guitarra sx corpo cheio de emendas?

Autor Mensagem
Fábio Santiago
Veterano
# out/10


olá vi uma foto de uma guitarra tele sx no ml q na foto dava pra ver suas emendas n sei ao certo qtas mas devia ser umas 5 a 7, será verdade q as guitarras sx fazem os corpos cheios de emendas?

Tive uma sst 57 so q a pintura era tão bem feita q não era possivel ver nenhuma, mas vai lá saber.

segundo os luthier p/ guitarra ser boa quanto menos melhor, vcs concordão?

DraKo
Veterano
# out/10
· votar


Eu n sou nenhum expecialista mais o normal é no maximo 3 emendas maisque isso pode estar relacionado a fabricação duvidosa

ogner
Veterano
# out/10
· votar


Tenho uma Sunburts sx62, da pra ver claramente as 4 partes dela. Guitarras de baixo custo pintadas, só os chinas sabem oq tem por baixo, hehe!!

segundo os luthier p/ guitarra ser boa quanto menos melhor, vcs concordão?
Sim, acredito que axista um limite né, 5,6,7 partes é sacanagem!!
Mas colagem nao é exclusividade de guitarras baratas, veja:
http://www.wildwoodguitars.com/electrics/fender/avts/54strat/se07078/s e07078.php

Iommi Young
Veterano
# out/10
· votar


É assim mesmo, eu tenho uma Sx SG e da pra ver que o corpo dela é formado por 2 ou 3 peças.

Ai depois vem gente falando que as Epiphones são muito superiores e tal, ví ae uma reportagem mostrando uma analise do corpo de uma Les Paul, ela era formada por 5 peças...

Mas o negócio é ir e testar a guitarra mesmo pra ver se você vai gostar, se nao tiver como é pesquisar na internet sobre ela...

ogner
Veterano
# out/10
· votar


Iommi Young
ví ae uma reportagem mostrando uma analise do corpo de uma Les Paul,

http://guitarra99.blogspot.com/

Galattico
Veterano
# out/10
· votar


ogner vc conehece o paulo?

huhu a minha cort de ash so tem 1 emenda

ogner
Veterano
# out/10
· votar


Galattico
ogner vc conehece o paulo?


Nao conheço nao, mas gosto bastante do blog dele!

Emogotic
Veterano
# out/10
· votar


E a muito tempo atrás eu pensava que as guitas eram feitas num único bloco de madeira. Quanta ingenuidade!!!

Bigtransa
Veterano
# out/10
· votar


A fender am standard do meu ex professor é colada em 6 partes..... a minha tem apenas uma emenda central.....

Curly
Veterano
# out/10
· votar


meu corpo está cheio de emendas e eu funciono muito bem, pelo menos até o momento...

quando eu comecei a tocar me preocupava com esse tipo de coisa, hoje não dou a mínima, se encontrar alguém que diga o número exato de pedaços apenas ouvindo o som da guitarra mudo de idéia...

Emogotic
Veterano
# out/10
· votar


Curly


meu corpo está cheio de emendas e eu funciono muito bem, pelo menos até o momento...


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

se encontrar alguém que diga o número exato de pedaços apenas ouvindo o som da guitarra mudo de idéia...

É o CARA.

Galattico
Veterano
# out/10
· votar


galattico
ogner vc conehece o paulo?


Nao conheço nao, mas gosto bastante do blog dele!


ata, e que nos participamos do forum da guitar player, e eu pensei que voce tambe era de la.

cristian1990
Veterano
# out/10
· votar


ogner

conheci esse blog a tres dias e é bem legal mesmo, e ate te faz abri os olhos, porque essa mesma epiphone ele testou e disse que tinha um som bom, mesmo com 7 emandas. ....

derek_70
Veterano
# out/10
· votar


Neste mesmo blog o cara tunou uma SX SST57.
Segundo ele a SX só tem duas emendas:

http://guitarra99.blogspot.com/2010/07/strato-sx-modificada.html

edalko
Veterano
# out/10
· votar


Já tive SX com 5 peças no corpo.
Outra com 4 e uma com 3.

