Groovin' GJA 200 [Review]

    Autor Mensagem
    Raphael F.S.
    Veterano
    # set/10


    Boa noite galera do CifraClub.
    Diante de tantos comentários negativos, alguns positivos, e vários neutros sobre as guitarras ou qualquer outro instrumento Groovin', resolvi criar este 'review' para esclarecer a muitas dúvidas que poderão surgir ou alguns preconceitos.

    Vou falar especificamente da Groovin' GJA200, na minha opinião a mais bonita das Groovin's.

    Fabricante: Groovin'
    Modelo: GJA200
    Valor médio: R$ 450,00 á R$ 550,00
    Equipamento Utilizado: Pedaleira Zoom G9 | Cubo Condor GX-10 | Groovin GJA 200.

    Bom, vamos ao que interessa.
    No primeiro dia com a guitarra, acabei de tirar da caixa, sem regulagem, sem cordas, e TOTALMENTE desregulada. Coloquei as cordas, 'regulei' de qualquer jeito, e fui ver o que ela tinha a me oferecer daquela forma.

    Timbre - Seco, com muito ganho, detalhe para o Humbucker da ponte, que consegue um timbre impressionantemente aberto e alto levando em consideração o valor pago.
    Vale lembrar que com um bom Pedal/Pedaleira e Amplificador, consegue-se resultados melhores.
    O ponto fraco dos captadores se dá ao fato do captador do Braço, literalmente Apitar ao terminar uma frase ou acorde.

    Acabamento: Fator que mais impressiona na guitarra.
    Pelo valor que ela é comercializada, possui dentes de tubarão, friso ao redor do braço, Headstock invertido, design agressivo, pintura de primeira. Realmente a beleza estética me impressionou.

    Braço: Realmente me deu dor de cabeça. Veio com alguns trastes em desnível, um pouco torto, não aceitando uma ação de cordas muito baixa, porém é bem fino, confortável, não é envernizado na parte traseira, o que permite um conforto maior.

    Ferragens: Tarraxas boas até, seguram bem a afinação, Nut bacana, não é corroido rapidamente pelas cordas de calibre mais alto. O ponto fraco está na Ponte Floyd Rose.
    REALMENTE desafina muito fácil, porém, vamos levar em consideração o valor da guitarra em relação á ponte.
    Uma ponte BOA custa em média 100 reais á mais que a própria guitarra, portanto não se deve esperar milagres da humilde ponte. Porém, se você não incorporar Satriani, Steve Vai ou Alexi Laiho durante seus solos, raramente você a verá desafinar.
    Vale a pena trocar as molas originais, pois percebi que um dos fatores que contribuem para o desafinar da guitarra são as molas.

    Construção:
    Braço parafusado, corpo em madeira. Não é compensado como muitos dizem. Não sei quanto aos outros modelos, mas em relação á GJA 200, é madeira sim. Segundo o Luthier mais próximo daqui, uma boa madeira até. No momento não me recordo o nome.

    Considerações Finais:
    Passados 3 meses após a compra, levei-a ao luthier para sua primeira regulagem, e para dar uma turbinada.
    Foi trocado os captadores por um kit EMG 81 / 85, acrescentada uma ponte Gotoh, parte elétrica Refeita. Foi trocado o Tensor e os trastes, regulagens á parte, consigo uma ação de cordas realmente MUITO baixa, não me arrependo 1 centavo do investimento.

    Resta dizer que, em relação Custo x Benefício, é uma boa guitarra, pois pelo preço que se paga, não vai conseguir algo tão melhor. E esqueçam o papo de : Com uma grana a mais você consegue coisa melhor, porque quem diz isso não sabe se temos ou não essa grana a mais disponível no momento, e a urgência que temos pelo instrumento.

    Ótima guitarra para turbinar, não me arrependo, e como disse, não troco por nenhuma outra guitarra.
    Hoje fico em dúvida se uso minha Groovin' ou minha Jackson!

    É isso aí galera, espero que tenham gostado do Review, espero respeito de todas as partes, e espero que comentem comentem e comentem! Grande abraço á todos , e até a próxima!

    Silas Hammett
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Bom Review!
    So faltou uma foto da guitarra pra gente ver como ela ficou depois do UP!

    Tulio Estevam
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Bom Review!
    So faltou uma foto da guitarra pra gente ver como ela ficou depois do UP!
    ²

    Raphael F.S.
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Silas Hammett
    Tulio Estevam
    Pois então!! Ainda não tive tempo nem pra respirar depois que a Guita chegou do Luthier! muito trampo e etc.. emfim, assim que der posto uns vídeos no Youtube com o som dela pra vocês!! Grande abraço!

    RennanRdC
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Poxa legal seu Review!

    O ruim aqui no forum,é que caras que nunca nem viram a guitarra esculhambam geral... Odeio isso...


    Claro que não é uma guitarra BOA, mais ela pode servir muito bem,

    Vale salientar que esse tipo de guitarra é uma loteria(por causa do controle de qualidade), então para alguem que for comprar alguma, levar alguem que entende para poder testar é essencial...


    Escrevi isso pra caso alguem caia nesse topico usando a busca veja

    Abraços!

    Raphael F.S.
    Veterano
    # set/10
    · votar


    RennanRdC
    Poxa cara, realmente, existe muitíssimo preconceito em torno das Groovin'.
    E realmente, o controle de qualidade delas é péssimo, vai muito da sorte do cara.
    Minha Groovin veio com alguns problemas nos trastes e tal, mas nada que um luthier não resolvesse!

    edalko
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Raphael F.S.

