Descobri algo sobre as String Trees

Autor Mensagem
Dr Jivago
Veterano
# set/10 · Editado por: Dr Jivago


Para quem não sabe são aquelas "traves" de metal, usadas nas Stratos e similares com Headstock não angulado, por onde passam as cordas D,G,B e E antes de serem presas nas tarrachas.

Bom, há algum tempo que removi a String Tree das cordas D e G, que não fazem falta nenhuma. Mas mantive nas cordas B e E, porque sem elas perde-se volume e sustentação das notas, segundo pesquisei na internet, sem falar que é mais facil a corda sair do nut.

O que eu descobri agora é como a altura da String Tree afeta muito a tocabilidade do instrumento.

Mandei a guitarra (Tagiam Stato) para o luthier fazer uma série de melhorias, troquei os trastes por jumbo, refiz a parte elétrica com uma ligação pouco ortodoxa, colcoquei o tone no cap da ponte e etc...

Quando a guitarra voltou percebi que a corda mizinha estava muito "dura" (ela é 0,09), os bends estavam arrebentando com meu dedo, enfim, não era mais a mesma guitarra macia de outrora.

O que será que tinha acontecido? Porque as cordas eram as que eu mandei colocar e uso sempre. Então, percebi que a String Tree estava totalmente abaixada no Headstock, o que não era a regulagem original, resolvi então levantar um pouco e deixar na posição original.

A diferença foi brutal, os bens e vibratos saem com muito mais facilidade, não imaginava que isso afetava a tocabilidade do instrumento.

Fica a dica para quem quer tornar a guitarra mais macia, sem precisar mudar a afinação ou o calibre das cordas.

Sgt. Eddie
Veterano
# set/10
· votar


Obrigado pela dica, não sabia que importava assim. Algumas Fender vem com dois abaixadores, outras vem com um. Acho que só importam os abaixadores da 3ª e da 2ª corda.

Dr Jivago
Veterano
# set/10
· votar


Sgt. Eddie

Na verdade, são importantes na E (aguda) e na B.

Will Bejar
Veterano
# set/10
· votar


Dr Jivago
PQP!!! Finalmente uma informação importante!!! Valeu mesmo, cara!!!

Xeretarei a minha...

Ah, só pra registrar, na minha Jaguar tem um sistema parecido com esse...só que na Jaguar há um pequeno problema com as cordas saírem dos saddles quando tocadas com muita força...aí inventaram esse troço pra ela exercerem maior pressão, sendo assim, não pulam dos saddles!!!

Sem o abaixador:
http://farm3.static.flickr.com/2336/2160697573_e48ea6a0ac.jpg

Com o abaixador:
http://www.fenderjaguar.net/images/gallery/elias/1.jpg

lindoso
Veterano
# set/10
· votar


Dr Jivago
E oq vc acha daquelas string trees do tipo roller?Acha a diferença de uma gaivota pra uma roller, grande em relação a tocabilidade e afinação?

Vlw!!!To pra trocar os da minha guitarra!

T-Rodman
Veterano
# set/10 · Editado por: T-Rodman
· votar


Will Bejar
Você manteve a ponte, né?
Eu acabei não pegando o rebaixador, e sim troquei a ponte. Primeiro comprei a Fender Spare part fixa. Agora eu acabei colocando uma tipo roller. Ainda tenho de regular ela melhor, mas já mandei pro espaço a minha ponte 'pula pula', rs.

Em relação às string trees, eu comprei um monte dessas tipo roller, usadas na Fender, e instalei em todas as minhas guitarras, rs.

amplexos

T.

Will Bejar
Veterano
# set/10
· votar


T-Rodman
Você manteve a ponte, né?
Eu acabei não pegando o rebaixador, e sim troquei a ponte. Primeiro comprei a Fender Spare part fixa. Agora eu acabei colocando uma tipo roller. Ainda tenho de regular ela melhor, mas já mandei pro espaço a minha ponte 'pula pula', rs.

Na verdade, essas das fotos não são da minha...a minha veio com a ponte da Mustang (acho que é essa) e com o rebaixador!!!
Eu li outro dia que esse sistema foi feito pra isso mesmo, era só colocar a pecinha metálica e nem precisava trocar os saddles, podendo também regular a distância entre as cordas.