Nao sei muito bem qual o padrão de confecção dos corpos ou se é que existe um.
Mas creio que seja melhor um sanduíche-iche de alder do que o fiasco patrocinado pela Tagima, de fabricar guita de lenha e colocar uma lamina de alder para enganar o povo.

Eu chamo isso de CRIME CONTRA O CONSUMIDOR

Se a Tagima sabe disso e mesmo assim vende como CORPO DE ALDER é crime... Ou então devem mudar o anuncio e dizer: corpo de lenha tosca com lamina de alder...

Agora, é de se ficar atento com as outras guitas MADE IN CHINA.

Voltando às SX, já tive umas 6 delas... o grande problema não é o corpo cheio de emendas, mas sim os trastes mal colocados... quase todas sofreram retífica dos trastes para ficar boas. Sò que daí uma guita de 450,00/600,00 (ash) já sofrem um acrescimo desnecessário no preço.

Son Volt
Veterano
# out/10
· votar


Como que vocês conseguem ver emendas no corpo da guitarra? Nem as de cor natural dá pra se ver na maioria das vezes, pois elas levam camadas de oura madeira pra dar aquela aparência bonita.

ogner
Veterano
# out/10 · Editado por: ogner
· votar


Son Volt
pois elas levam camadas de oura madeira pra dar aquela aparência bonita.

isso nao é tao comum....

viu esse post:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/243600/#7063885
Da pra ver as 3 partes

Emogotic
Veterano
# out/10
· votar


ogner

Tagima 735 Special (ou, como levar gato por lebre...)

Acabei de ler o post.
Unf!!!

Fábio Seiji
Luthier
# out/10 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


cristian1990
conheci esse blog a tres dias e é bem legal mesmo, e ate te faz abri os olhos, porque essa mesma epiphone ele testou e disse que tinha um som bom, mesmo com 7 emandas. ....
Dei uma olhada no Blog e realmente não é ruim pois toda informação é benvinda; porém ele passa algumas informações erradas ou confusas.
Um exemplo é quando ele chama a lâmina colada sobre outra madeira de "drop-top" quando esse termo se refere à um nível de elevado requinte quando relacionado à guitarras (vide Tom Anderson, John Suhr e etc).
Segunda coisa é ele contar de forma errada a quantidade de emendas; pela foto dá pra ver perfeitamente que ele conta as peças 1, 3 e 5 quando na realidade essas 3 é apenas uma, assim como a 2 e 4.
Outra coisa é em relação à espécie de madeira de sua Tagima que pode realmente ser Alder (certamente de péssima qualidade mas a espécie pode perfeitamente ser a que a marca informa) e aqui no Brasil é perfeita mente possível identificar qualquer espécie de madeira, basta contactar o IPT ou mesmo fazer em casa buscando referências macroscópicas dos Alnus (família do Alder) e comparar com a madeira do corpo da guitarra.

jack99
Veterano
# out/10 · Editado por: jack99
· votar


Caro Fábio (e pessoal aqui), um amigo lá do fórum da GP me avisou que meu blog foi citado nesse tópico e após ler o teu comentário, me senti na obrigação de esclarecer:

1) - Sou guitarrista e não luthier e minha busca por conhecimento técnico iniciou-se após ter sido enganado por um luthier. Meu objetivo é esclarecer os guitarristas (na medida do possível) porque não quero que passem pelo que eu passei e sempre deixando claro - novamente - que não sou luthier, não sou o dono da verdade também. Com a notável exceção da Paula Bifulco e seu excepcional blog, o que tenho percebido é uma clara indiferença desses profissionais em relação aos guitarristas e, se me permites, alguns com requintes de soberba e empáfia inexplicáveis, principalmente quando se exibem em fóruns. Esses são facilmente reconhecíveis porque suas respostas geralmente vêm um uma palavra ou no máximo uma linha. Isso pode impressionar um guitarrsita principiante, mas para mim que tenho 30 anos de guitarra nas mãos, é empáfia (arrogância, presunção). Meu blog existe porque nenhum luthier, com exceção da Paula, se deu ao trabalho de fazer tal coisa.

