EMG 81/60 em lespaul média (shelter custom ou condor clpII)

    Autor Mensagem
    Cid Adão
    Veterano
    # ago/10


    Antes de mais nada eu digo q sim, eu usei a busca. Mas é uma duvida simples, bem basica. Eu tenho uma tagima strato 736 e vou pegar uma guitar no fim do ano. Como eu curto mto lespaul e e ouço mto metallica e megadeth, pensei em pegar uma lespaul com corpo bom e colocar um par de emg nela, 81 na ponte e 60 no braço.
    Só queria saber se não ficaria ruim e se seria possivel tocar outras coisas q nao metal, pq por mais q eu nao seja um bluesman eu me arrisco de vez em quando num blues e afins =D

    Desde já agradeço a ajuda e compreenção. Abs.

    Ps.: Desculpe a minha ignorancia, mas eh possivel colocar um captador ativo e um passivo numa mesma guitarra??

    Cid Adão
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ahh, qnd eu disse se dá pra tocar blues, jimi hendrix e essas coisas, eu nao quero um timbre PERFEITO, mas algo que dê pra tocar sem desanimar

    Cid Adão
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    e ae galera, nem uma sugestaozinha?

    Ducati Monster
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Bródi eu tenho uma Epiphone Standard turbinada com EMG 81 na ponte e 85 no braço, ponte Tonepros e tarrachas Sperzel com trava, ficou um canhão. Mas a madeira dela é muito boa, mogno no corpo e braço e o tampo dela é outra madeira mas agora não lembro a especificação.

    Valer a pena vale desde que tu tenha certeza da qualidade das madeiras usadas nesta guitarra, sei que a SX LP é uma marca espanhola e são feitas de alder no corpo e maple no braço, boa combinação, Shelter não tenho muitas informações mas conheço donos que são felizes, Condor pessoalmente não quero nem de graça.

    Os EMG são os mais versáteis que já tive pois dão um crunch forte com drive ligado e no clean ele não distorce por excesso de ganho, pode tocar blues com eles tranquilamente que o timbre vai ser excelente.

    Sobre o ativo e passivo na mesma guitarra eu não tenho certeza, mas não vejo motivos pra não funcionar, mas também não vejo motivos pra fazer isso.

    iRock
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Cid Adão

    pensei em pegar uma lespaul com corpo bom e colocar um par de emg nela

    Para captadores ativos a madeira não influencia tanto.

    Só queria saber se não ficaria ruim e se seria possivel tocar outras coisas q nao metal

    Esse é o grande problema dos EMG's, eles são ótimos captadores, mas te limitam muito, pois não ficam legal pra tocar outras coisas "mais leves".

    Ps.: Desculpe a minha ignorancia, mas eh possivel colocar um captador ativo e um passivo numa mesma guitarra??

    Poder tu pode, mas não vai ficar legal, pois a saída dos ativos é muito maior.

    Ducati Monster
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    iRock sem querer encomodar mas como proprietário de 2 guitarras com EMG eu tenho que te perguntar, essas informações sobre eles que tu possui são de experiência própria ou repassadas por outros? Pois pra mim não fez o mínimo sentido.

    Cid Adão
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ducati Monster
    vlw cara...eu curto mto a epiphone, eu até pensei em pegar, mas o complicado eh o preço, tudo daria perto de 2800, e eh muita coisa....mas bom saber de alguem q tem esses caps, pois eu sempre tive receio de ter um guitar com captação ativa pra nao ficar mto "engessado" num unico estilo...

    iRock
    Mas essa diferença de saída, eh algo que chegar a incomodar ou eh um mero detalhe? que problemas poderia me causar?
    Vlw pela resposta

    Ducati Monster
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Mandando um blues com Fender Telecaster com EMG.

    http://www.youtube.com/watch?v=fpKMVAKr0Ks

    JC_Junior
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    iRock

    Para captadores ativos a madeira não influencia tanto.

    Cara, isso é um mito muito idiota, não saia espalhando coisas que você não tem certeza.

    Se fosse por isso eu colocaria um par de emg's numa tonante e teria o timbre do Zakk Wylde.

    StratoBlues
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Cid Adão

    Eu particularmente também não gosto de captação ativa, acho ela muito restrita a certas coisas. Não consigo gostar do clean de um captador ativo (sim, já testei diferentes guitarras).

    Sobre colocar captação ativa e passiva, olha eu acho bom você esquecer isso. É algo complicado de se fazer, requer uma fiação monstruosa, já que existem diferenças na montagem dos captadores.

