A real sobre blindagem, filtros e ruídos

Autor Mensagem
marcosshrp
Veterano
# ago/10 · Editado por: marcosshrp


Senhores, venho postar aqui a minha experiência e pesquisa para TENTAR desmistificar algumas lendas sobre um dos assuntos que mais zumbi (hauaha) na cabeça dos músicos amadores e iniciantes..

O RUÍDO!!

Tudo que estiver escrito nas linhas abaixo poderá ser contestado a qualquer momento, eu não sou dono da verdade e só estou tentando ajudar. O tópico poderá sem complementado ou corrigido a qualquer momento. A linguagem prodominante será a coloquial.

Ruído:
Ruído é todo o tipo de som que teoricamente não seja produzido por captadores ou consequência de efeitos de pedais, ou melhor dizendo, o som que o produtor principal ou controlador não tem comando sobre o mesmo, ou ainda melhor.. aquela coisa que encheee o saaaco, que atrapalha a música e em alguns casos, passa a se tornar característica do amador, certo?!

TAMBÉM!.

Mas não é só isso, o verdadeiro ruído, aquele que a gente escuta meeeesmo e super alto na exorbitante maioria das vezes tem origem já na rede elétrica. Desde a sua transformação nas usínas até chegar na sua casa, a energia elétrica é pouco filtrada e passa por fiações, árvores, emendas.. enfim... uma verdadeira bagunça e seriamos muito hipócritas desconsiderarmos esse tipo de informação.
ok, ai a energia chegou em nossa casa, adicione 1 geladeira, 1 microondas, liquidificadores, ventiladores ou exaustores e o principal, o barulho do transformador do amplificador e fonte de pedais (para quem usa). Esse barulho em específico é o que caracterisamos pelo "HUUUM" que é o barulho dele trabalhando. O mesmo já "filtra" um pouco do ruído externo mas mesmo assim é pouquíssimo eficaz. Bom, temos uma sinfonia de barulhos indesejáveis que teremos de tira-los para que nossos ouvidos possam curtir boa música.

Mas como!?!?!?

simples, filtrando os transformadores.
Calma, não vou mostrar nenhum esquema de filtro hand made, vou explicar para que na hora de xingar seu equipo você xingar com os nomes certos.

O amplificador em sua funcionalidade transforma o sinal seja ele qual for, em sinal amplificado. Se tiver ruído ali no meio o amplificador vai fazer o seu papel do mesmo jeito, vai pegar o sinal e amplificar. O que temos que fazer é tirar o barulho de lá para que o amplificador não o amplifique.

Os principais métodos de filtragem são: FILTRO COM ENTRADA CAPACITIVA e FILTRO COM ENTRADA INDUTIVA SATURÁVEL (mais específicado para valvulados)

O Filtro com entrada Capacitiva é o mais comum e encontrado na grande maioria dos aparelhos que necessitem dessa filtragem. É consitituido basicamente de capacitores ligados em paralelo logo após o retificador.

O Filtro com entrada Indutiva Saturável, como já disse, foi projetado para trabalhar com equipamentos valvulados e não sei muito sobre o funcionamento do mesmo, só sei que ele é "O FODELÃO".

O filtro em si rejeita toda a forma de eletricidade desnecessária para o funcionamento do aparelho, por exemplo: O amplificador trabalha com uma frequência digamos que de 1 para 10, tudo que estiver nessa frequencia será amplificado ou jogado no sistema. O ruído esta na frequência de 1 a 2, então temos que filtrar e separar a frequencia para que o amplificador trabalhe entre a 3 e a 7 eliminando as "sobras". Entenda melhor na figura abaixo que eu tirei do site http://www.yojikonda.com.

http://img18.imageshack.us/img18/7757/senoideret2.jpg

a linha trastejada de cada filtro é a parte desnecessária (ruído), veja que na primeira não há filtro, na segunda a filtragem com capacitores que funciona e eu uso, e a terceira fodelona Indutível Saturável.

Ai, você vem e me pergunta: "uééé, e não tem que aterrar não?!?"

Caaaaaaaallmaa!!!!

Na maioria dos aparelhos, o aterramento da-se sa carcaça de metal, para que podemos ter um negativo em quaquer lugar fechando o clico da energia, o aterramento serve puro e simplesmente........não caiam da cadeira...serve puro e simplesmente para não levarmos choque.
Esse terra ou fase 0 fica ali circulando do aparelho, se jogarmos isso para a terra, pronto não tomaremos mais choques, mas se seu equipamento não for filtrado.. o ruído continuará ali mesmo aterrado.

Dai você, chato, vem e me pergunta: "mas pq quando eu coloco o pé no chão, o chiado diminui?!?"

