Guitarra tão boa quanto Fender barata existe?

Autor Mensagem
GRRS
Veterano
# dez/10
· votar


Neth

Então cara, essas daí são inferiores se comparado as americanas, mas são melhores que as MIM standard, pelo que falam nos foruns gringos

Procura a Highway one que é bem falada...

Quanto a tagima... não sei não heim... acho que o preço tá meio salgado

guitarfilth
Veterano
# dez/10
· votar


Tem as Fender Southern Cross Brasileira,

elas são boas, mas tem elas runha tbm, ai tem que testar!

MauricioBahia
Moderador
# dez/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Felizmente, me libertei das marcas! Percebi que não vou tocar melhor, nem ter uma sonoridade acima da média, seja com uma guitarra Custom Shop TOP TOP ou com uma SX, Condor, etc. pq além da guitarra tem muuuuuuito mais coisa envolvida.

Tudo bem se fosse rico ou profissional, mas eu não sou nem um nem outro, então fico na minha faixa, que é de um instrumento entre R$500 e R$1500,00, seja ele novo ou usado. Aliás, tem uns usados que são demaisssssss...

Abs

T-Rodman
Veterano
# dez/10
· votar


Neth

Já viu os tópicos sobre a Cort M600T ou testou uma dessas em loja?
- talvez essa possa te agradar. Fica na faixa de preço que você estipulou e é bem legal a guitarra.

mvmarquezini
Veterano
# dez/10
· votar


MauricioBahia

100%

derek_70
Veterano
# dez/10
· votar


MauricioBahia assino embaixo !!

rsf
Veterano
# dez/10 · Editado por: rsf
· votar


MaurcioBahia
"Percebi que não vou tocar melhor, nem ter uma sonoridade acima da média, seja com uma guitarra Custom Shop TOP TOP ou com uma SX, Condor, etc. pq além da guitarra tem muuuuuuito mais coisa envolvida."


cara, com o todo respeito..mas discordo desse seu ponto de vista..
evidentemente que vc não irá tocar melhor por conta do equipo, mas com certeza o resultado será melhor se seu equipo for bom...

acho que esse tua "tese" se sustenta em algo bastante questionável..vc acha que o equipamento não é limitador da reprodução do talento...eu questiono isso...acho que a falta de qualidade de certos instrumentos limitam sim o desempenho do talento...existem coisas que uma guitarra boa permite que vc faça...porém, guitarras ruins não permitem. há muito tempo atrás rolou um video do satriani com uma guitarra ruim... a galera teve orgasmos assistindo o video dizendo que aquilo era prova de que o que importa é a pegada e blá, blá...mas se vc "assistir" com a devida atenção o video vc vai perceber que em determinado momento satriani "baixa a mão" e a guita peida...o que ele fez então? ele amenizou a pegada por conta da limitação da guita....resultado..nem ele pode tocar o que ele queria e podia, nem quem assistiu o video ouviu o que ele é capaz de fazer...

por isso que defendo a tese de que tão importante quanto vc se desenvolver musicalmente é vc prestar atenção na qualidade do seu "instrumento" de trabalho, mesmo que seu "trabalho" seja amador...quanto mais técnica vc tiver e quanto melhor for seu equipo, mais fielmente vc poderá reproduzir seu talento...

Para quem gosta de guitarras eu sempre dou duas sugestões...
1)treine à exaustão, desenvolva sua tècnica e sua musicalidade;
2) tenha o melhor equipamento que seu dinheiro permitir, porque esse será o meio pelo qual vc irá transmitir fielmente e sem limitações tudo aquilo que vc levou anos desenvolvendo...

e infelizmente, os melhores instrumentos e equipamentos, em regra (existem exceções) ainda são aqueles produzidos por marcas tradicionais....

MauricioBahia
Moderador
# dez/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


rsf: mas com certeza o resultado será melhor se seu equipo for bom...