2) - Acredito que o verdadeiro luthier deve ter domínio consistente de vários assuntos (marcenaria, elétrica, física, geometria, acústica, botânica, etc. e o mais importante: ouvido musical e "dom") para se autodenominar "luthier".
Além disso, educação e ética ao lidar com o cliente. O que eu vejo é muita gente que mal sabe falar o português, com apenas uma formação básica e informal, nenhum substrato técnico se passando por luthier.

Obviamente não questiono a tua capacitação técnica até porque não conheço o teu trabalho, mas achei precipitadas e até inadequadas (no contexto) algumas colocações.

Como podes dizer que aquilo pode ser Alder e ao mesmo tempo sugerir que eu busque uma referência macroscópica se todas - sem exceção - referências macroscópicas mostram que existe uma disparidade gritante entre as duas madeiras? Tente encontrar uma foto de alder com aquele padrão macroscópico na internet, por favor.
IPT? Referes-te ao "Instituto de Pesquisa Tecnológicas"? Como se fosse tão fácil como pegar o telefone e pedir uma pizza. Fiquei 4 meses às voltas com Botânicos e Técnicos Florestais da UFSC e o laudo técnico com valor legal (se eu falar em "avaliação macroscópica" para um juiz ele ri da minha cara) só é possível na UFP (Federal do Paraná).
Quanto às emendas, mostrei para 3 (verdadeiros) luthiers antes de postar e eles confirmaram. Pode até ter menos peças, mas emendas, literalmente, são pelo menos 6. Ou seja, seis pontos de distúrbio de ressonância.
Drop top pode ter mais de um conceito mas preferi o usado pelos fornecedores de madeira dos EUA: tem cerca de 1,5 cm, normalmente figurado e usado para efeito estético. O Top Plate seria o top propriamente dito, com função estrutural e acústica:
http://www.lmii.com/carttwo/thirdproducts.asp?NameProdHeader=Figured+M aple

Veja bem, eu, um guitarrista (nem profissional, sou médico na verdade) tendo que fazer o que vocês deveriam estar fazendo eticamente: orientando seus clientes, informando, alertando.
Não é possível que tenhas visto aquela picaretagem da Epiphone e a barbaridade da Tagima e te limitastes a qualificar o meu blog com "algumas informações erradas ou confusas".

Com essa ajuda, é bem capaz que algum principiante daqui, que está economizando há meses para compar uma guitarra, ir numa loja amanhã e levar para casa uma Tagima daquelas...

Caro Fábio, desculpe a franqueza, mas perco um bocado do meu tempo com o blog, partilhando conhecimento. Não sou dono da verdade e preciso de ajuda (real: fatos, dicas, experiências), não críticas negativas precipitadas e desfocadas.
Ele está aberto à correções gabaritadas e bem intencionadas.
Ele está aberto para ti. Te convido a postar lá.
Um abraço para todos!
Paulo May

Curly
Veterano
# out/10 · Editado por: Curly
· votar


jack99

Paulo,

Procure saber quem são as pessoas com que vc está dialogando antes de partir para a contestação. O Fábio Seiji, além de grande Luthier é estudioso e especialista em madeiras. Isso não quer dizer que ele esteja sempre certo, quer dizer apenas que é alguém cuja opinião deve ser levada em conta, principalmente por leigos. Se para vc é um hobby examinar a construção de instrumentos, para o Fábio é o trabalho da vida dele.

Seu post acima foi muito agressivo, não entendi o motivo.

Luhtieria não é uma ciência exata mas sim atividade que envolve até uma boa dose de empirismo, somente com muitos anos de prática se adquire uma visão pessoal sobre o conjunto de fatores que levam um instrumento a ser bom, e essa visão muda a cada novo instrumento construído...