É simples, pq você está SE aterrando e não aterrando o instrumento ou amplificador. Quando você não se aterra, você serve como antena para o amplificador captando um sinal vazio (se você for boa pessoa pode até captar um AM e ouvir o jogo) e gerando ruído novamente. é onde entramos no sinal do exemplo la em cima de 1 a 10 e talz..quando você se aterra, você deixa de ser antena e passa a ser músico.

Blindagem

Gaiola de Faraday: LEIAM PARA ENTENDER O RESTANTE
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaiola_de_Faraday

Esse efeito internamente na gaiola foi constatado que não há passagem de sinal externo dentro da gaiola. É por isso que devemos ligar o terra na blindagem criando o efeito faraday. A blindagem serve para evitar a interferência de equipamentos como celulares, transformadores e demais equipamentos, mas de nada adiantará se o efeito faraday não existir.


Parafinamento de Captadores..

As fábricas de captadores em sua grande maioria parafina pickups para evitar a microfonia.. isso é útil?!? em partes..

A microfonia é gerado por um looping sonoro, é como se colocasse-mos um microfone proximo ao falante.. o microfone captaria o ruído do falante por mais baixo que seja, e jogaria no amplificador, que extornaria e o microfone captaria novamente causando aquele o barulho característico.. quando colocamos a mão em volta do microfone, a mão faz um papel de abafar e não deixar chegar no microfone o barulho do amplificador causando o looping.. é a mesma coisa com captadores.. a parafina serve como "abafamento" e evita que os sinais chegem mas se o amplificador estiver muito alto e o captador não for de qualidade.. olha la o apito novamente!

Resumindo
Procure por equipamentos bem FILTRADOS para eliminar ruídos, aterre seus equipamentos para não levar choque e blinde seus equipamentos para evitar interferência externa. Não toque perto de estabilizadores e monitores, deixe seus equipamentos longe de transformadores sejam eles quais forem (não entendo a landscape que coloca um patch bay ao lado do próprio trasformador, mas tudo bem), estudem muito e complemente se puderem..

Espero ter ajudado.
Abs

raisedfall
Veterano
# ago/10 · Editado por: raisedfall
· votar


parabenss
muito bom

me tirou muitas duvidas

obigado

Sir.Paulo
Veterano
# ago/10
· votar


marcosshrp

Legal cara valew por compartilhar!

ogner
Veterano
# ago/10
· votar


marcosshrp

Bacana, bem didático!! Facil de entender!!

JJJ
Veterano
# ago/10
· votar


Bem interessante a parada do "se aterrando" quando a gente coloca os pés no chão... Nunca me passou pela cabeça... (e olha que eu sou Engenheiro Eletricista!!! Vou rasgar o diploma! rsrsrsrs).

will789
Veterano
# ago/10
· votar


marcosshrp
otima iniciantiva! parabens
abçs

lucianobass
Veterano
# ago/10
· votar


marcosshrp

Parabéns Marcos, ficou muito bom! Abraço.

ogner
Veterano
# ago/10
· votar


Alguem saberia explicar o pq tecnico de se colocar cera na parte traseira dos captadores!?!? Mandei minha guitarra para blindagem no Velozzo e alem de colocar a pelicula de cobre e etc, tb foi colocado cera nos caps.

São de Alnico, singles.

marcosshrp
Veterano
# ago/10
· votar


Desde já agradeço ao pessoal que gostou do tópico.. muito obrigado mesmo pelos elogios

ogner
vou complementar o tópico com isso..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


ogner
A cêra age como isolante, diminuindo o "risco" de microfonias e chiados.
Abç

marcosshrp
Veterano
# ago/10
· votar


tópico atualizado

ogner
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
marcosshrp

Pô mais então o "parafinamento" não é isolante eletronico, é acustico! Certo?!

Estragaram meu timbre!!! Malditos!!!

marcosshrp
Veterano
# ago/10
· votar


ogner
sim, é acustico

JC_Junior
Veterano
# ago/10
· votar


ogner

Pelo que eu sei, o parafinamento serve pra preencher o espaço entre os fios da bobina, ou então entre as bobinas e aquela "nickel cover" evitando que as bobinas vibrem e cause microfonias.

MatheusEK
Veterano
# ago/10
· votar


nossa, só lia até a metade, é muito grande! kkkkkkkkkkk *-*

MauricioBahia
Moderador
# ago/10
· votar


marcosshrp

Legal!!!

ogner: Estragaram meu timbre!!! Malditos!!!

Se não tivesse lido, nunca perceberia! uahhua

"ingnorance is bliss"

Abs

ogner
Veterano
# ago/10 · Editado por: ogner
· votar


MauricioBahia

Se eu falar que eu percebi diferença depois que ela voltou vc acredita?

Hehehehe...Tinha sido ironico!!

EDIT: Ah! E continuo sendo!! o/

EDIT2: Não percebi nada!! Fui ironico!! Diabos!! ahuehuahue

MauricioBahia
Moderador
# ago/10
· votar


ogner: Se eu falar que eu percebi diferença depois que ela voltou vc acredita?

