Altura das Cordas e os Harmônicos Artificias - Dúvida Regulagem

Autor Mensagem
flame_strings
Veterano
# jul/10


Tenho uma Ibanez 370DX...

Como deixar as cordas bem baixas tipo do Steve Vai, lógico a do vai é uma jem, mais o formato(braço,corpo, etc) é quase o msm, como dexar sem trastejar e que saia harmônicos artificiais em qualquer casa.

O tensor tá tudo ótimo o braço tá retinho, os trates não tão gastos é tudo novo, e todos alinhados.

Se eu coloco pra sair harmônicos in qualquer lugar a corda fica alta, se eu abaixo a ação das cordas do jeito que gosto, nada de Harmonicos artificiais.

Como resolver esse dilema? Alguém já teve esse problema!? Luthiers por favor se tiver respondam tbm!

Até galera! Toda ajuda é bem vinda!

Sir.Paulo
Veterano
# jul/10
· votar


Se você quer realmente uma boa regulagem leve-a para um profissional! É a melhor coisa a se fazer!

MMI
Veterano
# jul/10
· votar


flame_strings

Uma das dicas está na regulagem da altura dos captadores, ok?

will789
Veterano
# jul/10
· votar


flame_strings
leva no luthier e fala o q vc quer.
flw

Mythril
Veterano
# jul/10
· votar


Dá uma baixada nos captadores, cara...

Stan Mallone
Veterano
# jul/10
· votar


Ou se acostume a tocar com as cordas altas

flame_strings
Veterano
# jul/10
· votar


Muito fracas as respostas daki...pessoal só sabe falar pra procurar luthier!

Se fosse pra procurar luthier já teria ido!

Guitar_L
Veterano
# jul/10
· votar


flame_strings
O tensor tá tudo ótimo o braço tá retinho, os trates não tão gastos é tudo novo, e todos alinhados.
Quem disse que o braço precisa ficar retinho? Pra uma melhor ação e evitar trastejamentos, é aconselhavel uma pequena concavidade. Pesquise no fórum sobre. Mas já vou advertir: você pode acabar com o seu instrumento mexendo no tensor sem perícia.
Abraços

AugustoDamned
Veterano
# jul/10
· votar


Até galera! Toda ajuda é bem vinda!

Muito fracas as respostas daki...pessoal só sabe falar pra procurar luthier!
Se fosse pra procurar luthier já teria ido!


Vai pro inferno então, joe.
Tu não conseguiu regular a guita, quer o que?
Deixa de ser pão duro e leva a droga da guitarra em um luthier.

E deixa de ser mal agradecido também!

Mala do caramba...

flame_strings
Veterano
# ago/10
· votar


AugustoDamned
E quem te chamo na conversa, vaza meu vai dá uns bejo no teu luthier...cresce primeiro, o veterano teve uma resposta legal.

DINO EK
Veterano
# ago/10
· votar


A "parada" do captador é a seguinte, deixe-o mais alto para som mais forte e mais baixo para clean!

AugustoDamned
Veterano
# ago/10
· votar


flame_strings
E quem te chamo na conversa,
Você mesmo, seu trouxa.

vaza meu vai dá uns bejo no teu luthier...cresce primeiro, o veterano teve uma resposta legal.
ah, vá dar uns "bejo" no teu veterano.

ou volta a tocar clarineta.

Quer pagar de malandrão e mandar os outros crescerem, mas não respeita as respostas que os usuários te deram.
Quem tem que crescer aqui?

Konk
Veterano
# ago/10 · Editado por: Konk
· votar


flame_strings
O Augusto tem toda a razão. Você é mal agradecido e acéfalo, não pensa antes de falar.
Você fez 3 tópicos sobre ação de cordas e se acha apto a regular a guitarra? E ainda fala uma bobeira grande dessas? O nível do fórum está caindo.

