Valvulado? Solid State? Analógico? Digital? Homenagem ao Charlie Brown?

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


Bog

Na biografia dele (e na do Clapton também), eles descrevem os instrumentos deles de inicio de carreira como algo muito parecido com o que você acabou de escrever... hehehheheheh

É uma das musicas do B.B. King que eu mais gosto foi gravada com uma Tele, que é Three O'Clock Blues... o original ele toca com uma Broadcaster (a primeira versão da Tele).

The Root Of All Evil
Veterano
# out/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


MauricioBahia
Bog
nichendrix

Eu já toquei numa Tonante de um amigo e ela segurava a afinação.
Não era aquelas coisas, mas acho que dava pra tocar uma música nela.

Baseado nisso, acho que é o suficiente para o BB King soar como BB King de maneira relevante.

Como assim de maneira relevante?

Well, na minha opinião "soar como o BB King" é tocar as notas que ele toca. As notas que ele costuma escolher, a sonoridade melódica/harmônica peculiar que ele possui como compositor/instrumentista. O timbre é totalmente irrelevante, até porque eu nunca vi nenhum músico usar o mesmo timbre durante a carreira toda.

Adendos:

-Este negócio de considerar apenas as notas como relevante e excluir o timbre é uma opinião minha.
Não faço a mínima idéia de como era o timbre do Paganini, mas as composições dele, tocadas por diferentes violinistas, com diferentes violinos, soam como Paganini, capiche?

-Usei o BB King como exemplo porque vocês estavam falando nele. Nem conheço ele direito ehehehe

Dylan Thomas
Veterano
# out/10
· votar


nichendrix
O fato de existir tonalismo, atonalismo, politonalismo, não muda muita coisa na concepção do que expus.
Ter um conhecimento e não usar é a mesma coisa que não ter
Logo se antes do Schoenberg por motivos estéticos não se usava amplamente o atonalismo na música, era praticamente a mesma coisa que ele não existir.
Stockhousen deixe de ser considerado um dos maiores compositores do século XX e XXI e seu trabalho nesse período comparável ao que Beethoven fez na sua época.

Cara, você fica forçando argumentos a fim de sempre ter razão. Isso é triste. Os argumentos são tão toscos que nem vale a pena criticar. Nem vou mais perder tempo discutindo com você. Em outro post seu, tentando ficar com a "razão" você mistura anos 50 com 60. E agora fala esse monte de merda. Beleza, fique com a sua "reinen Vernunft" e mantenha a sua moral no fórum, iludindo qualquer um que não perceba a sua retórica barata.


Bog

Apenas generalizei. Se você acha que está incluso em um ou outro grupo, é uma opinião sua, não minha.

MMI
Veterano
# out/10
· votar


Vinícius Iron

Ironman, tá aí você continuando a falar bobagem... Desculpe, sem ofensas, na boa.

Eu acho essa questão de valvulados x SS uma babaquice só. Tudo bem, eu curto e adoro o som de valvulados e não troco o meu. Mas o buraco é mais embaixo...

A questão é que irremediavelmente a vida da gente tem se tornado informatizada, computadorizada, cercada de chips. Tenho certeza que no momento que você ler, tirando seu computador, se olhar em volta terá um monte de coisas com chips. Hoje, por exemplo, tudo num carro tem um desses, muito diferente do Willys que o nichendrix andou me contando. E esses sistemas mecânicos/analógicos tendem a sumir de fato, apesar de criar novos problemas, solucionam muitos outros.

A questão é que em aparelhos e instrumentos musicais, o objetivo é música. Parece óbvio, mas vejo um monte de gente aqui, como você, que não percebe isso. A coisa precisa soar bem, independente se é analógico, digital, valvulado, rack, combo, multi-efeito, alnico, sunburst, caro ou barato. fetiche de ter um valvulado atrás de você? Quanta bobagem... Você está caindo no golpe dos marqueteiros, os mesmo que ficam ricos fazendo você achar que precisa de tais produtos para "ser legal". Vai nessa, acredite que os homens de Marlboro são os mais espertos, fortes, bonitos e charmosos (se é para ser saudosista...). Você vai se fud**, enquanto outros ficarão ricos com seu dinheiro. "Ouça com olhos", isso é um abismo sem fim.

