Comprar a SX SSG ou esperar a Epiphone G-400?

Autor Mensagem
Jeran
Veterano
# nov/10


Olá galera do FCC! Beleza?

Bom, estou com uma dúvida aqui. Toco guitarra a dois anos, e sinto que minha Shelter não está mais aguentando o tranco. Bom, conversei com o pessoal de casa, e a Epiphone G-400 está fora de cogitação para este Natal. Se quisesse uma dessas, terei que esperar meu anversário.
Porém, me lembrei da SX SSG Std. Compensa eu comprá-la esse Natal (não sei quanto está valendo atualmente. Alguem pode me informar?) ou é melhor esperar o meu aniversário e comprar a Epi?

A qualidade das duas é muito diferente? Qual tem a melhor construção/ferragens (pretendo trocar os captadores por Malagolis inspirados no 500T e no 496R)?

Abraço!

P.S.: Perdoem-me se já houver um tópico com este assunto.

TappingBOY
Veterano
# nov/10
· votar


Jeran
Na minha opinião eu ia de epipoca, a galera te informa melhor.

Hitman
Veterano
# nov/10
· votar


antes q fechem o tópico....qdo é seu aniversário?
sinceramente,eu toquei numa epipoca (sg) e achei horrivel,mas foi numa guitarra só
já a sx,nunca toquei por isso não posso te falar
vo fala o clichê de qualquer um
"teste as duas e compre a que vc gostar mais"

maspn
Veterano
# nov/10
· votar


Jeran

Sei lá fera,
epiphone pra mim é moda, epiphone ta tao longe de gibson do mesmo que squier ta pra fender, procura outras marcas também, a que tu gostar, tu compra...

slash_web
Veterano
# nov/10
· votar


epiphone é muito marketing ao meu ver... eu tenho uma epiphone sg custom cara , e sinceramente eu nao gosto do timbre e tal... prefiro strato, mas já que voce é fã de sg testa tocar em uma epiphone e em uma sx... o acabamento da epipoca eu acho mto bom , porem nao conheço outras sg... vai em uma loja musical cara e dá uma tocada nas duas.. fala pro cara que voce quer escolher mas dai c toca as duas e fala que nao gostou de nenhuma (pede pra alguem ir com voce).. eu acho que é meio obvio que a qualidade das peças da epiphone é superior..

mas espera alguem mais experiente em sg ae xD

flww

steve hendrix
Veterano
# nov/10
· votar


Jeran
Vai de sx que é melhor que a epiphone.

Ian Anderson
Veterano
# nov/10
· votar


Jeran
Pega mesmo a SX tem qualidade parecida, a não ser que você curta mais a Epiphone mesmo.

as com q vc ia gastar numa G-400 faça melhoria na guitarra/amp/pedal...

BaseGuitar
Veterano
# nov/10
· votar


cara, eu tenho uma SX.

ela veio do antigo dono com dois caps Sound/Malagoli, clones do Seymour Duncan 59.

som muito bom. os caps originais são um tanto quanto abafados e sem brilho, e as tarrachas não seguram muito a afinação com bends. trocando as tarrachas e os caps vc terá uma SG muito boa, o braço também é fino e confortável.

fora o preço: paguei nela com case 1.000. Epipoca toda original vc não acha por menos de 1100, 1200.

trsilva
Veterano
# nov/10
· votar


Pega a SX e pede os caps de aniversário.

cristian1990
Veterano
# nov/10 · Editado por: cristian1990
· votar


ahh nao eskece de olha a ltd, tem umas sg boas tbm hein .....

mas tem que testar, mas eu iria de epiphone ..

jervieira
Veterano
# nov/10
· votar


Não pega sx não pois tive uma e achei uma "bosta". Acabamento fraco. madeira ruim, captadores fracos, trastes desalinhados.

Testa alem da epiphone a ltd citada acima.

Fuja de sx, pois pelo menos o modelo sg dela deixam bem a desejar.

two
Veterano
# nov/10
· votar


jervieira
Não se pode julgar uma marca por uma guitarra só.
Já tive um epiphone Les Paul Coreana que com pouco tempo de uso, o braço empenou, mas isso não caracteriza que a marca é porcaria.

Instrumentos chineses tem um padrão de qualidade baixo, mas se encontra ótimos custos beneficios, como as SX. Não acho as epiphones ruins, pelo contrário, mas não valem o preço que são vendidas.

A Construção da duas são similares, a epiphone ganha nos pickups, mas a SX vem com case.

