Tamanho mínimo para corpo de Guitarra

Autor Mensagem
Stonehead
Veterano
# ago/10
· votar


Bertola

Procure fazer algo bem leve, como se fosse uma caixa; com uma parte central, onde seria aparafusado o braço e onde estará preso o captador e a ponte, tampo e fundo

é exatamente isso que eu qro fazer...que ai eu pretendo usar. Cedro para o corpo, marfim para o braço e pau ferro para a escala... ou seria melhor eu utilizar madeira de demolição nessa partes??

o grande problema msm q eu to encontrando e para fechar as laterais, quando eu chegar em casa hoje darei uma olhada na fibra de vidro, no acrílico e tentarei achar alguma resina...

MMI
Veterano
# ago/10 · Editado por: MMI
· votar


Stonehead
Tin Guitar
Tem até videos.
Uma alternativa são as cigar box. essas me dão GAS, acredita? hahahahahahha

Fábio Seiji
Luthier
# ago/10
· votar


Stonehead
a ideia da fórmica seria.. utilizar restos dela...tipo alguem jogo um móvel fora... vo lá e pego a fórmica dele.. e do pneu a msm coisa...
O problema é que não é nada fácil de retirar peças grandes e inteiras de fórmica já colada num móvel e o pior é que, de uns tempos pra cá, muitos móveis usam uma película adesiva no lugar da fórmica.
Mesmo pneu de bicicleta não deve ser fácil de encontrar jogado por aí, pode ser que encontre em alguma bicicletaria mas se você não tem esses materiais jogados em algum canto da sua casa, ter que sair em busca dessas coisas (sem que elas tenham alguma finalidade técnica) é meio que "forçar a barra", entende?
O seu TGI é em qual área?

Fábio Seiji
Luthier
# ago/10
· votar


MMI
Muitas dessas Tin possuem uma estrutura interna, principalmente se as latas forem grandes, senão ela amassa inteira, hehe.

Stonehead
Veterano
# ago/10
· votar


MMI

Nossa kkkk.. dahora essas guitas kkkk estranhas mas fodas... na hora q vc falo das cigar box... te juro q já tava imaginando guitarras feitas de maço de cigarro kkkk

Fábio Seiji

entao cara... a fórmica seria estética.. pq eu ia tentar meio que usar de várias tonalidades pra dar um efeito de camuflado q na defesa do pq disso .. seria por conta de alguns animais tem um sitema de camuflagem... e o pneu nas bordas atuaria meio q um anti-impacto...

Eu to me formando em Desenho Industrial voltado para o projeto do produto

Fábio Seiji
Luthier
# ago/10 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


Stonehead
Bom, não sou seu orientador mas, como expectador, estou vendo algumas falhas de conceito nessa sua idéia.
A fórmica não te dará o efeito de camuflagem e mesmo que desse não teria relação com a capacidade de "mimetismo" dos animais.
Acho que o efeito de camuflagem + pneus em volta remete mais à veículos militares ou off-road (o que não é ruim).
Colar várias peças disformes em fórmica para encaixarem teria que ser feito com corte laser e aí o custo se eleva; se colar umas sobre as outras vai formar degraus e vai parecer mais com tapumes de construção.
Outra questão é que você está muito focado nos materiais e pouco no projeto em si, no design, que não é nada inovador.
Eu acho que você deveria dar uma olhada nas "ergonomic guitars" (pesquisa no google) pra tentar se desprender um pouco das formas tradicionais de guitarras.

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


Fábio Seiji

Imaginei mesmo que não dá para sustentar a pressão de um braço numa lata dessas. Mas Interessante, essas eu não compraria mas tenho curiosidade de conhecer.
Abç

Stonehead
Veterano
# ago/10
· votar


Fábio Seiji


é entao eu ia tenta cola as formicas... cara vcs tao fazendo eu desiti de tudo kkkkk.. todas as ideias q eu tive vcs falaram q nao vai dar certo kkkk pooooo

entao cara.. a parte de design to deixando por último.. e sim to qrendo fazer alguma forma nova.. sei lá.. e essa pesquisa q vc falo de "ergonomic guitar" foi mtu boa.. vlw

mas rlx q nao desisti nao... to vendo agora de usar a madeira de demolição e to vendo os processos de reciclagem do acrílico... mas agora uma pergunta... vo usa a maderia de demolição certo... mas ai eu iria precisar de utilizar uma resina pra aglomera a madeira certo??

