Suficiente para ser um bom compositor e improvisador?

    Autor Mensagem
    Heldson
    Veterano
    # nov/10


    Eu estou precisando avançar e tenho dificudades para compor, muitas vezes consigo apenas a melodia, problema é a harmonia e só consigo improvisar facilmente na penta menor, outras eu consigo, mas criar riffs é complicado. Vc que já tem experiencia pode me dar uma forcinha?[apenas no basico da composição harmônica("ritmo")]
    Se poder até a ordem de estudo, tbm é ideal, ajudará muito, pois a falta de ordem dificulta no progresso.

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Heldson

    Cara certa vez li um conselho do Steve Morse, que me serve muito bem até hoje.

    Ele dizia em resumo, que você deve sim, estudar harmonia, melodia... Mas que não deve se preocupar exclusivamente com isso na hora de compor, que se você realmente sabe teoria, ela será aplicada naturalmente, pelo seu subconciente. Eu particularmente gosto de imaginar a música sem pensar em teoria, e daí ir construindo ela aos poucos no instrumento, acho que flui melhor assim. Minha banda ganhou melhor instrumental aqui da cidade com um Blues montado nesse esquema.

    Heldson
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Vlw Paul
    Vo tentar seguir um pouco do conselho

    se você realmente sabe teoria, ela será aplicada naturalmente, pelo seu subconciente.

    Porém esse é o problema, eu realmente não sei teoria, e o que sei está meio desestruturado.


    Mais alguem...=]

    Heldson
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Up!

    Pé de chinelo
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Pé de chinelo
    · votar


    Heldson

    eu realmente não sei teoria, e o que sei está meio desestruturado.

    pow cara, vai estudar teoria então

    Heldson
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Só pode ser um Pé de chinelo

    rs Cara se vc não tivesse apenas lido o título, vc não falaria o q falou...aff!


    Vc que ja compõe há um tempo, poderia me dizer em que parte da teoria eu começo? e tbm o ritmo desses estudos.


    Pé de chinelo
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Heldson

    velho, eu li tudo.....o que vc disse foi só um complemento do titulo

    e como assim em que parte da teoria eu começo?? começa do começo pow escalas maiores, menores, formação de acordes....

    e ritmo de estudo tb quem define é vc

    quer uma dica? vai fazer aula com algum professor e para de querer aprender teoria sozinho pq é mto dificil

    boa sorte
    abs

    De Ros
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: De Ros
    · votar


    Concordo com o amigo Pé de chinelo.

    Começa por intervalos, depois formação de acordes e escalas e depois campo harmonico.

    Abraço!

    Heldson
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    aprender teoria sozinho pq é mto dificil[u][/u]

    Concordo seu Pé de chinelo. rs

    Sempre colaborando o De Ros =]

    Heldson
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Up!

    Heldson
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Up!

    Heldson
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Ja sei formação de acordes e escalas[algumas].
    A partir disso faço o q?


    Juneba
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    já sabe campo harmônico ? mas o importante não é saber somente que o campo harmônico é De A. que é A Bm C#m D E f# g#m(5+) A .
    é que sim como eu passo de nota para nota , que para eu passar do primeiro grau para o quinto , eu posso usar notas de passagem. a famosa harmonia tonal.


    abraços. compra o livro do nelson farias, a arte da improvisação. eu to estudando ele com meu professor.

    sidguitar1
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Juneba nao entendi o F# tem q ser F#m e o G#(+5) tem q ser G#m7(b5) ou se vc ta fazendo com triades só sol diminuto
    corrige isso ai,e o nome do autor e Nelson Faria e nao Farias hehehehe,abraço

    sidguitar1
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    desculpa corrifgir,,so pra nao ficar informaçao confusa ai...e esse livro e muito bom ,com esse livro ate o nelson faria um bom solo hehehehe trocadilho infame,abraço

    Heldson
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Juneba sidguitar1

    Mas me diz aew qual o melhor livro, o A arte da improvisação ou o de Harmonia e improvisação de Almir Chediak?/

    Heldson
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Up!

    Heldson
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ressussitando topicoo

    Pra nivel intermediario, alguem pode dizer por onde começsr os estudos?


    De Ros
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Heldson

    "Pra nivel intermediario, alguem pode dizer por onde começsr os estudos?"

    Começa por intervalos, depois formação de acordes e escalas e depois campo harmonico.

    Opa, acho que eu já tinha escrito isso...

    Heldson
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    é pq eu nao sei o q é exatamente o que fazer quando começar a estudar capo harmonico, eu ja sei intervalos e formação de acordes... entao apos campo harmonico? eu passo pra qual topico?

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Heldson

    Cara, acho que vc ta andando em círculos.....ta perguntando a msm coisa a 6 meses....

    pq tu não faz aula com um professor de verdade? ou se não tiver condições assiste os vídeos teóricos do youtube?

    Heldson
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Heldson
    · votar


    ta eu poderia assistir videos teoricos, se eu podesse escolher, se eu nao ficasse em duvidas por onde continuar... eu segui a dica de De Ros. Mas eu preciso saber uma sequencia mais ampla, alem de formação de acordes, intervalos e talz

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Heldson

    Então só fazendo aula msm

    LeandroP
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    Heldson

    Acabei de postar num outro tópico:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/116848/

    Dê uma lida e vê se te ajuda em alguma coisa ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Suficiente para ser um bom compositor e improvisador?