Epiphone Les Paul (Custom Shop - Limited Edition)

Autor Mensagem
bluesband
Veterano
# nov/10


Uma Epiphone ou Gibson ser Custom Shop, significa exatamente o que?

Limited Edition (Edição Limitada), é porque aquele modelo especifico só será produzido UMA vez?

Custom Shop tem uma madeira mais bem selecionada, acabamento, hardware, captadores?

Sir.Paulo
Veterano
# nov/10
· votar


bluesband

Uma Epiphone ou Gibson ser Custom Shop, significa exatamente o que?

Que é um modelo exclusivo sem em sua maior parte feito à mão (Em uma fabrica de menor porte por Luthiers)!


Limited Edition (Edição Limitada), é porque aquele modelo especifico só será produzido UMA vez?


Que não será produzido por muito tempo!


Custom Shop tem uma madeira mais bem selecionada, acabamento, hardware, captadores?

Sim, as madeiras possuem uma secagem bem melhor e são selecionadas para cada modelo, algumas possuem materiais diferentes das produzidas em larga escala e algumas possuem captadores exclusivos ou assinados e algumas também são enrolados a mão!

Deiab
Veterano
# nov/10
· votar


[i]Sir.Paulo[/i]
algumas possuem captadores exclusivos ou assinados e algumas também são enrolados a mão!...por virgens nuas isoladas nas montanhas do Tibet, sendo que algumas são gêmeas.

Del-Rei
Veterano
# nov/10
· votar


Sir.Paulo
Enrolados a mão, cara???

Acho que isso não. O ser humano não tem a precisão de uma máquina enroladora de cobre.
Já viu o vídeo da Seymour Duncan mostrando esse procedimento?

Não tem como fazer a mão melhor que máquina.
Vai ficar muito espaço.

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


Uma Epiphone ou Gibson ser Custom Shop, significa exatamente o que?
Que é um modelo exclusivo sem em sua maior parte feito à mão (Em uma fabrica de menor porte por Luthiers)!

Não. Existem 3 fábricas da Gibson, em Montana onde fazem os modelos acústicos (violões), em Memphis, onde fazem modelos ES e dois modelos sólidos e em Nashville onde fazem os modelos sólidos. Não existe fábrica de menor porte onde ficam luthiers fazendo "Custom Shop". Nestas fábricas, algumas madeiras são selecionadas e vão para as mãos de funcionários mais experientes, onde são feitas guitarras com maior exigência de qualidade. Estas são as Custom Shop, que ao final recebem um certificado assinado pelo responsável, não é um instrumento feito na linha de produção.

Algumas raras Epiphone são produzidas nas fábricas da Gibson, inclusive pelas mãos do pessoal da "Custom Shop".
"Limited Edition" são guitarras feitas em número determinado e com características especiais, como a série top lançada pelo Jimmy Page, onde todas foram testadas e assinadas pelo próprio, ou mesmo a Dark Fire, onde foram feitas mil guitarras para o mundo todo.

Quanto a enrolar a mão um captador propriamente não sei, mas existem alguns "experts" nas equipes Custom Shop, como Abigail Ybarra, que fazem suas mágicas manualmente nos captadores. Esses são captadores realmente Custom Shop.

Greggio
Veterano
# nov/10 · Editado por: Greggio
· votar


algumas possuem captadores exclusivos ou assinados e algumas também são enrolados a mão!...por virgens nuas isoladas nas montanhas do Tibet, sendo que algumas são gêmeas.

Pessoal , falando nisso, alguem sabe quanto custa cada um desses "Twin Naked Virgin Isolated Tibet Montain's Girl Humbuker" ??

hehe

bluesband
Veterano
# nov/10
· votar


Tanta informação... Um desmentindo o outro.

Nem sei em que acreditar...

Mas, valeu quem respondeu.

Iommi Young
Veterano
# nov/10
· votar


bluesband

Tanta informação... Um desmentindo o outro.

Nem sei em que acreditar...


É 2!

alestrelow
Veterano
# ago/13 · Editado por: alestrelow
· votar


Por mais que o tópico seja antigo, é pertinente ao meu questionamento: alguém sabe, ao certo, as especificações dessa guitarra epiphone custom shop - limited edition (adquiri ela por R$3.000,00) já tava a muito tempo na loja e não recebi nenhum manual dela ou especificações, alguém?!
A guitarra é modelo les paul na cor creme, com riscados em escuro..
Ela não possui escudo!
Valeu!