A vida mudou, é bobagem esse discurso. Tudo hoje é informatizado, inclusive a música. O pessoal não comenta, mas a coisa do analógico x digital vai bem além. Os estúdios hoje quase que só trabalham com o tal do Pro Tools, é um tal de infinitos canais, corte, recorte, emendas, pós produção gigantesca que até um jegue é capaz de fazer música. E isso se espalhou para dentro das casas, se popularizou, todo "músico" tem como gravar com qualidade dentro da sua casa com sistemas parecidos ou até com o próprio Pro Tools. Hoje é impossível de se imaginar uma banda gravando um álbum inteiro numa tacada só dentro de um dia de estúdio (porque era caríssimo), todos tocando juntos, ao mesmo tempo, em um canal só. Se um errasse, perdia-se todo o take, emendas eram bem difíceis. Por isso, por exemplo, John Lennon cantou "Twist and Shout" sem voz, rouco, porque já tinha se esgoelado o dia inteiro. Sim, era péssimo, mas dizem que os músicos precisavam ser mais precisos e errar menos, um erro custava muito caro. Porém, isso faz parte de uma evolução, não só nos amplificadores, mas nos teclados, nos sintetizadores, no MIDI, na gravação, na produção, na distribuição, tudo vai mudando e não adianta lamentar. E essas mudanças, estão engolindo os valvulados, como muitas outras coisas no caminho, é inexorável.

MauricioBahia
Moderador
# out/10
· votar


The Root Of All Evil: timbre é totalmente irrelevante, até porque eu nunca vi nenhum músico usar o mesmo timbre durante a carreira toda.

Eu acho também. É o jeito de tocar né? Aqueles licks, bends e vibratos que são a assinatura do som do cara.

Abs

The Root Of All Evil
Veterano
# out/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


MauricioBahia
É o jeito de tocar né? Aqueles licks, bends e vibratos que são a assinatura do som do cara.

Este aí é outro aspecto de reconhecimento, mas não era a ele que eu estava me referindo especificamente.

Eu estava me referindo mais ao som, as notas escolhidas, as harmonias típicas, aos arranjos, independentemente das articulações.

Por exemplo: Zakk Wylde tem a sua técnica no instrumento bem definida. Os bends dele, os vibratos, são bem pessoais, tu reconhece bem o cara, pela modo de tocar.

Já as notas que ele escolhe, as composições dele, o lado sonoro da coisa, eu considero ele (com raras exceções) genérico.

Já se tu pega por exemplo um Piazzolla, e bota pra qualquer cara tocar, tecnicamente do jeito que ele quiser, com suas próprias articulações (bends e vibratos do jeito que o cara que vai tocar costuma fazer), só tocando as notas que o Piazzolla escolheu, tu vai reconhecer o Piazzolla, pelas notas.

São duas maneiras de reconhecer e distinguir os caras, eu estava me referindo a esta segunda que eu descrevi agora, mas concordo que a primeira também conta, não tinha me ligado muito nela.

O ponto é que nenhuma das duas (especialmente a segunda) depende da qualidade timbrística do instrumento.

Abração!

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


The Root Of All Evil

Cara, eu penso bem nessa linha, o cara que sabe tocar, toca numa Tonante ou numa PRS... agora é o tipo da coisa, se você usa materiais melhores, tende a ter mais facilidade de expressão, tende a fazer melhor.

Dylan Thomas
Em retórica forçar um argumento tem que se ter algum algum argumento que seja coerente e lógico, mas que não seja conclusivo e a partir daí usar a linguagem de forma a eliminar as ambiguidades a fim de sustentar apenas uma das possíveis interpretações.

Logo eu não forcei um argumento, uma vez que eu não lhe forcei a aceitar o que eu disse, só usei a lógica e os mesmissimos dados que você usou para mostrar que no fim o seu argumento que é forçado, uma vez que tenta levar todos a crer que são a única interpretação possível para o mesmo argumento.

Só mostrei que o mesmo argumento é passível de outra interpretação igualmente fundamentada nas mesmas informações.

Enfim, eu to cagando e andando pra moral do fórum, até porque não venho aqui conversar com todo mundo e ficar postando a toa, venho jogar conversa fora com alguns amigos, como o Bog, ogner, Bahia, MMI, ZeroZen, edalko entre outros... preferia conversar num barzinho, com um monte de ninfetas pra apreciar enquanto se fala de boa música e toma-se uma cerveja. E no bar discutiria do mesmo jeito heheheheh

Bog
Veterano
# out/10
· votar


The Root Of All Evil
Eu já toquei numa Tonante de um amigo e ela segurava a afinação.

A minha não segura... :(

Dylan Thomas
Apenas generalizei. Se você acha que está incluso em um ou outro grupo, é uma opinião sua, não minha.

É, você generalizou, e me incluiu em um grupo. Se eu venho aqui e digo: "quem tem Dylan no nick é babaca", estou automaticamente te incluindo. Se você vem e diz que quem usa simuladores não é músico de verdade, está automaticamente me incluindo. Simples assim.

