano
# abr/12
· votar


Pelo amor de deus, nao tem que nem tocar no nome do MAB num topico sobre "guitarristas incompletos", o cara toca a mais de 30 anos faz show todos os dias, toca rapido, lento, base o que vier. De olho fechado ele poe no chinelo milhares de guitarristas ai pelo mundao. As pessoas muitas vezes confundem melodia com notas pouco utilizadas. So porque um guitarrista prefere o Cm7 do que o C nao significa que a melodia eh melhor.

Aprenda o que for util para o seu som. Se voce quer tocar heavy metal, power chord e solo. Agora,se o seu objetivo eh tocar em barzinho, logo tera de aprender as progressoes harmonicas basicas para tirar aqueles pop rocks que as pessoas pedem. Eh relativo. Com o tempo voce vai mesclando as tecnicas e se tornando um guitarrista mais completo (mas nada com o que se preocupar se o seu som esta dando certo com a tecnica que voce ja tem).

Curly
Veterano
# abr/12 · Editado por: Curly
· votar


só pra botar mais fogo na discussão, MAB mandando um jazz, hehe...



ps: na minha opinião, mandou muito bem !

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


Curly

Essa foi na sacanagem! hahahahahaha

Valeu.

Curly
Veterano
# abr/12
· votar


MMI

foi uma boa performance. note que realmente o fraseado dele não tem muita riqueza ritmica mas a escolha das notas é muito boa. mostrou também que tira um som bonito do violão e sensitividade no tema. ficou meio que uma bossa com flamenco mas tá bão, heheh...

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


Curly

É um tema legal de fato, ficou bonito. Cumpriu o papel, trouxe algo de beleza na vida de quem ouviu.
O problema é quando entra a questão de harmonia complexa, outside, dissonâncias... O cara mandou só oitavas, mas isso é discussão de música para músicos, porque ele fez bem a parte dele e é uma das poucas peças dele que diria que é bonita. A mim a palavra jazz e o domínio de técnica e harmonia encaixa melhor aqui, por exemplo:



nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


MMI

Comparar a técnica dos dois é muita falta de sacanagem, um só sabe fazer realmente bem um pedaço, o outro manda bem em tudo... hehehehehe

g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


ps: na minha opinião, mandou muito bem !

Na minha também, apesar de que o fraseado dele não me soa muito jazz para falar a verdade. O lance é que ele é um guitarrista, que se dedica essencialmente a solos, e solos hiper-mega-rápidos, que são a sua marca registrada, portanto não vejo sentido falar dele nesse tópico que debate a parte harmônica/rítmica, na qual ele não tem um grande destaque. Não é que ele não tenha conhecimento da coisa, até mesmo porque ele se eu não me engano ele é formado em teoria musical, mas se trata do que ele representa musicalmente, e o que ele representa, é um guitarrista altamente técnico e veloz, que no geral agrada a guitarristas que ainda não tem um ouvido muito treinado. Ele tocando é algo meio circense, e já vi ele mesmo falar isso numa entrevista, que o lance dele é "entreter", e se essa é a proposta dele, beleza então, mas vou continuar não curtindo o trabalho dele.

nichendrix
Veterano
# abr/12 · Editado por: nichendrix
· votar


g.wilhelms
MMI
Curly


Só pra criar polêmica, aqui tá um cara que eu admiro muito o trabalho, se me perguntasse alguns anos atrás eu metia o pau, mas um dia dei a cagada de ficar no mesmo hotel que ele e ele ficava tirando um com o pessoal dele na piscina e fui ver o quanto esse cara sabe do metier dele.

Não é nada fácil chegar no domínio rítmico desse cara, é algo que eu entendo teoricamente, mas acho que jamais conseguiria reproduzir e todos os guitarristas que conheço que conseguem reproduzir com perfeição tocam pra caracoles também. Já vi muito carinha que "toca" metal, fusion e até jazz se engasgar nessas levadinhas rítmicas. Aqui no fórum mesmo se eu conhecer 3, conheço muito.



O cara faz polirritmia parecer a coisa mais fácil do mundo.

MMI
Veterano
# abr/12 · Editado por: MMI
· votar


nichendrix

Vixi... Eu não toco isso nem em sonho.