Sim, mas EU, MAURICIO entendo que chega num nível, que pela MINHA ignorância e amadorismo, não consigo perceber vantagem entre uma Fender de ~R$1.500,00 uma de ~R$10.500,00, por exemplo.

Eu sou um guitarrista medíocre, conheço pouco de guitarras e sei que não consigo diferenciar como você e outros conseguem. Minha praia é muito mais pedais que guitarras.

Então, pra mim, naquela faixa de preço que citei, tá de bom tamanho. Questão "Custo x Benefício" puro!

[edit] Se vc me oferecer uma guitarra de R$6.500,00 por R$4.500,00 ainda vou preferir a de mais barata, de R$1.500,00. Simplesmente eu não vou sair com uma guitarra de R$4.500,00 na rua, quanto mais tocar em locais xexelentos! hehhe Prefiro 3 de R$1500,00 pra eu surrar bastante, relicar, trocar captadores sem me sentir "culpado".

Abs

pscb
Veterano
# dez/10
· votar


MauricioBahia

Tô fechando uma tele por cerca de 1500 com corpo de cedro rosa em peça única, ponte Wilkinson e tarraxas Gotoh, sendo possível colocar um belo tampo de imbuia. Metade da minha "guitarra titular", mas suficiente para levar sem culpa em viagens e possíveis shows (até parece que faço show hehehe).

MauricioBahia
Moderador
# dez/10
· votar


pscb

Esse papo de Qualidade x Valor, dá o que falar!

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/225211/

Abs

derek_70
Veterano
# dez/10
· votar


MauricioBahia assino embaixo de novo !!

Sim, mas EU, MAURICIO entendo que chega num nível, que pela MINHA ignorância e amadorismo, não consigo perceber vantagem entre uma Fender de ~R$1.500,00 uma de ~R$10.500,00, por exemplo.



rsf acho que o ponto da discussão é se uma guitarra de R$ 5.000 é de fato 10 vezes melhor que uma de R$ 500.
Minha Strato SX vai me custar menos que R$ 1.000 com os upgrades e segundo meu luthier não fica devendo nada pra uma Fender...

cara, com o todo respeito..mas discordo desse seu ponto de vista..
evidentemente que vc não irá tocar melhor por conta do equipo, mas com certeza o resultado será melhor se seu equipo for bom...


ogner
Veterano
# dez/10
· votar


derek_70
Minha Strato SX vai me custar menos que R$ 1.000 com os upgrades e segundo meu luthier não fica devendo nada pra uma Fender..

Se seu luthier usou exatamente essas palavras, troque de luthier!

renansena777
Veterano
# dez/10
· votar


Guitarra tão boa quanto Fender barata existe?

Eu acho que há guitarras tao boas quanto seu dinheiro pode comprar

derek_70
Veterano
# dez/10
· votar


ogner eu (e o luthier) nos referimos as madeiras.
E de fato, não sei se minha SX com uma emenda no corpo fica devendo pra uma MIM com até 7 pedaços como já li por aí ...

Neth
Veterano
# dez/10
· votar


Galera desculpem-me a demora! Tive que viajar a trabalho e só retornei ontem.

É o seguimte... Fender AM, infelizmente só nos meus sonhos (que se puder ser realizado, só se um dia eu for rico mesmo hehe). Fender MIM não confio muito (minha opinião).

Tagima 735 eu dei uma testada na loja da cidade que fui trabalhar (Ouro Fino - MG) e não curti o timbre não.

Mas eu estou vendo alguns colegas aqui do tópico comentarem sobre a Cort. E coincidentemente, ontem conversava com meu amigo no MSN quando ele tocou no assunto das guitarras da Cort. Ele comprou uma e achou somzera e timbrada pra caramba. Só que meu amigo é de São Paulo, e eu sou de minas, é foda eu ir lá só pra testar - mas não descarto tal possibilidade.

Agora eu quero saber de vcs experts no assunto aqui:

- Uma Cort é realmente recomendável pra tocar bailes? Samba, Axé, Sertanejo, MPB, Groove Soul (principalmente)...

