Curiosidade: Mogno e Nato

    Autor Mensagem
    Bolívar
    Veterano
    # set/10


    Estava aqui de bobeira e resolvi procurar na net como era o tal Nato, o famoso "mogno asiatico", e o quanto ele era parecido, fisicamente e botanicamente, com o mogno.

    Aprendi que o nome cientifico do Nato é Mora, tem pouca coisa sobre ele na net e no wikipedia:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Mora_%28plant%29

    Botanicamente tem muito pouca coisa em comum com o mogno, arvore que pertence a familia Meliaceae:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Meliaceae
    http://en.wikipedia.org/wiki/Meliaceae

    Minha surpresas foi descobrir que o nosso velho e mal falado Cedro-rosa (Cedrela) é tambem da familia Meliaceae, a mesma do mogno hondurenho(Swietenia), considerado o mogno verdadeiro e que a gibson usa pra fazer suas Les Paul's:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Cedrela
    http://en.wikipedia.org/wiki/Swietenia

    Engraçado como o marketing ultimamente chega a ser quase uma alquimia, consegue transformar pau em mogno rs.

    Nao duvido nada que daqui a uns 20 anos, ou quando o mogno hondurenho estiver quase extinto e caro demais para a gibson eles comecem a usar o Cedrela sul americano rs.

    Bigtransa
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Bolívar
    O Cedro é a mais nobre das madeiras....... já dizia Lupicínio Rodrigues:

    "Homem que é homem faz qual o cedro que perfuma o machado que o derrubou"

    Bolívar
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Bigtransa
    É isso aí hehe.

    Porém, o Cedro-rosa não é Cedro, ele é um tipo de Mogno. Deve ter sido um portugues que colocou o nome da arvore de Cedro-rosa, só pode rs.

    Morva
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Se for comparar o cedro é a madeira q mais se aprocima do mogno em timbre..

    Mas eu ja toquei em guitarra de mogno e de cedro, as duas eram les paul e da pra perceber a diferença entre as duas se vc reparar.. o som do mogno é mais profundo, mais cheio q o cedro.

    StratoBlues
    Veterano
    # set/10 · Editado por: StratoBlues
    · votar


    Bolívar
    Morva

    Muito interessante a discussão. Alguém já tocou numa guitarra de cedro-rosa para comparar se é mais próximo do mogno que o cedro comum?

    Abçs

    crisão
    Veterano
    # set/10
    · votar


    ué, e o nato, num era sobre ele o tópico? rsrsrsr

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Bolívar
    Que legal cara, é legal pesquisar sobre madeiras. Só vou postar uma coisa aqui que aprendi hoje: o nome cientifico da samambaia é Feto. Massa né?

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # set/10
    · votar


    crisão
    O nato entra na parte do Mora quando ele fala que o nome cientifico do Nato é Mora.

    Bolívar
    Veterano
    # set/10
    · votar


    crisão
    O Nato/Mora nao tem nada a ver com o mogno, são duas arvores totalmente diferentes. Parece que o Nato passou a ser usado pra substituir um tal de "plywood".

    O Nato algumas vezes é chamado de "hardwood" tambem.

    Acho que só passaram a utilizar Nato pq as Les Pauls de Basswood ficavam muito leves e neguinho não levava fé numa Les Paul que pesava pouco mais que uma strato e arrumaram uma madeira mais pesada rsrs.

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Bolívar

    pra substituir um tal de "plywood".


    plywood = compensado

    Fábio Seiji
    Luthier
    # set/10
    · votar


    Cedro realmente é uma madeira muito nobre, o problema de se usar industrialmente é que muita gente reclama pq ela deixa a boca amarga.
    Já tem muitos luthier's internacionais usando bastante o nosso Cedro Rosa pelas características físicas e tonais.
    Esse lance de parentesco é complicado pq muitas vezes árvores próximas em parentesco apresentam madeiras muito diferentes e algumas vezes madeiras sem parentesco próximo são parecidas.

