Gibson LesPaul vs Shelter LesPaul - A HORA DA VERDADE

Autor Mensagem
Gustavo Bastos
Veterano
# set/05 · Editado por: Gustavo Bastos


Senhores,

Depois de torrar o saco de vocês com o post perguntando opinioes sobre a Shelter, vamos a hora da verdade.

Comprei uma Shelter LesPaul Standard+, com braço colado.

Comprei ela por R$ 600 usada, em otimo estado.

Todo o serviço descrito a seguir foi feito (e muito bem feito) no luthier RODRIGO, da GUITARTECH (www.guitartech.com.br), que fica em copacabana. Fui muito bem atendido por ele, o serviço ficou nota 10.


Descrição da Shelter:
==============
Modelo: Shelter "SX" STD+
Corpo: Mogno
Braço: Mogno
Escala: Similar ao Jacarandá, não consegui identificar qual era o material. Segundo o Luthier, aparentava não ser rosewood.
Tampo do corpo: É feito de uma madeira diferente de mogno, um pouco mais clara, porém não é de compensado.
Captação: Genérica, sem marca.


Minhas notas para a Shelter (ORIGINAL, SEM ALTERAÇÕES, REFERENTE A QUALIDADE DO MATERIAL, CONSIDERANDO QUE A GIBSON É 10 EM TUDO):
===================
Acabamento: 7
- Bem acabada, porém em alguns detalhes pequenos perde pra Epiphone e pra Gibson

Captação: 3
- A captacao original é muito fraca, já esperava isso. Não achei a marca dos captadores.

Braço: 8
- Braço confortável e bem acabado!

Parte elétrica: 5
- Segundo o Luthier, a qualidade dos potenciometros não era das melhores, e o jack de entrada do cabo estava meio frouxo, era ruinzinho.

Tarrachas: 5
- Tarrachas da marca "SX", da propria Shelter. Desafinam com certa facilidade, mas também já esperava por isso. São de longe inferiores as da Gibson. Minha Gibson tem 11 anos de idade, e ainda com tarrachas originais!

Ponte: 5
- Segundo o luthier, o material da ponte não é dos melhores.

Madeira, construçao do corpo: 9
- Corpo muito bem feito, pesado, feito em mogno, com tampo em uma madeira pouco mais clara, que o luthier nao soube identificar. Não tem nenhuma parte que é compensado! Tudo madeira maciça!

Madeira, construção do braço: 9
- Braço colado! Perfeito, feito em mogno. Segundo o Luthier, ele acredita que a escala nao seja feita em rosewood. Ele acha que é algum tipo de jacarandá, mas nao soube me precisar.


O QUE FIZ COM MINHA SHELTER:
======================
- Coloquei captação Seymour SH-5 na ponte
- Troquei os potenciometros do captador da ponte
- Troquei a entrada (o jack) do plug do cabo


VALOR TOTAL GASTO NA BRINCADEIRA:
=================================
- R$ 600 da guitarra (usada)
- R$ 300 do captador SH-5
- R$ 80 de mão de obra do Luthier , incluindo os potenciometros e o jack
- Total: R$ 980

Com este mesmo valor, você não consegue nem comprar uma Epiphone Standard usada. Uma empreitada equivalente seria uma Golden, que tem o corpo feito em cedro e braço parafusado, sem comparação na minha opinião.


O QUE FAREI EM BREVE
====================
- Trocarei as tarrachas
- Trocarei a ponte
- Trocarei o captador Seymour Duncan SH-5 por um Seymour Duncan SH-4 JB (mas isso é meu gosto)


IMPRESSAO FINAL DA GUITARRA, DEPOIS DAS ALTERACOES:
========================================
A Shelter simplesmente é uma puta guitarra. Belo material, basta trocar o captador e você terá uma guitarra divina.

O peso do som e o sustain são muito parecidos com a Gibson. O braço é bastante confortável, bom de se tocar. A guitarra possui um peso acredito que até maior do que o da Gibson (peso em Kg), isso dá a ela um som mais encorpado e mais "bruto", como as LesPauls em geral devem ser.

O captador Seymour Duncan SH-5 (Duncan Custom) é simplesmente muito bom, som pesado, timbre grave, som encorpado e alto ganho na saída. Porém, infelizmente, achei o som dele muito forte, com muito grave pro estilo de música que eu toco. Mas reconheco que é um excelente captador. A equalização dele, segundo o site da Seymour é: Bass 7 / Mid 6 / Treble 9. É um captador muito muito bom, considerando meu gosto a parte.

Se você quer ter uma boa guitarra a um preço relativamente baixo, vá fundo e você ficará satisfeito. Esta Shelter não deixa nada a desejar em relação a Gibson! Tem som encorpado, bem definido.

E apenas lembrando. O mogno é uma madeira em extinção. Em breve não teremos mais guitarras de baixo custo feitas em Mogno!