- Qual é o melhor modelo atual das guitarras Cort?

- Elas têm peso, sustain e e bons caps?

Desculpem tantas perguntas... mas a verdade é que nunca vi pessoalmente alguém com uma Cort num show. Só artistas como Santana. Mas as dele provavelmente são customizadas né!

Agradeço antecipadamente a todos! E obrigado pelos comentários aqui.

Abraços

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/10
· votar


Neth
"Fender MIM não confio muito (minha opinião)."

Isso é um pouco de preconceito. Tem umas Fender Mex bem legais por aí. Mas, enfim... vc tbm pode procurar uma Fender japonesa usada.

Se procurar legal, encontra umas Epi Les Paul legais tbm... Ibanez...

Sobre as Cort, tenho uma EVL Z6 e acho bem bacana: visual diferente, captação EMG ativa e dá pra encontrar nessa faixa de preço que vc procura. Outra Cort que surpreendeu MUITO foi a Zenox Z40. Um amigo comprou e pagou BEM barato. Eu não dava pela guitarra, mas depois de trocar os caps e as tarrachas ficou BEM surpreendente.

Zandor
Veterano
# dez/10
· votar


Cort G290, se encontrar uma, é uma boa pedida

Prova material:




Paul.Gilbert
Veterano
# dez/10
· votar


Neth

Algumas opções na minha opinião:

Fender Southern Cross + Caps Top = Uma ecxelente Strato com timbre peculiar, que não deve nada as MIM

Cort G/vt = Eu tenho uma e uma Fender Americana, e curto mais essa Cort. É uma guitarra com braço gordinho, mas feita com esmero. Não tem um detalhe a se reclamar.

Fender Japa = As vezes com sorte, vocÊ encontra uma japa nesse preço, que na minha opinião, dependendo da linha, é até superior as americanas. Construção Impecável...

Luthier: Com um pouco mais do que o que tem em mãos, você faz em um bom luthier, como o Tiguez ou o Ademir Coelho, uma guitarra que não deve nada as Fenders.

Cort G290, se encontrar uma, é uma boa pedida

Sempre quis testar, essas tops da Cort, não devem nada as mais caras.

Paul.Gilbert
Veterano
# dez/10 · Editado por: Paul.Gilbert
· votar


derek_70 e outros

Só para deixar uma opinião registrada, já peguei algumas Sx para regular, e tive a infelicidade de comprar uma SST57 para uso pessoal, antes de bater rolo com essa Fender que eu tenho agora.

É uma guitarra medíocre, supervalorizada. Tem um braço com pegada razoável, e um verniz laranja horroroso(não gosto nem das Fenders assim). Corpo, Emendas, 3. Era de Alder realmente. Constatei depois de ver uma parte lixada da ponte. O acabamento da parte interna, era sofrível, cheio de rebarbas, partes mal pintadas e cortes tortos, que nenhum CNC faria. O braço ainda veio com entrastamento cerca de 0,4 cm fora do padrão(não afinava corretamente).

Os captadores, achei legais, o restante do hardware, incluindo os trastes, dispensável.

Conclusão: Sx é medíocre, só salvei o corpo da minha, que usei em um projeto pessoal. Meu professor, que é Luthier no real sentido da palavra, também achou medíocre, e não vejo porquê tanta valorização deste instrumento. Tem Squier Japa, Ibanez antiga, Gianninis, infinitamente melhor construídas.

Sir.Paulo
Veterano
# dez/10
· votar


Paul.Gilbert

Faço minha cada linha que você escreveu!

O mito gerado aqui no fórum sobre essas guitarras é muito louco!

Ant--
Veterano
# dez/10
· votar


derek_70
Minha Strato SX vai me custar menos que R$ 1.000 com os upgrades e segundo meu luthier não fica devendo nada pra uma Fender...

