Alguém toca ou ja viu alguém tocando guitarra em igreja católica?

Autor Mensagem
cristian1990
Veterano
# out/10 · Editado por: cristian1990
· votar


como dissseram vai de igreja tem igreja que aceita tem umas que sao bem conservadoras mesmo, e a igreja ate hj eh bem conservadora em quase tudo. Mas eu concordo na missa nao da pra fazer um som mais agressivo eh um lugar para reflexao tem que ter uma musica que combine, nao umas guitarra comendo solto, e outra tem gente de toda idade, imagina uma senhora de 68 anos na missa e vem uns doido liga a guitarra la no talo, acabou com o sossego da senhora qe so foi rezar

Ja na evangelica como é um grande negocio eles adoram bandas grandes, pq a banda chama um pouco a atencao da galera qe comparece, faz parte do negocio,tem ate gente que compra instrumento com o dinheiro de doacoes que eu achou mó palhacada em toda as igreja ate catolica, mas enfim .......

Brunoxzw
Veterano
# out/10 · Editado por: Brunoxzw
· votar


Sou músico e toco em bandas católicas...
E não é de hoje que tanto em Shows ou em Missas e etc...
São usadas bandas completas para tocar incluindo guitarrista...
Minha própria banda tem um guitarrista...
Conheço bandas aqui perto de casa que tem 2 guitarristas...
E se procurarem na net poderão achar gente muito fera que toca guitarra pra Deus...(Boy, Rinaldo Xabú, Boyna etc...)
Fica ai um dos trabalhos de Rinaldo Xabú:


Marc Snow
Veterano
# out/10
· votar


Já toquei uma época e eu levava meu marshall e meus pedais. No começo, achavam que eu era o capirôto, pois 2/3 dos bunda-moles que levam aqueles violões tonante cheio de adesivos colados e que participam de grupo-jovem, debandaram! HAUHAUA

Mas depois foram ver que a música fluia

Jhoi
Veterano
# out/10
· votar


Mais uma vez muito obrigado pela opinião de vocês.

Confesso que lendo também cheguei a conclusão da maioria, de que a Santa Missa realmente não é lugar de se tocar músicas mais pesadas (como a "glória" que eu citei em um dos meus posts), mas nada impede de levar uma guitarra e fazer um som um pouco mais tranquilo, adequado para todas as idades.

Percebi alguns comentários que não tinham absolutamente nenhuma ligação com o tópico ou com o meu primeiro post. A estes eu (e não somente eu) peço que evitem discussões sem sentido aqui. Este tópico foi criado apenas para discutir o fato de tocar guitarra na igreja católica.

Foi muito bom também ver a experiência que alguns já tiveram como o qew e o Marc Snow. Então se alguém já teve a experiência de tocar guitarra na igreja católica, comente aqui também.

Abraço. o/

qew
Veterano
# out/10
· votar


Kleber Blacklock
A introdução de instrumentos musicais na Missa aconteceu após o Concílio Vaticano II

Então, os Padres deveriam dar mais atenção ao uso dos instrumentos nas missas.

Jube
Veterano
# out/10
· votar


No tempo em que eu era catolico, quando fiz minha primeira comunhão, tinha uma banda com 2 guitarristas la, uma das coisas mais legais foram as musicas, uma pena que a gravação esteja em uma fita k7

MaiconOX
Veterano
# out/10
· votar


Eu não sou cristão nem de perto, mas já vi e tenho conehcidos que tocam "rock" em igrejas católicas.

Eu fui chamado pra tocar órgão (sou pianista) em uma igreja, mas não aceitei por não ser cristão, mas isso não tem nada a ver com o tópico, não é mesmo?

