Porcentagem de Desvalorização de Instrumentos Usados?!

    Autor Mensagem
    The_Jhoe
    Veterano
    # out/10


    Boa Tarde Galera,

    Não achei nenhum tópico que falasse exatamente disso.

    É o seguinte temos algum padrão de porcentagem de desvalorização de um item usado em relação a ano desgaste etc... ?
    Como que calculamos isso? Pois muita das vezes pagamos um preço num instrumento e quando vamos vender perdemos sei lá uns 50% ...
    É um indice de desvalorização muito grande.
    Ao que se deve isso e como devemos calcular essa desvalorização ?

    Exemplo: Tenho um violão 12 cordas condor e vou comercializa-lo, no começo do ano o comprei pela bagatela de R$ 780,00 Novo na Loja. Qual a porcentagem que jogo nesse preço 30% , 40%... É só um exemplo mas queria meio que um padrão... tipo pra instrumentos em geral até no hora de comprar para sabermos se o valor do instrumento usado está alto demais ou baixo demais !

    Ivan_Guitar
    Veterano
    # out/10
    · votar


    não existe um padrão em porcentagem (não é como carros)
    depende muito da marca e do modelo do instrumento
    se bem conservado e com pouco tempo de uso, vale mais
    e se for uma les paul 1959 vale mais ainda...

    vlw

    MMI
    Veterano
    # out/10
    · votar


    The_Jhoe

    Funciona mais ou menos assim aqui em Sampa: instrumentos mais baratos, que significa de Fender American Standard para baixo, tem uma depreciação maior. Instrumentos mais caros e comercializáveis, tipo uma Gibson Standard, daí para cima segue mais ou menos assim:
    (preço do novo) - (aprox. 30%) = preço da loja
    (preço da loja) - ( aprox. 40%) = preço que a loja lhe paga para depois vender
    Se você conseguir vender seu violão 12 cordas Condor por metade do preço acho que está excelente.

    cristian1990
    Veterano
    # out/10
    · votar


    é assim mesmo boa parte dos produtos que vc compra qnd vai vender perder o valor mesmo nao tem jeito....

    faz assim, tenta acha o mesmo modelo do seu violao vendendo novo na net e pelo preco vc tira uma base .....

    The_Jhoe
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Caraca chega a ser bem injusto alguns preços que colocam...
    A Loja que me vendeu até compra o instrumento só que desvalorizaram sei lá uns 70% e o produto tá MUITO NOVO só usei em casa não tem um arranhão nem nada...
    É fo - - !

    Mas até pra comprar as vezes eu fico na dúvida se o produto tá barato se tá caro etc...
    To crendo que quando se compra um instrumento novo é para se morrer com ele ...
    Porque a grana que dizendo assim " vc perde " dá até um aperto no coração ...

    Zedosal
    Veterano
    # out/10
    · votar


    To crendo que quando se compra um instrumento novo é para se morrer com ele ...
    verdade

    Por isso temos que comprar algo bom de cara... tipo, se vai só estudar com ele entao compra algo bom pra vc estudar por muito tempo.


    Temos que levar em conta que esse BOM nem sempre será o mais caro ou o da melhor marca... ele é relativo principalmente a suas aspiracoes como musico.


    ex.: to querendo comprar uma outra guitarra (uma tele ou LP), mas só vou comprar se o preço, marca e especificacoes me agradarem bastante, pra nao jogar meu dinheiro fora... enquanto isso vou pesquisando!


    The_Jhoe, qual o motivo da venda???

    Atheo
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Uma dica seria pesquisar por quanto estão vendendo o seu instrumento usado em lojas de usados ou mesmo no Mercado Livre. Principalmente o último funciona como um bom termômetro para calcular o valor de mercado do seu instrumento.

    E tenta vender para outra pessoa. Pois vender para lojas você perde muito, já que a loja tem que ter uma margem de lucro encima.

    The_Jhoe
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Zedosal
    Só estou me dedicando a guitarra agora. O 12 cordas apesar do puta som está parado, porque nem estou mais estudando violão somente guitarra ...

    Atheo
    É na verdade eu estava procurando uma % para aplicar em todas as compras etc.. que eu fizesse mas não tem um padrão muito exposto não ...

    Ivan_Guitar
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Ivan_Guitar
    · votar


    Atheo

    E tenta vender para outra pessoa. Pois vender para lojas você perde muito, já que a loja tem que ter uma margem de lucro encima.

    é Isso!!!

    victorhab
    Veterano
    # out/10
    · votar


    (preço do novo) - (aprox. 30%) = preço da loja
    (preço da loja) - ( aprox. 40%) = preço que a loja lhe paga para depois vender


    O preço que a loja te paga é o minimo possível... Pode chegar à porcentagens ainda maiores...

    The_Jhoe
    Veterano
    # out/10 · Editado por: The_Jhoe
    · votar


    victorhab
    O que é o meu caso a loja tá tirando quase 70% ...

    Edit: Olha que eu só falei qual o violão nem viram que está novinho e já jogaram esse preço ai !