Edit: Nem se fosse numa Tom Anderson como a dele

g.wilhelms
Veterano
# abr/12 · Editado por: g.wilhelms
· votar


Só pra criar polêmica, aqui tá um cara que eu admiro muito o trabalho

Não vejo porque polêmica, sempre achei a pegada rítmica do Chimbinha matadora. Numa fase mais infantil, eu confesso que até tinha preconceito com sons nessa linha, sabe essa coisa babaca de "só rock que presta"... Desafio o pessoal que diz isso, a tentar tocar um Baião, um Samba, uma Bossa-Nova...

nichendrix
Veterano
# abr/12 · Editado por: nichendrix
· votar


g.wilhelms
Não vejo porque polêmica, sempre achei a pegada rítmica do Chimbinha matadora.

Eu não acho polêmico, a maioria dos guitarristas e professores de música realmente fodas que conheço reconhecem que o cara sabe o que faz e que tem um senso ritmico muito, mas muito acima da média mesmo.

Agora se tu procurar a infinidade de tópicos metendo o pau nele aqui, digamos que ele não é popular com a meninada... hehehehehe

Desafio o pessoal que diz isso, a tentar tocar um Baião, um Samba, uma Bossa-Nova...

Isso eu queria ver, são estilos muito difíceis de tocar, bossa eu ainda seguro a onda, no samba e no baião, meu suingue não segura, dá pra enrolar se for algo informal, com gente não muito entendida, mas pra tocar com quem é bom nisso não rola.

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


MMI
Vixi... Eu não toco isso nem em sonho.

Edit: Nem se fosse numa Tom Anderson como a dele


Eu nem tento, vou ficar feliz quando conseguir tocar um sambinha e uns funks legais como o Curly.

Agora eu fiquei curioso pra perguntar pra ele se ele tinha algum endorsement com a Tom Anderson, porque na boa, já vi ele com uns 15 modelos diferentes da marca. E sempre vejo ele com violões Gibsons diversos, eventualmente alguns Takamines mais tops.

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


nichendrix

Agora eu fiquei curioso pra perguntar pra ele se ele tinha algum endorsement com a Tom Anderson, porque na boa, já vi ele com uns 15 modelos diferentes da marca. E sempre vejo ele com violões Gibsons diversos, eventualmente alguns Takamines mais tops.

Ele sabe o que é bom, tem grana e trabalha com isso. Nada mais justo que tenha bons instrumentos!

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


MMI
Ele sabe o que é bom, tem grana e trabalha com isso. Nada mais justo que tenha bons instrumentos!

Sim, uma vez vir por acaso uma matéria sobre a casa dele aí em Sampa, deu uma geral no "quartinho" de guitarras dele, vai fácil uns 50 instrumentos pra mais, alguns deu pra reconhecer, várias Lespas, pelo menos uma 335, 3 Gretches, Stratos e tele de tudo que é jeito. Agora babei foi na coleção de Fender Tribute dele, ele tem todas lançadas, SRV, Hendrix, Rory Gallager, ele falou que toda que sai uma tribute ele compra.

rasjr1305
Veterano
# abr/12 · Editado por: rasjr1305
· votar


Cada um ganha com a sua musica, realmente o que o chimbinha fez no video eh bem impressionante e legal. Agora,se eu for fazer um show amanha, se me perguntar ( e talvez 90% do guitarristas respondam o que eu vou responter), voce prefere tirar isso que o chimbinha fez ou a "No boundaries" ? Claro que eu vou escolher o chimbinha. A no boundaries eu nunca vou conseguir tira-la em um dia. Nao denegrindo o que ele fez, eh realmente espetacular, mas nao no nivel de tecnica mais avancada.

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


rasjr1305
Nao denegrindo o que ele fez, eh realmente espetacular, mas nao no nivel de tecnica mais avancada.

Eu acho engraçado essa visão que muita gente tem de técnica aqui no fórum.

Quando eu converso com quem realmente domina técnica, em geral iria dizer que o que ele fez é realmente é técnica avançada e não o No Boundaries.

Alguns dos guitarristas mais técnicos do mundo, como o Steve Morse, o Lionel Loueke, o Albert Lee, o Mozart Mello (no caso do Brasil), são considerados expoentes de técnica por fazer esse tipo de poliritmia, isso é difícil, você não domina isso em um ou dois anos de treino como domina tocar arpejos e pentatonicas a 180bpm em compasso 4/4.

Existe esse engano, especialmente com o pessoal que está na fase da vida que só ouve hard rock/metal, de que tocar rápido é a mesma coisa de ter técnica avançada e apurada. Mas pegue o programa das principais escolas de música do mundo, mesmo aquelas tem um bom Histórico de formar bons guitarristas de Rock como o MI (GIT), LAMA ou Berklee, e vai ver que dentro do programa deles, velocidade raramente é estudado.

