| Autor | Mensagem | 
| iago guitarra Veterano
 | # dez/10 
 
 Só achei um tópico que fala da formação dessas escalas,mas não estão muito claras as explicações.Eu quero que vc me ajudem na formação da escala menor harmônica e menor melódica!vlw!!!
 
 
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| DraKo Veterano
 | # dez/10 · votar
 
 A haromica tem a setima aumentada logo na escala de Am:
 
 A B C D E F G# A :
 
 Formando o campo harmonico:
 
 Am7M -  Bm7(b5) - C7M(#5) - Dm7 - E7 - F7M  - G#dim
 
 Dependendo da pregressão esta escala pode se fundir a escala menor natural.
 
 
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| iago guitarra Veterano
 | # dez/10 · votar
 
 me dê um exemplo de da escala menor harmônica de C.
 
 
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| Jube Veterano
 | # dez/10 · Editado por: Jube · votar
 
 Aqui um quadro explicativo com as notas da escala e o seu exemplo
 Escala menor harmonica
 
 Fonte? Wikipedia, se voce usar o busca vai encontrar varios topicos iguais e se usar o google vai mais longe ainda
 
 Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_menor
 
 
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| DraKo Veterano
 | # dez/10 · votar
 
 Cara eu tenho um Modulo (onde eu aprendi muita coisa) que diz que a escala menor harmonica é so a setima aumentada e n tem essa quinta diminuta, ele ta errado?
 
 
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| Carregando Veterano
 | # dez/10 · Editado por: Carregando · votar
 
 DraKo
 
 é a setima aumentada, da escala Menor, exemplo em Dó :
 
 C D Eb F G Ab B C
 
 e menor melodica é a escala maior, com a terça menor :
 
 C D Eb F G A B C
 
 
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| De Ros Veterano
 
    | # dez/10 · votar
 
 iago guitarra
 
 
 
 Menor Natural
 
 T 2M 3m 4J 5J 6m 7m
 
 
 
 Menor Harmônica
 
 T 2M 3m 4J 5J 6m 7M
 
 
 
 
 Menor Melódica
 
 T 2M 3m 4J 5J 6M 7M
 
 
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| DraKo Veterano
 | # dez/10 · votar
 
 a vlw viajei legal aki, é que não confio muito nestes modulos^^
 
 
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| sizes Veterano
 | # dez/10 · votar
 
 Muito fácil, na menor Harmónica, vc sobe o 7ºgrau ( sétima nota da escala).
 Melódica, sobe o 6 e 7 grau, e na descida da escala volta a por normal, ( como está na armação de clave).
 
 Para subir, você usa o sustenido, ou duplo sustenido, para descer o bequadro, ou o bemol....
 
 Tudo depende da escala que vc usa, mas a regra é sempre essa.
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # dez/10 · votar
 
 Pra deixar claro: não existe 7a aumentada.
 
 Ela pode ser maior, menor ou diminuta... Aumentada nunca!
 
 
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| sizes Veterano
 | # dez/10 · Editado por: sizes · votar
 
 Eu nao disse que existia, eu tenho aulas de formação musical á 9 anos, e para formar a escala harmónica,aumenta-se o 7grau, isto é, colocar-lhe um sustenido, ou um sustenido duplo, depende da armação de clave que a escala já tenha, ou seja:
 Quando temos uma escala normal, e queremos transformá-la em harmónica, temos de ''subir'' o 7º grau, secalhar nao me expressei bem em cima, eu nao queria dizer para por 7A, até porque isso nao existe.
 
 Se surgir outra dúvida sobre o que eu disse, é so falar, que é assim que a gente se entende...
 
 Daqui a umas horas ou amanhã, eu faço um novo post com os graus dos intervalos, e tentar assim explicar-me melhor.
 
 
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| DraKo Veterano
 | # dez/10 · votar
 
 Kara eu não sou muito familiarizado com a menor melodica então porque vc desce de um jeito e sobe de outro?
 
 
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| De Ros Veterano
 
    | # dez/10 · votar
 
 sizes
 
 "as aumentadas são os 5º's e 6º's graus"
 
 Longe de mim querer corrigir um colega, mas tu está seguro disso?
 
 No meu conhecimento, quartas e quintas podem ser justas, aumentadas ou diminutas (apesar de que  nunca topei com uma quarta diminuta); segundas, terças, sextas e sétimas podem ser maiores ou menores e finalmente, segunda (ou nona, mais comum) pode ser aumentada e a sétima, diminuta.
 
 Fora isso, já não conheço. Sexta aumentada? Tem certeza??
 
 
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| Carregando Veterano
 | # dez/10 · votar
 
 LeandroP
 
 é mesmo, me empolguei ali querendo dizer que era aumentada em meio tom...
 