Dr Jivago
Veterano
# set/10
· votar


lindoso

Nunca testei essas do tipo roller, não deve fazer muita diferença, o importante é a altura, quanto maior o angulo entre o abaixador e o nut, mais dificil de dar bends.

Will Bejar
Veterano
# set/10
· votar


Dr Jivago
Cara, quando vc subiu os string trees, as cordas não ficaram muito molengas não???

MMI
Veterano
# set/10
· votar


A minha Fender não tem abaixadores. Para isso tem que ter tarrachas específicas para isso. O importante é ter uma boa pressão no nut.

Dr Jivago
Veterano
# set/10
· votar


Will Bejar

Não, o colega MMI matou a xarada, se tiver uma boa pressão no nut o abaixador é desnecessário.

Will Bejar
Veterano
# set/10
· votar


Dr Jivago
MMI
Saquei...então o lance é ir testando mesmo, certo???

MMI
Veterano
# set/10
· votar


Will Bejar
Dr Jivago

Saquei...então o lance é ir testando mesmo, certo???

Tentativa e erro, neste caso que não estraga a guitarra, é válido. Não sabia que essa peça interferia na "maciez" das cordas, nunca fiz esses testes nem saberia explicar por que alteraria. Sei que a pressão no nut interfere no som e na sustentação, mas por outro lado o "abaixador" é uma peça a mais de atrito das cordas e interfere com a afinação nas alavancadas. Com base nesses parâmetros, não vejo problemas em testar.

Will Bejar
Veterano
# set/10
· votar


MMI
Acho que sim, inclusive pelo que entendi do abaixador das Jaguar!!!
Outra coisa que pode ajudar a "comprovar" isso, é que quando vc abaixa os saddles e deixa a ação mais baixa, parece que as cordas ficam mais macias mesmo!!! Levei minha strato pro luthier regular e ele deixou bem baixinha a corda. Senti uma diferença razoável na "dureza" das cordas.

Alguém mais já teve essa experiência???

buddy guy
Veterano
# set/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Dr Jivago


Rááá...camarada Jivago,eu também a tempos atrás,tinha descoberto esta mesma coisa que vc descobriu.Foi em um SST 62 que eu tinha aqui.Te conto como descobri.No meu caso,eu estava fazendo umas experiencias aqui.Eu estava buscando descobrir,se eu conseguia "aumentar" os stalos e aquele quack,quack característico das stratocasters.Então,deu na doida de remover os baixa cordas.E para minha surpresa,além de não ter ocorrido o que eu pensava que ocorreria,sobre aumentar os estalos e quack,fez foi ficar uma tremenda porcaria o som da strato.A guitarra ficou com um som extremamente choxo e sem peso,um verdadeiro desastre.Até comentei isto com o camarada Mauricio Bertola,que não me deixa mentir. No teu caso vc não os removeu,né?Simplesmente levantou-os,não foi? No meu,eu peguei e removi-os,ficou uma porcaria a strato !!! Abração !!!



EDIT Complementar:"No teu caso vc não os removeu,né?Simplesmente levantou-os,não foi? No meu,eu peguei e removi-os,ficou uma porcaria a strato !!!"

MMI
Veterano
# set/10
· votar


Will Bejar

Bom, baixar os saddles realmente deixa mais macia, as cordas ficam mais coladas e precisa de menos força para se tocar, um toque e já está no traste. O problema é não trastejar.

buddy guy

No seu caso, você perdeu pressão no nut. certo? Para ficar sem abaixadores, só com tarrachas específicas e talvez com headstock feito para isso (essa última parte não sei ao certo)

buddy guy
Veterano
# set/10 · Editado por: buddy guy
· votar


MMI

buddy guy

No seu caso, você perdeu pressão no nut. certo? Para ficar sem abaixadores, só com tarrachas específicas e talvez com headstock feito para isso (essa última parte não sei ao certo)



Sim,camarada MMI,exatamente isso que ocorreu.No lance de tarraxas,existe sim,um jogo não me lembro a marca(não sei se é a sperzel quem as fabrica e tals),mas existe tarraxas "estagiadas",com ângulos decrescente nos postes das mesmas.Para justamente fazer a função dos String Trees.Abração !!!

