Sobre Taps em Valvulados

    Autor Mensagem
    eliseuhendrix
    Veterano
    # ago/10


    Galera, algo que eu percebi tocando em estúdio:

    Eu tenho que penar pra sair o tap.

    Em casa eu faço numa boa, só que que quando ligo a guitarra no amp metoro valvulado do estúdio, parece que sei lá, não sai o tap direito.

    É como se tivesse um noise gate tipo do amplitube.

    Alguem explica?

    eliseuhendrix
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    up.

    Floydniaco
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    eliseuhendrix


    Tap seria Tapping ?


    Eu tenho esse problema tbm!

    Qnd estou com meu guitar rig ligado , sou um Deus da guitarra ( AUEhAUhAUEHA ta bom então ) ... mas qnd ligo a guita num amp de estudio , pra ensaiar ... eu toco 10 mil x pior , não sei o que é rsrsrs

    L.K.R
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Hi gain?

    TappingBOY
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    não entendi nada

    gustavo_m
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    isso é porque a regulagem no estúdio é diferente

    tenta aumentar os altos pra pegar os tapping
    se for isso que vc quer dizer né

    e escreva direito! tap = torneira!
    aehuaehuaeh

    eliseuhendrix
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    isso mesmo cara,

    ligo a guitarra no PC e sai tudo perfeito, já no valvulado do estúdio fazer tappings é muito mais difícil.

    eliseuhendrix
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    alguém explica?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    eliseuhendrix
    Simples: Vc precisa estudar mais essa técnica, sem recursos "virtuais" ou pedaleiras muito elaboradas.
    Se vc assistir aos vídeos do antigos do Genesis, verá o grande guitarrista Steve Hackett (que foi o 1º a usar essa técnica em um disco de rock, uma década antes do Van Halen), tocando com uma Les Paul e amp Fender Twin Reverb e um fuzz, nada mais....
    Abç

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    eliseuhendrix: Em casa eu faço numa boa, só que que quando ligo a guitarra no amp metoro valvulado do estúdio, parece que sei lá, não sai o tap direito.

    Acho que eu entendo o que você está sofrendo. Com certeza você tem um SS em casa, certo? Te digo que você não está conseguindo fazer o tapping por um conjunto de falta de técnica e de falta de costume com o valvulado. Vou explicar o porquê.

    Acabo de entrar neste período de transição entre um amplificador SS e um valvulado e ando aprendendo um pouco sobre como lidar com a dinâmica do valvulado. Os amplificadores valvulados têm bastante dinâmica, ou seja, quando você toca mais forte o som suja mais e quando você toca mais fraco o som fica mais limpo.

    Num amplificador SS você dificilmente consegue esta tal dinâmica, principalmente na hora de tocar com uma pegada mais fraca para conseguir um timbre limpo ou levemente cruncheado: se você toca mais fraco, o SS "não entende" que você está tocando fraco e continua sujando o som. Já o valvulado "entende" estas diversas intensidades com que você toca e responde a elas sujando ou limpando mais o som. Esta resposta dinâmica é tão boa que você pode usar um pedal ou amplificador com boas doses de ganho e "domá-lo" para tocar sons mais limpos simplesmente dosando a pegada ou o pot de volume da guitarra. Um bom exemplo:



    O que eu quis dizer com toda esta história? Como o SS tem um timbre mais constante em relação à sua pegada, se você toca fraco ou forte o tapping vai sair belezinha - portanto, você tende a tocar mais fraco, pela lei do menor esforço. Já num valvulado o som tende a ficar menos sujo devido à sua pegada mais malemolente, pegada esta que você está acostumado devido ao longo tempo praticando num SS.

    Soluções:
    - Aumente o ganho de seus pedais/pedaleira quando for tocar com um valvulado.
    - Treine mais a técnica.
    - Vá pensando num investimento num valvuladinho.

    eliseuhendrix
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    erico.ascencao
    Obrigado ae cara!

    r2s2
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    eliseuhendrix

    Acrescentando algumas possibilidades ao que o erico.ascencao sugeriu, vc também pode usar um compressor. Eu não recomendo, mas é uma possibilidade que funciona.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre Taps em Valvulados