Então menos aí companheiro, seu blog é legal mas não é porque vc "abriu a barriga" de algumas guitarras chinesas que isso vai te tornar um especialista em madeiras, garanto que em alguns anos vc vai rever muitas das suas opiniões nessa área

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


jack99
Achei seu "Blog" útil, mas não concordo de forma alguma com as suas colocações em relação ao Fábio Seiji, até porque ele tem razão nas críticas que fez (e isso não desabona a sua pessoa), talvez vc não tenha gostado da forma como ele se expressou por escrito, até aí tudo bem, mas não houve ofensa nisso.
Se vc não concorda com as críticas que ele, um profissional sério, fez, entre em contato pessoal com ele e exponha a sua insatisfação e o porque das críticas.
Quanto às suas críticas aos luthiers... Bem, elas são factíveis, mas generalizantes. Posso fazer críticas à um médico (como vc) mas de forma alguma posso generalizar à toda classe.
Quanto à informação, acho que vc ainda não acessou o tópico fixo no qual o Fábio e eu, ajudamos de forma gratuita, aos garotos aqui do FCC, portanto, nós buscamos ajudar e informar sim, dentro do nosso tempo e conhecimentos. Ademais, tanto eu como o Fábio não usamos "nicks" (apelidos), e sim nossos nomes verdadeiros, que são a garantia que damos de nosso trabalho.
Todos nós somos passíveis de críticas, nenhum de nós é onisciente, e, a humildade perante os mais sábios (ou mais informados) em um determinado assunto é o 1º passo para o aprendizado. O filósofo grego Sócrates dizía: "...Só sei que nada sei...", por isso foi considerado o homem mais sábio da Hélade.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


jack99
Vejo que você mal leu a minha postagem e mal me conhece pela minha participação aqui no fórum e na comunidade de lutheria.

Eu comecei elogiando mas você deve ter se ofendido por eu ter apontado alguns problemas eu me senti na obrigação de fazer essas correções que é exatamente a postura que você diz que um luthier deve ter, o de não permitir que os guitarristas sejam logrados.

Aqui neste fórum temos o Bertola que vem tirando dúvidas de instrumentistas há muitos anos e quando você diz que o seu blog e o da Pauleira são os únicos a esclarecerem questões relacionados à esse assunto você também está tendo uma postura totalmente empáfia, pois mostra que você não reconhece o nosso trabalho (não só do Bertola e o meu mas de todo o fórum e seus participantes) além do trabalho daqueles profissionais que participam em revistas e em vários sites que encontramos pela net.

Profissionais ruins existem, mas existem em todas as áreas, inclusive na sua e se eu, que não sou médico, for erroneamente medicado eu não vou criar um blog criticando toda a classe médica e achar que posso receitar medicações ou dar opiniões técnicas à esse respeito sem receber qualquer crítica ou correção.

No caso do "Drop-top", se você sabe que esse termo, em construção de guitarra, representa um significado diferente do que você apresentou então você deveria ter deixado claro; mas como não deixou eu simplesmente corrigi para que aqueles que lessem não se confundissem. Eu me pergunto onde você achou precipitado ou inadequado na minha colocação.

Drop-top de 1,5cm (ou mesmo 5mm) é muito diferente de uma lâmina de 0,6mm como a que você viu em sua guitarra.

O IPT é um instituto totalmente acessível, basta ligar, se informar do que você precisa e eles te passam o procedimento; eu já cheguei a pedir identificação e paguei R$25 por amostra e foi quase tão simples quanto pedir uma pizza (pois eles sempre esquecem a maquininha de passar cartão).

Eu corrigi a sua contagem de peças coladas e me desculpem os seus "verdadeiros luthiers" mas pelas fotos dá pra ver claramente que são apenas 4 peças na formação do blank e esse lance de que colagem cria distúrbio na ressonância não tem nada de fundamentado, senão instrumentos com madeiras coladas como Les Paul, PRS, Alembic, Fodera, Tobias, Ken Lawrence e muitos outros (que chegam a custar 45mil dólares ou mais) seriam inferiores .

