Uso correto ou incorreto do dedo 4

    Autor Mensagem
    thms555
    Veterano
    # dez/10


    Eu tenho uma mania, e queria saber se é normal, todo mundo tem ou se ta errado tal, se tinha que mudar isso ou ta bom desse jeito. Eu so uso o meu dedo 4 em solos, escalas tal quando ta maios ou menos antes da 7 casa, um poco mais ou um poco menos. Quando se tem uma distancia por exemplo casa 1, 2, 3 e 4 ae uso dedo um e quatro pra casa 1 e 4, mas tipo no resto praticamento em tudo, quando nao se tem essa distancia grande no comeco ate o meio do braco, uso apenas meus dedo 1,2,3. Tipo meu solo é bem melhor sem usa o 4 mesmo, mas to preocupada em estar estragando meu jeito de toca guitarra pelo uso nao tao frequente do dedo 4.
    oque acham?
    abraco

    2Humbucker
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Deixe-em entender: você usa o dedo 3 quando "deveria" usar o 4?

    Exemplo: a uma distancia de 4 casas do dedo um vc usa o 3, quando acha que deveria usar o 4, é isso?

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    O Clapton é um cara que tem o dedo 4 meio "atrofiado", rsrsrs... Até o Malmsteen dá essa impressão às vezes. E tem aquele cara que toca violão com os pés...

    Ou seja, desde que não esteja te causando nenhum problema, toque do jeito que funcionar melhor pra vc.

    GuiMolusco
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Ou seja, desde que não esteja te causando nenhum problema, toque do jeito que funcionar melhor pra vc.

    concordo!
    mas naum custa nada treina um poco mais seu dedo 4! só pra v no q dá

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Eu toco do jeito que é mais confortável, tenho um certo vício em não usar o dedo 4, por exemplo eu toco a música The Godfather Theme e não uso o dedo 4 de jeito nenhum, em nenhuma parte!

    Eu só uso o dedo 4 nas 1ªs casas, porque assim fica mais confortável!

    Mas aos poucos to consertando isso, não custa nada usar o dedo 4, tente vc vai ver como as coisas vão ficar bem mais fáceis, e vc tem que treinar o dedo 4 pois ele é mais "molão" que os outros, e fica dificil apertar algumas cordas com ele "destreinado", treine ele e toque do jeito que vc achar mais fácil e confortável!

    GuiMolusco
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    treina bastante!
    em uns 2 meses vc ja melhora a cordenação consideravelmente, é preciso eliminar essas limitações q c tem dentro do instrumento!

    Milli
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    GuiMolusco
    Mr Crowley que o diga!

    AlanPPS
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    thms555

    O correto é vc treinar bastante o dedo 4 pois em relaçao as outros é o mais ''fraco'' e ''preguiçoso'' q os outros e qndo for tocar por exemplo um lick de 12p11p10p9 ou entaum 17p12 vc vai ver como o dedo 4 é importante nessas horas!

    Abç!

    jonas.hetfield
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Como todos disseram, é fundamental desenvolver o dedo 4...
    Mesmo que por enquanto você não use muito, no futuro pode ter certeza que vai ser muito util.

    Veja a abertura de mãos de musicas como :

    Scarified - Racer X
    Beat it (solo) - Van Halen

    Dificeis te tocar sem usar o dedo 4 né!


    Fora que o dedo 4 é muito usado em arpejos e nos desenhos basicos dos modos gregos por exemplo...

    abraçoo

    OFBRITO
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Pode-se tocar sem o dedo 4, mas vc será muito mais feliz tocando com ele.

    Veja os vídeos do Marcos De Ros. Como ele arrebenta.

    Ele não vive sem tá de quatro.



    Brincadeirinha De Ros!!!!

    felipelfln
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Meu dedo meio bobo é o do meio, não consigo fazer bends fortes com ele... Uso mais o 1, 3 e 4 e uso bastante o 4 pras distâncias maisores, já que ele é o que mais abre, ou pra fazer escalas. Meu melhor dedo é o 3, que dá super hammer ons que parece um martelo, bend gigantesco e tudo mais ai..

    SevenTool07
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    thms555

    como o pessoal já falou ae, é melhor você treinar o dedo 4. Existem certos licks e lugares do braço da guitarra que fica muito ruim você tocar sem utilizar o dedo 4. Quando você treinar bastante o uso do dedo 4 ou do dedo 3 vai estar automático e não fará muita diferença quando você for escolher qual o melhor a ser utilizado.

    Evandro Eno
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    O bom de se usar o dedo 4 é q vc acaba dividindo o desgaste dos dedos, oq deixa sua mão mais relaxada. Além de ter menos chance de lhe ocorrer uma tendinite mais tarde.

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Acho que o foco do tópico nem é a questão de usar/não usar ou desenvolver/não desenvolver ou dedo quatro. É óbvio que ela usa e vai usar qdo achar necessário... tem coisas que até nem são possíveis de fazer sem usá-lo.

    A questão me pareceu mais no sentido de se existe uma "regra" ou "padrão" pra usá-lo. E a resposta é não. Por exemplo: aquele shape tradicional da penta menor... se for fazê-lo começando na casa um, então praticamente 100% da galera vai usar os dedos um e quatro naqueles intervalos de um tom e meio... mas se tocar esse shape começando na casa 12, aí já varia bastante. Tem muita gente que prefere usar só o dedo um e o três.

    Joel_ESP
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Uma grande vontade que tenho é que quando eu usasse o dedo 3 meu dedo 4 não ficasse enrrolado pra dentro e sim ficasse esticado pra fora, isso é true!
    Abç.

    felipelfln
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Uma grande vontade que tenho é que quando eu usasse o dedo 3 meu dedo 4 não ficasse enrrolado pra dentro e sim ficasse esticado pra fora, isso é true!

    É mo ruim tocar assim... Abafa corda que não é pra abafar a é meio bruto, mas da uma pegada legas pra um blues.. É feio...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uso correto ou incorreto do dedo 4