Acredito!

Que merda hein...

Abs

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


Uma coisa que não tem muito a ver, já que aqui estão tratando muito mais de ruídos. A respeito de filtros, uma coisa legal muito legal que o pessoal não dá importância são os capacitores das guitarras, especialmente as stratos.
Para os strateiros principalmente, vale a pena prestar atenção no assunto.
Auditioning Tone Capacitors
Stratocaster Tone Split Mod
Tone Capacitors for Stratocasters, Part 1
Tone Capacitors for Stratocasters, Part 2
Tone Capacitors for Stratocaster, Part 3
Tone Capacitors for Stratocasters, Part 4

2Humbucker
Veterano
# ago/10
· votar


Muito bom, mas bem q podia ter uma versão mais técnica pra quem quiser se aventurar

raisedfall
Veterano
# ago/10
· votar


desculpe a ignorancia mais
FILTRO COM ENTRADA CAPACITIVA

seria a mesma coisa filtro de linha um como esse?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-149919883-filtro-de-linha-ds-_J M

pois na encontrei nada como o nome de
FILTRO COM ENTRADA CAPACITIVA xD

vcs poderiam me mostrar o certo ?

obrigado

buddy guy
Veterano
# ago/10
· votar


marcosshrp


Ruídos? Nada,faça como eu,instale na sua guitarra,captadores fender hot noiseless,fim dos seus problemas..hehehe...

Brinks,bom tópico, man.Valeu por compartilhar conosco !!! Abração !!!

marcosshrp
Veterano
# ago/10
· votar


raisedfall
não amigo, isso é um filtro de linha (que é pouco filtrado)
pra galera que quizer dar um up em um filtro de linha: http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=232831

mas o FILTRO COM ENTRADA CAPACITIVA é isso: http://www.consertode.com/uploads/2009/04/filtro-montado.jpg

diga-se de passagem que esse filtro da foto é um filtro para fontes chaveadas (computador), mas o principio é o mesmo, os capacitores..

buddy guy
HAUhauHAHa.. eu nunca nem vi um desses na frente! HAUhau
vlw, espero ter ajudado

raisedfall
Veterano
# ago/10
· votar


marcosshrp

ond posso encontrar o FILTRO COM ENTRADA CAPACITIVA?
em lojas de eletronicos mesmo?

e posso pedir o FILTRO COM ENTRADA CAPACITIVA
q ele me dará o produto certo ,ou ele tem outro nome mais comum?

marcosshrp
Veterano
# ago/10
· votar


raisedfall
amigo, o filtro de entrada capacitiva não é um produto, é uma instalação que se deve fazer dentro do amplificador..

O Filtro com entrada Capacitiva é o mais comum e encontrado na grande maioria dos aparelhos que necessitem dessa filtragem. É consitituido basicamente de capacitores ligados em paralelo logo após o retificador.

eu mandei dar um up do filtro do meu tremendão 3 e ficou show de bola..

mandei em um cara que trabalha arrumando equipamentos eletronicos bem conhecido aqui na cidade, e ele toca tb..
gastei 60 reais..

se você axar que compensa, manda o cara melhorar o filtro da fonte do amp que o cara vai entender..

Jambalaya
Veterano
# ago/10
· votar


Gostei Muito obrigado!!!!

patudodi
Veterano
# ago/10
· votar


Que coisa complicada =S

lehnox
Veterano
# ago/10
· votar


esse filtro pode ser instalado em amps SS?

ogner
Veterano
# ago/10
· votar


MMI
Uma coisa que não tem muito a ver, já que aqui estão tratando muito mais de ruídos. A respeito de filtros, uma coisa legal muito legal que o pessoal não dá importância são os capacitores das guitarras, especialmente as stratos.
Para os strateiros principalmente, vale a pena prestar atenção no assunto.
Auditioning Tone Capacitors
Stratocaster Tone Split Mod
Tone Capacitors for Stratocasters, Part 1
Tone Capacitors for Stratocasters, Part 2
Tone Capacitors for Stratocaster, Part 3
Tone Capacitors for Stratocasters, Part 4


SUPER!! Dei uma fuçada na eletrica da minha guitarra pra colocar Treble Bleed testando alguns valores diferentes e a diferença é consideravel..( pra mim, sou doido)....Acho que não dou a devida atenção a eletrica da minha guita!!! Só dei uma olhada por cima mas parecem ser ótimos textos!!!!

Valeu!!

marcosshrp
Veterano
# ago/10
· votar


lehnox
não cara, esse filtro é específico para fontes de computadores, eu só coloquei essa fonte de exemplo pra galera entender o que é capacitor.

Mas esse tipo de filtro é facil de montar, mas eu ainda prefiro que mandem em alguém qualificado, é só alguns capacitores mas é necessário verificar o aparelho e talz..

abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A real sobre blindagem, filtros e ruídos