Intervalos - Teoria Elementar e Fundamental

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# fev/07 · Editado por: LeandroP


INTERVALOS

Notei que não existe um tópico específico sobre intervalos no FCC, e que grande partes dos equívocos a respeito das escalas, modos e acordes tem a ver com uma visão muito superficial dos intervalos, ou simplesmente nenhuma visão do assunto. De uma certa forma é até compreensível a falta de interesse no assunto, pois isso é teoria elementar, coisa que se aprende no começo, e aí por diversas razões (ansiedade, desatenção do mestre, desconfiança do aluno no seu professor, etc.) essa etapa fundamental do aprendizado é simplesmente desprezada. O cara quer tocar acordes ou sair decorando tablaturas acreditando que pode pular esta etapa. Por fim, o lado "prático" acaba falando mais alto.

Então vamos ao que interessa...

Intervalos é a distância entre dois sons, e essa distância é medida em tons.

A menor distância entre um som e outro é o semitom, que é a metade de um tom. Logo um tom possui dois semitons.

Os intervalos podem ser classificados como: maiores, menores, justos, aumentados e diminutos.

Antes de continuar falando de intervalos, vamos ver uma definição de escala. No livro de Harmonia & Improvisação do Almir Chediak, a escala é definida como uma série de sons ascendentes ou descendentes na qual o último será a repetição do primeiro uma oitava acima ou abaixo. A escala pode ser maior ou menor.

A classificação dos intervalos de uma escala é feita entre a primeira nota (tônica ou fundamental) para os demais graus da escala (2, 3, 4, 5, etc).

Um exemplo pode ser a escala de Dó maior: DÓ - RÉ - MI - FÁ - SOL - LÁ - SI - DÓ

Sabemos então que uma escala (maior ou menor) é formada por 7 notas, sendo a última a repetição da primeira, e por isso chamada de oitava.

Sem falar de uma escala específica, tratando apenas como números, temos:

1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8

Percebam que os intervalos já estão implícitos nesta contagem, e conforme as notas utilizadas nesta escala é que vamos classificar os seus intervalos.

Por que a importância de classificar os intervalos?

É porque esta classificação que fará com que você perceba a diferença de um modelo de escala da outra, mesmo começando com a mesma nota.

Veja novamente a escala de Dó maior:

DÓ - RÉ - MI - FÁ - SOL - LÁ - SI - DÓ = 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8

Você não pode classificar a nota Fá como sendo a 3a, pois ela ocupa a 4a posição. Pra que a nota Fá ocupasse a 3a posição, esta escala teria que começar pela 2a nota, RÉ. Quanto esta 4a nota ser um intervalo maior, menor, diminuto ou aumentado é o que vamos discutir daqui pra frente.

nettoroses
Veterano
# fev/07
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LeandroPanucci
o tópico vai ajudar uma boa galera msm
man
tu fala mais de teoria do que toca parece : /
dificil ouvir tu tocando, num grava por tempo?

LeandroP
Moderador
# fev/07 · Editado por: LeandroP
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Adendo:

Os intervalos também podem ser: ascendente ou descendente, melódico ou harmônico, simples ou composto, natural ou invertido.


Intervalo Ascendente é quando o primeiro som é mais grave que o seguinte.

Intervalo Descendente é quando o primeiro som é mais agudo que o seguinte.

**********************************************************

Intervalo Melódico é quando os sons são ouvidos consecutivamente, ou seja, um depois do outro.

Intervalo Harmônico é quando os sons são ouvidos simultâneamente, ou seja, ao mesmo tempo.

**********************************************************

Intervalo Simples é aquele que não ultrapassa a oitava.

Intervalo Composto é o que ultrapassa a oitava.

**********************************************************

Intervalo Natural é aquele que pertence a tonalidade (veremos isso com detalhes mais pra frente).

Intervalo Invertido é quando invertemos a posição das notas.

Intervalos Enarmônicos são intervalos com sons iguais e nomes diferentes (veremos isso com detalhes mais pra frente).

**********************************************************

Essa idéia é muito simples, mas não se pode desprezar o assunto, pois é o alicerce de qualquer estudo musical.