Fábio Seiji
Luthier
# ago/10
· votar


Stonehead
mas ai eu iria precisar de utilizar uma resina pra aglomera a madeira certo??
No man!
A madeira de demolição você usaria como qualquer outra madeira, tomando cuidado com pregos e parafusos na hora de aparelhar.
Se tiver tinta é melhor não passar na plaina, primeiro pq é difícil de ver os pregos e segundo pq a tinta pode cegar a faca.

Stonehead
Veterano
# ago/10
· votar


Fábio Seiji

entendi... mas no caso se vier com pregos... como que preencho o local onde tava o prego e se tiver com tinta.. como q eu tiro ela...vc sabe??

kiki
Moderador
# ago/10
· votar


Opa, tá bem interessante esse tópico, depois quero ver o que vai sair
aproveito pra postar duas dúvidas:

- quais os contras de uma guitarra de acrílico?

- existe guitarra com braço de acrílico? eu acho que já vi, mas não consegui encontrar mais...

Stonehead
o que voce cursa?

Stonehead
Veterano
# ago/10
· votar


kiki

Opaa... e ae kiki... entao.. to terminando o curso superior de desenho industrial voltado para projeto do produto


aaa e curti a dúvida

- quais os contras de uma guitarra de acrílico?

e aumento mais uma...

- tem algum pro de uma guitarra feita de acrílico?? [isso q a q eu vo fazer seria só o corpo... e ela ficaria mais leve ou mais pesada doq uma com madeira?

kiki
Moderador
# ago/10
· votar


Stonehead
Opaa... e ae kiki... entao.. to terminando o curso superior de desenho industrial voltado para projeto do produto
nossa, bacana!
quase cursei DI, mas acabei virando arquiteto...

- tem algum pro de uma guitarra feita de acrílico?? [isso q a q eu vo fazer seria só o corpo... e ela ficaria mais leve ou mais pesada doq uma com madeira?

pelo que pesquisei até agora, ficaria mais pesada...
e o que eu vi até agora é só um corpo feito de acrílico, mas igual uma de madeira.

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


kiki

Eu também estou achando que este tópico está rendendo!
As guitarras de acrílico que já pude testar achei que não tinham uma boa ressonância. Além do que (dizem, não sei), existe maior dificuldade na fixação do braço, não sei se é mito mas me falaram que se o parafuso bambeia ali, complica.
O material que me impressionou foi a fibra de carbono, tanto no braço inteiriço como nos corpos dos violões Adamas e Rain Song. Esses violões são fantásticos, impressionantes, dá para encarar um de boa construção em madeiras. Os braços são extremamente rígidos, não deformam por nada.

Fábio Seiji
Luthier
# ago/10 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


Stonehead
Tem que tentar desviar dos pregos mas se não for possível dá pra retirar e preencher com uma cavilha fina.
Dá pra tirar a pintura com removedor, com uma raspilha ou com esmerilhadeira (mais rápido).

- tem algum pro de uma guitarra feita de acrílico?? [isso q a q eu vo fazer seria só o corpo... e ela ficaria mais leve ou mais pesada doq uma com madeira?
O visual transparente e ficaria mais pesada.

kiki
Além do peso o acrílico é relativamente caro e se quiser um acabamento totalmente transparente vai muita mão de obra.
O acrílico não é tão fácil de fazer colagens resistentes como em madeiras por isso é mais difícil de fazer o braço.

MMI
Eu vi uma guitarra inteira feita em fibra de carbono, nas mãos do Gus (que tocou com Jeff Scott Soto aqui no Br) e, apesar do acabamento estar tosco (era protótipo) a construção e leveza eram impressionantes.

Stonehead
Veterano
# ago/10
· votar


Fábio Seiji

AA blzzz. entendi.. bom.. na segunda eu vo ter atendimento com o professor e vo conversar com ele tudo q falamos aqui... ai na segunda msm a noite.. venho e falo pra vcs como q foi... ai dependendo como for na sexta feira acho q já fechei a marte de materiais q ficaria com o acrilico reciclado e com a madeira de demolição..

só mais uma dúvida... pra colar a madeira de demolição.. sem problemas colar uma na outra ou é aconselhavel usar outra??

raf.pp
Veterano
# ago/10
· votar


Latão não rola??

Vi umas guitarras feitas com metal e me pareceram bem interessantes...

