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T-Rodman Veterano |
# jun/11 · Editado por: T-Rodman
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Jinkxs by the book, é isso que você escreveu. Creio que muitos daqui já sabem disso, e, não concordam que estão fazendo algo que cative o consumidor.
Se for ver, de outro lado, se você pegar o caso da Strinberg, por exemplo, eles nivelam pelo mercado popular. Eles estão melhorando suas linhas mais populares, afim de proporcionar melhores instrumentos para o povão. E assim, cada dia, ganham mais mercado. - Pensando só pelo marketing e mercado, estão certos eles. A distribuidora mesmo acaba falando assim: no estúdio, na casa dos artistas, os caras podem e usam instrumentos melhores, os 'top de linha' das nossas marcas ou outras. Mas no dia a dia, nos shows, naquele lugar em que eles tem risco de perder ou danificar os instrumentos, eles vem nos procurar por instrumentos mais baratos, e nós vendemos Strinberg e Takamine chinês para eles. Do mesmo modo, o cara que está aprendendo pode comprar o violão mais barato, ou o Takamine de entrada - visando ter o instrumento desejado mais tarde (logicamente o mercado direcionado deles é o sertanejo).
E, via de regra, Gibson, Fender e afins, tem altíssimo lucro com seus produtos 'top'. Não é à toa que existe um mercado próprio para as vintage, tanto quanto para as custom shop master build. E na maioria das vezes, montar uma guitarra na loja da custom shop, é juntar um monte de peça pronta, montar a guitarra na frente do consumidor, pra ver ele sair satisfeito, mesmo pagando-se pelo dobro ou triplo do preço que ele pagaria em uma deluxe ou standard.
A Mattel faz isso com os 'Hot Wheels' dela. Montou uma espécie de 'custom shop', onde a pessoa vai lá e monta o carrinho do jeito e cor que ela quiser. Na verdade, cada opção feita pelo usuário, define um determinado tipo de carrinho, que 'sai pronto e embalado' após o usuário terminar sua escolha. E na cabeça do usuário é 'customizado', de acordo com que ele escolheu no programa. Isso é marketing, rs. Tem loja grande de brinquedo que se mata pra ter esse 'custom shop car' da Mattel - porque na maioria das vezes, é lucro na certa para o vendedor, e para o fabricante.
Não sei se é regra, mas o que está acontecendo no mercado brasileiro hoje em dia é isso: os populares estão melhorando, para atender as necessidades do mercado - criando modelos melhores e mais 'tops' a cada dia. Enquanto isso, os 'premiums', estão morrendo na praia, por mais que façam linhas diferenciadas. O porquê disso? - talvez pela confiança do mercado. Vendo nas lojas, o que Condor, Crafter, Cort, Strinberg, Rosini e SX fazem hoje em dia, é o que se conclui.
amplexos
T.
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Jinkxs Veterano |
# jun/11
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T-Rodman
Veja... minha tese (é uma tese, pois não trabalho na Tagima e não sei exatamente o que se passa na cabeças dos executivos de lá) é sobre uma possivel estratégia onde a linha Premium da Tagima se encaixa. Ou seja, é plausível, mas é apenas parte de um todo. Não tenho pretenções de ir além, pois seria tudo mera especulação.
Também não me diz respeito se as pessoas (usuários do FCC) concordam ou não com esse tipo de estratégia, ou mesmo se ela está sendo ou não bem realizada. Isso é um problema exclusivo da própria Tagima.
Como certo, apenas posso afirmar que as linhas hi-end, onde enquadro também a linha Tagima Premium, têm como objetivo principal serem a vitrine da marca. Não possuem mercado suficiente para sustentar suas respectivas empresas. O lucro que essas linhas, mesmo nas grandes marcas, realizam é pequeno em relação ao lucro obtido pelas demais linhas. Esse último praticamente sustenta toda a operação.
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Sir.Paulo Veterano |
# jun/11
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Até mesmo o Marcio esta tendo dificuldades para explicar esse valor tão elevado!!!
Não adianta ta caro mesmo!
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T-Rodman Veterano |
# jun/11 · Editado por: T-Rodman
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Jinkxs na possível tese, sim, parece que é nessa linha que a Tagima pensa. Mas, não parece ser a mais certa.
Sim, também concordo que no caso dela é vitrine. Mas como sempre: de que adianta existir um produto de 'ponta' se na ponta existe coisa melhor fora da marca?
Tem produto no mercado que você compra um, pensando em outro: processadores de computador, por exemplo. A guerra entre eles é: clock, processamento por clock, consumo por clock, número de núcleos, instruções - cada fabricante (basicamente Intel Vs AMD) visa utilizar esses números para alavancar seu produto. E ambos possuem produtos de vitrine, que pouca gente compra, e muita gente acaba sendo levado por esse marketing, do tipo: Intel é mais rápido, AMD é melhor pra jogo, etc. Mas certeza, não é o caso de instrumento musical. Instrumento musical a gente compra e compara um a um, às vezes até as mesmas guitarras, da mesma marca, na mesma loja - e no mercado brasileiro, o que mais se coloca um produto de frente com a da concorrente é o preço mesmo. Se for ver, na música a maior vitrine é o artista. É a 'guitarra do Slash', a 'guitarra do Eric Clapton', do SRV, do Jimmy Page, do BB King, etc etc - é que encurte alguns nomes na cabeça das pessoas. Avesso à isso, só a tradição e o boca a boca que faz um produto ser melhor do que o outro, vamos assim dizer, nos segmentos de entrada.