    Olha, discordo. Não é preconceito, e sim FATO.

    Meu amigo era luthier autorizado pela Groovin, e desistiu.
    Acompanhei algumas guitas que ele recebeu e para começar, o nut era instalado errado, os trastes mal e erroneamente colocados.
    Distância do nut e ponte errada, afora problemas com elétrica.

    Só se houve uma modificação muito grande no padrão, mas eram guitarras porcamente construídas, com defeitos graves, que impediam a afinação e sua manutenção.

    Raphael F.S.
    Veterano
    # set/10
    · votar


    edalko
    Bom, cada um tem seus motivos e razões para gostar ou não de determinado equipamento.
    Meu caso, como descrito acima, ela serviu bem aos meus propósitos, em alguns momentos sentia como se tivesse sido feita para mim! mas é isso aí! toda crítica bem feita é bem vinda!

    "Só se houve uma modificação muito grande no padrão, mas eram guitarras porcamente construídas, com defeitos graves, que impediam a afinação e sua manutenção.

    Realmente, creio que houve sim uma mudança no padrão, pois a uns anos atraz, tive a Groovin GJA 180R, e era muito ruim mesmo, não afinava, não endireitava o braço, nem luthier deu conta..
    Já a que estou agora me deixou 100% satisfeito, antes e depois do UpGrade.
    Grande abraço!

    ogner
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Raphael F.S.
    Cara, simplesmente não entendi, acompanhe:

    captador do Braço, literalmente Apitar ao terminar uma frase ou acorde.
    Veio com alguns trastes em desnível, um pouco torto
    Ponte Floyd Rose.REALMENTE desafina muito fácil
    corpo em madeira (????)

    Ae, temos:

    Foi trocado
    captadores por um kit EMG 81 / 85
    acrescentada uma ponte Gotoh
    parte elétrica Refeita
    Foi trocado o Tensor (trocou o tensor???)
    os trastes

    Me desculpe, mas vc pegou um pedaço de pau e construiu uma nova guitarra!!!! Não vejo custoxbeneficio nenhum nesse instrumento pelo que vc descreveu.

    Mas de qualquer forma foi um ótimo review, sem xurumelas ou pendendo a opinião pra um lado, imparcial ( ate certo ponto, hehe) e sincero!!

    wcpm
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Foi trocado
    captadores por um kit EMG 81 / 85
    acrescentada uma ponte Gotoh
    parte elétrica Refeita
    Foi trocado o Tensor (trocou o tensor???)
    os trastes


    Não era melhor usar esta grana gasta com isto pra comprar uma melhor?

    joao b.
    Veterano
    # set/10 · Editado por: joao b.
    · votar


    Minha opinião:


    Caps EMG's 81 e 85 - R$ 750,00
    Ponte Gotoh - R$ 500,00
    Tensor - R$ 30,00
    Trastes - R$ 100,00
    Parte Elétrica - R$ 50,00
    Tensor - R$ 30,00
    Guita Groovin GJA 200- R$ 500,00
    Mão de Obra- R$ 150,00

    Total..................................R$ 2.080,00


    Há muitas opções nesse valor, eu juntaria mais R$ 20,00 e iria nessa:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-153910158-guitarra-cort-evl-k6- semi-case-gator-emg8185-_JM

    Raphael F.S.
    Veterano
    # set/10
    · votar


    ogner
    Pois então velho, as modificações que fiz foi com peças que já tinha perdidas em casa, não que eu tenha comprado justamente para isso, apenas o tensor e os trastes foram comprados para ela.

    wcpm

    Pois então velho, as modificações que fiz foi com peças que já tinha perdidas em casa, não que eu tenha comprado justamente para isso, apenas o tensor e os trastes foram comprados para ela.

    joao b.
    Desculpa cara, mas gosto é gosto.
    Esteticamente falando, não gosto das Cort., sou mais a Groovin, e como disse, essa grana não foi gasta em especial para ela. Estavam em uma guitarra parada em casa devido a um braço quebrado, e coloquei na Groovin, o que tornou ela uma guitarra animal. Prefiro minha Groovin á essa Cort. Até então.

    Raphael F.S.
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Para complementar o Review: Antes do UpGrade, ela não estava intocável, os captadores não são ruins, a ponte , se não judiar, não vai desafinar, e o braço apenas não estava aceitando a ação das cordas EXTREMAMENTE baixas. Daí vem o que quiz dizer que tem um bom Custo X Benefício.

    Altamira.Mageba
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Não sei se o Raphael F.S. vai poder tirar minha duvida mas, se a guitarra tem HSH, como ele colocou 2 EMG ativo? e o single do meio ? continua ou tira ele e deixa o burraco ?
    Alguem pode me responder ?

    mpmegas
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Desculpem o UP, mas queria saber se a Gja 500 é melhor que a 200

    Giulivan
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    A GJA 200 já saiu de linha por volta de 2010, 2011, a maioria das lojas, pelo menos aqui em brasília substituiu elas pelas Cort e XCort com preços mais altos. Creio que a GJA 500 foi fabricada em substituição a 200 e são raras de se encontrar no brasil, e creio também que por ser mais nova, a 500 seja melhor do que a 200.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Groovin' GJA 200 [Review]