Autor |
Mensagem |
iago guitarra Veterano |
# dez/10
Só achei um tópico que fala da formação dessas escalas,mas não estão muito claras as explicações.Eu quero que vc me ajudem na formação da escala menor harmônica e menor melódica!vlw!!!
|
DraKo Veterano |
# dez/10
· votar
A haromica tem a setima aumentada logo na escala de Am:
A B C D E F G# A :
Formando o campo harmonico:
Am7M - Bm7(b5) - C7M(#5) - Dm7 - E7 - F7M - G#dim
Dependendo da pregressão esta escala pode se fundir a escala menor natural.
|
iago guitarra Veterano |
# dez/10
· votar
me dê um exemplo de da escala menor harmônica de C.
|
Jube Veterano |
# dez/10 · Editado por: Jube
· votar
Aqui um quadro explicativo com as notas da escala e o seu exemplo Escala menor harmonica
Fonte? Wikipedia, se voce usar o busca vai encontrar varios topicos iguais e se usar o google vai mais longe ainda
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_menor
|
DraKo Veterano |
# dez/10
· votar
Cara eu tenho um Modulo (onde eu aprendi muita coisa) que diz que a escala menor harmonica é so a setima aumentada e n tem essa quinta diminuta, ele ta errado?
|
Carregando Veterano |
# dez/10 · Editado por: Carregando
· votar
DraKo
é a setima aumentada, da escala Menor, exemplo em Dó :
C D Eb F G Ab B C
e menor melodica é a escala maior, com a terça menor :
C D Eb F G A B C
|
De Ros Veterano
|
# dez/10
· votar
iago guitarra
Menor Natural
T 2M 3m 4J 5J 6m 7m
Menor Harmônica
T 2M 3m 4J 5J 6m 7M
Menor Melódica
T 2M 3m 4J 5J 6M 7M
|
DraKo Veterano |
# dez/10
· votar
a vlw viajei legal aki, é que não confio muito nestes modulos^^
|
sizes Veterano |
# dez/10
· votar
Muito fácil, na menor Harmónica, vc sobe o 7ºgrau ( sétima nota da escala). Melódica, sobe o 6 e 7 grau, e na descida da escala volta a por normal, ( como está na armação de clave).
Para subir, você usa o sustenido, ou duplo sustenido, para descer o bequadro, ou o bemol....
Tudo depende da escala que vc usa, mas a regra é sempre essa.
|
LeandroP Moderador |
# dez/10
· votar
Pra deixar claro: não existe 7a aumentada.
Ela pode ser maior, menor ou diminuta... Aumentada nunca!
|
sizes Veterano |
# dez/10 · Editado por: sizes
· votar
Eu nao disse que existia, eu tenho aulas de formação musical á 9 anos, e para formar a escala harmónica,aumenta-se o 7grau, isto é, colocar-lhe um sustenido, ou um sustenido duplo, depende da armação de clave que a escala já tenha, ou seja: Quando temos uma escala normal, e queremos transformá-la em harmónica, temos de ''subir'' o 7º grau, secalhar nao me expressei bem em cima, eu nao queria dizer para por 7A, até porque isso nao existe.
Se surgir outra dúvida sobre o que eu disse, é so falar, que é assim que a gente se entende...
Daqui a umas horas ou amanhã, eu faço um novo post com os graus dos intervalos, e tentar assim explicar-me melhor.
|
DraKo Veterano |
# dez/10
· votar
Kara eu não sou muito familiarizado com a menor melodica então porque vc desce de um jeito e sobe de outro?
|
De Ros Veterano
|
# dez/10
· votar
sizes
"as aumentadas são os 5º's e 6º's graus"
Longe de mim querer corrigir um colega, mas tu está seguro disso?
No meu conhecimento, quartas e quintas podem ser justas, aumentadas ou diminutas (apesar de que nunca topei com uma quarta diminuta); segundas, terças, sextas e sétimas podem ser maiores ou menores e finalmente, segunda (ou nona, mais comum) pode ser aumentada e a sétima, diminuta.
Fora isso, já não conheço. Sexta aumentada? Tem certeza??
|
Carregando Veterano |
# dez/10
· votar
LeandroP
é mesmo, me empolguei ali querendo dizer que era aumentada em meio tom...
|
sizes Veterano |
# dez/10 · Editado por: sizes
· votar
De Ros, de boa mesmo, eu enganei-me a escrever mesmo, ainda bem que vc falou, eu aprendi assim: --segundas: Maiores-nao tem meio tom menores-tem 1 meio tom.