    Ex: os ativos possuem baterias, possuem uma diferença de volume gritante e afins, se você fosse por um passivo, teria de fazer uma fiação especial p/ liga-lô, sem falar que teria de arranjar um boost para igualar o volume. Ah, e você não conseguiria usar os dois (na chave de pickups, o meio, quando você usa os dois captadores), pela diferença mortal.

    Acho que é bom você tirar tal pensamento não-prático da cabeça.
    Se você gosta tanto de metal, mas também acha um clean legal, existem passivos bem poderosos no quesito distorção. Penso que seria mais interessante você colocar um set de passivos mais versateis. Ex: DiMarzio Super Distortion 3 (ponte) e DiMarzio PAF Pro (braço).

    Abç

    Cid Adão
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ducati Monster
    Nossa esse cap. eh ativo??? Nem parece né...

    StratoBlues
    Eu perguntei se podia justamente pq eu nao sabia desses problemas...e vlw pelas dicas de caps, ja vou procurar o timbre dele dá próxima vez q eu for à Teodoro Sampaio.

    iRock
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: iRock
    · votar


    Ducati Monster
    JC_Junior

    Eu tirei essas informações aqui do Fórum mesmo e de vários músicos experientes que eu conheço, se estiverem erradas me corrijam. Mas EU pelo menos não gostei de tocar coisas "mais leves" nos EMG's, mas é MINHA opinião.

    Cid Adão

    A não ser que tu faça alguma coisa para deixar as saídas equivalentes nem pense em trocar de captadores(ativo pra passivo ou vice e versa) no meio da música sem ter modificações no volume.

    Ducati Monster
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Ducati Monster
    · votar


    Cid não é porque o captador é ativo que ele automaticamente é obrigatório a apenas tocar metal, eles são muito utilizados no metal porque ele tem um crunch absurdo, mas isso não quer dizer que não seja bom pra canal limpo, como te disse eu gosto muito de dedilhados e também sou fan de blues principalmente o texano e eles simplesmente detonam e são monstruosamente versáteis ao contrário do que a cultura normalmente prega. Infelizmente no ramo da música o que tem demais é a cultura inútil que um repassa pro outro sem estudar realmente o que está ouvindo, pior que ativo x passivo é ter que ler algo sobre braço parafusado x colado, chega a dar raiva.

    Aliás, quem melhor do que David Gilmour para contrariar toda essa bobagem proferida fórums mundo afora com sua Fender com captadores ativos EMG?

    http://www.youtube.com/watch?v=QQEyuu4vbZA

    Cid Adão
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ducati Monster
    Mto obrigado pelos toques, ainda mais por vc ter os tais captadores. Só falta eu pegar uma guitarra q tenha esse se t e sentir o que eu acho, pois eu ja testei varias guitarras com captação ativa, mas nao me atentei em saber os modelos...
    Aproveitando q vc usa esses caps, com relação a manutenção, eles sao caros ou só tem a troca da bateria mesmo?

    Ducati Monster
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Cara quando instalei na minha Epiphone a 5 anos atrás eu estava achando que ia trocar de bateria a cada 2 semanas que nem na minha finada Zoom 505 hehe, mas pra minha surpresa e espanto, esse tempo todo só troquei a bateria 3 vezes, exatamente, 3 vezes em 5 anos, isso dá um aproveitamento de uma bateria para cada 20 meses, é bom demais. Fora o gasto de ter pedido pra um luthier isntalar pra mim os captadores eu pedi pra ele fazer um novo encaixe no corpo da guitarra além dos 2 originais dos potenciometros e do switch pra acomodar a bateria. Tudo me custou 80 Reais. Fora isso nunca tive manutenção de absolutamente nada.

    iRock
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ducati Monster
    JC_Junior

    Olhem só, eu confirmei com o Mauricio Luiz Bertola o que eu falei, de que em captadores ativos a mdeita não afeta TANTO quanto passivos, nunca disse que deixava de afetar. Acredito que isso se deva a sua saída mais alta.

    Tamehiro
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ducati Monster
    É, você ta certo em parte, porque aqueles são EMGs para tele, singles, não os 81 - 85/60, eles tem um som bem diferente.