LeandroP
Moderador
# fev/07
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nettoroses
tu fala mais de teoria do que toca parece : /

Tu não tá perdendo muita coisa :P

nettoroses
Veterano
# fev/07
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LeandroPanucci
uahuhauhauha
eu so vi uma vez tu tocando
e nem lembro como era
so lembro que curti uahauhhua
(nova era parece)

gsprs
Veterano
# fev/07
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LeandroPanucci
Tu não tá perdendo muita coisa :P
¬¬

Trocaria toda minha técnica fritadeira pelo seu senso melódico.. =)

LeandroP
Moderador
# fev/07
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nettoroses

Tenho preguiça de escrever backtrack... postaria muita coisa se tivesse uma banda de verdade tocando comigo. Não sei se você percebeu, mas toda vez que gravo algo na banda cover que eu toco, eu posto aqui... mas é cover, e nem sempre esta banda grava alguma coisa.

LeandroP
Moderador
# fev/07
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gsprs
Trocaria toda minha técnica fritadeira pelo seu senso melódico..

É isso que estou querendo dividir com vocês... e os intervalos tem tudo a ver com o que você deseja alcançar.

gsprs
Veterano
# fev/07 · Editado por: gsprs
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LeandroPanucci
To ligado cara, enxergo meu pai em você..
Ele é músico e tal, as vezes faço umas jam's com ele, a fim de estudo e tal...
Porra, fico boquiaberto com o q ele faz e ele fica com vontade de me espancar ouvindo meus improvisos.. hehehhehe

Ele insiste que eu estude harmonia e tal, só me falta tempk e vontade...

nettoroses
Veterano
# fev/07
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LeandroPanucci
na verdade é moh chato escrever bt's msm
eu ainda acho que sou mais preguiçoso que vc hehe
no meu caso, o problema naum é nem em fazer as bt's
é em terminar as composições, devo ter umas 8,9 inacabadas

Luckas_Guitar
Veterano
# fev/07
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Intervalo Composto é o que ultrapassa a oitava.

como assim?

saco do assunto, mas disso nunca ouvi falar.

Machine Gun Man
Veterano
# fev/07
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Teoria alimentar é gostoso! \o


Brincadeira. =P
Ótimo tópico, mestre!

Eu queria comprar esse livro do Almir Chediak, mas o preço não é muito encorajador... =/

Belloni
Veterano
# fev/07
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Intervalo composto é quando o intervalo ultrapassa a oitava da tônica, por exemplo, uma terça duas oitavas mais aguda, em relação a tonica, é um intervalo composto...

Luckas_Guitar
Veterano
# fev/07
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Belloni

saquei, a nota da ponta (ais aguda) seria outra q não o tonica, ok?

Belloni
Veterano
# fev/07
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Luckas_Guitar

Sim... Só pra visualizar melhor... os acordes com 9ª, 11ª, 13ª são acordes com intervalos compostos, pois tem intervalos, em relação a tonica, que ultrapassam a oitava.

Belloni
Veterano
# fev/07
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Lembrando que a 8ª ainda pertence ao "intervalo simples".

Luckas_Guitar
Veterano
# fev/07
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Belloni

opa, valeu, a gente as vazes conhece a coisa mas nao sabe o nome. Thanks.

Belloni
Veterano
# fev/07
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Luckas_Guitar

Bem nessas... E como nome de conteúdo muda de autor pra autor, é normal acontecer isso!

Abraços.

LeandroP
Moderador
# fev/07
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Alterando os intervalos

Como havia dito antes, os intervalos podem ser maiores, menores, justos, aumentados ou diminutos. Vejam como eles podem ser alterados.

Intervalo maior mais 1 semitom = aumentado
Intervalo maior menos 1 semitom = menor

Intervalo menor mais 1 semitom = maior
Intervalo menor menos 1 semitom = diminuto

Intervalo justo mais 1 semitom = aumentado
Intervalo justo menos 1 semitom = diminuto


Inversão

Quando se inverte um intervalo maior, este se torna menor.

Quando se inverte um intervalo menor, este se torna maior.

