Valvulado? Solid State? Analógico? Digital? Homenagem ao Charlie Brown?

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

Cara, eu queria era um modelo de simulação legal pra isso, tipo vc teria um punhado de circuitos básicos e a partir daí trocaria peças, mudaria coisas de lugar, tipo um lego de amps num simulador.

Grimc

Cara, isso de som é meio doido, tem caras como o Albert Lee, ricaço, uma dos 100 melhores guitars de todos os tempos, colecionador de guitarras e amps... e que troca tudo por uma Music Man e um Line 6 Spider, ele alega que a diferença de som não é significativamente grande pra ele (nem a psicológica), logo pra ele é até melhor do que correr o risco de ter um equipamento antigo danificado. Segundo ele, até mesmo em casa e no estúdio ele termina usando o Spider, porque dá menos trabalho e ainda tem vários sons em um único lugar.

Bog

Essa entrevista do Les Paul tá show heheheheheh

De Ros
Veterano
# nov/10
· votar


Vinícius Iron

Preciso da tua ajuda aqui:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/245819/

Me ajuda a chegar nos 100 posts! Faltam só 98...

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


De Ros

Eita molequeira.... hehehhehee

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


Esse som aqui é uma prova ( pelo menos pra mim que sou pobre e nao tenho uns mics decentes pra gravar) que uma gravação não serve de base pra essas discussoes....Ok, ok, entendo que o topico foi direcionada para aqueles sabichoes que insistem em afirmar que diferenciam os amps pelo youtube, etc etc etc...

Mas o ponto é....Aqui o timbre estava orgastico, na gravina e olha que eu testei varias posicoes de mic..Acabei gravando com 2, um 57 e um clone do 57...Tb preferi NÃO FAZER NADA NA MASTER...Oq vcs estao ouvindo é só a captação mesmo, aumentei um pouco o volume apenas...E a gravação não passou o som real que estava rolando aqui..alias to começando a achar que isso é impossivel...Sera que um dinamico de 500 doletas e um condenser fuderoso de 2000 doletas vão fazer essa diferença toda!!? hehehe!!

Segue a gravina feita a umas 4 horas atras...
http://www.4shared.com/audio/a0BFxX5p/unjijuijotitled.html

Bigtransa
Veterano
# nov/10
· votar


ogner
gostei bastante do resultado q vc conseguiu..... tenho feito experiências com microfonação e os melhores resultados que consigo são nesse mesmo esquema com um mic colado no falante e outro mais afastado..... no mic que fica longe eu gosto de ligar a pedaleira e brincar com as simulações.....

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


ogner

Olha, como eu disse ali atrás... Pode ser que não reproduziu o timbre original, mas que é um timbre "usável" e interessante é. Da mesma forma que vejo os digitais, igual pode não ser, mas que funciona, funciona (o timbre).

Gravou como isso? Um longe e um perto ou um na frente e outro atrás?

Sera que um dinamico de 500 doletas e um condenser fuderoso de 2000 doletas vão fazer essa diferença toda!!? hehehe!!

Vou te dizer uma coisa. Na minha opinião, para guitarra, um SM-57 e um SM-27 fazem muito bem o papel, se for para usar esse esquema. A partir disso acho que os prés fazem mais diferença que um microfone de 2000 dólares. (putz, vai dar polêmica...)

De Ros
Veterano
# nov/10
· votar


ogner

Me lembro que na gravação de um dos meus primeiros CDs, usamos um dia (8 hs) posicionando microfones. E eu não fiquei satisfeito, eu desisti e disse "vai assim mesmo".

Muita gente diz que microfonar é uma arte. Eu já acho que microfonar é uma tortura. Meu truque é: Não te preocupa com o som que o amp está produzindo. Te preocupa com o que tu está ouvindo nos monitores.

Muitas vezes, o som lá dentro da gravação tá agudo demais, ou está embolado, mas se na técnica está legal, assunto encerrado!

Valeu!

ogner
Veterano
# nov/10 · Editado por: ogner
· votar


MMI

Cara, o timbre esta(va) simplesmente sensacional, pro meu gosto.
Essa foto esta ligeiramente diferente do posicionamento dessa gravação (mexi depois de gravar) o mic angulado estava alguns centímetros mais afastado! O daley estava bombando! Regulado alto e com bastante ambiencia!! Que tb não captou como estava aqui no quarto.