Em geral assume-se que o cara que quer se formar em uma escola de música dessas já sabe tocar rápido essas coisas simples baseada repetição de patterns de escalas pentatonicas, ou escalas maiores e menores. Técnica avançada gira toda em cima de ser capaz aplicar conceitos harmonicos, melódicos e ritmicos mais complexos na música.

Poliritmia por exemplo, é um dos conceitos mais avançados que um estudante de música vai estudar, é coisa que mutias vezes o cara vai passar 10 anos de conservatório estudando pra dominar.

Não é muito comum ver isso sendo usado em musica popular, salvo por alguns lugares do mundo, onde a música é naturalmente polirrítmica (como alguns cantos da áfrica e do caribe) é um conceito meio que contrário ao que é natural, que é você ter só um ritmo sendo executado.

O que ele faz nesse vídeo, especialmente durante o solo mais suingado é executar mais de um ritmo ao mesmo tempo, ele tem um ritmo que está sendo tocado e ele está construindo o solo com outro ritmo diferente, isso está muito, mas muito longe de ser fácil ou se ser técnica que se domina em pouco tempo.

O Mozart Mello é um exemplo, ele certa vez disse que levou em torno de 5 anos praticando e estudando até chegar no ponto onde era capaz de compor e improvisar usando polirritmias.

Curly
Veterano
# abr/12
· votar


nichendrix

o cara que eu acho o melhor guitarrista ritmo do Brasil é esse aqui, o cara é bom demais, aprendeu o que sabe acompanhando durante décadas as feras da soul music, Cassiano, Tim Maia, Gerson King Combo, Claudio Zolli, Ed Motta e cia, esse era o chitli'n circuit tupiniquim, hehe, além disso sola muito e toca jazz pra daná !



buddy guy
Veterano
# abr/12 · Editado por: buddy guy
· votar


Curly


só pra botar mais fogo na discussão, MAB mandando um jazz, hehe...


MMI


Curly

É um tema legal de fato, ficou bonito. Cumpriu o papel, trouxe algo de beleza na vida de quem ouviu.
O problema é quando entra a questão de harmonia complexa, outside, dissonâncias... O cara mandou só oitavas, mas isso é discussão de música para músicos, porque ele fez bem a parte dele e é uma das poucas peças dele que diria que é bonita. A mim a palavra jazz e o domínio de técnica e harmonia encaixa melhor aqui, por exemplo:



Gente,vcs tem tanta experiência de música acumulada,que haja anos para acompanhar tudo que vcs postam !!!
Caramba,o cara do violão que o velho lobo(Curly),postou,é muito bom heim? Gostei demais dos toks !!!
O Curly,+1 pra tí !!!

Drinho
Veterano
# abr/12
· votar


Quando eu converso com quem realmente domina técnica, em geral iria dizer que o que ele fez é realmente é técnica avançada e não o No Boundaries.

Eu diria que o que ele faz é técnica avançada.

Mas jamais diria que No boundaries não é avançado, é uma música bem complicada de executar também

cada um na sua praia

rasjr1305
Veterano
# abr/12
· votar


nichendrix

Ah sim claro, mas eu ja vejo como as diferentes tecnicas a serem treinadas na guitarra. Se voce treinar mais uma delas, certamente outras ficarao precarias. O que quero dizer eh que isso nao eh o caso do MAB, inclusive ele esta no nivel de tecnica do Steve Morse senao melhor. E tambem, eu ja estudei guitarra a muitos anos posso dizer com clareza que a No boudaries eh muito, mas muito mais dificil que o que o chimbinha fez no video. Eh necessario dominar o alternate e o sweep picking com precisao, tocar rapido e lento, arpeggios, dive bomb, harmonica, tap e por ai vai... Sao anos para tocar perfeitamente. Claro que novamente existem as diferentes tecnicas, como a polirritmia que voce citou, que eh realmente muito dificil.

Curly
Veterano
# abr/12
· votar


buddy guy

vlw velhão grande abç !

rasjr1305
Veterano
# abr/12
· votar


Drinho

Isso mesmo cada um na sua praia, eu tambem nunca diria que o que chimbinha fez eh facil, eh realmente muito dificil de fazer. Eu quis dizer que eh "menos" dificil que a no boundaries.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarristas incompletos: solam muito mas não sabem fazer a parte rítmica!