Eu iria de SX e trocaria os pickups, pelo menos eu faria assim.
Inclusive tenho um Les Paul SX e não troco ela por nenhuma epiphone (a não se a Appettit for destruction).

LipeGuitarrero
Veterano
# nov/10
· votar


jervieira


captadores fracos, trastes desalinhados.

Trocar de captadores e um luthier ja resolve isso não?

Rafaelr
Veterano
# nov/10
· votar


Uma vez perguntei ao meu Luthier sobre a qualidade dessas SX que são tão comentadas pela galera aqui do fórum. Ele me falou que as stratos e as teles são realmente guitarras legais (inclusive tinha uma tele com ele no dia, acabamento muito bom) mas que as SGs e LPs não seguiam o mesmo padrão de qualidade.

Essa SX é em mogno? A G-400 eu sei que é.

Magrinho123
Veterano
# nov/10
· votar


Cara, primeiro de tudo eu pergunto, vc é tão louco assim por SGs? O controle de qualidade da SX é bem fraco, isso explica porque algumas vêm boas e outras ruins, ja o da epiphone é tudo quase a mesma coisa em qualidade, é bem "estável" (quando falamnos da g-400 obviamente, special II nem eh guitarra)

Eu surgiro que vc vá de SX, a construção é bem feita e o acabamento é bom, os captadores são realmente ruins, as tarrachas são médias. POREM, isso depende da peça da guitarra, tem algumas que vem melhores, outras piores, teste o mesmo modelo (SX SSG) em várias lojas, leve a que estiver em melhores condições, sempre lembrando que tem loja que regula e outras não regulam, regulagem não conta na qualidade do resto do instrumento pois toda guitarra deve ser regulada assim que comprada.

Se vc comprar uma epiphone, vc estara quase que garantido que será boa, a não ser que venha "premiada" como a do cara ali em cima que empenou o braço, mas é difícil acontecer. Mas o custo/benefício da SX da um pau na epiphone, e qualidade perde, mas perde por pouco. Com uma simples troca de captação já dá um pau em qualidade sonora, e por isso compensa mais a SX.

Magrinho123
Veterano
# nov/10
· votar


Rafaelr
Cara, depende muito da peça de mogno em questão, não é a toa que dizem que "mono de gibson é melhor que mogno de epiphone". A peça boa de mogno tem que ser selecionada, nas guitarras de custo menor eles simplesmente arrancam um monte de mogno e dexa tudo misturado pra colar de 2 a 5 partes que vai formar a guitarra, então da mesma forma que pode vir uma peça de mogno que custa caro, mas a qualidade é ruim, pode vir uma peça de mogno que tambem custou caro, mas tem uma qualidade superior, então não pode-se dizer simplesmente que "Epiphone é melhor que SX porque é de mogno", depende das peças de madeira em questão.

JowR
Veterano
# nov/10
· votar


Compra a SX e com a diferença tu dá uma geral no luthier, troca caps, tarraxas, potenciometros...[Nao estou dizendo que sao ruins, so estou falando, se voce quiser trocar]

Vai ficar infinitamente superior que a G400.

Alem disso, eu acho o modelo de escudo da SX mais bonito.

Logico, que se voce quiser dizer pros seus amigos que tem uma "QUASE"(leia-se, NOT] Gibson, nao tem problema, pega a Epiphone...

two
Veterano
# nov/10
· votar


Magrinho123
mogno de gibson é melhor que mogno de epiphone"
Rafaelr
Essa SX é em mogno? A G-400 eu sei que é.


Ambas são feitas em Nato, citado como mogno, mas é na realidade Nato, que é da familia do mogno no visual, mas timbra mais parecido com o cedro.

Um detalhe, como exemplo, as duas epiphone que eu tive, standart, tinha o topo de maple, mas era uma folha de maple.
A minha SX tem um top de maple real de 20 a 25 mm e o corpo feito em 2 partes de Nato, com pode-se observar nestas fotos abaixo:
http://img219.imageshack.us/g/photo0017tr.jpg/

Magrinho123
Veterano
# nov/10
· votar


two
uma vez peguei uma epiphone onde de costas, parecia ser uma única peça sólida de mogno, mas quando fui procurando nas laterais, ví que na verdade eram 4 partes! eu ia acompanhando as emendas na lateral, e quando "subiam" pra parte de trás da guitarra, simplesmente "sumiam", eu acho que eles colocam algum tipo de folha pra parecer uma única parte. A sua SX eu achei legal que dá pra ver bem as diferentes partes de madeira., e aliás, não sabia que eram feitas em nato (conheço a madeira). Mas sabendo disso, eu acho que realmente, compensa pegar a SX ao invés da epiphone.