 
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| sizes Veterano
 | # dez/10 · Editado por: sizes · votar
 
 De Ros, de boa mesmo, eu enganei-me a escrever mesmo, ainda bem que vc falou, eu aprendi assim:
 --segundas:
 Maiores-nao tem meio tom
 menores-tem 1 meio tom.
 
 --terçeiras
 mesma coisa
 
 --as quintas ( quartas funciona da mesma maneira):
 
 Perfeita- 1 meio tom
 Diminuta- quanto tem algum bemol, ou qualquer coisa que a faça descer.
 aumentada- quando leva algum sustenido ou bequadra a aumentar depende do contexto.
 
 -sextas ( escrevi mal mesmo, vc tinha razão)
 menores- 2 meios tons
 Maiores- 1 meio tom
 
 -sétimas
 menores-2 meios tons
 Maiores- 1 meio tom.
 
 
 Sobre as escalas melódicas, o que eu estava a tentar dizer era que quando a escala repete a descer ex( Dó re mi fa sol lá si do apartir daqui, quando a escala desce), nas melódicas, as alterações que se fizeram na subida já nao acontecem na descida, fica alguma coisa assim:
 
 
 Dó/Ré/ Mi/ Fá/ Sol/ Lá#/ Si#/ Dó /Sibequadro/ Lábequadro/ Sol Fá Mi Ré Dó
 
 
 ( isto é apenas um exemplo, o contexto pode ser alterado, ou seja se na armação original de clave já tivesse lá#, a subir na escala tinhamos de por um duplo sustenido na transformação para a melódica, e na descida colocávamos um sustenido)
 
 PS: nunca se pode passar por exemplo de um sustenido para bemol, antes dessa descida, tem de ter um bequadro....
 
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 Depois, temos por exemplo as escalas mistas, que são
 
 Maior Mista principal - baixa-se o 6º grau
 Maior Mista Secundária -baixa-se o 6º e 7º grau
 
 menor mista principal - aumenta-se 6ºgrau
 menor mista secundária- aumenta-se 6º e 7º grau.
 
 
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 DICA : para uma melhor percepção da escala, para saber se é menor ou maior, basta ouvir os primeiros três graus da escala, ou seja, numa maior, vamos ouvir um som alegre, aberto, rico, cheio; na escala menor ouvimos um som triste, fechado....
 
 
 
 
 Se virem alguma coisa de errado, por favor corrigam, pois posso-me ter enganado a escrever.
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # dez/10 · votar
 
 Este tópico deve ajudar um pouco quando o assunto é intervalo:
 http://forum.cifraclub.com.br:80/forum/3/155325/
 
 
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| Jafet Veterano
 | # dez/10 · votar
 
 eu gosto de falar assim pros meus alunos, eles geralmente conseguem v melhor:
 
 Menor natural é o Eólio (6º grau)
 
 Menor Harmônico é o Eólio com a sétima maior.
 
 Menor Melódico é o Eólio com a sétima maior e com a sexta maior
 
 Pra quem já tem conhecimento de modos e v essa escala menor com sexta maior lembra logo de quem?? Dórico (2ºgrau)
 
 A diferença entre o Eólio e o Dórico é a Sexta (maior no dórico e menor no eólio)
 
 
 logo:
 
 Menor Melódico é o Dórico (2º grau) com a sétima maior
 
 Pra quem já entende de modos fica bem claro! Por isso só passo pro menor harmônico e e melódico quando já sabem reconhecer todos os modos.
 
 
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| Jafet Veterano
 | # dez/10 · Editado por: Jafet · votar
 
 De Ros
 
 Vc topa todo dia com a Quarta Diminuta, só que vc chama ela de Terça Maior ;)
 
 Se vc topa com Joe Satriani, vc chama ele de Joe Satriani ou Joseph Satriani ?? Steve Vai, vc chama de Steven Siro?  ehehehe só pra discontrair...
 
 
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| De Ros Veterano
 
    | # dez/10 · votar
 
 Jafet
 
 "Vc topa todo dia com a Quarta Diminuta, só que vc chama ela de Terça Maior "
 
 Na verdade, não.
 
 Se tenho a armadura de clave em Dó (nenhum acidente) e toco a nota Mi, não posso chamar de quarta diminuta, isso seria um erro crasso!
 
 Nesse caso, só  posso chamar de quarta diminuta um Fá bemol.
 
 Se na prática temos o mesmo som, na teoria são coisas diferentes, e como estamos estudando teoria nesse tópico...
 
 Eu entendi que tu fez uma piada, mas esse assunto de enarmonia é muito confuso na cabeça de quem está começando a estudar, então tento sempre deixar as coisas bem claras.
 
 Por isso vou negativar teu post, uhauhauhauh!
 
 (isso sim foi uma piada!)  Na verdade, vou positivar o primeiro, que ajudou ao pessoal entender! (o segundo foi total fail, hehehe)
 
 Abraço!
 