Depende a que Fender ele se referiu. Eu particularmente acho impossível uma SX ser tão boa quanto uma Fender American, por mais upgrades que possam colocar nela. Mesmo se o tipo de madeira for equivalente, tem todo um processo de preparação, de secagem, de escolha... Simplesmente não tem como uma guitarra produzida para ser vendida abaixo de U$100 se equiparar a uma top da Fender. A não ser que um feliz e raríssimo acidente aconteça.

Neth
Veterano
# dez/10 · Editado por: Neth
· votar


BlaCk LaBeL, Zandor e Paul.Gilbert
Obrigado aos 3 pelas dicas e comentários.Mas já estou desencanando das Fenders... ah, são perfeitas guitars. Porém, o preço das Fenders não ajuda! E infelizmente estou sem muito tempo pra ficar procurando por um bom preço.

Até então eu estava pesquisando pela Cort M600T, e vejam o que encontrei no ML:

CORT M600T BBB

O preço está ótimo pra mim, aceitável e essa guitar é linda. O problema é que não vou poder testá-la.

Mas gostaria de saber:

As Cort G290 são melhores do que as M600T? Vale a pena eu adquirir essa do link?

Aliás, alguém aqui tem uma M600 que possa me dizer se ela tem um braço confortável e tudo mais?

Os modelos G são melhores que os M?

Lembrando que não vou tocar rock. Apenas músicas toscas como axé, sertanejo, pop internacional e blá-blá-blá!

Obrigado a todos pela ajuda. Sem vcs eu estaria ferrado.

Grande abraço

ogner
Veterano
# dez/10
· votar


Paul.Gilbert

Cara, se vc pegou pra regular, deve ser luthier ou coisa parecida, e logo sabe que essas guitarras chinesas baratas, NÂO EXISTE CONTROLE DE QUALIDADE, logo testar na loja, e se possivel ate abrir a guitarra É FUNDAMENTAL, vc não deve ter feito isso....

É simples. É impossivel generalizar essas guitarras baratas...Mas sem duvidas são guitarras mediocres sim...Agora, ate hoje não apareceu um guitarra com som de strato mesmo por 500,00, logo eu ainda acho as SX uma boa pedida...Testei, comprei uma e não me arrependo...

ogner
Veterano
# dez/10
· votar


E se vcs falarem, ahhh, abrir, testar, ahhhh, é muito dificil em loja, nunca dá.....Porra, vcs estao comprando um produto, se nao forem bem atendidos, nao comprem, simples...

Muito obrigado Sr. vendedor, mas se não for possivel testar a guitarra da maneira que pretendo não vou querer, passar bem, tchau..

MauricioBahia
Moderador
# dez/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


O erro, pra mim, é simples. Comparar "A" com "B", querendo que "A" seja igual a "B". Pra mim, isso é utopia e a graça é ser diferente ou melhor, soar diferente. Aliás, não era o que nossos mestre fizeram e as vezes, até sem querer? Hendrix, Van Halen, Clapton, Page... Todos eles desmontavam as guitarras, alteravam parte elétrica, faziam modificações diversas pq eles queriam tirar um som específico. Era um laboratório!

O maior exemplo é a guitarra do Ed, pô. Aquela Frank é o cúmulo! ehhe

Abs

Neth
Veterano
# dez/10 · Editado por: Neth
· votar


ogner
Eu concordo com tudo o que disse.

Infelizmente eu não poderei testar a guitar pq não tenho condições pessoais e financeiras para me deslocar até o RJ.

Eu sou um cliente bem chato. Gosto de testar, abrir e ver tudo nos mínimos detalhes. Porém, em questão de hardware, eu só entendo de PCs - pois sou técnico em informática.

Agora, falando por mim, se eu pedir ao vendedor para abrir a guitarra pra eu ver a arquitetura, a parte elétrica e tudo mais... ficaria mais do mesmo... pq não entendo nada disso!

É por isso que quando vou comprar uma guitar, eu olho inicialmente o timbre, o conforto do braço (que pra mim é essencial) e a aparência.

Eu sou um analfabeto no quesito hardware da guitarra.