FOTO 1

FOTO 2


E us´´avel é sim, pode ter certeza que essa captação na mão de bons tecnicos vira uma maravilha, é só trabalhar ela nos programas, um reverbzinho aqui, uma ligeira aumentada nos medios-agudos, uma compressãozinha de leve e etc etc....! hehehe!!!


De Ros
É velho, imagino, já participei de algumas sessões de gravação de guitarra de amigos de bandas e sei como é chato..Pra ficar bom, é claro. Por isso os simuladores dão de 1.000 x 0 mesmo....Porém pra quem já tem a manha/experiencia e o equipo certo muito mais da metade do caminho esta andado....

Agora revi tb aqui minha posição(de ficar reclamando) e não posso nem servir de base, sou muito mambembe, não da pra servir de referencia, só pra coisa bem hobista mesmo....Não tenho nem um "aquario" se eu pudesse pelo menos ir mexendo nos mics de acordo com que escuto talvez ficasse bem mais facil!!! Doq gravar 3 segundos, ouvir, odiar, apagar. Gravar 3 segundos novamente, ouvir, odiar...Isso algumas varias vezes ate ficar de saco cheio...hehehe!!

Muitas vezes, o som lá dentro da gravação tá agudo demais, ou está embolado, mas se na técnica está legal, assunto encerrado!
No meu caso o peopleware( no caso, eu) da técnica é que atrapalham!!! hehehe!!

Mas enfim....Simuladores são a solução pros pobres que querem gravar algo decente!!! Pobres tb pq aqui nos "compramos" nas melhores lojas, pq se não "comprássemos" os tais simuladores, softs de master e DAWs, a maioria estaria na mesma!!!

Viva a pirataria!! POWER TO THE PEOPLE!!! VIVA A DILMA!!!
Ops, exagerei!!! ahuehuahuhua!!!!

Bog
Veterano
# nov/10
· votar


ogner
Esse som aqui é uma prova ( pelo menos pra mim que sou pobre e nao tenho uns mics decentes pra gravar) que uma gravação não serve de base pra essas discussoes....Ok, ok, entendo que o topico foi direcionada para aqueles sabichoes que insistem em afirmar que diferenciam os amps pelo youtube, etc etc etc...

Na verdade, o ponto do tópico é exatamente esse que você colocou: o de que gravações não servem como base para essas discussões! =P

Quanto à gravação, ela deu umas falhadas estranhas, mas eu particularmente gostei do timbre. Só que realmente, além de ser difícil ficar igual, existem certos "detalhes" que gravação nenhuma vai pegar, como a sensação física dos falantes trabalhando.

De Ros
Me lembro que na gravação de um dos meus primeiros CDs, usamos um dia (8 hs) posicionando microfones.

Informação preciosa!!!

Muitos dos "xiitas" daqui na verdade nunca precisaram passar por isso (que fique claro: nem eu, porque logo nas minhas primeiras gravações caseiras eu já notei que esse negócio de microfonar é um pepino). Eles falam de um mundo onde o músico só precisa se preocupar com o som que sai do amp, como se fosse simplesmente deixar a parte de carregar para os roadies, a manutenção para a oficina, a microfonação no estúdio e no PA para o técnico ou produtor... Acho que muita gente "vende a alma" para os simuladores mais porque fazer as coisas no estilo antigo é frustrante, trabalhoso, e por vezes um esforço inútil.

De Ros
Veterano
# nov/10
· votar


Só para constar - meu primeiro disco instrumental (DE ROS - AD DEI GLORIAM) foi gravado e mixado em rolo. E os dois seguintes em adat.

Ou seja, não tinha computador envolvido, muito menos algo parecido com um simulador...

john_joao
Veterano
# nov/10
· votar


Bog
Muitos dos "xiitas" daqui na verdade nunca precisaram passar por isso (que fique claro: nem eu, porque logo nas minhas primeiras gravações caseiras eu já notei que esse negócio de microfonar é um pepino). Eles falam de um mundo onde o músico só precisa se preocupar com o som que sai do amp, como se fosse simplesmente deixar a parte de carregar para os roadies, a manutenção para a oficina, a microfonação no estúdio e no PA para o técnico ou produtor... Acho que muita gente "vende a alma" para os simuladores mais porque fazer as coisas no estilo antigo é frustrante, trabalhoso, e por vezes um esforço inútil. 2!