 
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| De Ros Veterano
 
    | # dez/10 · votar
 
 sizes
 
 Pelo visto, tu é de Portugal, não?
 
 Tu escreve alguns termos diferentes, que não usamos no Brasil.
 Mas dá uma lida no tópico que o LeandroP indicou, ele é excelente, talvez tenha algo que possa ser útil para que tu veja as diferenças e similaridades da visão sobre teoria que nossas nações tem!
 
 Abraço!
 
 
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| Jafet Veterano
 | # dez/10 · Editado por: Jafet · votar
 
 De Ros
 
 Por causa das minhas piadas eu tou com menos amigos...
 
 
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| De Ros Veterano
 
    | # dez/10 · votar
 
 Jafet
 
 Então, ou tu para de fazer, ou aprende a fazer boas piadas de uma vez por todas!
 
 Uhauhauhauha!!
 
 
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| Jafet Veterano
 | # dez/10 · Editado por: Jafet · votar
 
 De Ros
 
 vc usou o estudo de partitura pra me derrubar não foi?? É que desde que foi criado métodos que possibilitam gravar uma música, sem que só possa gravar no papel, eu parei de estudar partitura... :P
 
 chato...não sabe brincar não brinque, não brinco mais :(
 
 
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| Jabijirous Veterano
 | # dez/10 · votar
 
 mas esse assunto de enarmonia é muito confuso na cabeça de quem está começando a estudar, então tento sempre deixar as coisas bem claras.
 
 AAAHHHHHHH maldito Bach com seu cravo bem temperado!!
 
 
 :P
 
 
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| Jabijirous Veterano
 | # dez/10 · votar
 
 De Ros
 
 Não se esqueça que temos acordes de 6 aumentada :P
 
 
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| De Ros Veterano
 
    | # dez/10 · votar
 
 Jabijirous
 
 "Não se esqueça que temos acordes de 6 aumentada :P"
 
 Isso eu não esqueci - Eu não sabia, o que é completamente diferente, hehehe!
 
 Tu poderia me dar um exemplo e o porque? Adoro aprender coisas novas!!
 
 Abração!
 
 
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| gui_paranhos Veterano
 | # dez/10 · votar
 
 LeandroP
 me desculpe a ignorancia, mas existe setima diminuta ?  Eu só conheço setima maior ou menor...
 
 
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| Jabijirous Veterano
 | # dez/10 · votar
 
 De Ros
 
 Na verdade a galera do Jazz chama de SubV hehehehe
 
 
 esses acordes existem desde a época da resnascença, só que foi no barroco que a coisa ficou forte, lógico o tonalismo veio se firmar né??
 
 São 3 acordes de 6 aumentada, são eles:
 
 Alemã
 Italiana
 Francesa
 
 
 Esse acorde geralmente é ou era tocado (ou aparece) antes do V e era muito usado na tonalidade menor
 
 Exemplo em F#m a 2 vozes!
 
 http://img707.imageshack.us/img707/4443/601jv.jpg
 
 
 Agora veja o 6 Italiana
 
 Acrescenta-se uma nota, geralmente a tônica, e veja como fica.
 
 http://img43.imageshack.us/img43/5773/602ut.jpg
 
 
 A francesa é a soma da italiana mais com mais uma nota, além da tônica adiciona-se a supertônica
 
 http://img812.imageshack.us/img812/9247/603r.jpg
 
 
 A alemã é a soma da italiana + a terça menor!!
 
 http://img822.imageshack.us/img822/7003/604in.jpg
 
 
 PRA MIM, como os americanos gostam da coisa prática, eles pegaram isso e enarmonizaram, lógico,  e viram que esse acorde gera um outro acorde da dominante. E pelo fato de aproximar ou resolver no acorde da dominante do tom, mas com o baixo meio tom acima, resolveram chamar de dominante substituto ou SubV.
 
 Isso é minha especulação, dou aula todo dia dessa matéria, então cheguei nessa conclusão!!
 
 
 Mas se você for ver, é quase um acorde passageiro!
 
 
 Vale lembrar que esses acordes são estudados em aula de harmonia tradicional e não na funcional (cujo o nome eu detesto)
 
 
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| Jabijirous Veterano
 | # dez/10 · votar
 
 gui_paranhos
 
 O acorde diminuto tem que ter a 7 diminuta
 
 se eu tenho
 
 
 D F Ab C eu tenho uma sétima menor ou seja, acorde meio diminuto
 
 Agora se eu tenho D F Ab Cb eu tenho  um acorde diminuto Ddim ou Dº
 
 
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| gui_paranhos Veterano
 | # dez/10 · votar
 
 Jabijirous
 obrigado, cara. Tinha esquecido dos acordes diminutos.
 
 
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