Nunca em momento algum eu questionei a sua boa vontade por isso não me venha questionar a minha sem nem mesmo me conhecer ou conhecer o meu trabalho.

Aqui nós sempre damos orientações, perguntamos, trocamos experiência, explicamos a lógica, ensinamos, questionamos, criticamos e damos vários pontos de vista (não apenas o nosso) para todas as questões relacionados a esse assunto, sempre defendendo a organização e respeito.

E você ainda vem me dizer que está perdendo um bocado do seu tempo fazendo o que nós deveríamos estar fazendo???

Eu é que te convido para que você conheça melhor este fórum e aproveite das informações aqui contidas.

Agora, se questionando aqui, onde sou relativamente respeitado, eu recebo uma crítica dessas "Deus me livre" eu postar no seu blog pra ser apedrejado!

Obrigado pela oferta mas eu passo.

guilherme_pr
Veterano
# out/10
· votar


Fábio Seiji

Seiji, me permita interferir, para quem sabe botar panos quentes.

Primeiramente: sou frequentador tanto aqui do FCC quando do forum da GP, apesar de ser mais ativo lé do que aqui. Desta forma, acompanho de perto todo o seu trabalho neste forum, principalmente no esclarecimentode dúvidas juntamente com o Bertola. O trabalho que vocês fazem nesse forum é um exemplo que devia ser seguido por profissionais de todas as áreas.

Conhecendo tudo o que você faz aqui nesse forum, respeito muito sua opinião como profissional.

De outro lado, por ser um membro ativo do forum da GP, conheço o Paulo (vulgo Jack) relativamente bem, e sou testemunha da qualidade técnica que ele possui.

Acho que a situação que aqui se criou é decorrente de um fator muito específico da internet, que é a dificuldade (ou mesmo impossibilidade) em se reconhecer, ao lermos uma mensagem escrita, exatamente qual era a intenção do autor da mesma.

Muitas vezes, frases colocadas com humildade são lidas como frases arrogantes. Da mesma forma, frases em tom jocoso podem ser vistas como agressivas.

Acho que é exatamente isso que aconteceu aqui. Conheço o Paulo e sei que ele não se daria ao trabalho de vir até aqui para ofender ninguém. Como sei que você também não se daria ao trabalho de ler o blog dele e vir aqui para "criticar por criticar".

Eu realmente acho que o seu comentário pode ter parecido, aos olhos do Paulo, muito mais agressivo do que ele realmente deveria ser. Coisas da internet.

Da mesma forma, tenho certeza que a intenção dele não era lhe ofender.

As vezes uma palavra mal escolhida dentro de uma frase é capaz de subverter todo o sentido da mesma para o leitor, e gerar esse tipo de atrito totalmente inesperado e indesejado por todos.

Enfim, espero que tanto você quanto ele leiam isso e ponderem esse estado belicoso de ânimo que aqui se formou.

Se minha intromissão foi indevida, me perdoe.

Por fim, apenas reitero minha verdadeira admiração pelo trabalho que você vem fazendo nesse forum.

Um abraço.

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


guilherme_pr
Concordo totalmente contigo mas se você reparar na minha primeira postagem vai ver que eu não critiquei:
Dei uma olhada no Blog e realmente não é ruim pois toda informação é benvinda; porém ele passa algumas informações erradas ou confusas.

Apenas me senti na obrigação de esclarecer os pontos que achei incoerentes e não tive intenção de ofender ninguém.

Eu não critiquei o blog como um todo nem tampouco seu owner e ainda por cima justifiquei os meus pontos de vista com informações claras e objetivas, com um pouco de boa vontade bastaria procurar no Google para verificar.