Bog
Veterano
# nov/10
· votar


De Ros

Interessante...

E quais foram as diferença que você notou com as mudanças de lá para cá (se é que notou alguma)?

De Ros
Veterano
# nov/10
· votar


Bog

"E quais foram as diferença que você notou com as mudanças de lá para cá (se é que notou alguma)?"

O som do gravador de rolo é melhor, principalmente para bateria, baixo e guitarras base (estou falando de metal). Vozes, solos e coisas mais leves eu não noto diferença.

A mixagem no rolo é mais limpa, mais clara e definida.

Mas a facilidade de edição do digital é insuperável!

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


MMI
Vou te dizer uma coisa. Na minha opinião, para guitarra, um SM-57 e um SM-27 fazem muito bem o papel, se for para usar esse esquema. A partir disso acho que os prés fazem mais diferença que um microfone de 2000 dólares. (putz, vai dar polêmica...)

Hahahaha, a minha pergunta sobre os mics (Sera que um dinamico de 500 doletas e um condenser fuderoso de 2000 doletas vão fazer essa diferença toda!!?
) já foi pra promover o caos!!! heheheh!!! Vc adicionou mais um ingrediente!!

MMI
Veterano
# nov/10 · Editado por: MMI
· votar


ogner

Pois é... Tem uma distancia bem grande entre o som do amplificador e o som que chega até nós. É extremamente complicado fazer com que os microfones traduzam com perfeição o som ( se é que isso é possível?), gravar, mixar, transformar isso num arquivo de CD, do CD transformar em MP3 até chegar no ouvido do pessoal, sabe-se lá em que tipo de falantes ou fones, sem contar com os AD/DA no meio dessa confusão toda. Por isso que digo que os simuladores ali no meio dessa cadeia toda, acabam por fazer coisas bem aceitáveis. Mas quando a coisa para no amplificador eu ainda prefiro as válvulas.
Da mesma forma, o De Ros (claro...) tem razão. Os gravadores de rolo fazem diferença especialmente para bateria. Mas esquece o negócio de edição, é coisa para quem sabe tocar.
E bota lenha na fogueira... hehehehe

Grimc
Veterano
# nov/10
· votar


Na verdade o estúdio é a verdadeira visão do inferno pra guitarristas e bateristas. Quem me dera ter escolhido o teclado como instrumento, e poder mandá-lo direto pra mesa...

Pro pessoal da guitar, tem todo aquele rolo da microfonação (que é ainda mais chato na bateria), mixagem, filtros, etc. etc... Acho que essa é a principal vantagem dos simuladores, você não tem que se preocupar tanto com isso. Entretanto, guitarras Variax já são um grande exagero. Toda a alma da fina arte da luthieria e do amor ao instrumento é desprezada quando se tem uma guitarra que simula 500. Nesse caso, não rola nem praticidade a mais (é a mesma coisa você levar uma guitarra normal), nem vantagem no preço (uma variax custa cerca de 3000 reais que dá pra comprar uma fender ou até uma gibson), a não ser pelo fato de ela simular trocentas guitarras diferentes.
Botei lenha!!!

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


Grimc

A Variax não foi feita pra quem quer guitarras, mas pra quem precisa de muitos modelos diferentes e não quer levar todas essas guitarras para o palco ou estúdio. Ela é útil pra quem é sideman ou para quem não tem grana pra ter 100 guitarras, mas precisa ou quer ter esses sons à mão.

Pense mais ou menos assim, com 3mil você compra uma Fender Strato, ou uma Tagima e uma Epiphone, mas com uma Variax você tem esses dois sons, mais som de banjo, sitara, telecaster, 335, violões, e mais virtualmente qualquer outro som interessante que você quiser.

Uma utilidade muito foda que vi nelas é por exemplo, as vezes a pessoa precisa de sons de Lespa na base, uma tele no solo limpo e uma Strato no solo sujo... com uma guitarra normal não tem como fazer isso que preste, numa Variax é só mudar o seletor de captador.

