Arranhados, arranhados como eu os odeio

Autor Mensagem
Abravador
Veterano
# set/10


E o seguinte galera, minha guitarra vai fazer 20 anos dia 15 de novembro, e eu comprei ela esse ano de um cara, eu peguei ela com uns 4 amassados bem pequenininhos e apenas um perceptível, os outros estão em lugares que não dão pra ver, pois bem eu peguei essa guitarra e ela tinha com esses amassados, mas ela não tinha arranhões, ela é preta mas parece um espelho, e eu notei esses dias que ela adquiriu arranhões superficiais, daqueles bem di leve só que em grandes quantidades, e bem di leve mesmo, tipo eu nunca bati ela e nunca passei ela em nada, mas os maledetos estão la.
O cara conseguiu passar 20 anos sem arranhar ela eu não estou nem a 3 meses com ela e já arranhei, claro que ele num tocava assim fica ate fácil.
Eu gostaria de saber o que será que causou esses arranhões, se e pano que eu passo sei la, o que vocês sabem que arranha, e se luthier tirar esses arranhões diboa, tipo sem ter que lixar a tinta e desmontar a guitar, porque eu quero deixala o mais original possível, sem troca de peças ou pintura, sei la eu sou maluco por ela só de pensar em tirar alguma peça dela eu já quase choro, e também os arranhões são muito superficiais, só colocando ela pra refeltir a luz que da pra ver.
e isso galera, pode achar que e coisa de fresco mas minha guitarra e minha vida, sem ela eu não sou nada, eu só não caso com ela porque na hora de responder sim ou não ela ia responder "B", e ai todo mundo ia ficar esperando ela terminar e ela nunca ia terminar a palavra.

Marc Snow
Veterano
# set/10
· votar


Estória bonitinha. Cara...todo instrumento arranha. Agora o que vc pode fazer é comprar aquela capa só pra o corpo, não sei sevc já viu. Acho que é de neoprene...

ogner
Veterano
# set/10
· votar


Abravador

Guitarra original é guitarra arranhada!! Onde são os arranhados? QUal parte do corpo apareceram?? Não tenho certeza mas dependendo da profundidade acho que tem como tira-los sim, da uma perguntada no topico do Bertola. São superficiais né!?...pode ser palhetada, na hora de tocar vc nem percebe mas esta acertando o corpo tb!? Não??

daniel_guitar
Veterano
# set/10
· votar


se luthier tirar esses arranhões diboa, tipo sem ter que lixar a tinta e desmontar a guitar, porque eu quero deixala o mais original possível, sem troca de peças ou pintura, sei la eu sou maluco por ela só de pensar em tirar alguma peça dela eu já quase choro, e também os arranhões são muito superficiais, só colocando ela pra refeltir a luz que da pra ver.

só levando a guitarra mesmo, mas se for superficial provavelmente um polimento deixa ela como nova
abç

Abravador
Veterano
# set/10
· votar


esses arranhões estão por toda a extensão do corpo da guitar, mas são muito superficiais mesmo a parte de baixo esta com um maior numero de arranhões sim, mas tem algumas na parte de cima também, eles são tão superficiais que a câmera não pega imagens deles e se você estiver a mais de meio metro de distancia você não os vê, mas eu como estou com ela nas mãos os vejo por causa da luz, e isso me incomoda, nada que eu deixe de tocar por isso mas se eu conseguir tirar ficaria feliz.

rafael_cpu
Veterano
# set/10
· votar


Pode ser a roupa que você usou (zíper, botões, plástico etc.). Pode ser a palheta, anéis, pulseiras etc.

Tente lustra móveis, se não funcionar, use uma cera automotiva de boa qualidade.

T+

AB-JDR-94HI
Veterano
# set/10
· votar


pra mi isso não faz diferença! se concertar vai esconder a historia da guitarra.... olhas as guitarras ''titulares'' do guitrristas famosos são todas esculachadas!

De Ros
Veterano
# set/10
· votar


Abravador

O ideal, para não arranhar a guitarra, é evitar o contato da mesma com tecidos que possam danifica-la. Então, para começar, toque pelado. A palheta também pode danificar sua guitarra. Jamais use uma! Toque com os dedos.