--terçeiras mesma coisa
--as quintas ( quartas funciona da mesma maneira):
Perfeita- 1 meio tom Diminuta- quanto tem algum bemol, ou qualquer coisa que a faça descer. aumentada- quando leva algum sustenido ou bequadra a aumentar depende do contexto.
-sextas ( escrevi mal mesmo, vc tinha razão) menores- 2 meios tons Maiores- 1 meio tom
-sétimas menores-2 meios tons Maiores- 1 meio tom.
Sobre as escalas melódicas, o que eu estava a tentar dizer era que quando a escala repete a descer ex( Dó re mi fa sol lá si do apartir daqui, quando a escala desce), nas melódicas, as alterações que se fizeram na subida já nao acontecem na descida, fica alguma coisa assim:
Dó/Ré/ Mi/ Fá/ Sol/ Lá#/ Si#/ Dó /Sibequadro/ Lábequadro/ Sol Fá Mi Ré Dó
( isto é apenas um exemplo, o contexto pode ser alterado, ou seja se na armação original de clave já tivesse lá#, a subir na escala tinhamos de por um duplo sustenido na transformação para a melódica, e na descida colocávamos um sustenido)
PS: nunca se pode passar por exemplo de um sustenido para bemol, antes dessa descida, tem de ter um bequadro....
----------------- Depois, temos por exemplo as escalas mistas, que são
Maior Mista principal - baixa-se o 6º grau Maior Mista Secundária -baixa-se o 6º e 7º grau
menor mista principal - aumenta-se 6ºgrau menor mista secundária- aumenta-se 6º e 7º grau.
------------------
DICA : para uma melhor percepção da escala, para saber se é menor ou maior, basta ouvir os primeiros três graus da escala, ou seja, numa maior, vamos ouvir um som alegre, aberto, rico, cheio; na escala menor ouvimos um som triste, fechado....
Se virem alguma coisa de errado, por favor corrigam, pois posso-me ter enganado a escrever.
|
LeandroP Moderador |
# dez/10
· votar
Este tópico deve ajudar um pouco quando o assunto é intervalo: http://forum.cifraclub.com.br:80/forum/3/155325/
|
Jafet Veterano |
# dez/10
· votar
eu gosto de falar assim pros meus alunos, eles geralmente conseguem v melhor:
Menor natural é o Eólio (6º grau)
Menor Harmônico é o Eólio com a sétima maior.
Menor Melódico é o Eólio com a sétima maior e com a sexta maior
Pra quem já tem conhecimento de modos e v essa escala menor com sexta maior lembra logo de quem?? Dórico (2ºgrau)
A diferença entre o Eólio e o Dórico é a Sexta (maior no dórico e menor no eólio)
logo:
Menor Melódico é o Dórico (2º grau) com a sétima maior
Pra quem já entende de modos fica bem claro! Por isso só passo pro menor harmônico e e melódico quando já sabem reconhecer todos os modos.
|
Jafet Veterano |
# dez/10 · Editado por: Jafet
· votar
De Ros
Vc topa todo dia com a Quarta Diminuta, só que vc chama ela de Terça Maior ;)
Se vc topa com Joe Satriani, vc chama ele de Joe Satriani ou Joseph Satriani ?? Steve Vai, vc chama de Steven Siro? ehehehe só pra discontrair...
|
De Ros Veterano
|
# dez/10
· votar
Jafet "Vc topa todo dia com a Quarta Diminuta, só que vc chama ela de Terça Maior "
Na verdade, não.
Se tenho a armadura de clave em Dó (nenhum acidente) e toco a nota Mi, não posso chamar de quarta diminuta, isso seria um erro crasso!
Nesse caso, só posso chamar de quarta diminuta um Fá bemol.
Se na prática temos o mesmo som, na teoria são coisas diferentes, e como estamos estudando teoria nesse tópico...
Eu entendi que tu fez uma piada, mas esse assunto de enarmonia é muito confuso na cabeça de quem está começando a estudar, então tento sempre deixar as coisas bem claras.
Por isso vou negativar teu post, uhauhauhauh!