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Bom galera a um ano atras meu pai comprou uma bateria planet mercury azul metalico por 1,200 reais a vista na lata.
    hoje resolvi vender ela pra comprar minha sonhada sx ssg, e estou pedindo 850 reais aqui no mercadinho do meu pai, ela está perfeita sem arranhoes. precisa apenas de uma polida e uma troca de peles, pq eu so cavalo pra tocar usahsuahsuashau.
    será que estou pedindo caro demais?
    por favor galera levem em conta que ela esta zerada uma troca de pele e ela fica fera.
    obrigado

    The_Jhoe
    Veterano
    # out/10
    · votar


    LipeGuitarrero
    Pelo que vi brother...
    O meu instrumento não tem nada a fazer tá com corda nova etc...
    Tá caindo no minimo uns 40% !
    O seu brother no minimo cair uns 40% pra cima pois ainda tem que polir e trocar pele...
    Acho que ta meio caro sei lá...

    MMI
    Veterano
    # out/10
    · votar


    The_Jhoe

    O que é o meu caso a loja tá tirando quase 70% ...

    É que esse violão, mesmo podendo estar zerado e podendo até ter qualidade, mas está longe de ser um instrumento que atende ao mercado de usados, como violões Gibson, Martin, Taylor... Não tem muito mercado, infelizmente. Pode ver aqui mesmo no fórum que este tipo de violão (e guitarras desse nível) a galera compra novo, raras as vezes se vê alguém pegando um usado. Por isso desvaloriza mais ainda, se a loja não vender muito mais barato e parcelado, vira encalhe. Pense nisso nas suas próximas compras.

    The_Jhoe
    Veterano
    # out/10
    · votar


    MMI
    É isso pensarei mesmo seriamente mas as vezes compramos um pouco pela G.A.S. ai acontece coisas do tipo !
    Vou ver se consigo fazer algum negócio na loja sei lá pegar algum produto do meu interesse e eles me pagarem um pouco mais...
    Não sei pois é muito dificil vender mesmo estando novo instrumentos desse tipo...
    Penso em mercado livre mais deve dar muita dor de cabeça nunca mechi com ML... ( só comprei )

    Atheo
    Veterano
    # out/10
    · votar


    The_Jhoe

    Cara, eu sempre compro e vendo coisas no Mercado Livre. Não é complicado...

    Por esses motivos que normalmente gasto um pouco mais nos meus equipos, mas compro para ficar com eles para sempre! Que bonito isso, não?

    Zedosal
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Cara, eu acho melhor vc ficar com ele... pq um violao 12 cordas dá pra fazer muito arranjo massa em algumas musicas, vc pode usar ele mais pra frente, guarda e só vende se aparecer bom negócio. Se vc ficar apurado pra vender vai acaba dando ele pra alguem, pois negocio feito as pressas nem sempre é bom negocio!


    Boa sorte se ainda tiver na vontade de vender...


    aaaaaaaa antes que me esqueça... por quanto pensava em vender ele, só pra termos uma noção de sua %

    derek_70
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Cara, se vc já compra um instrumento pensando em quanto vai vender, começou mal.

    The_Jhoe
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Zedosal
    Sei lá pensava em uns R$ 490,00 ... bem barato para um instrumento com menos de 1 ano de uso e sem "nada pra fazer" ...
    Mesmo assim tá complicado demais vender por isso queria saber se vender para a loja seria um negócio razoavel...

    derek_70
    Em momento algum comprei o meu 12 cordas pensando em vende-lo ... Após me iniciar na guitarra ele está parado por uns meses e ocupando espaço no meu quarto...
    Como estou precisando comprar uma ponte (gotoh) pra minha guitarra ou um ampli melhor penso em vende-lo pois "NO MOMENTO" não se faz útil pra mim...

    Mas para mim tinha uma base um calculo de quanto poderia pedir...
    Mas to vendo que é algo bem fora de margem ( diferente de automoveis ) ...
    Pq tem uns malucos que põe uns troço tudo avariado no mercado e cobra muito barato ai o seu que voce cobra até que barato mas num preço justo fica "dificil" de vender...

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/10
    · votar


    The_Jhoe
    Quando eu vou vender alguma coisa minha no ML eu costumo adotar o seguinte critério: se o produto está em perfitas condições estéticas e funcionais, o preço máximo viável para vendê-lo é de 70% do preço de um novo em loja. Por exemplo: se eu fosse vender a minha SX GG1 STD, que está perfeitinha, eu cobraria ~R$900.

    Há casos especiais, como por exemplo aqueles produtos muito pouco usados, muito bem conservados, raridades, etc.

    MaiconOX
    Veterano
    # out/10
    · votar


    The_Jhoe
    É o seguinte temos algum padrão de porcentagem de desvalorização de um item usado em relação a ano desgaste etc... ?
    Como que calculamos isso?


    Amigo, isso chama-se DEPRECIAÇÃO, que é calculada com base no tempode duração útil do bem e fazendo o rateio dessa porcentagem por mês.

    Exemplo: se uma guitarra dura, por exemplo, 5 anos, no fim desses 5 anos a depreciação será de 100% e o valor CONTÁBIL desse bem será igual à zero.
    Agora é só dividir esses 5 anos por meses, que serão 60 meses, logo cerca 1,66% do valor da guitarra será depreciado ao mês.

    Não sei se deu pra entender direito, qualquer duvida eu explico.

    Palavras de um estudante de Contabilidade. ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Porcentagem de Desvalorização de Instrumentos Usados?!