Sir.Paulo
Sua resposta a duvida dele foi cordial, precisa e educadíssima, espero que você não perca o seu tempo e responda ao comentário dele, sobre a "resposta fraquinha". Não quero que um amigo caia ao nível da criatura alí.

Tivertimailaif
Veterano
# ago/10
· votar


flame_strings
Cara, H.A vai mais mesmo da pegada do caboclo e da distorção usada, ultimamente eu usava uma distorção na pedaleira e gostava bastante dela, dava pra tirar uns H.A e pah, esses tempos atras eu resolvi mexer e colocar uma distorção from hell, na hora que fui tirar um H.A parecia até que era o Tio Zakk que tava fazendo aquilo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Boo3d
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: Boo3d
· votar


Cara, não sou do tipo de reviver tópico do tempo do pedra rachada, só que nas minhas pesquisas sobre ajustes de violões e guitarras eu cai nessa pagina varias vezes e por isso resolvi deixar umas dicas para os duvidosos do passado e os que irão cair nessa pagina como eu.

Logico que é sempre bom ter um profissional qualificado para executar tarefas difíceis, porem responder as perguntas de curiosos ou de pessoas com dificuldades com o instrumento (seja lá qual for) com "Leva no luthier" é tão escroto como ter uma pergunta em qualquer outra área e ler uma resposta de "procura no google". Cara se não sabe responder não mande procurar a resposta que com certeza já foi pesquisada e sem resultados. E tem pessoas que querem aprender ou por não ter um luthier por perto como por não querer gastar dinheiro desnecessariamente.

E sobre o tensor, quem estiver com dificuldades tem um jeito fácil de verificar o ajuste do mesmo com substitutos simples paras as ferramentas . Para substituir o esquadro tem própria corda da guitarra/violão, para substituir uma régua tem uma palheta simples de 0.5mm e para liberar uma das mãos no processo é só usar um capo.
Para usar a corda (mizão) como esquadro é só apertar a corda na primeira e na ultima casa simultaneamente com as mãos ou com a ajuda de um capo. Se não estiver usando o capo peça para alguém te ajudar, afinal você só tem duas mãos (suponho). Insira a palheta entre a corda e o 8º traste, se ficar folgado, o tensor está solto demais e precisa ser apertado. Se levantar muito a corda precisa soltar um pouco o tensor. E se levantar levemente a corda ou caber certinho sem nenhuma folga, seu tensor está num ajuste consideravelmente bom pois estará entre 0.3mm e 0.5mm. Para soltar tensor gire sentido anti-horário e para aperta-lo no sentido horário.

Espero ter ajudado.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Boo3d

Cara, então se eu ficar doente, vou procurar pesquisar sobre minha doença baseado nos sintomas, porque quero aprender medicina(?).

Entendo que se alguém vem falando quero isso aquilo e aquele outro, porque A usa, não faz a mínima ideia do que PRECISA.

Segundo, manutenção de um instrumento é caro, e exige periodismo. Geralmente de ano a ano é o bom de se visitar um luthier. Se considera desnecessário manter seu instrumento, então não creio ser merecedor de ser chamado de músico.

krixzy
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah

Mas a questão é, se teu instrumento está confortável e soando bem pra vc pra q levar num luthier?

Outra coisa, a maioria das regulagens em uma guitarra são coisas tão simples que qualquer um pode fazer, se vc pesquisar a respeito e aprender como se faz, que não é nada difícil, pra que vc vai levar num luthier? Se vc já deixou seu instrumento com uma regulagem confortável e soando bem, um luthier não vai fazer nada a não ser inventar coisas que não são necessariamente fazer no momento, ou mudar a regulagem que vc fez e deixar desconfortável pra vc.

Eu mesmo regulo minhas guitarras, luthier só pra algo mais complexo como troca ou retífica de trastes, o resto eu mesmo faço, não é necessário levar em um luthier pra uma simples regulagem num tensor, ação das cordas, regular ponte, oitavas, isso é coisa que o próprio músico deve saber, no próprio manual do instrumento vem as instruções pra esse tipo de regulagem.