Por isso venho sempre aqui pedir uma luz, pq sei que vcs aqui sim, entendem mtoooooo do assunto! E nada melhor do que perguntar aos experts né.

derek_70
Veterano
# dez/10
· votar


Paul.Gilbert e Sir.Paulo se vocês vivem de música não há dúvida que vc tem que comprar o melhor instrumento que seu dinheiro puder comprar pois é sua ferramenta de trabalho. Eu iria de Fender Americana sem pensar duas vezes.

Meu ponto de vista é de um hobbista, pois tenho certeza que nunca irei (nem preciso) ganhar um centavo como músico.

Você mesmo disse que o corpo da strato SX é feito em alder. Me diga qual strato com corpo de alder é vendida hoje na casa dos R$ 500?

Você tb deve saber que produtos fabricados por marcas chinesas tem qualidade bem variável. Da mesma linha de produção pode sair instrumentos perfeitos quanto mal fabricados. Talvez vc tenha sido premiado com um desses.

Vc menciona como um dos defeitos da strato SX o verniz laranja mas reconhece que até a Fender possui modelos com este verniz. Então no caso da SX é um defeito e se for uma Fender é apenas uma característica ?

pscb
Veterano
# dez/10
· votar


derek_70
Você mesmo disse que o corpo da strato SX é feito em alder. Me diga qual strato com corpo de alder é vendida hoje na casa dos R$ 500?

Meu baixo Yamaha tem corpo em alder. Isso não faz dele um bom instrumento. É apenas razoável. Minha guitarra (Tagima Infinity Custom), por sua vez, tem corpo em cedro e possui excelente sonoridade, por ser uma madeira bem cuidada, teoricamente.

Como diz o Bertola: é mais importante a qualidade da peça em si do que ser alder, ash, mogno etc.

Paul.Gilbert
Veterano
# dez/10
· votar


ogner

Concordo contigo. Meu post não é para difamar a SX, é que me assusta a quantidade de pessoas que endeusam esse instrumento. É uma guitarra medíocre no fim das contas. Realmente não pude testar antes, até porque eu só queria o corpo mesmo, então não faria diferença. Acredito que como as Tagimas, deve haver modelos mais bem feitos no meio do lote. O importante é você gostar do instrumento, se ele te serviu, ótimo.


derek_70

Com 350 reais, eu construo um corpo em luthier com a madeira nacional que eu quiser. Com a cor que eu quiser, e com a qualidade garantida.

Se for uma guitarra de 500 reais, para aproveitar o corpo... Não vale a pena, me ferrei. Meu post não é para atacar a SX, é que eu não vejo porque endeusar este instrumento, entende?

Não sou músico profissional, mas ganho algum dinheiro com música. Sou exigente com meus instrumentos, e só tenho uma Fender, porque comprei ela quebrada e arrumei, nunca teria condições de comprar uma. E nem é minha guitarra favorita, acho minha Cort G/vt superior, só para você perceber que marcas não me influenciam.

Vc menciona como um dos defeitos da strato SX o verniz laranja mas reconhece que até a Fender possui modelos com este verniz. Então no caso da SX é um defeito e se for uma Fender é apenas uma característica ?

Se ler meu post com calma...

um verniz laranja horroroso(não gosto nem das Fenders assim)

Vai ver que eu não apontei isso como um defeito da SX, mas como uma peculiaridade que eu odeio em guitarras de qualquer tipo.

Paul.Gilbert
Veterano
# dez/10
· votar


Neth

São muito diferentes apenas. A M600 é algo na linha das PRS, vai ter uma afinação superior a da G290, mas não possui um Hardware tão bom, e não vai te proporcionar um som de Stratocaster...

Já as tops da linha G, G290, G2800, G/VT... Essas vão te dar um som de Stratocaster, mas não te proporcionarão a afinação e o timbre das PRs...

Entende, é uma questão mais de gosto do que de Qualidade, minha opinião pessoas... Iria de Linha G...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra tão boa quanto Fender barata existe?