Pra fechar: a única diferença da Gibson pra ela, é que a Gibson é mais equilibrada. Você sente que é uma guitarra 100% estável na sua mão. O som é foda e ponto final.


CONCLUSÃO:
==========

Gibson é Gibson (tudo 10, sem conversa)
Shelter com um pouco de mão de obra vira uma pseudo-gibson na sua mão! Pode confiar.

AVALIACAO FINAL:
=============
Shelter original: Nota 6
Shelter "mexida": Nota 8,5


Abraço a todos!

ToRReSMo
Veterano
# set/05
· votar


Gibson é Gibson...nem compro Les Paul por causa disso!!

ToRReSMo
Veterano
# set/05
· votar


c eu acha uma shelter eu ate compraria..mas logo logo pegarei uma GB LP Custom

Gustavo Bastos
Veterano
# set/05
· votar


ToRReSMo
c eu acha uma shelter eu ate compraria..mas logo logo pegarei uma GB LP Custom

Uma LP Custom tá custando R$ 8 mil usada !! Se tem o $ vai na fé , Gibson é patrimônio , toda Gibson deveria ser tombada :-)

ToRReSMo
Veterano
# set/05
· votar


Gustavo Bastos
sim..vou compra no japão ano ki vem..aki é impossivel

eu amo les paul....mas tenho nojo desssa Epi, ASW, Shelter

eu kiria cata uma Shelter Custom e mete EMG e umas tarracha descente
mas sonho de consumo é msm ter 498R e 500T mas a madeira da shelter naum deixa rende os caps

Gustavo Bastos
Veterano
# set/05
· votar


ToRReSMo
eu kiria cata uma Shelter Custom e mete EMG e umas tarracha descente
mas sonho de consumo é msm ter 498R e 500T mas a madeira da shelter naum deixa rende os caps


Pode por na Shelter, a madeira é boa! ASW ja nao sei. Epiphone, eu só achei usada com braço colado, devo ter dado azar.

ToRReSMo
Veterano
# set/05
· votar


Gustavo Bastos
eu tokei numa shelter...eu achei legal o acabemento..,,mas teria ki troka td dela

a ASW é um lixo..tinha uma LP..me arrependi muito de ter comprado akela porcaria

Dave Grohl
Veterano
# set/05
· votar


R$ 600 da guitarra (usada)
- R$ 300 do captador SH-5
- R$ 80 de mão de obra do Luthier , incluindo os potenciometros e o jack
- Total: R$ 1080


600+300+80 = 1080 ?????????? não seria 980 ?????

GuitarHouse
Veterano
# set/05
· votar


gibson tem valor de merdado, sentimental, de vaidade e de ego. Sem querer causar polemica, vc pode pegar uma guita normal e meter o Gibson la q ela vai virar a melhor pra td mundo que se abala com coisas do tipo.

Gustavo Bastos
Veterano
# set/05
· votar


Dave Grohl
É verdade!! R$ 980. Vou corrigir lá :-) É a hora, 1:30 da matina.

Dave Grohl
Veterano
# set/05
· votar


Gustavo Bastos
É a hora, 1:30 da matina.

OK, huahuahuauhahu

izzystradlin
Veterano
# set/05
· votar


CONCLUSÃO:
==========

Gibson é Gibson (tudo 10, sem conversa)
Shelter com um pouco de mão de obra vira uma pseudo-gibson na sua mão! Pode confiar.


Freedon
Veterano
# set/05
· votar


prefiro comprar uma epiphone standard por 1300 ... gosto, é gosto...

LeandroP
Moderador
# set/05
· votar


Gustavo Bastos

Eu sou da seguinte opinião: se o corpo da guitarra e o braço são de boa qualidade, vale a pena investir uma grana e customizar mesmo. No final das contas você tem uma guitarra que é a sua cara, por um preço justo e ainda tem a vantagem de conhecer de verdade a guitarra que tem nas mãos.

Eu reconheço que existem grandes marcas em que podemos confiar e eu nem preciso citar os nomes, mas um logotipo pra mim não significa absolutamente nada. Eu posso ter uma Fender e lixar o headstock.

Gustavo Bastos
Veterano
# set/05
· votar


OBS: Não quero puxar a sardinha pra ninguem, e nem mesmo fazer propaganda de nenhuma marca. (Epiphone também é uma ótima marca)

Apenas quero deixar clara minha opinião quanto a um teste que fiz. Este teste foi tanto funcional quanto financeiro.