MMI
Veterano
# set/10
· votar


buddy guy

Tem Fender (mas não se acha para comprar), Sperzel e Gotoh. Talvez outras também façam. Na minha é Sperzel. Já fica uma sugestão para sua strat freijó, braço Warmoth flamed, tarrachas Sperzel sem abaixadores, nut e ferragens Graph Tech, sistema de piezo e MIDI Ghost, aí é para arrebentar! rsrsrsrsrs
Abç

buddy guy
Veterano
# set/10
· votar


buddy guy

Tem Fender (mas não se acha para comprar), Sperzel e Gotoh. Talvez outras também façam. Na minha é Sperzel. Já fica uma sugestão para sua strat freijó, braço Warmoth flamed, tarrachas Sperzel sem abaixadores, nut e ferragens Graph Tech, sistema de piezo e MIDI Ghost, aí é para arrebentar! rsrsrsrsrs
Abç



As tarraxas nem me importo tanto que sejaM estagiadas,mas que tenham bom sistema de trava,já tá valendo.Pois os String Trees,não pretendo deixa-los sem,não.Já braço flamed,ia ser o que há mesmo,heim MMI?

Dr Jivago
Veterano
# set/10 · Editado por: Dr Jivago
· votar


buddy guy

Fala man, eu removi apenas nas cordas D e G (por enquanto), continua abaixo....

MMI

Andei prestando mais a atenção nos headstocks de algumas stratos e cheguei a conclusão de que, dependendo do caso, os abaixadores podem ser mesmo totalmente desnecessários.

A Fender Eric Johnsom Signature não tem nenhum abaixador, por exemplo, e o cara é muito chato com timbre, não faria isso se prejudicasse o som de sua guitarra. vendo algumas fotos percebi que as cordas eram presas nas tarrachas em angulos diferentes (escalonados) justamente para dispensar o uso dos abaixadores.

Outro hesdstock que analisei foi o da Fender Malmsteen Signature, tem apenas um abaixador e ele é regulado muito alto, comparando com a minha guitarra passa a impressão que mesmo sem abaixador, no meu caso, a mizinha e a B ficariam mais tensionadas no nut do que a Strato do Sueco.

Acho que é porque minha Tagima Strato tem tarrachas com trava, as cordas ficam presas bem proximas do headstock fazendo um angulo natural com o nut. Vou retirar o unico abaixador que ainda resta e, provavelmente, não vai fazer nenhuma diferença no timbre da guitarra e deve melhorar a estabilidade da afinação e maciez das cordas.

ogner
Veterano
# set/10
· votar


Dr Jivago

Bacana, farei testes na minha estrato e posto os resultados aqui!!

Curly
Veterano
# set/10
· votar


Dr Jivago

os abaixadores existem para compensar a falta de inclinação para trás do headstock da stratocaster (compare com o de uma LP)

Eles só devem ser removidos se vc colocar um jogo de tarraxas 'staggered' que têm hastes de comprimento diferenciado para inclinar corretamente as cordas

quanto a guitarra ficar 'mais macia', isso só procederia se a corda ficasse 'presa' sob o abaixador, o que não acontece, então deve ser impressão

Dr Jivago
Veterano
# set/10 · Editado por: Dr Jivago
· votar


Curly

No caso das tarrachas com trava da Gotoh, as cordas são presas próximas do headstock formando, naturalmente, um angulo maior com o nut, por isso deduzi que os abaixadores poderiam ser desnecessários.

Quanto a maciez, reparei que após levantar o abaixador a corda ficou mais macia, mas também percebi que o efeito não é progressivo, ou seja, se levantar demais não torna a corda cada vez mais macia. Isso provavelmente aconteceu porque o abaixador estava tão prensado no headstock que chegava a fazer um V (não tão acentuado é claro) entre a corda presa na tarracha e o nut, isso deveria estar "prendendo" um pouco a corda.

