Guitarra de dormente

    Autor Mensagem
    Volcast
    Veterano
    # set/12


    Vendo os videos do CifraClubTV, me deparei com isso: corpo de guitarra de dormente, la em 2:30.

    Dormentes são madeiras nobres, mas qual é o resultado numa guitarra ? Não manjo de madeiras, mas achei estranho, pq os veios ja estão bem 'abertos', isso pode comprometer em algo no instrumento ? Alguém ai do fórum conferiu essa guita na expomusic ?

    cometários e opiniões!

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12
    · votar


    Cara, esteticamente ficou bem interessante, contudo em termos de sonoridade não saberia dizer.

    Não sou Luthier, não conheço de madeiras a este nível. Mas a princípio não acho que seja grande coisa.

    Isso porque, as características físicas para a escolha da madeira de dormentes, segue um lógica que nada têm a ver com a de instrumentos musicais.

    Muitos dormentes antigos foram feitos de madeira nobre, ou de lei, mas as características para escolha da madeira certa levavam em consideração a durabilidade, rigidez, elasticidade e resistência a esforços.

    Além do mais, dormentes recebiam um tratamento de autoclave por creosoto, que significa mais ou menos, cozinhar sob alta pressão com um produto químico (creosoto) que é o que faz os dormentes terem aquele aspecto escuro e cheiro de fumaça.

    Isso era feito para aumentar a resistência ao tempo e evitar insetos comedores de madeira.

    Se isso é bom para uma guitarra, aí já não sei....

    Volcast
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Lelo Mig
    Obrigado pela resposta! Com certeza, visualmente, ficou interessante e bem diferente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra de dormente