Quando se inverte um intervalo aumentado, este se torna diminuto.

Quando se inverte um intervalo diminuto, este se torna aumentado.

Os intervalos justos quando invertidos continuam justos.

LeandroP
Moderador
# fev/07 · Editado por: LeandroP
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Classificação dos Intervalos


Intervalos de segunda:

O intervalo de 2a se refere a 2a nota da escala, e sua classificação varia de acordo com a distância em tons da nota fundamental ou tônica (primeira nota).

Portanto uma segunda pode ser:

menor: quando está em 1 semitom de distância da tônica;
maior: quando está em 1 tom de distância da tônica;
aumentado: quando está em 1,5 tom de distância da tônica

**************************************************

Intervalos de terça:

O intervalo de 3a se refere a 3a nota da escala, e sua classificação varia de acordo com a distância em tons da nota fundamental ou tônica (primeira nota).

Portanto uma terça pode ser:

menor: quando está em 1,5 tom de distância da tônica;
maior: quando está em 2 tons de distância da tônica;

**************************************************

Intervalos de quarta:

O intervalo de 4a se refere a 4a nota da escala, e sua classificação varia de acordo com a distância em tons da nota fundamental ou tônica (primeira nota).

Portanto uma quarta pode ser:

justa: quando está em 2,5 tons de distância da tônica;
aumentada: quando está em 3 tons de distância da tônica;

**************************************************

Intervalos de quinta:

O intervalo de 5a se refere a 5a nota da escala, e sua classificação varia de acordo com a distância em tons da nota fundamental ou tônica (primeira nota).

Portanto uma quinta pode ser:

diminuta: quando está em 3 tons de distância da tônica;
justa: quando está em 3,5 tons de distância da tônica
aumentada: quando está em 4 tons de distância da tônica;

**************************************************

Intervalos de sexta:

O intervalo de 6a se refere a 6a nota da escala, e sua classificação varia de acordo com a distância em tons da nota fundamental ou tônica (primeira nota).

Portanto uma sexta pode ser:

menor: quando está em 4 tons de distância da tônica;
maior: quando está em 4,5 tons de distância da tônica;

**************************************************

Intervalos de sétima:

O intervalo de 7a se refere a 7a nota da escala, e sua classificação varia de acordo com a distância em tons da nota fundamental ou tônica (primeira nota).

Portanto uma sétima pode ser:

diminuta: quando está em 4,5 tons de distância da tônica;
menor: quando está em 5 tons de distância da tônica;
maior: quando está em 5,5 tons de distância da tônica;


*************************************************************

Grafia

T ou F = tônica ou fundamental

b2 = segunda menor = 0,5 tom

2 = segunda maior = 1,0 tom

#2 = segunda aumentada = 1,5 tom

******************************

b3 = terça menor = 1,5 tom
3 = terça maior = 2,0 tons

******************************

4 = quarta justa = 2,5 tons
#4 = quarta aumentada = 3,0 tons

******************************

b5 = quinta diminuta = 3,0 tons
5 = quinta justa = 3,5 tons
#5 = quinta aumentada = 4,0 tons

******************************

b6 = sexta menor = 4,0 tons
6 = sexta maior = 4,5 tons

******************************

b7 = sétima diminuta = 4,5 tons
7 = sétima menor = 5,0 tons
7M = sétima maior = 5,5 tons

******************************

8 = oitava justa = 6,0 tons


********************************************

Observações:

Não existe:

tônica aumentada, diminuta, maior ou menor. Tônica é tônica, sempre!

3a diminuta

4a diminuta

6a diminuta

6a aumentada

7a aumentada

8a diminuta, maior, menor ou aumentada. Lembre-se, a 8a é uma repetição da tônica.

*******************************************************

Os intervalos compostos (que ultrapassam a oitava) podem ser vistos de forma prática, subtraindo 7:

9 menos 7 = 2
11 menos 7 = 4
13 menos 7 = 6

Não existe intervalo de 10a, 12a, 14a.

LeandroP
Moderador
# fev/07
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Intervalos Enarmônicos:

São intervalos com sons iguais, mas com nomes diferentes. A posição da nota é que pode dizer qual é o intervalo.