Well, curiosidade eu tive, mas só o preço já afasta a idéia de se adquirir algo deles.
amplexos
T.
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Jinkxs Veterano |
# jun/11
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T-Rodman
Se for ver, na música a maior vitrine é o artista.
Com certeza. Os endorsers existem por isso. As Artists Series servem para colocar a "guitarra do Slash" nas mãos de qualquer pessoa que se disponha a pagar por isso.
Imagens das grandes lendas da guitarra (de uma época que o marketing ainda não existia) são usadas pelas empresas até hoje para fixar uma idéia, um estilo, uma atitude.... à um produto, que muitas vezes a pessoa compra pela expressão de sua própria individualidade, ou seja, aquele produto deixou de ser apenas um produto e se tornou parte da personalidade de quem o comprou.
Todas as séries especiais tem esse objetivo, além de mostrar o que a marca tem de melhor. Desse ponto de vista fica claro que muitas vezes, a questão preço é relativa.
A Tagima está errando a mão no preço dessa linha??? Muita gente parece acreditar que sim. Para muitos, a marca não tem o apelo que justifique isso. É uma consideração válida.
Mas se a marca trabalhar em outro patamar, mais baixo.... não estará, de certa forma, produzindo uma concorrência canibalista com outras linhas da própria marca, como a Hand Made ou a linha dos Endorsers(K-1, JA-1 etc...)???
E mesmo sujeita à esse tipo de critica que vemos aqui no FCC existem diversas considerações que a empresa deve fazer antes de tomar qualquer decisão:
Existem pessoas que compram a linha premium?? Quem são, e o que pensam os potenciais compradores??? Quanto a Tagima espera vender dessa linha??? Quais seriam os produtos concorrentes dessa faixa de preço??
E mesmo que essa linha não dê retorno financeiro, ela funciona como vitrine da marca e impulsiona indiretamente as vendas de outras linhas??? Qual a participação dessa linha no mix de vendas da empresa?? Qual o custo operacional que a empresa tem por manter essa linha dentro do seu mix??? Quanto foi o custo de desenvolvimento dessa linha de produtos??? Como está projetado seu modelo de distribuição e vendas??? Como está estruturado o plano para divulgação.... existe mídia???
Isso é apenas a ponta do Iceberg, pois existem muitas outras variáveis.
Enfim, acredito que eles conheçam o mercado e não são picaretas, mas sei também que pisam na bola, como no atendimento ao consumidor (tão ou mais importante que qualquer ação de marketing). Enfim... eu não compraria uma guitarra dessas, pois não sou propriamente um consumidor em potencial desse tipo de produto.
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theblackstrat Veterano |
# jun/11
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caro tá mesmo.. mas tá na média.. a fender /gibson/afins.,,também estão abusrdamente caras aqui.. uma standard da fender ta 1000dollars na samash.. que isso galera..isso significa 1700reais..no muito.. então a tagima ta praticando o valor de merdado.. ,massssssssssssssssss o que ela deveria fazerrrr?????????????? forçar o mercado a abaixar os preços de coisas boas...se preocupando de verdade com os musicos desse brasilsaoo! vlwas;;desconto pra CACHAÇA!
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Sir.Paulo Veterano |
# jul/11 · Editado por: Sir.Paulo
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Nova T-635
Para quem quiser ver como sera as novas 635:
Aqui
as principais diferenças são o headstock que tem o mesmo desenho do head da T-735 e o braço possui com verniz brilhante (Em escala clara) e agora pelo visto os caps são Seymour Duncan!
Mas por enquanto isso o que eu disse é especulação embora algumas dessas guitarras já estejam sendo comercializadas a Tagima ainda não as oficializou!
Mas se oficializar pelo jeito vou ter que ter duas 635 fazer o que né...O_o
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Ian Anderson Veterano |
# jul/11
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Para quem quiser ver como sera as novas 635:
Esta aqui!
"O documento XML não está associado a estilos. A estrutura do documento é representada abaixo."
muito bonita =P
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Sir.Paulo Veterano |
# jul/11
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Ian Anderson
Falah awe garoto bom!!!
Já arrumei o link!!!
Depois diz o que achou!
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Ian Anderson Veterano |
# jul/11
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Sir.Paulo Case e Seymour Duncan! , hum... meu bolso não tah gostando muito =P
se não aumentar o preço tah uma beleza =D , mas desconfio q essa da foto seja da aquelas 735 custom
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Sir.Paulo Veterano |
# jul/11
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Ian Anderson
Por enquanto é só especulação mesmo vamos aguardar o que vem por ai!
Acredito que eles só irão apresentar esse modelo no Tagima Dream Team!
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jhoonn Veterano |
# mar/12
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pow vou ressucitar o topico niguem viu o cacau santos passando so viram o juninho dando entrevista kkkkkk
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Sir.Paulo Veterano |
# mar/12
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jhoonn
Cacau é um bom guitarrista! Só não curto esse negocio de musica evangelina e derivados mas ta valendo!
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