Hansen
Veterano
# ago/10
· votar


Stonehead

Faz que nem eu... pega uma caixa de charuto bem estilosa e monte uma Cigarbox guitar:

http://www.facebook.com/#!/photo.php?pid=30744171&id=1494134487&ref=fb x_album&fbid=1339409614006

Procure no youtube pelo termo... tá cheio de exemplos muito bons de guitarras feitas em caixa de charutos ou latas de biscoito.

Stonehead
Veterano
# ago/10
· votar


raf.pp
Hansen

Latão não rola??
pega uma caixa de charuto bem estilosa e monte uma Cigarbox guitar


Então cheguei ver essas guitarras de latão e a cigarbox... mas acho q o corpo vai ficar pequeno.. mas eu vo comentar com o meu professro na segunda feira o que é melhor fazer...

Stonehead
Veterano
# ago/10
· votar


Bom dia galera... entao ontem falei com o meu professor sobre as dicas que voces me deram ai qnto a madeira... vo começa a ver os preços tanto das reflorestadas e seu processos e a da madeira de demolição e vo ficar com a que for mais barata

agora qnto ao corpo.. ta foda.. pq to qrendo fazercom q a guitarra nao seja tao cara... e que seja mais leve... ai to em dúvida de usar o acrílico reciclado... pq alem de o processo de reciclagem ser caro, a guitarra ficaria pesada por causa do acrílico...

ai conversando com o meu professor ontem vo ver se faço o corpo com materiais compostos... só q nao sei se teria uma boa resistencia ou se prejudicaria mtu no timbre da guitarra e tb vo da uma olhada se tem como reutilizar a fibra de carbono...

se alguem tiver uma dica do q eu possa fazer.. eu agradeço...

abrass

Fábio Seiji
Luthier
# ago/10
· votar


Stonehead
A resistência dos materiais compostos (composite) já discutimos antes, hoje em dia é utilizado até mesmo para fabricação de aviões de grande porte; o problema é o preço (em partes o timbre também é um problema).
Acho melhor você definir primeiro o conceito geral do produto.
Se a idéia é criar um produto que possa ser produzido em série, se ele precisa ser viável comercialmente, se ele vai inovar no design ou apenas no material, se vai ser inovador nas ferragens, se a guitarra precisa realmente funcionar ou pode ser apenas um protótipo, qual o nicho de mercado que ele iria competir e etc.

Stonehead
Veterano
# ago/10
· votar


Fábio Seiji

Se a idéia é criar um produto que possa ser produzido em série, se ele precisa ser viável comercialmente, se ele vai inovar no design ou apenas no material, se vai ser inovador nas ferragens, se a guitarra precisa realmente funcionar ou pode ser apenas um protótipo, qual o nicho de mercado que ele iria competir e etc.

Então qria fazer um pra ser produzido em série e e se possível ser viavel e a questão da inovação... não sei o design que farei ela ainda... quero me preocupar com isso depois q resolver a parte dos materiais e qro q ela funcione...

por isso q to tentando acha materiais q nao prejudiquem tanto no timbre.. pra na hora da defesa do projeto eu possa falar.. q ela funcione e com um timbre razoavel..

kiki
Moderador
# ago/10
· votar


Fábio Seiji
Além do peso o acrílico é relativamente caro e se quiser um acabamento totalmente transparente vai muita mão de obra.
O acrílico não é tão fácil de fazer colagens resistentes como em madeiras por isso é mais difícil de fazer o braço.


pois é, do peso ouvi falar...

quanto às colagens... um amigo meu tá trabalhando com acrilico, disse que é possivel fazer colagens bem resistentes. ficamos matutando um projeto de semiacustica (pra ficar mais leve), e com braço de acrilico.

sera possivel?

Fábio Seiji
Luthier
# ago/10
· votar


Stonehead
A primeira coisa é definir o conceito básico; o que essa guitarra vai ter de diferencial das que já estão no mercado?
Utilizar materiais recicláveis pode ser uma idéia interessante mas precisa tomar cuidado com a escolha desse material.
Se acabar saindo mais caro (material e/ou produção) que usar madeira pode não funcionar comercialmente. Utilizar materiais pouco adequando corre o risco de ficar "mambembe".
Pense num produto que faça sentido em projetar, construir e comprar.

kiki
Tudo é impossível até que alguém o faça!
Acho totalmente viável mas eu faria o braço com molde (ao invés de ser usinado como nas madeiras).
Se você tem um amigo trabalhando com esse material é só vocês sentarem pra discutir o processo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


kiki
Não acho que seja uma boa idéia.... Esse material é de difícil trabalhabilidade, caro, e o timbre não é bom...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tamanho mínimo para corpo de Guitarra