Autor |
Mensagem |
Guitarist_Of_Dark_Age Veterano |
# out/10
E ai pessoal do FFC, tranquilidade ? O negocio eh o seguinte, resolvi criar um riff usando notas no "desenho" de um acorde com 9:
e---------------- B---------------- G--------10------ D------8--------- A----6----------- E----------------
So que ao decorrer do riff, aparecem as notas F e F#, C e C# por exemplo... Como eh que eu faço pra saber em que tom tah ?
Ja usei a pesquisa, mas nada me ajudou Caso voces num entendam, eu posto o riff no Guitar Pro... Valeu!
|
Bereta Veterano |
# out/10
· votar
Cara, não sei se é o mais aconselhável a fazer, mas eu gosto de raciocinar assim nesses casos:
Vamos pensar no que temos mais explícito (hummm) primeiro. No acorde temos D#, A# e F (9ª do acorde). Então vc disse que no riff apareciam tb as notas F, que já vimos no acorde como sendo a 9ª, F#, C e C#.
São 6 notas então: D# A# F F# C C#
De cara, eu já pensaria na escala maior de C#, visto que pra chegar nela só precisamos do G e ele muito provavelmente soaria bem com seu riff.
Entendeu o raciocínio? É apenas uma maneira simplória de pensar e buscar tonalidades mais fáceis, mas não é uma receitinha a se seguir sempre. Mas, experimente! =)
Grande abraço!
|
mendigo_desabrigado Veterano |
# out/10
· votar
não entendi seu raciocinio, mas concordo que seja a escala maior de C#.
porém eu olhei as notas e comparei com a escala, é isso que você quis dizer?
|
# out/10
· votar
Bereta Cara, obrigadao mesmo! :) Num posso dizer que entendi 100% do teu raciocínio, mas, ja me deu ideias aqui. Abraço!
|
# out/10
· votar
mendigo_desabrigado E eu num entendi o que voce disse... kkkkkk Da pra voce explicar um pouquinho melhor ? :)
|
Bereta Veterano |
# out/10
· votar
mendigo_desabrigado
porém eu olhei as notas e comparei com a escala, é isso que você quis dizer?
Sim, sim! Só que eu expliquei (compliquei???) como pensaria num passo a passo. Assim como eu acho q vc tb faz: analisa que notas tem no acorde, no restante do riff e vê qual escala encaixa melhor ali.
O problema é que se vc pegar uma escala menor com uma intenção blues, cromatismos, escalas exóticas, dá um certo nó no cérebro.
Guitarist_Of_Dark_Age
Cara, obrigadao mesmo! :) Num posso dizer que entendi 100% do teu raciocínio, mas, ja me deu ideias aqui.
É legal vc entender pra poder ter autonomia nas próximas situações! Talvez eu tenha tentado ser simples e compliquei. Leia o comentário acima, por favor =)
Abraço!
|
Osvaldojr Veterano |
# out/10
· votar
as notas que não estão na escala são notas "de passagem"...
|
mendigo_desabrigado Veterano |
# out/10 · Editado por: mendigo_desabrigado
· votar
Guitarist_Of_Dark_Age
veja bem, você disse que no decorrer do riff apareciam as notas F F# C C#
e que o acorde era D# A# e F
então eu pensei *hmm, que escala tem as notas F F# C C# D# A# e F?*
aí eu cheguei na conclusão:
a escala maior de C#, que é C# D# F F# G# A# C (ou meio tom acima de todas as notas da escala maior de C: C# D# E# F# G# A# B# que é a mesma coisa que C# D# F F# G# A# C ) sacou +-?
detalhe: foi exatamente isso que o bereta explicou ali em cima
|
Bereta Veterano |
# out/10
· votar
mendigo_desabrigado
Isso! Bem mais simples do que eu fiz =)
Valeu!!!
|
# out/10 · Editado por: Guitarist_Of_Dark_Age
· votar
Valeu galera, mas agora, eu usei outro tipo de "analise" Eu analisei pelo baixo dos acordes Que sao F# G# C# D# Sendo assim o tom de E / C#m, como voces falaram Mas, vi que tambem tem o A# Entao o tom eh de B / G#m e as notas de aproximaçao sao F e C
Sera que fiz certinho? ^^
|
Bereta Veterano |
# out/10
· votar
Guitarist_Of_Dark_Age
Valeu galera, mas agora, eu usei outro tipo de "analise" Eu analisei pelo baixo dos acordes Que sao F# G# C# D# Sendo assim o tom de E / C#m, como voces falaram Mas, vi que tambem tem o A# Entao o tom eh de B / G#m e as notas de aproximaçao sao F e C
Sera que fiz certinho? ^^
Como vc tem F# G# C# D#, pra ser tom de E vc teria que teria que ter um A e o E, certo? Então vc achou o A# e o tom de E foi pro beleléu (a princípio). Mas pra F# ficou fácil: F# G# A# B C# D#. Só ficou faltando o B que eu coloquei em negrito.
Mas, na verdade existe um bom leque de possibilidades aí. É só expeguimentar =)
|