Delson
Veterano
# ago/13
· votar


alestrelow
Fotos?

alestrelow
Veterano
# ago/13
· votar


Delson
cara eu não tenho como fazer "upload" da foto, mas de qq forma nesse video, q desconheço o autor, http://www.youtube.com/watch?v=Rc1mP84EFZA
tem a imagem dela, o video tá bm zuado,
foi a única imagem q se aproximou da guita q eu tenho, até fiquei em duvida no video parece estar escrito standart no "head" mas a minha é custom! e não é das novas: custom pro.

alestrelow
Veterano
# ago/13 · Editado por: alestrelow
· votar


nesse video nao aparece, mas na minha há risco escuros bem sutis na horizontal da parte frontal da LP

laurimttll
Veterano
# ago/13
· votar


Captadores 'handwound' não são literalmente enrolados a mão, mas é uma pessoa que controla o 'fluxo' do cobre, digamos assim.. Deixa o som muito mais de boutique e unico à cada captador quando comparados aos enrolados por maquinas
Esse site explica bem

http://www.throbak.com/2011/01/throbak-maximum-vintage-pickups-mxv.htm l

Delson
Veterano
# ago/13
· votar


Parece uma Epi Les Paul Custom com flame top, normal...

alestrelow
Veterano
# ago/13 · Editado por: alestrelow
· votar


Delson
já li tbm em uns forum de gringo q nao tem diferença nenhuma das custom shop limited edition, pras standart.. =/
acho q o preço alto foi só pela cor mesmo aff..!
E sabes me dizer se por padrão essas EPI vem com cordas 0.09 ou é 0.10? Coloquei 0.09 mas tá bem magrinho o timbre

Nefelibata
Veterano
# ago/13
· votar


alestrelow

De fábrica les paul costuma vir com 010.

Outros fatores podem estar emagrecendo seu som. Uma delas é a regulagem. Se vc abaixou demais as cordas o som emagrece bastante.

alestrelow
Veterano
# ago/13 · Editado por: alestrelow
· votar


Nefelibata
hum.. eu coloquei 0.09, vou trocar então!
na altura das cordas eu não mexi, mas elas parecem estar numa altura confortável-alta. Outro fato curioso é q o cap do braço veio bem mais baixo que o da ponte... mas acho q está dentro da normalidade, será?
valeu!

Nefelibata
Veterano
# ago/13
· votar


alestrelow

A altura dos caps depende de alguns fatores, com dois principais: Saída (força) dos caps e timbre q essa altura vai dar.

Normalmente o cap da ponte tem saída maior pq a amplitude da vibração da corda na posição do braço é maior, aí dá mais volume/saída. Aí o do braço é mais fraco pra compensar isso. Se os dois caps tiverem saída igual, aí é usual deixar o da ´ponte mais alto pra compensar o volume maior do braço.

Além disso, a altura interfere no timbre. Daí é gosto.

Então é normal alturas diferentes, mas vc não precisa ter medo de pegar uma chave philips e experimentar q altura vc gosta mais.

abraço

alestrelow
Veterano
# ago/13
· votar


Nefelibata
e oq tu me diz de "tunar" ela com pickup da gibson os famoso 57? é mto superior aos alnico que vem na epiphone??
valeu!

Nefelibata
Veterano
# ago/13 · Editado por: Nefelibata
· votar


alestrelow

Vish, eu acho lindo o som desses 57, hein. Ainda combinando com um 57 plus na ponte fica show. Se eu tivesse uma lespa seria assim. Agora se é muito superior aos epiphone não sei... vai depender do seu uso, pq pode fazer muita diferença ou nenhuma (se vc usar distorções diabólicas ou certas simulações digitais de amps que moldam o som a tal ponto que qualquer captador minimamente decente fica bom).

Estranho o som da sua lespa estar magro... deveria ser o contrário, até por isso prefiro flyin V ou explorer, por as vezes achar as lespas gordas demais em timbre limpo... mas depende de tanta coisa ao mesmo tempo q fica difícil dizer.

Tem q ver se não é pedal, o amp ou até mesmo sua pegada q tem esse efeito.

Edit: Lembrei agora... parte elétrica zuada, da guitarra, pode matar o timbre tb.

astrataranis
Veterano
# ago/13
· votar


qual o proposito de pagar caro numa epiphone se o som nao chega numa gibson? e no fim, ainda levar uma desvalorizar maior que as orelhas d burro do brasileiro?

renatocaster
Moderador
# ago/13
· votar


alestrelow

'57 pelo o que sei são caps de saída baixa a moderada, hein. Acho que não é bem isso que vc quer. É um captador para um gosto específico, se eu fosse vc procuraria uns caps com saída média a alta.

epiphone custom shop - limited edition (adquiri ela por R$3.000,00)

Vixe Maria...eita guitarra cara da peste...

astrataranis
Veterano
# ago/13
· votar


renato, por 2500 ainda seria caro, nao sei teu poderio financeiro, mas pro resto do país é bem cara, visando ainda que se pode ter uma de luthier por esse preco, ou uma semelhante por pelo menos 1000 ou mais barato...

e outra, soh saiu por 3.000 pq tava ha anos parada na loja, o cara ja levou o prejuizo, vendesse por 10 reais ou por 10 mil.... uma nova sai o preco de uma gibson zera ou mais cara...

renatocaster
Moderador
# ago/13
· votar


astrataranis

Hoje eu não daria 3000 reais em guitarra alguma, pois minhas prioridades no momento são outras. Mas, se fosse pra comprar uma guitarra a esse valor, com certeza não seria uma dessas. Deus me livre, rsrsrsrs.

