Dúvidas sobre dedos: Dores no indicador e uso do dedo mínimo

    Autor Mensagem
    Hard_Guitar
    Veterano
    # mai/09


    Fala galera!

    Tenho duas dúvidas com relação aos dedos indicador e mínimo da mão esquerda. Como sou autodidata, não tenho muito conhecimento, então acredito a galera mais "estudada" aí saiba responder com facilidade:

    Duvida 1 - Há algum tempo atrás eu tirei 2º solo da Sultans of Swing. Tive que treinar duro pra conseguir (mais ou menos uma semana, uma hora por dia), e parece que depois disso meu dedo indicador da mão esquerda nunca mais foi o mesmo. Toda vez que toco com minha banda ou quando treino por um tempo razoável, sinto dores no outro dia, principalmente quando dobro o dedo. A dor costuma passar no 2º ou 3º dia. Tenho a impressão que aquelas pestaninhas pressionando 2 ou 3 cordas ao mesmo tempo são as causadoras (ou agravantes) do problema. Alguém sabe o que é isso e como faço para evitar essas dores? Alguém já teve este problema?

    Duvida 2 - Em 99,9% dos solos que utilizo o dedo mínimo, percebo que não pressiono a corda com a ponta do dedo, e sim com a frente dele, independente da região do braço ou da corda. O problema é que sempre toquei assim, então criei o vício. É errado tocar assim? Vou ter que fazer uma "programa de reabilitação" para começar a usar a ponta do dedinho? :-)

    .Raphael.
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    a tu temq akece os dedos antes de tokar para evitar lesionamentos futuros kara.... e em kestao do dedinho tah te atrapalhando isso? dificulta em algo?
    pra mim kada um tem seu estilo de toka

    abraços

    jonas.hetfield
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    isso mesmo , é muito bom aquecer desde os dedos ao pulso..
    hoje acordei com uma dor forte no pulso pq to ensaiando un metal ae e nao aqueci ''/

    quanto ao dedinho, se ele nao te atrapalhar em nada e der firmeza tudo bem...
    agora se começar a atrapalhar procure "corrigir"..o importante é que voce esteja confortavel e que isso nao atrapalhe!

    Hard_Guitar
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Eu sei que é chato... mas realmente estou preocupado com essas dúvidas... então...

    UP!!!

    dudu_RockeR
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    como eles falaram, aqueca antes de tocar, e em questão da mizinha, se vc quer tocar a nota certa mais precisamente é melhor tocar com a ponta do dedo, porque tocando com a frente dela vc vai tocar as cordas abaixo tmb, alem de dar mais agilidade tmb, foi o que aconeceu comigo, eu tmb tocava com a frente do mizinho, agora acostumei tocar com a ponta, dai consegui ficar mais rapido, menos dolorido, eu sei que fico mais aliviado e rapido de se tocar

    Calamity
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Caro Hard_Guitar:
    Hoje eu não toco nem campainha, mas já estudei violão clássico, e sei que o certo, sobretudo no seu caso, que já toca há tempos, é não doer. Se está doendo é pq vc está fazendo movimentos repetitivos que estão estressando seus tendões. Tome cuidado, procure um fisioterapeuta (conheço uma especializada nisso) e siga as orientações dele com atenção. Vc pode estar a caminho de uma Lesão por Esforços Repetitivos (LER), e isso é muito grave. Com o agravamento disso, vc pode ter que deixar de tocar pq vai perder a força dos tendões, sem falar na dor crônica. Conheço gente que não consegue mais segurar uma caneta. Cuide-se, filhote! FIQUE BEM!!!

    prog_jam
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Hard_Guitar

    Mel Bay's Finger Gymnastics. Esse eh o nome do livro que eu recomendaria a leitura em tua situacao.
    Acha-se no E-Bay, na Freenote ( que inclusive encomendou a meu pedido uma serie de livretos chamada Gig Savers que nao pude comprar quando chegou pois demorou muito e eu acabei ficando sem grana pra isso, mas valem muito a pena ), na Musimed...
    Acha-se tambem como e-book na net, mas nao tenho mais o link.
    Se morar no DF tenho o livro aqui.
    Falou!

    dudu_RockeR
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    quem acha que fazer alongamento é pura besteira, agora veem o exemplo do Calamity, alongamento tem que ser a primeira coisa antes de tudo, não tem essa de, "agora não tenho tempo de alongamento", se os medicos e profissionais na area dizem que da problema então da problema e ponto final......

    Chico Tripa
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Eu também sentia dores. Resolvi isso "alongando" os dedos e as mãos "SEMPRE" antes de começar a estudar.

    Outra coisa que sempre me falaram é pra não ficar uma hora inteira fazendo o mesmo riff/movimento, isso pode dá tendinite.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre dedos: Dores no indicador e uso do dedo mínimo