Projeto: Guitarrinha homemade

Autor Mensagem
Mohawk
Veterano
# dez/10 · Editado por: Mohawk
· votar


T-Rodman
Hum. Boa observaçao, meu camarada. Vou dar uma estudada sobre banjo e cavaquinho.

felipelfln
Sao trastes mesmo sim. Q legal cara, depois vai postando o resultado, quero muito ver.


Abçss

felipelfln
Veterano
# dez/10
· votar


Mohawk

Posto com certeza! Já comecei, a madeira ja ta cortada um pedaço.

Deiab
Veterano
# dez/10
· votar


Legal sua idéia, gostei da invenção.
Quando fazemos algo sozinho começamos a valorizar o trabalho de um luthier não é mesmo?

Cavaco elétrico dos flintstones.
Um abraço.

DINO EK
Veterano
# dez/10
· votar


Faz um ukulele eletrico, vai ficar show, bem melhor que cavaquinho!

felipelfln
Veterano
# dez/10
· votar


A minha vai ser neck thru, mas vai ser tipo um contrabaixo acústico com trastes, pra tocar na vertical. Ele é uma tora quadrada de madeira de uns 6cmx6cm e 130cm de comprimento. As tarrachas ficam na parte da ponte e a ponte é atras do headstock. Ta parecendo uma parte de um crucifixo, mas ta indo, to empolgado com meu projeto. Vo colocar um captador de rastilho e depois um de baixo normal. O maior problema é fazer o braço. To fazendo ele com um facão, um martelo, uma furadeira, pregos e parafusos daqui a pouco e umas tiras de madeira de telhado do tipo do corpo/braço. To fazendo com minha irmã... Não vejo a hora de ver ele pronto...

felipelfln
Veterano
# dez/10
· votar


Nossa,to viajando muito no meu projeto... Vo mudar o rumo dele. O que eu faço?

Carlos-Ot
Veterano
# dez/10
· votar


Cara eu comecei a fazer uma mini mesmo só pra enfeite há uma semana atrás, achei um pedaço bom de maçaranduba na obra da minha "casa", peguei o esquema de uma LP na net desenhei em cima e mandei cortar, ficou pequena acho que um palmo (aprox. 25cm), hoje tava denovo na obra e achei uns pedaços mais generosos e ja tava com a idéia de montar uma strato maior com braço parafusado... vou pegar depois uma madeira um pouco mais grossa pra desenvolver o corpo.

PS: Depois posto fotos da mini LP que to fazendo, to no trampo e esqueci o USB do cel em casa...

felipelfln
Veterano
# dez/10 · Editado por: felipelfln
· votar


O meu é uma tora assim:
________________________________ __
|_______________________________| |_|
Lado Cima-----------------------------------/\

Eu to fazendo uma tipo daquelas que imitam tábua de madeira e pensei em fazer um baixo assim, mas seria com captador de rastilho e não sei se existe pra baixo... Um de violão de aço ou de cavaquinho serviria? A tora é muito grossa pra ser um braço, os dedos nem se encostam quando pega ela, mas não sei como cavar toda aquela madeira dura. Como faço isso com esse material:
Facão forte, martelo, furadeira, limadeira, lixas, uma feramenta estranha que tem tipo uma lâmina embaixo pra passar na madeira e pregos? A madeira é sólida. Pra fazer isso eu tava fazendo com o facão e o martelo, tipo esculpindo na madeira, mas ta foda assim e fica tudo montanhoso. Pelo jeito vo leva umas duas semanas ou menos pra fazer esse negócio. Aí depois vo corta uma placa de compensado que tem aqui e colar na parte do meio que vai ter. Vai ficar como se fosse um daqueles violões elétricos que são só o contorno e o meio e as tarrachas vão ser no lugar do nut.

Carlos-Ot
Veterano
# dez/10
· votar


felipelfln

Tenta pesquisar sobre os captadores de baixolão...

aew pra ponte eu achei isso aqui, acho que o preço tá errado, se tiver melhor ainda pq vai ter que vender de acordo com oq tá no site.
http://www.vellozoguitarshop.com.br/ecommerce_site/produto_13856_5812_ Ponte-Les-Paul---SG-stop-bar-+-cavalete-KO

felipelfln
Veterano
# dez/10
· votar


Carlos-Ot

Até pensei nisso, mas é mais chato de acha e não sei se fazem..

E se eu usasse 6 cordas de nylon e fizesse um violão com headstock e corpo de guitarra, mas com captador de rastilho? Da pra ligar um captador de rastilho junto com um normal numa chave de posições se for corda de guitarra mesmo?

Mohawk
Veterano
# dez/10
· votar


Deiab
Valeu mesmo cara. Pode ter certeza que sim, agora eu tenho uma ideia de como é o trabalho de um luthier.

DINO EK
Valeu ae. Ukelele é show mesmo, quem sabe numa proxima vez, eu tente fazer um.

Carlos-Ot
Bacana cara, fazer guitarrinhas é muito bom.


Abçss

kiki
Moderador
# dez/10
· votar


hahaha, que dahora!

bacana!

vale a pena começar a desenvolver mais... pesquise por instrumentos similares, invente uns...

Carlos-Ot
Veterano
# dez/10
· votar


Bom como tinha prometido fotos tá ai:

A última foto eu passei o desenho pra guitarra pra fazer as peças, to tentando fazer o humbucker com aluminio, e o mesmo vale para os trastes (no caso latinha de cerveja ao contrátio. ^^

Foto 1
Foto 2
Foto 3
Foto 4

felipelfln
Veterano
# dez/10
· votar


Carlos-Ot
Como vc ta fazendo as partes de madeira e como fez os trastes? Essa guitarra não é muito mini?