#2 = b3

#4 = b5

#5 = b6

6 = b7

Raizen
Veterano
# fev/07
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Tipo...
Intervalo de terça a meu ver é apenas aquele que compreende 3 notas contando aquelas que formam o intervalo. E isso serve para todos os outros.

Sobre não existir intervalo de 10a..etc etc... Discordo...pq não existiria?

LeandroP
Moderador
# fev/07
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Ou seja, como diferenciar um #2 de um b3

Exemplo:

C - D# - E - etc (Neste caso o D# é uma 2a aumentada).

C - D - Eb - etc (Neste caso o Eb é uma 3a menor).


O D# e o Eb tem amesma distância em tons (1,5 tom), mas a nota em relação a tônica é quem indica quem é um e quem é outro.

Um outro caso de enarmonia acontece com o #4 e o b5, e a regra não muda:

C - D - E - F# - G - A - etc

C - D - E - F - Gb - A - etc

O primeiro exemplo possui uma quarta aumentada (F#), enquanto que o segundo exemplo possuia uma quinta diminuta (Gb). Mesmo que ambos os intervalos possuem 3 tons em relação a tônica, é a posição da nota que indica quando é um e quando é outro.

LeandroP
Moderador
# fev/07 · Editado por: LeandroP
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Raizen

Se observar o intervalo de 10a na pauta, você tem razão, mas na harmonia moderna por que existiria, se é uma nota que funciona como um pilar da escala?!

Antigamente poderia até ser utilizado este tipo de nomenclatura, mas hoje em dia isso não funciona, só confunde. Então é melhor dizer que não existe.

LeandroP
Moderador
# fev/07
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Raizen

Toque uma 3a...

Toque uma 10a...

Um tanto estranho tocar uma 10a, não acha?!

John Arch
Veterano
# fev/07 · Editado por: John Arch
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LeandroPanucci
Vc se eskeceu de falar q nas inversões td se inverte (meio redundante). Vc disse:

"Quando se inverte um intervalo maior, este se torna menor.
Quando se inverte um intervalo menor, este se torna maior.
Quando se inverte um intervalo aumentado, este se torna diminuto.
Quando se inverte um intervalo diminuto, este se torna aumentado.
Os intervalos justos quando invertidos continuam justos.


Mas isso vale tmb para:

O que era 7ª vira 2ª; o que era 3ª vira 6ª; o que era 4ª vira 5ª, etc...

LeandroP
Moderador
# fev/07
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Modo prático


Tomando como tônica a nota C na 6a corda (bordão)

e---8- = oitava --------
B---8- = quinta justa --
G---8- = terça menor ---
D---8- = sétima menor --
A---8- = quarta justa --
E---8- = tônica -------- <-------


Tomando como tônica a nota C na 5a corda:

e---3- = quinta justa ---
B---3- = segunda maior --
G---3- = sétima menor ---
D---3- = quarta justa ---
A---3- = tônica --------- <------
E---3- = quinta justa ---


Tomando como tônica a nota C na 4a corda:

e---10- = segunda maior ---
B---10- = sexta maior -----
G---10- = quarta justa ----
D---10- = tônica ---------- <------
A---10- = quinta justa ----
E---10- = segunda maior ---


Tomando como tônica a nota C na 3a corda:

e---5- = sexta maior ----
B---5- = terça maior ----
G---5- = tônica --------- <------
D---5- = quinta justa ---
A---5- = segunda maior --
E---5- = sexta maior ----


LeandroP
Moderador
# fev/07
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John Arch

ok, valeu!

LeandroP
Moderador
# fev/07
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Inversões (complementação):


Tônica invertida vira 8a

2a menor invertida vira 7a maior
2a maior invertida vira 7a menor

3a menor invertida vira 6a maior
3a maior invertida vira 6a menor

4a justa invertida vira 5a justa
4a aumentada invertida vira 5a diminuta
5a aumentada invertida vira 4a diminuta

o resto é espelhado.

ki_suco
Veterano
# fev/07
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pelo que eu entendo:
um intervalo de 2a é simples
e um de 9a é composto

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