Por isso eu pergunto: você ouviu a musiquinha? Acredita que ela é um exemplo ilustrativo do que você está falando? Ou já tem opinião antes mesmo de ouvir?

Todos

Les Paul > todos nós.
Les Paul usava um amp Tech 21. Transistorado. E simulador.

Les Paul era um cara sem talento, precisava de simuladores para esconder sua incompetência, não era músico de verdade. Em vez de se preocupar em tocar, ficava lá no porão dele, inventando gravadores multi-pista e loopers.

MMI
Veterano
# out/10
· votar


Bog

Les Paul > todos nós.

Coitado de mim, não sirvo nem para a sombra dele. Esse é um verdadeiro imortal. Vida longa a ele!

MauricioBahia
Moderador
# out/10
· votar


Bog: A minha não segura... :(

Tô de olho nessa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-157939905-guitarra-tonante-star -light-preta-e-branca-com-microafinac-_JM

Abs

The Root Of All Evil
Veterano
# out/10
· votar


Bog
A minha não segura... :(

Saca este vídeo clássico:



nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


Bog

O velhos Lester era o cara... até hoje me arrepio com algumas musicas dele que tu jura que é drum and bass, trance e outros generos eletronicos... o detalhe que isso foi gravado nos anos 40 e 50.

Vinícius Iron
Veterano
# out/10
· votar


A impressão que eu tenho é de que todos os tópicos de que eu participo passam dos 100 posts facilmente, hahahaha.

MMI
Veterano
# out/10
· votar


nichendrix

Enfim, eu to cagando e andando pra moral do fórum, até porque não venho aqui conversar com todo mundo e ficar postando a toa, venho jogar conversa fora com alguns amigos, como o Bog, ogner, Bahia, MMI, ZeroZen, edalko entre outros... preferia conversar num barzinho, com um monte de ninfetas pra apreciar enquanto se fala de boa música e toma-se uma cerveja. E no bar discutiria do mesmo jeito heheheheh

Obrigado pela parte que me toca. Só frequento esse fórum e acho que vale a pena por você, os citados (sem mim, claro!), mais alguns, como o Fabio Seiji, Buddy Guy, Konrad, Bertola que para mim são a parte central do FCC.

Abç!

The Root Of All Evil
Veterano
# out/10
· votar


Vinícius Iron
A impressão que eu tenho é de que todos os tópicos de que eu participo passam dos 100 posts facilmente

Você trolla inconscientemente.

De Ros
Veterano
# out/10
· votar


nichendrix

"Tem hora que me pergunto que diabos eu faço aqui, se ninguém lê o que se posta, só falam o que querem e ficam com raiva quando ouvem o que não querem... hehehhehehehe"

Ledo engano! Estou lendo e aprendendo muito! É muito legal entender a tua maneira de pensar, me ajuda a organizar a minha maneira (que é muito parecida) e faz que as minha escolhas se tornem ainda mais conscientes!



-----------------------------------------------------------


Sobre a discussão, já gravei CDs usando todas as formas de amplificação sugeridas no tópico, e já ouvi gente falando "gosto muito do timbre do De Ros" e "acho uma ***** o som da guitarra do De Ros".

Cara, eu nunca usei o mesmo equipamento em dois CDs seguidos... Ou seja, ninguém de fato gosta ou desgosta do meu timbre, pois ele nunca é o mesmo! Gostam ou desgostam da minha composição/improvisação/escolha de notas/articulação/pegada, ou seja, musicalidade!

Pelo menos é o que me parece!

Abraços a todos!

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


MMI

Cara, sempre tem mais alguns, fazer uma lista dá nisso sempre fica alguém de fora, tem o Bertola também que é o cara... essa galera que me faz entrar e postar e pode ver que muitas vezes posto já pensando nessas pessoas em mentes.

E gostei muito da música lá, se deixa eu boto do 4 Shared pra mostrar o som lá do pessoal. E o tema está altamente grudento... to com uns 10min tentando parar de assobiar ele... hehehehhe

Vinícius Iron
Cara relaxa, eu acho é bom quando tu entra pra movimentar as coisas... tem muito post porque tu defende bem o que tu acredita, as vezes esquece que é o que tu acredita e trata meio como verdade universal, mas isso faz parte da vida, especialmente quando o assunto desperta tantas paixões... hehehehehhe

Enfim, eu respondo (e com posts longos), porque realmente gosto de exercitar a dialética, a retórica e especialmente de ser o advogado do diabo, não por vaidade, mas é meio que uma ironia socrática, ao questionar as ideias de alguém sempre aprendo algo e sempre posso avaliar e com isso rever ou reafirmar uma convicção minha também.