Unhas compridas são um perigo! Mas unhas curtas são mais ainda, pois você imagina que está a salvo e do nada surge um arranhão que vai te deixar deprimido pelo resto da vida, então, para evitar problemas, com um alicate, arranque as unhas antes de tocar.

A qualque vibração, por menor que seja, pode ajudar a arranhar nosso bem material mais precioso, então, evite pluga-la em um amplificador.

A tensão das cordas também pode acabar danificando seu tesouro, podendo até rachar a pintura (rachaduras na pintura são a maior causa de suicidios na Baixa Antuérpia, sabia?). Então, deixe sua guitarra constantemente sem cordas.

Aquela fiação solta, dentro da sua guitarra, ao move-la, pode causar riscos internos, que prejudicarão o som dela por toda a eternidade. Para evitar isso, remova os captadores, potenciometros e todos aqueles indesejados fios.

Caso a tua guitarra tenha o braço parafusado, remova-o, (já está sem as cordas, então tudo bem), assim tu estará diminuindo a surficie da sua guitarra, tornando-a um objeto muito menor, logo, com menos chances de acidentes domésticos. Se for colado, um luthier com muita experiência poderá remove-lo para você.

Dai sim teu precioso instrumento estará a salvo!!

Se der vontade de tocar guitarra, compre uma mais baratinha, que não te dê dor no coração de trata-la apenas como um instrumento musical, o qual tu, para criar intimidade, não pode ter medo de que risque ou estrague.

Decide se tu quer tocar bem ou ter a guitarra mais bem conservada do mundo, e depois de escolher o teu caminho, use o bom senso...

Não fica brabo comigo não, ok? Mas essas neuroses do tipo:

só de pensar em tirar alguma peça dela eu já quase choro

minha guitarra e minha vida, sem ela eu não sou nada

São coisas que, com toda certeza, prejudicam o teu desenvolvimento musical.

A guitarra é só um instrumento. Quem faz a música é o guitarrista.

Trate bem a tua técnica e o teu conhecimento. Se um piloto de corrida pensar sobre o seu carro como você pensa sobre a tua guitarra, ele tiraria o mesmo da garagem?



Abraço e desculpe as brincadeiras!!

Bigtransa
Veterano
# set/10
· votar


De Ros
hehheheheheheheheheh.... muito boa....

ogaitnas
Veterano
# set/10
· votar


De Ros

hauahauaaua cara, matou a paulada...

Guitarra foi feita para ser tocada, os riscos são só marcas e guerra como me disse o luthier certa vez... e é assim que são criados os relic de guitarra e não aquela viadice de ir e riscar e esbugalhar a guita toda de propósito e enferrujando peças hauaahu isso tem que acontecer naturalmente...

Abravador
Veterano
# set/10
· votar


De Ros

Cara eu ri muito lendo seu texto, como eu avia dito no meu texto: nada que eu deixe de tocar por isso mas se eu conseguir tirar ficaria feliz.
o unico jeito de fazer eu parar de tocar nela é se eu ja não tiver dedos nas mão e nos pés, ou ela se pulverizar, mas e preferivel uma guitarra em boas condiçoes do que acabadona, (e também eu nunca sofri tanto para conseguir alguma coisa, eu tive que trabalhar de servente quase um ano),eu não deixo de tocar nela por causa de arranhados, mas se for possivel retirar os tais arranhões eu concertesa retirarei.

Bruno_GF
Veterano
# set/10
· votar


Abravador
Cara, eu tbm odeio arranhados!!
A minha branquinha eu só guardo em case, apoio sobre pelúcia e toco que nem uma moça...

PeBr.Iki
Veterano
# set/10
· votar


Abravador, tente ligar menos para os arranhões. Como você mesmo disse, eles são superficiais.

É como o De Ros falou, tente levar menos a sério sua guitarra, é só um instrumento.

De Ros
Veterano
# set/10
· votar


Bruno_GF

Olha Bruno, fico triste de ser o portador de tão má noticia... Espero que tu não chore nem se desepere, mas parece que tem um micro-arranhado na tua guitarra, ali no rebaixe onde tu descansa o braço direito.