[]s

Deji
Veterano
# set/05
· votar


Gustavo Bastos

Vc soube investir seu dinheiro, fez o melhor negócio, nesse caso a única coisa que me deixaria chateado é o fato da Shelter não ter o corpo no formato original de um LP, e a pintura deixar um pouco a desejar, mas como é guitarra pra andar de onibus, arranhar com fivela de cinto, cair cerveja e etc... Vc fez a escolha certa ;)

Deji
Veterano
# set/05
· votar


ToRReSMo
eu amo les paul....mas tenho nojo desssa Epi, ASW, Shelter

Escuta o som da minha Epiphone, com captadores originais, num amp crate de 25W, transistorizado, sem pedais e microfonado com microfone de PC de R$ 6,00...

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/105863/

Fritz_mkvl
Veterano
# set/05
· votar


um logotipo pra mim não significa absolutamente nada. (2)

Dr Stein
Veterano
# set/05
· votar


LeandroPanucci
concorso contigo kra!

(mas ñ lixaria o headstock de uma fender, heheh)

Gustavo Bastos
Veterano
# set/05
· votar


Deji
Apenas lembrando, não dou dinheiro pra ninguem nao tá ? :-)

Gustavo Bastos
Veterano
# set/05
· votar


COMPLEMENTANDO O POST INICIAL QUE FIZ ONTEM
==================================

Consegui me entender com o Seymour SH-5! Mexi na regulagem da altura do captador, e também na regulagem dos magnetos.

Consegui tirar dele um bom ganho, adequado pro meu gosto.

Cada hora que passa tenho mais certeza de que tenho uma guitarra bem proxima a Gibson, som perfeito, a Shelter está bastante equilibrada, som encorpado.

Em breve vou postar fotos pra vocês verem.

E quanto ao design do corpo dela, ela é igual a LesPaul sim! A unica diferença é que a Gibson LP Studio tem o corpo um pouquinho de nada MENOR do que a Shelter, coisa de uns 3 cm, em termos de largura. A grossura do corpo me pareceu ser igual.

O acabamento da Shelter realmente perde um pouco pra Epiphone e Gibson (STANDARD), mas na minha opinião a diferença não é relevante, e é muitissimo pequena!

advance2
Veterano
# set/05
· votar


Gustavo Bastos

parabens pelo topico. tenho o objetivo de comprar uma Les Paul.

meu msn eh acpimentel001@hotmail.com

acho q vou comprar uma Gibson. mas doi no bolso pacas. abração

LOW Fl
Veterano
# set/05
· votar


Gustavo Bastos
Se a vocÊ fosse de BRasília iria te mostra a MInha Edward Les PAul custom. Uma pena não ter essa marca aqui no BRasil. Trouxe ela do Japão. Se não me engano no companheiro de forum, Soulface o SOu Alface, tem uma só que Flyng.

E colocaria ela lado a lado com uma Gibson para ver sua opinião. Não estou referindo se é igual a uma Gibson, qual é melhor ou pior, mas vocÊ ver que é pau a pau a qualidade das duas.

Gustavo Bastos
Veterano
# set/05
· votar


Agora, não podemos esquecer.. Por melhor que tenha ficado a bixinha, GIBSON É GIBSON!!!

Meu conceito com esta Shelter SX já está em 9,5 , agora que consegui regular bem a captação.

LOW Fl
Veterano
# set/05
· votar


Deji
Eu tenho um certo problema quanto a Epiphone aui no Brasil. Naõ estou questionando o tipo de qualidade dela, mas o custo-beneficio discrepante demais. Combram muito caro.

Deji
Veterano
# set/05 · Editado por: Deji
· votar


Gustavo Bastos
Apenas lembrando, não dou dinheiro pra ninguem nao tá ? :-)

rsrsrs Ok....


E quanto ao design do corpo dela, ela é igual a LesPaul sim!

Então é modelo antigo a sua.

Deji
Veterano
# set/05
· votar


LOW Fl
Combram muito caro.
Verdade.

LOW Fl
Veterano
# set/05
· votar


Gustavo Bastos
Agora, não podemos esquecer.. Por melhor que tenha ficado a bixinha, GIBSON É GIBSON!!!
MAs ai que entra a historia, existem otimas Les PAul´s no mercado além da Gibson, agora Gibson é Gibson, assim como tem outras LEs PAul´s que são otimas e nenhuma Gibson se equipara, ai já é questão de gosto.
Se vocÊ quer uma guitarra copia de Gibson com som GIbson já é outra istoria

Gustavo Bastos
Veterano
# set/05
· votar


Deji
Não, o rapaz comprou na loja em Janeiro/2005. Acho que não existe muito essa de modelo antigo x modelo novo.

A unica coisa que ela não tem é aquela rodelinha "RYTHM x TREBLE", mas estou indo daqui a pouco na loja comprar uma pra mim :-)

Deji
Veterano
# set/05
· votar


Eu gosto da minha Epiphone, mas entre gastar 1000,00 turbinando ela sou mais vende-la pegar mais uns 1500 e pegar uma Gibson Studio usada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson LesPaul vs Shelter LesPaul - A HORA DA VERDADE