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
    · votar


    Cid Adão

    cara, eu ja tive uma LP com o kit 81/85, na epoca q eu tocava em uma banda d rock mais pesado. A gnt ficava nessa de tocar coisa bem cavala (ozzy) e dpois sei lah, um beatles.
    Com os caps ativos vc consegue sim ter versatilidade. Massss, aquilo q vc falou: "da pra tocar, mas nao que seja o timbre perfeito e ideal para tal situaçao". MAs poxa, tocar vc consegue. E regulando e equalizando tudo mto bem, e PELO AMOR DE DEUS, TENHA ISSO EM MENTE: pots de volume/tone sao sagrados - utilize-os mto bem.

    Sobre clean - pra mim, o 81 nao tem clean. Eh mto fraco, ruim mesmo. Mas o 85 tem um clean maravilhoso. Juro que as vezes me dá saudades do clean dele. Cristalino, estalado, definido, etc etc. Com o 85 no braço dava pra tirar um bluesinho sim (nao to dizendo q te da um timbre perfeito pra isso, mas vc pode sim).

    RESUMINDO: Não pense que vc vai ter uma versatilidade d timbre monstruosa, q vai ficar perfeito em cada estilo...mas vc vai poder tocar sim o q quiser, é soh um questao de saber regular, de mexer mto bem nos pots de volume/tone e ter em mente qual é a "praia" da captaçao q vc ta usando.
    Enfim, se o que vc toca a maior parte do tempo eh metal e afins, e só de vez em quando um blues ou outro, vai nos EMG mesmo.
    Agora, se vc toca "pau a pau" os dois estilos, vc poderia botar os EMG e tb pensar em dar um upgrade na strato. Ae sim, terá uma versatilidade mto boa


    abçs

    Ducati Monster
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Tamehiro
    Não são os tamanhos dos captadores ativos que fazem eles ter mais ganho ou menos como nos passivos, inclusive o kit EMG do David Gilmor vem com potênciometro simulador de single e humbucker.

    De qualquer forma como ele disse que vai botar um 60 no braço basta chavear e ter um belo de um clean.

    Cid Adão
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Maulz pela demora, a facul ta me matando...
    Motoboy From Hell-SDMF
    Vlw cara, e eh isso msmo que eu quero, ter um timbre bom pra rock e poder dar uma enganada nos outros estilos....iRock

    Tamehiro
    Ducati Monster
    iRock
    Vlw ae pelas informaçãoes, pq eu li bastante sobre essas captadores e sempre é meio dividido, metade fala que madeira influencia, metade nao, metade fala q eh possivel tocar outras coisas, metade nao....ae fica dificil de saber.....


    Mas pelo que eu vi no site da EMG, esses dois caps, o 81 e o 60, tem cleans razoaveis....pelo menos pelos exemplos de samples que tem lá são timbres decentes de clean...

    THRASH3R
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    81 e 60 é a configuração do hetfield

    Cid Adão
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    THRASH3R
    Entao, tem gente que diz que eh 81 e 60, tem gente que diz 81 e85...

    THRASH3R
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    81/60

    http://www.espguitars.com/guitars_james.html

    quem usa 81/85 eh Zakk Wylde e o pessoal do Slayer

    Andras
    Veterano
    # ago/10
    · votar








    Pra mim os videos ilustram bem a questão dos captadores passivos vs ativos.

    Cid Adão
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    THRASH3R
    Ahh...vlw cara...pq basicamente, o unico timbre que eu quero realmente parecido é o do james, principalmente nesse ultimo album...timbre mto foda...


    Andras
    Então, eu tinha visto esse video e sinceramente eu nao vi muitas diferenças, pelo menos nada gritante....só a questao dos ruídos, q ae sim os emg levaram muita vantagem...

    Andras
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Cid Adão

    Cara, eu percebo varias diferencas. No som limpo e solos os captadores passivos soam bem melhor (ao meu ouvido), e os ativos melhores nas bases.

    Foi o video definitivo pra mim determinar que minha Razorback ia ser com captadores ativos e minha Lespa com passivos. Dah uma ouvidinha com mais atencao, talvez tu consiga "pegar" o que eu peguei.

    iRock
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Cid Adão

    É que nem o Motoboy From Hell-SDMF disse. O clean dos EMGS do meu ver é muito diferente dos passivos, ele é um clean mais duro, estaladão, mais "na cara". Eu prefiro passivos porque acho o som dos EMG's um pouco artificial, mas essa é minha opinião, mas são captadores muito bons, principalmente pra tocar sons cavalares.

    PS: Era essa intenção do nick. :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a EMG 81/60 em lespaul média (shelter custom ou condor clpII)