Pra quem precisa de muitos sons, e não quer ou não pode ficar trocando de instrumento como o Keith Richards nos anos 60 (que chegava a usar 3 guitarras em uma única música)... Variax is the way to go... hehehe

ohm777
Veterano
# nov/10
· votar


Grimc
Nesse caso, não rola nem praticidade a mais (é a mesma coisa você levar uma guitarra normal), nem vantagem no preço (uma variax custa cerca de 3000 reais que dá pra comprar uma fender ou até uma gibson), a não ser pelo fato de ela simular trocentas guitarras diferentes.

Não é por nada, mas você se contradisse.

ohm777
Veterano
# nov/10
· votar


ogner
De Ros
nichendrix
Bog

Essa discussão vai longe mesmo...
Eu por exemplo fiquei perplexo ao saber que nas gravações desse disco do Exivious não havia valvulado nenhum no som das guitarras:



Tudo Fractal Axe FX !!!

nichendrix
Veterano
# nov/10 · Editado por: nichendrix
· votar


ohm777

Ah! eu não me impressiono não, eu mesmo já ajudei a produzir algumas demos de amigos que o resultado estão tão legais quanto e nem era com um AXE FX, era só o plug in do Sans Amp PSA-1 pra Pro-Tools LE mesmo hehheehhehehe

Mas esse vídeo é justamente o que o tópico tenta mostrar, pra quem não está tocando, só ouvindo, a diferença está virtualmente imperceptível.

Grimc
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

Pode até ter essa utilidade da versatilidade, mas é menos valorizada pelo próprio guitarrista... Nem tudo que importa numa musica é o timbre.

Grimc
Veterano
# nov/10
· votar


ohm777
Não me contradisse não, pra mim o fato de simular varias guitas nao torna ela mais prática que uma guitarra normal.


E elas são muito feias e desconfortáveis (nmho)

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


Grimc
Pode até ter essa utilidade da versatilidade, mas é menos valorizada pelo próprio guitarrista
Não me contradisse não, pra mim o fato de simular varias guitas nao torna ela mais prática que uma guitarra normal.
E elas são muito feias e desconfortáveis (nmho)

Eu botei em negrito o problema da argumentação que você faz.

Você parte de uma realidade sua e tenta transformar isso em uma verdade universal. Nem é algo único do seu argumento, em geral é generalizado em discussões guitarristicas.

É engraçado como a maioria dos guitarristas tem essas posições radicais, do tipo, ou é do meu jeito ou não presta.

Eu mesmo acho Strato uma das guitarras mais desconfortáveis pra se tocar que existem, sempre que toco com elas saio com dor nas costas, nos braços, no pulso, os controles parecem estar fora do lugar, vivo me enbolando com o captador do meio delas, parecem sempre pequenas demais ou grandes demais e os braços ou são finos demais ou grossos demais, enfim, nada nelas encaixa quando estou tocando, é o tempo todo tentando me adaptar a elas e não conseguindo. Todavia adoro o som delas, por isso continuo na minha luta infrutífera com elas.

Ergonomicamente eu sei que elas são muito bem projetadas, mas a ergonomia não é universal, ela é sempre vista em relação ao usuário, logo embora para a maioria elas sejam bem projetadas, pro meu caso específico elas não são.

Daí a dizer que toda strato não presta, strato é uma guitarra desconfortável e mal projetada, são outros 500, uma vez que essa realidade serve pra mim e mais alguns e nem de longe representa a maioria dos casos.

O mesmo vale pra achar a Variax bonita, versátil ou dar valor a ela. Conheço gente que já vendeu uma parte considerável dos instrumentos que tinha depois de comprar uma Variax e é mais fácil vender a namorada do que ela.

E não falo de instrumentos de 1,99 não, a grande maioria deles eram americanos e japoneses de boa qualidade, todos mid pra top e a razão é bem simples, boa parte do que a pessoa tinha, não era necessariamente porque "sonhava" em ter, tinha porque precisava, porque vive como sideman e pra vida dele é mais importante ter essa gama de sons à disposição do que 200 nomes na headstock.

Então valor (em todas as suas conotações) é algo muito relativo e individual. Depende de toda uma cadeia de valores que não tem como ser generalizada, pois tem origens culturais, pessoais, sociais, morais e por aí vai.

Nem tudo que importa numa musica é o timbre.

