Tamanho mínimo para corpo de Guitarra

Autor Mensagem
Stonehead
Veterano
# ago/10


Bom galera.. blz?!?!?.. é o seguinte... to fazendo meu TGI sobre
guitarra... e queria saber se alguem hmm.. sabe as dimensões mínimas
para o corpo da guitarra [isso se houver alguma restrição].... caso ajude... irei usar captadores
ativos [2 humbuckers], o corpo será de cedro, braço marfim e escala pau ferro [o
braço será colado no corpo]...

bom se alguem poder me ajudar.. desde já agradeço, e se tiver alguma dica
ou sugestão... também será bem vinda

Abrass

Stevenzin
Veterano
# ago/10
· votar


E ae?
Olha, eu acho que não tem restriçao. Se eu quiser construir uma guitarra de 2m de altura, eu posso.
Mas eu acho que tem uma medida ''padrão'' para cada tipo (strato, les paul, etc)

Stonehead
Veterano
# ago/10
· votar


Stevenzin

Então... eu não irei fazer uma do tipo das convencionais... eu pretendo fazer o corpo só pra colocar os captadores msm... só q não sei se dependendo do tamanho q eu fizer esse corpo vai altera mtu no timbre da guitarra msm usando captadores ativos...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


Stonehead
Pode ser de qualquer tamanho, desde que caiba o "hardware". Claro que o tamanho e a madeira alterará o timbre. Quanto menos massa o corpo tiver, mais "magro" será o timbre....
Abç

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


Stonehead

Pouco a acrescentar ao que mestre Bertola disse.
Já viu a Steinberger? talvez esteja próxima do mínimo. Já tivo uma, tem som...

Fábio Seiji
Luthier
# ago/10
· votar


Stonehead
Algo em torno disso aqui:
http://www.edroman.com/guitars/steinberger/images/steinberger_guitar_2 36.jpg

Daria até pra fazer um pouco menor...

T-Rodman
Veterano
# ago/10 · Editado por: T-Rodman
· votar


Essa foi a menor que achei no mercado Hofner Short CT em um Fender Frontman 212
http://qik.com/video/6814885
A guitarra do vídeo é minha. Comprei 2 dessas, uma para sair viajando e a outra acabei dando de presente (essa azul aí).

URIK
Veterano
# ago/10
· votar


Não tem tamanho mínimo, só tem que caber a ponte, os captadores e as outras peças em geral.

Fábio Seiji
Luthier
# ago/10
· votar


Uma guitarra baiana com formato de steinberg, talvez...

Stonehead
Veterano
# ago/10
· votar


MMI

tava pensando já em algo semelhante a steinberger, mas qria ver se tinha alguma restrição, pq to vendo de usar outros materiais acoplados ao corpo.

Se aparecer alguma outra dúvida entrarei nesse post... e qndo eu terminar a guitarra entrarei aqui pra postar as fotos...

Abrass

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


Stonehead

Por favor me entenda... Agora dirija-se ao Fábio Seiji, não a mim... Ele que é o cara! Só postei uns minutos antes dele.

Konrad
Veterano
# ago/10
· votar


Aquelas estranhas que o J. Winter usa(va)!

Stonehead
Veterano
# ago/10
· votar


MMI

Eu entendi oque voce disse...agora q li direito minha resposta.. pareceu q eu fui meio rude... entao me desculpe e vlw pelo toque... e sou realmente novo no forum entrei ontem... então não sei qm sabe menos e qm sabe mais... e respondi para vc pq vc foi o primeiro q postou...

abrass

mr bungle
Veterano
# ago/10
· votar


http://i10.photobucket.com/albums/a119/Tele-kinetic/laser_big.jpg

johnny winter tem varias legais. tem uma que tinha uma floyd e um single, mas não consigo achar...

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


Stonehead

Desculpe, você não entendeu, acabou entendendo errado. Eu respondi primeiro e acho que por isso que você respondeu para mim. Mas o Seiji é luthier, é uma figura mítica aqui. Fala com ele. Eu não sei nada perto dele, o cara é mestre. Vai no cara!!