De qualquer modo, depois da minha experiência eu li em algum lugar na internet que o angulo das cordas no headstock, seja com abaixador ou headstock inclinado (como as de uma LP) afetaria a tocabilidade do instrumento com relação a bends e vibratos.

Obs: achei o site http://www.frudua.com/guitar_strings_tension.htm

Dr Jivago
Veterano
# set/10 · Editado por: Dr Jivago
· votar


Depois de voltar de viagem fiz ontem o teste de retirar o abaixador (spring tree) das cordas E (mizinha) e B. O resultado foi excelente, a guitarra ficou muito mais macia nessas cordas e a estabilidade da afinação melhorou 100%.

ENTRETANTO, o efeito não vai ser o mesmo para todo mundo, portanto, seguem minhas considerações finais:

1- Stratos com Locking Nut (comum quando se usa pontes tipo Floyd Rose) não vão ter nenhum beneficio em mudar a altura ou remover os abaixadores, eles simplesmente não servem para nada e não afetam em nada o instrumento quando estamos tocando.

2- Stratos com tarrachas vintage tradicionais precisam dos abaixadores para pressionar a corda no nut e sem eles o sustain e o timbre ficam muito piores, como falou nosso amigo buddy guy.

3- Stratos com tarrachas escalonadas (como na Strato do Eric Johnson) ou com trava em que as cordas ficam presas bem próximas ao headstock, formando um certo angulo com o nut, não precisam de abaixadores, remova-os sem medo, sua guitarra será bem melhor sem eles, mais macia, com menos problemas de afinação e com o mesmo timbre.

Portanto, não acreditem na lenda de que, se a guitarra veio com abaixadores é preciso utilizá-los, avalie primeiro. A minha Tagima, com certeza, não precisava deles.

Will Bejar
Veterano
# set/10
· votar


Dr Jivago
Boa, cara!! +1 pra vc!!!
O ideal é ir testando mesmo, já que cada caso é um caso!!!

sobrevivente
Veterano
# set/10
· votar


Dr Jivago
Boa cara, eu um dia desses estava pensando justamente na utilidade e na diferença em se ter ou não as string trees. Testarei na minha SX SST57.

Will Bejar
Veterano
# out/10
· votar


Alguém sabe a altura em que passam as cordas (em relação aos headstock) numa Fender Americana???

Will Bejar
Veterano
# out/10
· votar


Up pra minha pergunta!!!

Ant--
Veterano
# out/10
· votar


Will Bejar
Alguém sabe a altura em que passam as cordas (em relação aos headstock) numa Fender Americana???

Explique-se melhor. As cordas não ficam paralelas ao headstock. Elas vão inclinando em direção às tarrachas, portanto em cada lugar terá uma altura diferente. Mas se vc quer saber exatamente atrás do nut, aqui dá em torno de 20mm, depois vai baixando.

Curly
quanto a guitarra ficar 'mais macia', isso só procederia se a corda ficasse 'presa' sob o abaixador, o que não acontece, então deve ser impressão

No caso dele, com o string tree totalmente abaixado a maior tensão da corda fazia com que ela ficasse mais presa. Soltando ela pode deslizar mais facilmente por baixo facilitando os bends. No entanto acho que uma coisa compromete outra, porque se por um lado a corda fica mais macia para fazer o bend, por outro o bend precisará ser mais pronunciado se para alcançar a nota desejada. O ideal então é ter o string tree numa posição otimizada em que o timbre fique legal, explorando o contato com o nut, e ao mesmo tempo permitindo uma boa movimentação da corda. Mas é importante que ela se movimente mesmo, indo e voltando, senão causa desafinação.

Will Bejar
Veterano
# out/10
· votar


Ant--
Explique-se melhor. As cordas não ficam paralelas ao headstock. Elas vão inclinando em direção às tarrachas, portanto em cada lugar terá uma altura diferente. Mas se vc quer saber exatamente atrás do nut, aqui dá em torno de 20mm, depois vai baixando
Altura de "entrada" no abaixador, depois de passar pelo nut.

O ideal então é ter o string tree numa posição otimizada em que o timbre fique legal, explorando o contato com o nut
Exato...por isso minha pergunta!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Descobri algo sobre as String Trees