Otavio_Jr
Veterano
# dez/10
· votar


A questão foi bem respondida pelo Kleber Blacklock, mas como ainda há vestígios de vontade própria, faz-se mister esclarecer alguns pontos que concernem à má interpretação dos documentos do Vaticano II. Entenda que, da mesma maneira que em qualquer outra instituição idônea, na Igreja Católica você pode ter suas opiniões pessoais, mas deve viver nela segundo a Doutrina de Nosso Senhor que é demonstrada filosófica e teologicamente nos Documentos do Magistério segundo a Tradição.
A Igreja Católica não é contra a prática de instrumentos como guitarra, contra-baixo elétrico ou bateria, mas é preciso que fique bem claro aos católicos que para uso na Santa Missa estes instrumentos são proibidos por causa do fim para o qual foram criados. A guitarra por exemplo, é símbolo do Rock, uma das formas de revolução contra a sociedade. De passagem, a revolução não tem fim objetivo porque parte da classe inferior para a superior, enquanto a evolução tem razão inversa.
Para entenderem melhor o motivo, saibam que mesmo instrumentos clássicos como o piano ou o saxofone têm restrições porque a Igreja Católica deixa bem claro aos seus fiéis que para cada coisa há o seu momento adequado: "Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus." (Mt 22, 21).
A Santa Missa é o culto que os católicos oferecem a Deus, por isso, seguindo a tradição judaica pré-cristã, nela permite-se apenas instrumentos que incitem e conduzam à oração (o diálogo do fiel com Deus), por isso há duas regras:
1. Preferência para os instrumentos de sopro (órgão ou acordeão porque são os que mais se aproximam da voz humana, o instrumento musical por excelência) ou corda (violino, etc); evite-se os instrumentos de percussão (piano, violão, viola caipira) e de fins profanos (saxofone, guitarra elétrica, etc).
2. Que a música executada seja para elevar o espírito a Deus e esteja de acordo com o tempo litúrgico. Assim, alguns motetos, peças e até mesmo missas polifônicas, podem perder o seu valor litúrgico - não o artístico - quando "cai em domínio público".
Resumindo, na Santa Missa NÃO SE DEVE sacralizar o profano, e muito menos profanar o sagrado. Por isso o uso de certos ritmos e instrumentos como guitarra e bateria na Santa Missa NÃO SÃO PERMITIDOS, e o seu uso constitui abuso litúrgico e não heresia. A heresia é uma negação pertinaz de um Dogma, e não há dogmas sobre instrumentos musicais.
Lembre-se que o verdadeiro católico, a exemplo de Noso Senhor Jesus Cristo, é obediente e procura primeiro fazer a vontade de Deus expressa pelos superiores, e não a sua própria vontade: "Pai, se é de teu agrado, afasta de mim este cálice! Não se faça, todavia, a minha vontade, mas sim a tua." (Lc 22, 42). Tendo dúvida sobre Liturgia ou doutrina, SEMPRE consulte o seu pároco e os documentos da Igreja; e para a primeira, a referência é a Santa Missa conforme celebrada no Vaticano.
Espero que tenha esclarecido melhor, e ajude os interessados em música litúrgica a discernir.
Post scriptum: O link é um artigo em resposta ao LondrinaBittar. Não é este o tema do tópico, mas ele pediu uma resposta sincera, e espero que ele seja sincero da mesma forma ao lê-la porque, como diz o Papa no prefácio do seu excelente livro "Jesus de Nazaré": "Peço apenas aos leitores um adiantamento de simpatia, sem o qual não há nenhuma compreensão.".
Hawking não fala como cientista ao negar obra criadora de Deus

nichendrix
Veterano
# dez/10
· votar


Otavio_Jr

Cara, com a renovação carismática isso mudou faz muito tempo, eu mesmo toquei guitarra em igreja católica e na missa, agora isso só acontecia em missas da renovação carismática, nas demais, era só o tecladinho.

joabfarias
Veterano
# dez/10
· votar


Peço desculpas pelo "off-topic", mas é verdade que o Padre Marcelo Rossi teve que parar com suas músicas "mais agitadas" por proibição do novo papa?
Não sou católico, mas tenho muito respeito por qualquer indivíduo que, através de sua fé, tenha uma intenção verdadeira de ajudar ao próximo.
Até agora ninguém citou o Eterna. Por acaso a banda deixou de ser católica?

Otavio_Jr
Veterano
# dez/10 · Editado por: Otavio_Jr
· votar


Cara, com a renovação carismática isso mudou faz muito tempo, eu mesmo toquei guitarra em igreja católica e na missa, agora isso só acontecia em missas da renovação carismática, nas demais, era só o tecladinho.

