Um guitarrista necessita conheçer eletrônica ou coisas do tipo?

    Autor Mensagem
    guitars.cloud
    Veterano
    # dez/10


    Todo guitarrista precisa conhecer um básico de eletrônica para fazer uma manutenção em seus equipamentos quando preciso? Necessita conhecer alguma outra coisa que não seja música como o caso citado eletrônica ou elétrica? Até que nível necessita conhecer essas coisas?

    Se for possível (caso seje necessário msm conhecer tal assunto) alguém poderia indicar algum material bom no assunto?

    Del-Rei
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    guitars.cloud

    Se vc quiser poder trocar seus captadores, parafusos, chaves, etc, sim, pelo menos o basicão.

    Nada como trocar o próprio captador... Basicamente, saber soldar.

    Fazer pedais também não é difícil, dependendo do pedal.

    E se quiser se aventurar no mundo dos amps, é essencial saber bem eletrônica.



    Um aceno de longe!!!

    joaormrt
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    guitars.cloud
    pra fazer a manutenção da parte elétrica da guita, é preciso saber algo de eletrônica sim, ou aprender apenas a montar a bagaça...eu mesmo não entendo nada de eletrônica...
    Acho que o necessário é saber tocar, o resto não é indispensável, mas é claro que conhecimento nunca é demais.

    ps: seje
    ouch

    assacinodeemos
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Um guitarrista necessita conheçer eletrônica ou coisas do tipo?

    Não para tocar .
    Mas conhecimento nunca é demais ! aprenda o maximo que puder de tudo.
    abçs.

    Ismah
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Conhecimento nunca é demais. Podem tirar tudo de vc, menos o saber.

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Já que desenterraram....

    Conhecer eletrônica é estudar eletrônica. Conhecer componentes e circuítos, ler diagramas, identificar valores, saber calcular fatores resistivos, condutivos, etc.

    Não precisa nada disso.

    Mas, saber fazer uma solda decente, trocar um componente danificado, usar um multimetro, trocar captadores e componentes da elétrica da guitarra (que é bem simples)... acho extremamente necessário.

    Não somente para fazer pequenos consertos, mas principalmente para entender o funcionamento do objeto que você manuseia.

    E esse conhecimento de elétrica/eletrônica básico, para entender seu instrumento, o cara aprende rapidinho, sem sair de casa.

    É só querer....

    banhaz
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Achei esse cara no youtube...além de ter diversos videos fazendo demo de pedais (demos muito bem feitos) e de tocar muito bem, ele recentemente iniciou uma "mini-série" no youtube, explicando elétrica e eletrônica básica para guitarristas. Tópicos como resistência, inductância, impedância, sinal elétrico, ruído, etc...coisas que sempre ouvimos falar e até chegamos a dar palpites de vez enquando, arriscando falar merda, haha... O próximo video está para sair em breve, ele tratará de capacitância (no mais recente ele falou sobre inductância).
    Nos videos é explicado como funciona todo o processo de conversão da força mecânica aplicada nas cordas até viror o som que sai do amp. Isso é muito útil para entender como você pode mexer no seu "rig" para fazer aquele ajuste ultra-fino no som na guitarra ou amp, ou mesmo corrigir problemas que aparentemente parecem sem solução.
    Esse cara é engenheiro de som e gravação, guitarrista para música de vários filmes/comerciais (nos EUA) e parece que até dá aulas dessa parte mais técnica da música. Portanto, ele explica muito bem. Ele também é engenheiro aeronáutico...
    Bom, não há legendas nem nada, mas imagino que sirva para muita gente que entende bem inglês. Esses videos já me ajudaram muito (e ainda tem mais por vir) e espero que ajudem o pessoal aqui também!
    -- Além dessa série de videos, ele também tem mini tutoriais falando a respeito de outros temas clássicos, como: fazer a guitarra aparecer melhor no mix, problemas de reverberância, problemas no ajuste da cadeia de pedais, etc, e também aulas de guitarra, ensinando riffs genéricos, maneiras de aproximar um tipo de som, ou mesmo músicas de fato.
    Tudo explicado de maneira bem calma e pausada, diferentemente dos videos do youtube, em que o pessoal parece que grava com vontade de mijar e acelera pra acabar logo.

    http://www.youtube.com/playlist?list=PLJbDWzfvZamVeyQfY-1VKw47eN9MCW8L J

    (eu tinha criado isso em um tópico novo, mas talvez seja melhor postar aqui mesmo e pronto...posto nesse fórum há quase 4 anos e ainda cometo o erro de criar tópico desnecessário, haha. Se algum mod achar que deve apagar, é esse aqui)

    SkyHawk
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Marcado

    Khaosalef
    Membro
    # ago/13
    · votar


    É bom pro caso de você querer fazer a manutenção da sua guita, mas quanto a tocar, não.

    locaosks
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: locaosks
    · votar


    guitars.cloud

    Sou suspeito pra falar, porque eletrônica e guitarra são duas paixões pra min!

    Indico pra você o livro do luthier Edmar Luighi - Guia Ilustrado da Guitarra: Tudo sobre captadores, que, apesar do título, tem um capítulo mostrando diagramas de ligações da parte elétrica de vários modelos de guitarra, bem fácil de entender e voltado justamente para quem é leigo no assunto.

    AbçOo!

    sidguitar1
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    pessoal ja falou tudo, completo apenas com a ideia dq se o cara entender um pouco de eletronica(pode ser por internet, curso por correspondencia ou ir aprendendo com algum amigo), e uma guitarra baratinha pra ir aprendendo a mexer na parte eletrica e tambem em pequeras regulagens e reparos , ai brother, vc economiza muita grana,por mais absurdo q pareça ja vi cara pagando 50 reais pra trocar corda aqui em ctba, pq nao sabe regular oitavas,coisas basicas como trocar um jack q custa 3 reais, com um ferro de solda e estanho vc faz em casa, se mandar em luthiers espertalhoes ja foi mais uma oncinha pro pau, e por ai,abraçao

    Mateus Z.
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    "conheçer" "seje"

    aprenda o português primeiro rapaz.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Um guitarrista necessita conheçer eletrônica ou coisas do tipo?