Carlos-Ot
Veterano
# dez/10 · Editado por: Carlos-Ot
· votar


felipelfln

Como vc ta fazendo as partes de madeira e como fez os trastes? Essa guitarra não é muito mini?


[EDIT]
A madeira peguei um pedaço inteiro de maçaranduba que encontrei levei pro tiozinho da serraria e ele cortou, depois comprei duas espessuras de lixa, uma 120 pra acabamento e uma 50 pra "comer" mais a madeira.

Tipo é mini mesmo, só pra enfeite, os trastes eu to fazendo com a latinha de cerveja, eu corto uma tira, dobro e corto do tamanho da "escalinha", os caps to pensando em pegar uma barinha de aluminiu um pouco mais grossa e to pensando em colocar como corda apenas a mizinha de guita 0.9 msm. É só pra enfeite mesmo, agora to fazendo uma strato maiorzinha, mas também pra enfeite(eu acho), o triste é que não to achando madeira maior pra fazer uma de verdade. ^^

felipelfln
Veterano
# dez/10
· votar


Carlos-Ot

Se não acha madeira faz que nem eu, pega uma tora pra ser braço escala e headstock e depois cola uns pedaços de madeira do lado para serem o corpo e faz uma de verdade.

Carlos-Ot
Veterano
# dez/10
· votar


felipelfln

To desenvolvendo algo parecido, você achq eu em 13 cm de largura de corpo pra uma strato fica legal?

o braço eu to fazendo aparte em outra tora tem 26 cm

Mohawk
Veterano
# dez/10
· votar


kiki
Valeu cara. Vou dando uma pesquisada ai, buscar novas ideias para o proximo projeto.

Abç

felipelfln
Veterano
# dez/10
· votar


Carlos-Ot

Vai ficar só de enfeite tbm se for 13cm. O braço é 26cm de comprimento? Faz as mesmas medidas de uma guitarra que vc tiver aí pra usa ela como base na hora de fazer as oitavas e não ficar desafinado.

Alguem sabe se dá pra usar a furadeira pra cortar como serrote sem aquela broca especial pra corte lateral, horizontal...?

Ivan_Guitar
Veterano
# dez/10
· votar


felipelfln

E aí cara
ainda tá trabalhando no projeto?

Carlos-Ot
Veterano
# dez/10
· votar


felipelfln

Cara creio que não dê, no caso tu tá querendo cortar a madeira com a broca? Se for esquece, dá um puta trabalho e o resultado não fica bom, o meu conselho é levar em uma serraria que os caras cortam pra ti e fica bom...

Estou procurando uma tora maior pra tentar fazer a guita de corpo inteiro, quantos cm mais ou menos ficaria bom pra uma strato fender style?

Mohawk
Veterano
# mar/11 · Editado por: Mohawk
· votar


Eaew galeraa!!
Dps de um tempao parado, estou de volta com umas novidades na guitarrinha:
Coloquei um captador humbucker Sound Hb-1 nela;
Fiz uma especie de escudo improvisado;
Dei umas lixadas nela, mudei o desenho do headstock, enfim.

Foto:

http://img850.imageshack.us/i/fotoa0937.jpg/

E ta ai um videozin q eu gravei:




Quem quiser da uma moral aew

Abraçosss


edit:

Nao ligue para os erros da gravaçao, nao sei tocar nada.

luiztx
Veterano
# mar/11
· votar


Mohawk
sério cara, curti demais, levando em conta o custo e os materiais, ta mais que excelente... deu até vontade de começar uma, mas num tenho espaço pra isso..

Mohawk
Veterano
# mar/11
· votar


luiztx
Valeu pelo coment meu camarada.
Pô começa a fazer uma guitarrinha ai tbm, é só querer. Hehe


Abçss

felipelfln
Veterano
# mar/11
· votar


Mohawk

A minha o braço ficou pronto. Falta só colar as partes e fazer a ponte. Vai ser sem trastes pois pretendo usar com slide. Aí fco com menos preocupações.

felipelfln
Veterano
# mar/11
· votar


Mohawk

Nooossa. Só agora vi a foto e o vídeo. Muuito legal. Acho que vou mudar meu projeto pra uma cavaquinho size...

Mohawk
Veterano
# mar/11
· votar


felipelfln
Valeu meu velhoo!!
É bem viavel mesmo. Curti muito o som da guitarrinha(mesmo sendo feita sem muito capricho e com materiais baratos)

Abçss

kiki
Moderador
# mar/11
· votar


Mohawk
legal o video!
o trequinho funciona bem, tem um som bacana!
apesar do aspecto rustico, o som é bem macio

Mohawk
Veterano
# mar/11 · Editado por: Mohawk
· votar


kiki
O trequinho funciona q é uma beleza mesmo. Hehe
É um visual a lá Flintstones. kkkkkk

abçss

felipelfln
Veterano
# mar/11
· votar


Mohawk

Fiquei impressionado com o sustain na dist.. Muito legal. O meu projeto é fazer uma ponte curva como o cavalete de um violoncelo só que menos curva, usar as últimas 4 cordas da guitarra, não por trastes e tocar só com slide. O captador eu ponho um single de 25reals que eu vi por aí.. Acho que vou fazer sem potenciômetros...
O problema é que vão sobrar polos, mas isso não é problema..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto: Guitarrinha homemade