    Ah, plywood é compensado mesmo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Fábio Seiji
    Sempre usei o cedro-rosa e o cedro-arana, e nunca reclamei do "gôsto amargo". Para isso, basta tomar um gole de cerveja.... Eh,eh,eh,eh....
    As características tonais do mogno, do nato (mora) e do cedro-rosa são bem parecidas mesmo. Fiz alguns instrumentos de cedro-rosa de cortes muito antigos cuja sonoridade é impressionante...
    Abç

    mvmarquezini
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Fábio Seiji
    Sempre usei o cedro-rosa e o cedro-arana, e nunca reclamei do "gôsto amargo". Para isso, basta tomar um gole de cerveja.... Eh,eh,eh,eh....
    As características tonais do mogno, do nato (mora) e do cedro-rosa são bem parecidas mesmo. Fiz alguns instrumentos de cedro-rosa de cortes muito antigos cuja sonoridade é impressionante...
    Abç




    Quando tiver mais guitarras de cedro rosa pronta como aquelas do foto do Orkut me avisa que vou na sua casa testar!!!! ; )

    Conde_guitar
    Veterano
    # set/10
    · votar


    O Nato algumas vezes é chamado de "hardwood" tambem.

    Pelo que eu me lembro uma vez o Bertola disse que o
    Hardwood é um nome que utilizam quando o corpo é feito de vários pedaços de madeiras coladas e que as vezes são pedaços de madeiras diferentes,misturadas.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # set/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Sempre usei o cedro-rosa e o cedro-arana, e nunca reclamei do "gôsto amargo". Para isso, basta tomar um gole de cerveja.... Eh,eh,eh,eh....
    Numa fábrica eles teriam que colocar cerveja no bebedouro... imagina como ficariam as guitarras! haha... bom, pelo menos os funcionários ficariam felizes.
    A primeira peça de Cedro Rosa que comprei tava encostada no muro da madeireira, cinza de tanto tomar sol e chuva.
    Quando perguntei pro funcionário que madeira era aquela ele foi lá, deu uma pancada na prancha e soou como um sino e ele falou "ah, é cedro rosa!"

    Conde_guitar
    Hardwood é a forma que eles usam pra dizer que o instrumento é feito de madeira maciça, algumas vezes serve para não ter que dizer qual é a madeira...

    Conde_guitar
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Fábio Seiji
    Hardwood é a forma que eles usam pra dizer que o instrumento é feito de madeira maciça, algumas vezes serve para não ter que dizer qual é a madeira...

    Então eu já tinha ouvido isso e faz mais sentido do ingles hardwood a expressão significar madeira maciça, é que alguém tinha dito isso.

    Konrad
    Veterano
    # set/10
    · votar


    StratoBlues
    Alguém já tocou numa guitarra de cedro-rosa para comparar se é mais próximo do mogno que o cedro comum?

    Eu tenho uma strato que o luthier diz ser de mogno ou cedro rosa.

    É beeeeem grave. Mas é só o que posso dizer, já que não tenho experiência com guitarras de mogno.

    two
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Só como exemplo:

    Brian Moore

    Bolívar
    Veterano
    # set/10
    · votar


    two
    Ou esse cara misturou blocos de nato com blocos de mogno, ou ele ta querendo enganar alguem.

    two
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Bolívar
    Vc sabe quem é Brian Moore???
    Acho que ele não precisa enganar ninguem?

    erico.ascencao
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Fábio Seiji: o problema de se usar industrialmente é que muita gente reclama pq ela deixa a boca amarga.

    Caracas, só de o pó ficar no ar já dá pra sentir o gosto?

    emaniox
    Veterano
    # set/10
    · votar


    eu tenho uma telecaster de cedro rosa e braço em pau marfim. Os captadores tendem aos graves, entao nao sei se o som é grave por causa dos captadores ou da madeira.

    Comparando com a minha jackson em poplar e minha strato generica em madeira desconhecida, é uma guitarra que tem "voz" própria, ou melhor, um som bem vocal, quando toco parece que a guitarra ta falando. É a minha impressão pelo menos, eu gosto.

    Flw.

    Bolívar
    Veterano
    # set/10
    · votar


    two
    Não existe mogno nato.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Curiosidade: Mogno e Nato