Por esse preço há 2 anos atrás eu mandei fazer uma guitarra pra mim com corpo de mogno com top de imbuia, braço de maple com escala em ébano, pontes e tarraxas Gotoh, captação Bill Lawrence e Seymour Duncan, e com case. Não tem nem comparação o custo-benefício com essa Epiphone disfarçada de "guitarra top".

Aqui no Brasil pagam uma fábula por Epiphones porque os lojistas vendem ilusão. Por muito menos esse ano eu comprei uma Cort M600 que se não for similar a essa Epiphone é no mínimo superior em termos de hardware. Captação Duncan Design, ponte Tones Pro, nut e saddles Graphtech, sistema push-pull, acabamento bastante satisfatório, boa tocabilidade...

Enfim, paguei menos de 1500 nessa guitarra (nova), e que na minha opinião não precisa mexer. Agora, pagar 3000 numa Epiphone que talvez ainda precise mexer? Não faria isso mesmo.

alestrelow
Veterano
# ago/13
· votar


é punk gente!! falta de informação é a pior coisa! =/ contudo, ainda nao vi uma epi dessas (igual a minha s/ o escudo e na cor q ela é - só a do video acima), tem um timbre mto bom tbm e veio toda regulada! Queria mto uma LP, mas shelter, golden e sei lá oq mais não queria! epiphone tava no orçamento mas queria mais do q só standart..


Nefelibata tns razao, a equalizaçao estava toda mal pluguei ela só no cubo e tá com um timbre bm les paul (bm gordo) hahaha // qnto aos caps, realmente, uso bastante modulação e drive, nao teria pq trocar p/ conseguir um timbre de LP (gibson) se nem amp valvulado tnho.. Por falar nisso, acho q nem tem diferença alguma epi standart p/ custom shop limited edition ou tem?

renatocaster ainda dei d entrada minha ibanez rg370dx.. hj vejo q de instrumento n se deve desfaz =/ (mas n aguentava ficar 3h afinando por mais q a ponte era edge III - e qnd arrebentava corda no show? kkk)

renatocaster
Moderador
# ago/13
· votar


alestrelow

Tu deu a Ibanez e mais 3000 em dinheiro? Bicho, esse mesmo negócio de repente vc faria em uma Gibson LP Studio usada. Saiu por mais de 4000 essa Epiphone pra vc, vixe! O.o

Por falar nisso, acho q nem tem diferença alguma epi standart p/ custom shop limited edition ou tem?

Cara, alguma diferença deve ter, mas creio que seja apenas de acabamento. No final das contas deve ser a mesma guitarra, mesmas madeiras, mesmo hardware, etc...Mas não tenho certeza, então não posso afirmar.

alestrelow
Veterano
# ago/13 · Editado por: alestrelow
· votar


renatocaster
kkk nao, nao!
a ibanez por mil e mais 2mil na epi.. [obs.: tinha uma epi standart lá mais nova na loja por R$1600,00 por ai]

alestrelow
Veterano
# ago/13 · Editado por: alestrelow
· votar


renatocaster
a minha diz a mesma coisa que nessa imagem atrás no headstock:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-498089030-epiphone-les-paul-cus tom-shop-limited-edition-sparkle-blue-_JM
só que é creme e ferragens dourada e na frente do headstock diz apenas les paul CUSTOM e o "diamante partido"

renatocaster
Moderador
# ago/13
· votar


alestrelow

a ibanez por mil e mais 2mil na epi..

Entendi, mas mesmo assim, ainda acho caro demais para uma Epiphone. A não ser que ela tenha um diferencial em relação as demais que não seja apenas o acabamento. Se o madeiramento for outro, hardwares top de linha, essas coisas, aí seria até justificável.

Agora, se na verdade ela é igual a uma Standard só que com uma "capa" mais bonita, aí velho...não acho bom negócio não. Mas se tu curtiu a guitarra, tá valendo. Procure tirar o melhor dela e seja feliz.

rafamoraes
Veterano
# ago/13
· votar


alestrelow

Cara, salvo engano, vc comprou a Standard mesmo. Pelo que tenho visto, muitas Epiphones de mil e poucos reais tem saído com esse "carimbo" de Custom Shop/Limited Edition. Olha só:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-502578200-epiphone-sg-g400-cust om-shop-black-_JM

A sua deve ser igual a essa http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-500053056-epiphone-les-paul-cus tom-shop-serie-limitada-_JM , só que sem o escudo???

Bicho, nego é mala. A Epiphone já cobra acima do que vale apenas por ser Epiphone, by Gibson. E cobram outro "plus" apenas por colocar um "Custom Shop/Limited Edition" no headstock, sendo que provavelmente de Custom Shop elas não têm quase nada...

Abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Epiphone Les Paul (Custom Shop - Limited Edition)