Ponte, de tremulo dormente para flutuante

    Autor Mensagem
    lro_fox123
    Veterano
    # nov/10


    É isso mesmo que você acabou de ler, sim eu fiz isso e não, nem passou perto do efeito desejado...
    Hoje a tarde, treinando um pouco do anda me veio na cabeça como transformar a minha ponte tremulo de 6 pivôs(parafusos) em uma ponte flutuante, inspirada na ponte com 2 pivôs..
    Mas o que eu consegui na verdade foi simplesmente perder tempo..
    Talvez por não ser luthier ou marceneiro ou qualquer profissão que trabalhe com madeira, mas utilizando de um simples PALITO DE PICOLÉ que eu apoiei entre a ponte e o corpo da guitarra, simplesmente diminuindo o atrito entre eles. A ponte 'flutuou' e realmente consegui dar alavancada pra trás e pra frente(esta última com uma maior diferença de tons ao ser exigida ao máximo) mas a alavanca ficou dura pra caramba mesmo retirando uma das molas, a guitarra ficou com o sustain horrivel(3 em uma escala de 0 a 10, se comparado com antes) e as cordas ficaram com meio metro de altura, mesmo com os carrinhos o mais baixo possível..

    Após esse teste descobri que dar uma pequena folga nos pivôs traz mais resultado que inventar arte demais, talvez um bom luthier consiga fazer o que eu não consegui, mas acredito ser possível, basta ter as ferramentas necessárias..

    Rodrigo Torresmo Takahara
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Compra uma guitarra com Floyd Rose. No minimo uma RG350 que de fabrica vem com uma ponte razoavel.

    Se quiser deixar uma ponte strato standart flutuando, tira os dois parafusos do meio e deixa só dois nas bordas. Deixe todos parafusos da mesma altura, solte as molas até que a ponte flutue o necessario.

    Lembrando que sua guitarra ira desafinar HORRORES se nao tiver no minimo tarrachas com travas (leia-se SPERZEL caso queira que segure afinação) e se não tiver roller nut, ou um nut de fibra de carbono(grafite) BEM FEITO.

    Somente um luthier conseguira fazer isso bem feito e funcional, ou se você for muito fução e errar mil vezes até ficar bom.

    Quem usa a ponte assim em algumas guitarras é o Malmsteen e o Andy Timmons.

    lro_fox123
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Aí é que está, eu tenho intelecto bom, testei somente com os parafusos das bordas e refletiu a mesma coisa, sem sustain e com a alavanca que nem pedra..

    sidguitar1
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Rodrigo Torresmo Takahara
    verdade o vc falou...o malmsteen usa a ponte da strato com açao pra tras tambem(subindo a afinaçao das cordas)..mas acho q nao tira os parafusos do meio(pra mim q so solta um pouco eles),tem estratos q vem com 2 pivos como das floyds,mas sem micro afinaçao,sao mais faceis de fazer essa regulagem,,o negocio e levar para um profissional regular a tensao das molas e altura das cordas,e como foi falado,vai desafinar mais dq uma com micro afinaçao e trava no nut,vc vai ter q comprar boas tarrachas e se for tocar um show com elas e abusar do tremulo,fazer igual o malmsteen hehehe,trocar de guitarra de 2 em duas musicas...abraço

    Rodrigo Torresmo Takahara
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    sidguitar1
    O Malmsteen usa com 6 parafusos, é só soltar as molas até que fique do jeito que queira.
    O Andy Timons usa somente 2 parafusos nas bordas, eu prefiro com 2 na bordas, nas experiencias que fiz, com 2 parafusos nas bordas ficaram melhores.

    sidguitar1
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Rodrigo Torresmo Takahara
    blz,nao sabia dessa manha do timos,bom saber,ja q vc tambem usa,me diz uma coisa,nesse topico foi falado q a guitarra perdeu tmbre,sustein..... nao acredito q mude tanto o som da guitarra,mesmo pq se desse tanta perda os caras q falamos nao usariam,como ficou a sua em realaçao a timbre e sustain???acredito q nao t enha mudado muito,abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ponte, de tremulo dormente para flutuante