(isso sim foi uma piada!) Na verdade, vou positivar o primeiro, que ajudou ao pessoal entender! (o segundo foi total fail, hehehe)
Abraço!
|
De Ros Veterano
|
# dez/10
· votar
sizes
Pelo visto, tu é de Portugal, não?
Tu escreve alguns termos diferentes, que não usamos no Brasil. Mas dá uma lida no tópico que o LeandroP indicou, ele é excelente, talvez tenha algo que possa ser útil para que tu veja as diferenças e similaridades da visão sobre teoria que nossas nações tem!
Abraço!
|
Jafet Veterano |
# dez/10 · Editado por: Jafet
· votar
De Ros
Por causa das minhas piadas eu tou com menos amigos...
|
De Ros Veterano
|
# dez/10
· votar
Jafet
Então, ou tu para de fazer, ou aprende a fazer boas piadas de uma vez por todas!
Uhauhauhauha!!
|
Jafet Veterano |
# dez/10 · Editado por: Jafet
· votar
De Ros
vc usou o estudo de partitura pra me derrubar não foi?? É que desde que foi criado métodos que possibilitam gravar uma música, sem que só possa gravar no papel, eu parei de estudar partitura... :P
chato...não sabe brincar não brinque, não brinco mais :(
|
Jabijirous Veterano |
# dez/10
· votar
mas esse assunto de enarmonia é muito confuso na cabeça de quem está começando a estudar, então tento sempre deixar as coisas bem claras.
AAAHHHHHHH maldito Bach com seu cravo bem temperado!!
:P
|
Jabijirous Veterano |
# dez/10
· votar
De Ros
Não se esqueça que temos acordes de 6 aumentada :P
|
De Ros Veterano
|
# dez/10
· votar
Jabijirous
"Não se esqueça que temos acordes de 6 aumentada :P"
Isso eu não esqueci - Eu não sabia, o que é completamente diferente, hehehe!
Tu poderia me dar um exemplo e o porque? Adoro aprender coisas novas!!
Abração!
|
gui_paranhos Veterano |
# dez/10
· votar
LeandroP me desculpe a ignorancia, mas existe setima diminuta ? Eu só conheço setima maior ou menor...
|
Jabijirous Veterano |
# dez/10
· votar
De Ros
Na verdade a galera do Jazz chama de SubV hehehehe
esses acordes existem desde a época da resnascença, só que foi no barroco que a coisa ficou forte, lógico o tonalismo veio se firmar né??
São 3 acordes de 6 aumentada, são eles:
Alemã Italiana Francesa
Esse acorde geralmente é ou era tocado (ou aparece) antes do V e era muito usado na tonalidade menor
Exemplo em F#m a 2 vozes!
http://img707.imageshack.us/img707/4443/601jv.jpg
Agora veja o 6 Italiana
Acrescenta-se uma nota, geralmente a tônica, e veja como fica.
http://img43.imageshack.us/img43/5773/602ut.jpg
A francesa é a soma da italiana mais com mais uma nota, além da tônica adiciona-se a supertônica
http://img812.imageshack.us/img812/9247/603r.jpg
A alemã é a soma da italiana + a terça menor!!
http://img822.imageshack.us/img822/7003/604in.jpg
PRA MIM, como os americanos gostam da coisa prática, eles pegaram isso e enarmonizaram, lógico, e viram que esse acorde gera um outro acorde da dominante. E pelo fato de aproximar ou resolver no acorde da dominante do tom, mas com o baixo meio tom acima, resolveram chamar de dominante substituto ou SubV.
Isso é minha especulação, dou aula todo dia dessa matéria, então cheguei nessa conclusão!!
Mas se você for ver, é quase um acorde passageiro!
Vale lembrar que esses acordes são estudados em aula de harmonia tradicional e não na funcional (cujo o nome eu detesto)
|
Jabijirous Veterano |
# dez/10
· votar
gui_paranhos
O acorde diminuto tem que ter a 7 diminuta
se eu tenho
D F Ab C eu tenho uma sétima menor ou seja, acorde meio diminuto
Agora se eu tenho D F Ab Cb eu tenho um acorde diminuto Ddim ou Dº
|
gui_paranhos Veterano |
# dez/10
· votar
Jabijirous obrigado, cara. Tinha esquecido dos acordes diminutos.
|