Agora se o cara é totalmente leigo e não faz a menor ideia do que ta fazendo, iniciante na guitarra, ai sim deve procurar um luthier, pq um músico de longa estrada precisar de luthier pra coisas simples acho isso comodismo de mais, ou muita grana sobrando.

Filippo14
Veterano
# jun/14
· votar


krixzy

Fazer o basico a gente tem que saber fazer, mas eu acho muito bom levar periodicamente no luthier para ele dar aquela super ajeitada no instrumento, deixar ele tinindo mesmo, eu noa tenho o tempo, a paciencia e a experiencia que um luthier bom tem, o resultado final eh diferente.

Deco_ufrj
Veterano
# jun/14
· votar


Boo3d
Cara, adorei a dica de usar a palheta pra medir a altura... (como nunca pensei nisso)... kkkkkkk

krixzy
Veterano
# jun/14
· votar


Filippo14
Dai vai de pessoa pra pessoa mesmo, eu por exemplo, deixo minha guitarra num tesão tão massa que acho que se mexer estraga, tiro string tress, baixo a ação, tensor na medida sem trastejamento, só encostar o dedo nas casas já sai a nota, super macia de tocar e com um som bem aveludado, não sei o que um luthier pode melhorar nisso, em questão de regulagem não vejo nada que precise melhorar, mas é de cada um, nem todo mundo consegue deixar a guitarra do jeito que quer, as vezes nem luthier consegue, pq cada um tem um tipo, e o que é ideal pro luthier nem sempre é o ideal pro músico, por isso prefiro eu mesmo regular minhas guitarras.

Boo3d
Membro Novato
# jun/14
· votar


Cara, então se eu ficar doente, vou procurar pesquisar sobre minha doença baseado nos sintomas, porque quero aprender medicina(?).

Gente, a questão não é essa. Se você pode ajudar com valiosas informações, ótimo, sua ajuda obviamente será apreciada. Só que se não tem nada pra falar e da uma resposta dessa como se estivesse ajudando é frustrante para quem pediu ajuda. Se a situação fosse algo que exigisse conhecimento que só se consegue em uma escola técnica especializada (Escola de Luthieria nesse caso e de Medicina no seu exemplo) concordo plenamente com a sua opinião. Só que o tensor não é um bicho de sete cabeças e pode sim ser regulado por qualquer um que siga as instruções de como fazer (que por acaso esqueci de mencionar, um quarto de volta por vez ^.^). E mais, se você não entende como é frustrante, experimente ter um problema de conexão com a internet e usar o "Solucionar Problema". A porcaria da ajuda do Windows, como ultimo recurso, te passa um link ONLINE para resolver o problema (caso não resolver automaticamente).

goonies
Veterano
# jun/14
· votar


Luthier constroí instrumentos, troca trastes, troca a escala, reforma a guitarra, concerta uma rachadura, faz enxerto, faz buraco na madeira para instalar um novo captaodr, pintura, .etc

Para esses atividades acima, precisa de muita prática, habilidade e estudo.

Trocar cordas, regular ação, tensor é o ajuste do dia a dia que devemos todos fazer, a menos que você seja o Steve vai que tem um luthier trabalhando diariamente nas suas 50 guitarras, trocando corda de 8 guitarras por show etc..

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


krixzy

Também não namoro meu luthier, mas ele é de confiança, nunca fez além do necessário (até pq ele sabe que eu consigo contestar ele diretamente, e sou chato com o ajuste).

No caso, vc pode ser o craque em fazer sua guitarra, mas o luthier tem experiência... ele faz em média mais ajustes num mês que vc a vida toda.

krixzy
Veterano
# jun/14 · Editado por: krixzy
· votar


Ismah
Também não namoro meu luthier

huehueheeuheuahuahsuahs

mas o luthier tem experiência... ele faz em média mais ajustes num mês que vc a vida toda.