Na minha opinião, se ele fosse mais humilde, ele teria agradecido as correções e levado em consideração as informações que postei e não apenas vir criticando nossa categoria e generalizando, que foi o que eu entendi e acho que outros aqui também.

Estou sempre aberto à aprender e me corrigir, mas sei defender meu ponto de vista pois o adquiri através de estudo e não passionalmente pq me senti lesado por alguém; e sempre defendo este fórum pelo ambiente que os administradores se esforçam em manter e a postura dos usuários em respeitar, pois é aqui onde me projetei e aprendi boa parte do que sei hoje.

Se eu recebo uma crítica eu tento me corrigir mas neste caso eu vi uma grande injustiça da parte do sr. Paulo.

Tenho o Bertola como exemplo de profissional, ética, postura e, principalmente, humildade; pois ele vem há anos colaborando para a disseminação desse conhecimento e compartilhando sua experiência sem cobrar qualquer coisa e sem dar patadas naqueles que têm opiniões contrárias à sua.

Sei que sua intenção é não deixar que desavenças sejam criadas e agradeço por isso, mas honestamente eu não pretendo criar inimizades com ninguém e, sinceramente, eu medi minhas palavras pra não parecer uma crítica mas apenas apresentar os pontos dos quais achei problemáticos de serem tomados como verdade.

Abraços

Fábio Santiago
Veterano
# out/10
· votar


Bom no caso das epiphone será q estas q o cara citou no blog não são alguns casos isolados das chinesas? ja tive uma epiphone lp standard chinesa q pesava 3,50kg era muito leve p/ uma lp, devia ser emendada, e top c/ uma folha de maple sobre o alder como ele falou no blog,

Já a custom q tive 1994 coreia da´va pra ver q tinha uma emenda na latela do corpo proximo aos knobs e uma outra abaixo proximo ao final do compartimento esta era um chumbo de guitarra 4,80kg

acho q ela era pesada p/ causa do top de maple q escavei a madeira no compartimento do captador da ponte e dava p/ ver as 2 madeiras e o maple era grossso tipo quase o tamanho do captador da ponte, mas infelizmente não sei dizer se as standard destá epoca tb eram assim.

Fábio Santiago
Veterano
# out/10
· votar


uma das guitarras mais bem faladas aqui do fcc é a condor clp 2 alguem sabe dizer se elas tb são emendadas?

guilherme_pr
Veterano
# out/10
· votar


Fábio Seiji

Eu também não vi nada de agressivo no seu comentário, e justamente por isso me espantou o desenrolar do tópico, até por "conhecer" as partes envolvidas e saber que são pessoas adultas e sensatas.

Enfim, espero que seja apenas um grande mal entendido.

Mudando de saco pra mala: hoje deve me chegar um set de Fender CS Texas Special que encomendei pra colocar na minha SX SST62. Alguma recomendação especial para a intalação, além da trocas dos potspor pots de 250k?

guilherme_pr
Veterano
# out/10
· votar


Fábio Santiago

Cara, acho que não existem guitarras comerciais sem emendas. As condor possuem um bom controle de qualidade, mas, salvo equívoco meu, os corpos são tão chineses quanto as outras chinesas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


Fábio Santiago
Cara, quase NENHUMA guitarra à venda hoje em dia tem corpo sem emendas. Isso não é um problema, desde que não haja excessos e a colagem seja feita corretamente, respeitando o sentido dos veios e utilizando madeiras adequadas e de mesmo tipo. Por isso é bom desconfiar sériamente das guitarras cujo corpo é descrito pela expresão "solid hardwood", pois isso indica qu foi confeccionado com peças de má qualidade, em excesso e até mesmo com madeiras de tipos distintos (exemplo: Crafter Cruiser). Já as expressões "plywood" e "laminated" (esse termo específico é mui confuso, e é usado pelas fábricas de forma dúbia), significam compensado. Fuja dessas guitarras! (exemplo: Epiphone Special e Special II).
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a guitarra sx corpo cheio de emendas?