Fábio Seiji
Luthier
# ago/10
· votar


MMI
Desculpe, você não entendeu, acabou entendendo errado. Eu respondi primeiro e acho que por isso que você respondeu para mim. Mas o Seiji é luthier, é uma figura mítica aqui. Fala com ele. Eu não sei nada perto dele, o cara é mestre. Vai no cara!!
Você exagerou um pouco falando que sou mestre, hein! Acho que toda ajuda é benvinda, e eu só complementei o seu post com uma imagem... agora, Vai no cara!!... isso pode me comprometer um pouco, hehe

Stonehead
Se precisar de ajuda é só pedir, tem muita gente aqui que pode te ajudar tanto no projeto quanto na escolha dos materiais.

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


Fábio Seiji

Sem comprometer...
Você e Bertola mandam aqui. O resto é resto! rsrsrsrsrs
Abç

Stonehead
Veterano
# ago/10
· votar


Fábio Seiji

Então cara.. eu to querendo fazer algo diferente.... não sei se já tem algo semelhante... se houver... nao pesquisei o suficiente... eu tava pensando em fazer algo do tipo.... 3 mantas de arame trançado.. prensando dois blocos de isopor...ai revestirei isso com alguma resina[q nao sei qual]e colocarei uma capa de formica por cima e nas laterais... pneu de bicicleta....

sim seria mais ou menos um frankstein... mas sei lá... to vendo de fazer isso de tg com conceito na reutilização de materiais... e deixar a guitarra mais leve....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


Stonehead
Então cara.. eu to querendo fazer algo diferente.... não sei se já tem algo semelhante... se houver... nao pesquisei o suficiente... eu tava pensando em fazer algo do tipo.... 3 mantas de arame trançado.. prensando dois blocos de isopor...ai revestirei isso com alguma resina[q nao sei qual]e colocarei uma capa de formica por cima e nas laterais... pneu de bicicleta....

sim seria mais ou menos um frankstein... mas sei lá... to vendo de fazer isso de tg com conceito na reutilização de materiais... e deixar a guitarra mais leve....

Cara.... Não viaja!
A única coisa que tu vai conseguir com isso é um som de berimbal ou de cavaquinho desafinado....
Se vc quer trabalhar com reutilização de material, utilize madeira de demolição, documentando (fotograficamente) cada parte do processo de colagem, corte, aparelhamento e construção da guitarra.
Tem coisas que simplesmente NÃO são factíveis.... Faça o que é certo.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# ago/10
· votar


Stonehead
O conceito de reciclar é muito bom e a idéia de fazer um "composite" também.
Em termos de resina não temos muitas opções, acho que a acrílica e epóxi sejam as mais comuns mas são relativamente caras se comparado com a quantidade de madeira que você utilizaria nessa mesma guitarra.
Eu dispensaria a fórmica e possivelmente o pneu de bicicleta (só deixaria se a questão for estética)

Fábio Seiji
Luthier
# ago/10
· votar


Bertola
Acho que em guitarra só compensaria se fosse um projeto realmente inovador e mesmo assim o custo seria alto, como foi o caso de algumas Parker e as próprias Steinberg usando fibra de carbono.
A única coisa que tu vai conseguir com isso é um som de berimbal ou de cavaquinho desafinado....
Nessa você foi cruel, rsrs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


Fábio Seiji
Ele podería fazer um "composite" usando madeira maciça, compensado (tampo e fundo) e resina epóxi (se for o caso), mas creio que pedaços de madeira e compensado já bastaría, depois cobrindo tudo com massa p/ madeira e pintando.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# ago/10
· votar


Eu faria headless com escala de 24,75" numa peça só de madeira com 65 X 10 X 5,5 cm

Floyd N Roses
Veterano
# ago/10 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


Stonehead
to fazendo meu TGI sobre guitarra...
Caraa...desculpa a pergunta...mas O QUE É "TGI"...??!!! õ.Ô


Sobre o projeto...

eu tava pensando em fazer algo do tipo.... 3 mantas de arame trançado.. prensando dois blocos de ISOPOR...

...OÔU... º.° ...[acho que "o negócio" não é bem por aí hein caraa...ISOPOR e SOM não são um bom...casal...ô.õ...]


No mais:

Acho que não deve tê muita..."graça" tocar numa guitarra MINÚSCULA e super-leve...deve sê que nem tocá naquelas "guitarrinha de loja de 1,99" [inclusive no SOM]...