Isso é irônico, já que boa parte das pessoas que são detratores desse tipo de tecnologia não gostam delas justamente porque "matam/prejudicam/pasteurizam/homogeneificam/etc" o timbre.

Eu particularmente nem tenho muito o que falar disso tudo, meu equipo usa a mesma regulagem desde sempre, a maioria das coisas tento resolver no braço pra não ter que ficar rodando os botões...ehehehhehee

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


Grimc

é menos valorizada pelo próprio guitarrista... Nem tudo que importa numa musica é o timbre.

Onde você aprendeu isso? Tudo bem que nem tudo é timbre, tem técnica, execução... Mas que guitarrista não valoriza... O De Ros o que é? Batucador de caixa de fósforo?

Tem uma rapaziada que paga um pau danado para valvulados, Gibson, Fender, PRS e o escambau sem mal saber o que é. Para esses aí, valoriza muito sim um bom equipamento analógico. Eu chamo isso de coisa de moleque.

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


MMI

Falou o sócio do Paul Reed Smith e do Randall Smith... hehehhe

Bog
Veterano
# nov/10 · Editado por: Bog
· votar


Grimc
Variax

Vixe...

Toda a alma da fina arte da luthieria e do amor ao instrumento é desprezada quando se tem uma guitarra que simula 500.

Sinceramente, você acha que a Fina Arte da Luthieria está bem representada em uma linha de produção chinesa, onde metade do trabalho é feita por máquinas e a outra por operários que em sua grande maioria nem sabem direito como funciona o que eles estão fazendo? Acho que você pode falar em Fina Arte quando pensa no artesão fazendo um instrumento impecável, atento aos mínimos detalhes, e etc, mas e$ta não é a realidade para a maior parte da pessoas - por sinal, o Brasil é um país estranho, onde uma boa guitarra de luthier custa menos do que uma guitarra saída de uma linha de produção (americana ou japonesa, mas ainda assim linha de produção).

Sério, esse teu argumento é como dizer "a frieza dos bits do simulador não se compara ao calor da mão do handmaker do valvulado". É uma frase vazia, que objetivamente não quer dizer nada.

nem vantagem no preço (uma variax custa cerca de 3000 reais que dá pra comprar uma fender ou até uma gibson)

Isso no Brasil. Eu tinha pago pela minha Variax 300 uns 400 dólares.

Nesse caso, não rola nem praticidade a mais (é a mesma coisa você levar uma guitarra normal)

Mas levar uma guitarra normal não é a mesma coisa que levar 30 guitarras normais, mais um punhado de violões e um banjo.

Pode até ter essa utilidade da versatilidade, mas é menos valorizada pelo próprio guitarrista... Nem tudo que importa numa musica é o timbre.

Aí você pode só falar por si próprio, e não pelos outros. E volta naquele ponto no qual o nichendrix já tinha tocado anteriormente, de você valorizar uma "experiência completa", e não apenas o som.

Isso tudo dito, a Variax que eu tinha foi vendida há alguns anos. Eu vendi porque achava ela um pouco desconfortável, porque ela respondia de um jeito diferente de uma guitarra normal (e eu até sei o motivo), e principalmente porque eu fiquei com medo de ela pifar em algum momento. A pessoa que comprou essa guitarra foi o guitarrista do Pato Fu, um cara adepto de simuladores. Ele já tinha uma Variax e queria outra para "backup" (no fim, a que ele já tinha é que virou backup). Ele usa a Variax com um programa que permite a ele fazer sons realmente muito diferentes, alguns bem complicados de se conseguir com uma guitarra normal - yep, a Variax é editável. Els usa a guitarra no show da Fernanda Takai, onde ele fica sentado e usa esses sonzinhos. Curiosamente, no show da banda, no qual ele se movimenta mais, ele usa a mesma guitarra há décadas, uma Fernandes jurássica, segundo ele por ser um instrumento confiável, que já aguentou uma pancadas e tombos. Enfim, nada de Fina Arte da Luthieria, só praticidade e a escolha da ferramenta que permite a ele fazer o que quer.

Note que eu não estou dizendo que ele é o "certo", e sim que se você quer pensar na história do teu instrumento e nas mãos dos operários que colocaram os captadores, você só pode falar por si próprio.