Será que tu tocou com uma blusa 70% poliamida e 30% viscose? É bem tipico dessas blusas proporcionar tal arranhão...

all4n_dlima2
Veterano
# set/10
· votar


Abravador

Se arranhoes te deixam assim... ja imaginou um atabaque se estabacando sobre sua guitarra? rs eu não imaginava até acontecer comigo.

all4n_dlima2
Veterano
# set/10
· votar


De Ros

Haueuaheuah seus posts desse tipo são os melhores kkkkkk

Galattico
Veterano
# set/10
· votar


como ja falaram os riscos sao normais apenas cuide para nao dar danos graves, furos grandes batidas e braco regacado e tambem ferrugem.

curiosidade qual a sua guitarra?

Galattico
Veterano
# set/10
· votar


eu tive que trabalhar de servente quase um ano


kkkkk , eu trabalhei emplilhando tocos de madeira (que sao pessado pra porra) na madereira aki perto, durante dois anos, para comprar uma guitarra e um amp no valor total de 1500!!!

Igor Grillo
Veterano
# set/10
· votar


De Ros
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ri demaais akiew!!!

O ideal, para não arranhar a guitarra, é evitar o contato da mesma com tecidos que possam danifica-la. Então, para começar, toque pelado.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
a melhor frase....... hsuahsuahsuahsuahsuah

LeandroP
Moderador
# set/10
· votar


e isso galera, pode achar que e coisa de fresco mas minha guitarra e minha vida,

Então tá... Pra mim isso é coisa de fresco °.°

Veja isto:

http://www.youtube.com/watch?v=dcX0BIJJtW8

E ele faz isso sem desafinar... Foda!

Bigtransa
Veterano
# set/10
· votar


Abravador
da pra polir os riscos superficiais com cera de carro..... se tiver muito riscada tb funciona uma pasta da tramontina usada pra limpar fogão que é um pouco mais abrasiva que a cera..... nenhum destes produtos deve ser usado continuamente......

Bruno_GF
Veterano
# set/10
· votar


Bigtransa

Qual é o nome dessa pasta da tramontina?
Será que consigo deixar a minha nova??

victorhab
Veterano
# set/10
· votar


LeandroP
Só quebre uma guitarra se tiver $$ sobrando pra outras..

Spect
Veterano
# set/10 · Editado por: Spect
· votar


Como já disseram, você pode até polir, mas você vai danificar mais a pintura fazendo isso do que simplesmente deixando como tá e parando com essa paranóia sem sentido algum.

Danificar não no sentido de provocar mais arranhões, mas você vai estar passando produtos abrasivos na pintura, o que vai deixando ela cada vez mais fina. E se continuar com isso, vai querer polir ela toda semana.

Esquece isso, sério. Não são batidinhas e arranhões que vão acabar com sua guitarra.

Iommi Young
Veterano
# set/10
· votar


De Ros

Resumindo, nao toque guitarra né... hahaha, boa!

Bigtransa
Veterano
# set/10
· votar


Bruno_GF
os riscos mais superficiais somem..... acho que chama limpa inox ou algo parecido....... massa de polir pra carro tb funciona....

Dave guitar
Veterano
# set/10
· votar


Abravador

curiosidade qual a sua guitarra? [2]

pscb
Veterano
# set/10
· votar


curiosidade qual a sua guitarra? [3]

Son Volt
Veterano
# set/10
· votar


Tanta coisa pra se preocupar...

Que bom que eu não sou assim! Pois minha Les Paul Studio preta com ferragens douradas foi comprada 0 km e hoje está com quase todas as ferragens mareadas. Eu dei uma limpeza pra tirar os "verdinhos" e ficou desbotado puxando pro prateado fosco. A case também está bem enferrujada e com o couro ralado nas pontas. E nem fiz uso profissional dela. Arranhões e amassados são poucos, mas a pintura (originalmente uma porcaria diga-se de passagem) perdeu o pouco brilho que tinha e tem algumas marcas de suor na parte de trás.

Que eu posso fazer? Aceitá-la como ela é, dar uns tratamentos periódicos pra salvar o que ainda restar dela nas próximas décadas e me divertir com minha guitarrinha sofrida.

Nossos corpos também adquirem marcas da velhice, nossas guitarras também sofrem o mesmo, pra que esconder?

andregui7
Veterano
# set/10
· votar


Olha, quando comprei a minha, todo final de semana eu polia ela, era uma frescura só. Já tenho ela faz uns 6 ou 7 anos e não lembro mais a última vez que passei um pano nela. Chega uma hora que enche o saco mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Arranhados, arranhados como eu os odeio