Prezado nichendrix, isso não mudou porque não há nenhum documento oficial da Igreja dizendo o contrário. As mudanças na Igreja só são permitidas se: estiver de acordo com a Sagrada Escritura, a Tradição e tiver aprovação ex cathedra do Santo Padre. Outro caso de "mudança" é quando o Bispo aplica a lei para coibir ou conter um desvio, como por exemplo o pronunciamento de Dom Roberto, Bispo auxiliar de Niteróri sobre as palmas na Santa Missa.
A RCC comete muitos abusos litúrgicos, e é lamentável que ainda não tenham se dado conta disso (ver Mitos Litúrgicos). Outro motivo para esses abusos litúrgicos é a completa ignorância religiosa por parte da maioria dos fiéis católicos, que preferem fazer o que mais lhe apetece a fazer o que a Igreja realmente ensina, isto é, preferem não ser verdadeiros católicos.
Quem explica isso muito bem é o Pe. Paulo Ricardo, dando o seguinte exemplo: "se você quer fazer parte de uma torcida organizada, você tem que concordar com as regras daquela torcida; não pode ser exemplo, querer pertencer a Independentes e usar a camisa do Corinthians quando for ao estádio.". Seria uma incoerência muito grande porque ser alguma coisa implica todo e não parte, hoc est, não se pode ser meio são paulino e meio corinthiano; ou se é são paulino ou se é corinthiano. Analogamente aplica-se o mesmo à Igreja Católica e aos católicos: não é possível ser católico e não querer seguir as prescrições da Igreja simplesmente porque elas não lhe agradam. Não existe religião por opção, mas em ordem à verdade. Segue-se esta ou aquela religião porque se vê em seus princípios a maneira adequada de servir a Deus; caso contrário, estará servindo ao seu ego, e não a Deus. A Missa não é para agradar os fiéis, como o culto evangélico, mas sim um sacrifício - inclusive da própria vontade - para agradar a Deus. SEMPRE DEUS, NUNCA EU.
Peço desculpas pelo "off-topic", mas é verdade que o Padre Marcelo Rossi teve que parar com suas músicas "mais agitadas" por proibição do novo papa?
Não sou católico, mas tenho muito respeito por qualquer indivíduo que, através de sua fé, tenha uma intenção verdadeira de ajudar ao próximo.
Até agora ninguém citou o Eterna. Por acaso a banda deixou de ser católica?

joabfarias, não tenho conhecimento deste fato sobre o Pe. Marcelo Rossi, porém se o Papa tomou tal atitude deve ser por motivo grave. Entenda que a atitude do Papa foi simplesmente aplicar a legislação eclesiástica; ele não proibiu, ele cumpriu a lei. E cá entre nós, o Pe Marcelo Rossi - enquanto padre, e sem abusos litúrgicos - é muito mais padre do que o Pe Fabio de Melo.
Quanto à Eterna e outras bandas, não existe propriamente banda católica porque as músicas que tocam, apesar das letras conterem elementos católicos, não são católicas, são rock, pop, etc. O que existe são bandas constituídas por integrantes católicos, como Anjos de Resgate, Rosas de Saron, U2 (rs) e outras; algumas tocam em Missa, embora não seja adequado para a Santa Missa.
Liberdade, prezados leitores, não é fazer o que quer, mas escolher o bem conhecendo-se o mal. Todo ser apetece o bem, o problema é que muitas vezes se escolhe o mal por causa da aparência de bem.

Espero ter esclarecido as dúvidas, e antes que haja advertência, não me afastei do tema: o uso de guitarra na Santa Missa.

EDIT: Àqueles que queiram conhecer melhor as prescrições para a RCC, procure adquirir o Documento 53 da CNBB: "Orientações pastorais sobre a Renovação Carismática Católica".

May BA
Veterano
# dez/10
· votar


Kleber Blacklock

Explicou bem a questão, parabéns!

LondrinaBittar

Procure no youtube pelas aulas do professor Orlando Fedeli: As provas da existência de Deus e O Problema da Verdade. Se tiver um pouco de humildade poderá aprender algo!

Sem mais! (pra não desvirtuar o tópico)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém toca ou ja viu alguém tocando guitarra em igreja católica?