...AFINAL...a MELHOR parte de se tocar guitarra não é a dor nas costas que vc fica DEPOIS DE TOCAR GUITARRA??!!! :DDD ... \m/




o/

Stonehead
Veterano
# ago/10
· votar


Bertola

kkkk berimbal foi foda... entao eu sei q a idéia é loca... sei q é quase ctz q o som nao agrade ngm... tirando os caras da capoeira. É que guitarra com madeira de demolição meu professor disse que teve uma galera de uma faculdade nao sei onde que já fez uma... entao qria tentar fazer algo novo, seria só um conceito agora... talvez qndo eu tiver mais tempo pra realmente montar ela e testar outros materiais sem ser a madeira em si... verei se da pra fazer a guitarra sem usar tanta madeira pra deixar a guitarra mais leve...

Fábio Seiji

cara... oq seria "composite" ???

Entao a ideia da formica e do pneu.. seriam exatamente para a estética... e ajudar na parte de reutilização...

Floyd N Roses

entao TGI=TCC=TG... trabalho de graduação integral=trabalho de conclusão de curso=trabalho de graduação =D

Acho que não deve tê muita..."graça" tocar numa guitarra MINÚSCULA e super-leve...deve sê que nem tocá naquelas "guitarrinha de loja de 1,99" [inclusive no SOM]...

entao ela nao seria minúscula... sendo q o corpo em si dela seria utilizando esses materiais [provavelmente o corpo dela tenha o tamanho de uma dean http://www.deanguitars.com/Dean05/dime/large/RazorbackRustTribute-01a. jpg]

agora se ela vai ficar beeeem mais leve q o normal.. é uma coisa q não sei...

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


Stonehead

Se você está procurando "agredir" com idéias absurdas, olha este tópico, da guitarra de concreto. Talvez você pudesse pensar mais em materias e menos em peso. Tenho a impressão que para tocar importa bastante a densidade do corpo. Assunto para os mestres (você teve a sorte de reunir os dois luthiers que temos aqui!!!!)

Fábio Seiji
Luthier
# ago/10
· votar


Stonehead
Composite é a composição de 2 materiais (termo genérico), geralmente uma manta + resina orgânica, tipo fibra de vidro, fibra de carbono e etc.
É usado há muito tempo pra carroceria de carros, barcos, aviões de pequeno porte e hoje é usado em muitas coisas, até em aviões de grande porte.
A fórmica não casa muito na idéia de reaproveitamento pois você vai ter que comprar uma chapa nova pra usar e não tem muito sentido usar o pneu de bicicleta, só se ela tiver uma função prática, senão vira apenas uma "assemblagem gratuita".
Se você quer inovar pense naquilo que é problemático para tentar resolver.
O uso de madeiras de demolição tem a idéia clara de reciclar madeiras, estas que já estão super secas e estáveis devido ao tempo, evitando assim que novas árvores sejam derrubadas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


Stonehead
Pódiscrê cara!!!
O problema é que não tem muito jeito não. Todos os materiais alternativos à madeira usados em luthiería (na construção de guitarras), ou não deram certo (o caso do luthite/plexiglass), ou tem som ruim (ebonol, fibra de vidro), ou ambos, ou são caros e de difícil trabalhabilidade (caso da fibra de carbono, material que "soa" bem).
Vá pela madeira de demolição que é mais garantido....
Abç

Stonehead
Veterano
# ago/10
· votar


MMI

caraca.. nao tinha visto esse video ainda.. e no tópico colocaram uma de lata q o Kisser fez... vo ver se acho alguma coisa sobre essa de lata

Fábio Seiji

a ideia da fórmica seria.. utilizar restos dela...tipo alguem jogo um móvel fora... vo lá e pego a fórmica dele.. e do pneu a msm coisa...

Bertola

Então cara..oq eu to pensando em fazer é corpo tipo as Steinberger, só q usando a cedro... e em volta fazer meio q uma carcaça com esses materiais [isopor, arame...], msm usando captação ativa... esses materiais vao influenciar no timbre da guitarra???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Stonehead
Sim, vão. Não use isso....
Procure fazer algo bem leve, como se fosse uma caixa; com uma parte central, onde seria aparafusado o braço e onde estará preso o captador e a ponte, tampo e fundo e para fechar essas laterais, aí sim vc usa outro material (fibra-de vidro, resina, acrílico, etc...).
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tamanho mínimo para corpo de Guitarra