E como tu chega falando tão passionalmente e tanta gente vai entrando na conversa... tu joga a lenha e eu o querosene hehehehhehe

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


De Ros

Viu, sempre tem um que fica de fora se começar a fazer a lista dos que eu tenho que levar prum churrasco de domingo lá na casa da vó... hehehhehehee

Cara, eu também aprendo muito contigo.

Sobre aquele negócio lá... o de tocar com o povo daqui, o pessoal ficou interessado, tenho até uns vídeos no youtube pra te mandar pra ver se gosta e o email de um amigo pra te passar, mas na correria pra ganhar o cobre, sempre esqueço hehehehe

MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


De Ros

Como vc escolhe o equipo pra uma determinada música? Ou você não "visa" o equipo num primeiro momento?

Conte sobre seu processo de criação... :)

Abs

The Root Of All Evil
Veterano
# out/10
· votar


Conte sobre seu processo de criação... :)

Boa, cria um tópico ae.

MauricioBahia
Moderador
# out/10
· votar


The Root Of All Evil: Boa, cria um tópico ae.

Seria bem legal esse relato profissional! :) Eu acho que ele toma um chimarrão e começa a criar! hehe

Abs

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


The Root Of All Evil

Isso é um berimbau de 6 cordas hehehehehehe

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


MauricioBahia
Eu acho que ele toma um chimarrão e começa a criar! hehe

O dele eu não sei, o meu começa sempre com o carvão na churrasqueira e os amigos chegando hehehhee

É que nem ler os tópicos do fórum, eu sempre to comendo algo, ouvindo boa musica e rindo das discussões... heheheheheh

MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Valvulado? Solid State? Analógico? Digital?

\o/ Tô nem aí...



The Root Of All Evil
Veterano
# out/10
· votar


MauricioBahia
Eu acho que ele toma um chimarrão e começa a criar! hehe


uahuahuahuahuaahu
Deve ser!

nichendrix
Isso é um berimbau de 6 cordas hehehehehehe

Indeed!

Vinícius Iron
Veterano
# out/10
· votar


nichendrix

E como tu chega falando tão passionalmente e tanta gente vai entrando na conversa... tu joga a lenha e eu o querosene hehehehhehe

Haehuaueha, verdade.

Mas o importante, no final de tudo isso, é que o pessoal se respeita. Já cansei de frequentar fóruns de diversos assuntos, em que chega um ponto que o cara já tá chamando o outro de ''filho da puta, viado, tu só fala merda, vai pro inferno etc etc etc''. Ainda bem que, aqui, a coisa rola bem diferente e torna o ambiente bem agradável.

The Root Of All Evil
Veterano
# out/10
· votar


Vinícius Iron
Mas o importante, no final de tudo isso, é que o pessoal se respeita.

Isso é recente.

Vinícius Iron
Veterano
# out/10
· votar


The Root Of All Evil

Bom... como eu entrei em Julho, então eu realmente não sei...

Por sinal, entrei no tópico das pérolas e vi o link do tópico de um tal de Renato, de 2002. Meus Deus, que que é aquilo, hahahaha!

The Root Of All Evil
Veterano
# out/10
· votar


Vinícius Iron
Renato, de 2002

Épico!

AUHauhuahau

De Ros
Veterano
# out/10
· votar


Processo de criação:

Pode ser:

Cantando uma melodia.
Escrevendo direto (no computador).
Com a guitarra.

Na parte musical propriamente dita:

Começando por uma melodia.
Começando pela harmonia.
Começando por uma ideia ritmica.
Começando por um Riff que veio "do ar".

Definindo a orquestração- Bom, aí depende de "para que" estou fazendo a música. É uma trilha de filme, é para uma banda de metal, é para um disco da carreira solo ou o que?

Dependendo do conceito, vou compor e orquestrar seguindo a estética que me propus.

---------------------------------------------------------------------- -----

Escolha do equipamento -

O que soar melhor em cada caso e dentro das condições, de acordo com o meu gosto.
Se tiver um bom produtor, a opinião dele é primordial, afinal, esse é o papel dele.

Como vocês podem ver, nada muito elaborado ou complicado. Praticidade é importantíssimo. Se eu gravo na minha casa, tenho muito dificuldade com microfonação, então uso simuladores de amp mais meus pedais, de acordo com o som que eu almejo.

Acho que é isso!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulado? Solid State? Analógico? Digital? Homenagem ao Charlie Brown?