Magrinho123
Veterano
# nov/10
· votar


JowR
de boa manolo, abrir mão de qualidade superior só pra pagar de mala não rola. Imagina: chega duas pessoas pros amigos, um com uma epihpone, outro com uma SX, daí o da epiphone começa a se gabar por ter uma epiphone, irmã menor da gibson, e não uma guita "boqueta", mas quando ambos plugam, o som da SX bate a epiphone. E aí? Como fica?

JowR
Veterano
# nov/10
· votar


Magrinho123
Pois é.

Também penso assim.
Qualidade em primeiro lugar. É porque tem gente aqui que compraria uma Epiphone Special achando que era uma guitarra foda, so porque tinha nome...
Fazer o que.

JowR
Veterano
# nov/10
· votar


two
A proposito, como voce se deu com as diferenças estetica das GG1? Aquela voltinha do shape superior, a falta da placa da chave seletora, a cutway mais pontudo... Só queria saber, isso pra mim nao influencia em nada, to até pensando em pegar uma GG1 ou uma SSG, só curiosidade mesmo.

Rafaelr
Veterano
# nov/10
· votar


Já deu uma olhada no preço da G-400 no ebay? Eu já importei 2 guitarras por lá, uma Fender MIM (que vendi) e uma Fender Contemporary 85 japonesa. Como o controle de qualidade da Epiphone é melhor acho segura importá-la, desde que você conheça os procedimentos.

Se quiser importar e precisar de uma mão pode falar comigo, é bem simples.

two
Veterano
# nov/10 · Editado por: two
· votar


JowR
Eu, a principio, não gostava da voltinha, hoje não faz a menor diferença. A falta da placa da chave seletora eu resolvi colocando uma, afinal para mim, uma les paul tem que ter. O Cutway não é mais profundo e sim mais pontudo, não é arredondado como um traducional.

Eu já falei isso antes, quero chegar numa Gibson e faria escala em uma epiphone, hoje não penso assim, não vou trocar a minha por uma epiphone só por questão de estética, não vale à pena.

Agora vale lembrar que todo instrumento deve ser comprado com criterio, principalmente os asiáticos, mas peneirando, pode-se achar coisas muito legais.

Iommi Young
Veterano
# nov/10
· votar


SX manolo, e lê meu review sobre a SX SSG STD!

Jeran
Veterano
# nov/10
· votar


Hmm.... Pelo jeito compensa mais a SX, mas terei que testar e selecionar bem a guitarra certa. Se a qualidade da SX for compatível com a da sua segunda marca, não estarei fazendo mau negócio.
Muito obrigado pela ajuda, e espero que vocês continuem opinando até eu ter certeza absoluta do que comprar.

Mais uma vez, agradeço a ajuda.

Iommi Young

Eu li seu review, man. Me deu uma boa noção do quão bom a guitarra é.

Iommi Young
Veterano
# nov/10
· votar


Jeran

Cara, eu gosto muito da minha, é muito confortavel, e eu curto o som dela heim! haha, ta originalzinha ainda, mas pretendo por caps ativos ou Sound/Malagoli. valeeeu!

Tamehiro
Veterano
# nov/10
· votar


Sx + Tarraxas com trava.

Jeran
Veterano
# nov/10
· votar


Iommi Young

Pretendo ir na Teodoro dar uma testada nas duas SGs. Quero ver se ela é tão boa quanto você diz =)
E poste depois o resultado da modificação na sua guita, man. Adoro guitarras customizadas.

Tamehiro

Realmente acha necessário tarraxas com trava? A guitarra nem alavanca tem! O máximo que eu faria seria trocar por uma Gotoh cromada, mas sem trava.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


Jeran
Cara, Em 1º lugar tenha sempre em mente três coisas:
a) Guitarra alguma faz som sozinha: Ou se tem um amp legal, ou não se tem quase nada. Regulagem num bom luthier e cordas também são determinantes, bem como (futuros) "up-grades".
b) Guitarras não são e nem podem ser muito padronizadas, posto que feitas de materiais biológicos (madeira) e em massa (no caso dessas aí); diferenças SEMPRE haverão, mesmo em instrumentos de mesma fábrica. Portanto TESTE SEMPRE.
c) De nada adianta ter uma guitarrinha legal sem que se tenha técnica, concepção sonora e estilística, "malandragem" ao tocar e uma certa dose de talento, bem como o fato de ter "os ouvidos abertos" para todos os estilos e gêneros musicais.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comprar a SX SSG ou esperar a Epiphone G-400?