Bog
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix
Você parte de uma realidade sua e tenta transformar isso em uma verdade universal.

Heheh, estava te citando agora mesmo...

acho Strato uma das guitarras mais desconfortáveis pra se tocar que existem

Você também?

os controles parecem estar fora do lugar, vivo me enbolando com o captador do meio delas

Você também? Você também?

Todavia adoro o som delas, por isso continuo na minha luta infrutífera com elas.

Eu desisti e comprei uma Tele, ahahah.

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


Bog
nichendrix

Você parte de uma realidade sua e tenta transformar isso em uma verdade universal.

Heheh, estava te citando agora mesmo...

acho Strato uma das guitarras mais desconfortáveis pra se tocar que existem

Você também?

os controles parecem estar fora do lugar, vivo me enbolando com o captador do meio delas

Você também? Você também?



Vocês também???? hehehehehe




Todavia adoro o som delas, por isso continuo na minha luta infrutífera com elas.

Eu desisti e comprei uma Tele, ahahah.



Eu desisti delas, Fender não é para mim. Guardo a última por apego material, só por isso.

Bog
Veterano
# nov/10
· votar


MMI

Se bem que tecnicamente a minha Tele não é Fender, é G&L (tá, o L é do Leo Fender, mas...)

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


Bog
Sinceramente, você acha que a Fina Arte da Luthieria está bem representada em uma linha de produção chinesa, onde metade do trabalho é feita por máquinas e a outra por operários que em sua grande maioria nem sabem direito como funciona o que eles estão fazendo?

É isso é um ponto interessante pra se pensar em guitarras.

Por exemplo, as Fender, acho engraçado falarem em arte da luthieria quando se fala delas. O Leo Fender não era luthier e nem tocava nada, era técnico em eletrônica e após inventar os instrumentos, confiava a produção a um monte de imigrantes mexicanos que mal sabiam falar inglês e usavam madeira de fazer carvão em piso de taco pra fazer guitarra.

No entanto existe toda uma Hype em falar das Fender antigas como se fossem uma obra prima de construção. Uma vez vi uma discussão aqui sobre o corpo one-piece, mas Fender antiga eram todas de 2 ou 3 peças, one-piece foi inventado muito depois... hehehhehehe

Enfim, mesmo em instrumentos feitos por "luthier" acho que vale uma ressalva quando ao trabalho que se leva pra fazer a coisa toda. Guitarras mais trabalhadas como acústicas, semi-acústicas ou mesmo sólidas mais trabalhadas como as Gibson e Gretsch, tem como falar em artesão, pegar uma tora de madeira e passar em media duzia de maquinas como as Fender da vida, são outros 500.

Mas que Stratos e Teles são guitarras com um som do outro mundo, isso são, mesmo usando lenha pra lareira como matéria prima hehehehehhee

Você também?
Você também? Você também?

Sim eu também, eu vivo uma dicotomia com elas, quando fica confortável pro braço direito, fica desconfortável pro lado esquerdo e vice versa, e quando fica legal pros 2, fica ruim pras costas hehhehehehe

E os controles estão todos numa posição estranha, alavanca dando trabalho, reentrâncias em lugar errado pro meu corpo, enfim, pra mim elas teriam que mudar muito pra ficarem confortáveis para mim, embora seja ultra confortável para a maioria.

Eu desisti e comprei uma Tele, ahahah.

Eu tenho uma Tele e 2 Stratos, a Washburn como é custom order é mais confortável, mas não é nenhum absurdo de conforto não. A Fender é impossível de achar conforto.

Mas, porém, todavia, contudo e entretanto... por mais que a Tele seja ultra confortável, seja muito gostosa e eu ame de paixão... elas não tem aquele som de sino da strato, tem algo diferente no som delas que muito me agrada. O que também não significa que eu goste menos da Tele, enfim é como duas filhas diferentes, uma loira e uma morena, não tem como gostar mais de uma ou da outra e nem achar uma melhor que a outra... hehehhehe

MMI
Eu desisti delas, Fender não é para mim. Guardo a última por apego material, só por isso.

Mas essa tua é um apego material muito bom... deixa eu pegar minha 335 e a gente vai conversar sobre algumas das suas filhotas aí... heheehhehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulado? Solid State? Analógico? Digital? Homenagem ao Charlie Brown?