Mas a questão é que n sinto necessidade de melhorar nada na tocabilidade das minhas guitarras, até alguns amigos que já tocaram nas minhas guitarras elogiarão a tocabilidade, cordas baixinhas, macia, som massa e talz, mas claro, no momento que sentir que tem q melhorar algo e eu n conseguir resolver procuro um luthier, se bem que acho difícil achar um bom na minha cidade, fico preocupado com o que fazer quando precisar de uma retífica de trastes, estou estudando e pesquisando aqui pra tentar fazer uma retífica, e usarei minha cobaia, uma MG32 rs...

Um dos motivos que me afasta de luthier é ciúmes das minhas guitarras, tenho medo de que algum luthier faça merda nas minhas guitarras, se fosse absoluta certeza de que ficaria perfeito, e olha que sou extremamente exigente, ai ficaria mais tranquilo, mas como não é o caso, prefiro eu mesmo regular e deixar do jeitinho que quero.

Rachmaninoff
Veterano
# jun/14
· votar


flame_strings
Como deixar as cordas bem baixas tipo do Steve Vai

Só pra constar: o Steve Vai não usa as cordas muito baixas não.

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah

Não vejo necessidade nenhuma de levar guitarras ao luthier no meu caso. Tirando preguiça, é raro ter algum motivo que me faça procurar um.

São muito poucos os que eu poderia chamar "de confiança". Fora isso, eu regulo meus instrumentos melhor que qualquer luthier que eu conheço - meu gosto e meu jeito eu sei, eles não sabem, sabem o jeito e gosto deles.. Até uns amigos trazem para eu regular... A questão é que eu não sou profissional disso, o que me gera uma vantagem enorme. Não preciso entregar o instrumento, não tenho outras coisas a fazer para "ganhar meu dia" (claro que tenho minha profissão), mas posso demorar 3 ou 4 horas mexendo num instrumento com tranquilidade. Posso usar produtos sem pesar o "custo-benefício", posso polir com polidora nova, aliás posso usar apenas flanelas limpas e novas. Tenho 3 caixas de ferramentas para guitarras, peças, solda, captadores e o que necessitar para regular, ajustar tensor, retificar trastes, arredondar arestas de trastes, soldar, polir, trocar peças...

Eu respeito e acho que quem não mexe, deve levar ao luthier. Mas eu Não preciso, muito raramente.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


MMI

E sempre foi assim? Creio que sim devemos tentar fazer a manutenção, afinal, se o pé de bode cair na hora H é necessário saber se virar, mas nada como por uma opinião profissional no assunto de vez em quando.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


krixzy

Realmente é difícil achar um cara BOM, acho que pesquisei o histórico de todos de PoA/RS, e o Hugo foi quem me provou que sabia, sem titubear, coisas como comprimento de escala, espessura do corpo etc... e bom, ele passa 24Hs com a guita na mão.

Faço minha regulagem, mas sempre consulto ele antes. "Se eu fizer A, o que pode acontecer? B não seria melhor?" e se ele me sugerir C, começo por ali.

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah

E sempre foi assim?

Quase sempre. Poucas vezes levei para uma regulagem. Sou de outro tempo, era muito mais difícil...

Conheci e fiquei amigo de grandes luthiers, passei muitas tardes e noites enfiado nas oficinas, depois juntava uma galera no boteco para tomar cerveja. Foram anos... Algumas coisas eu tenho preguiça, outras não tenho equipamento, poucas eu não sei fazer mesmo.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


MMI

De fato, te subjuguei, perdão. Hoje na era de guitarreiros de internet, quando surge um cara querendo ter guita como A, B ou C, eu já recomendo o luthier, pq como disse, o cara sabe o que quer, mas não o que precisa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Altura das Cordas e os Harmônicos Artificias - Dúvida Regulagem