Aprendendo a Tocar! Dicas e conselhos - Ini, Int, Pro.

    Autor Mensagem
    Howard
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Howard


    1 - Introdução e Idéia inicial do tópico.
    Bom, a idéia inicial veio a minha cabeça depois de ter visto alguns vídeos de guitarristas brasileiros falando como começaram, quais foram seus primeiros instrumentos, dando dicas para estudo, para compra de instrumentos e todo tipo de coisa. Parti assim disso e tive a idéia de criar um tópico organizando a experiência de cada um aqui do Fórum Cifra Club.

    2 - Legal a idéia cara, mas para que ela serve?
    Simples, para ajudar quem está começando, quem ja tem um pouco de experiência ou até mesmo grandes daqui. Ninguém sabe de tudo ou sabe de mais, então é sempre bom compartilhar o que você sabe e ajudar os outros.

    3 - Modelo e maneiras de postagem.
    Bom, primeiro descrevam um pouco(sejam bem breves) como começaram e chegaram no que são hoje, depois deem dicas e conselhos sobre cursos, apostilas, livros, tutoriais, sites, programas para gravação de áudio e vídeo, instrumentos para começar e todo tipo de ajuda que puderem. Se possível coloquem links para download dos mesmos, ou links para compras.

    4 - Regras! Cuidado e atenção
    Bom, não pode haver nenhum tipo de xingamento no tópico, para ficar algo mais organizado. Cada um tem sua opinião básica e ninguém tem o direito de julgar o outro. Se possível mantenham seus posts organizados, coloquem o link de maneira correta, funcionando, nada de fazer links por extenso e tentem também manter a grafia correta para que todos possam entender.

    5 - Agradecimentos e considerações finais.
    Agradeço ao Fórum por dar essa oportunidade de nós criarmos tópicos como esse. A idéia foi minha, não vi nada parecido por aqui, então está ai, espero que achem materiais úteis e compartilhem.
    Obrigado pela atenção desde já e vamos lá.!

    Para pensar: Mais vale uma dica e um conselho que constroem uma pessoa do que críticas inúteis que costroem o ódio de uma pessoa.

    LOST FOX
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Para pensar: Mais vale uma dica e um conselho que constroem uma pessoa do que críticas inúteis que costroem o ódio de uma pessoa.
    Falou tudo,também queria umas dicas.

    Vinícius Iron
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Eu já toco há um pouco mais de 4 anos, e a minha trajetória na música tem sido mais ou menos assim:

    Comecei tocando violão, me familiarizando com o braço do instrumento e conhecendo as notas. Ao mesmo tempo em que fazia exercício para os dedos, procurava prestar atenção nas notas que estava tocando, a fim de treinar o meu ouvido e saber o que estava tocando. Independente se tu queiras tocar guitarra ou baixo, é importante começar com o violão, pois este é a base do instrumento de cordas. Sua teoria inicial é fundamental.

    Após 2 anos, resolvi começar a tocar guitarra. Comprei uma Tagima Strato do meu professor e um amp Marshall MG 15 (transistorizado) de um amigo. Aos que procuram por pedais de efeito, o que eu recomendo que compre é o DS-1 da Boss. É um excelente pedal de distorção, inclusive o Steve Vai usa ele. Para eliminar ruído da caixa ou dos captadores (caso foram single-coil), use um Noise Supressor, também da Boss.

    Após um tempo traçando o meu estilo, resolvi comprar uma Ibanez RG 350 DX, para tocar metal e Hard Rock. A guitarra é muito boa para os que estão começando e querem seguir esse estilo musical. Tem como melhorá-la (se quiserem dicas, me perguntem).

    Sobre as aulas de música, tu pode escolher entre fazer uma escola ou ter aulas particulares à domicílio. Eu, pessoalmente, prefiro esta última, pois, desse jeito, posso perguntar à vontade qualquer dúvida e não preciso me preocupar em sair de casa. Vale lembrar que, geralmente, aulas particulares são um pouco mais caras.

    Enfim, bem sinteticamente era isso. Se o pessoal tiver alguma dúvida sobre o captador para colocar, tipos de madeira, braço, pontes (fixas ou flutuantes), amps e pedais, ficarei feliz em ajudar.


    Minhas desculpas ao moderador, se o meu post ficou muito grande!

    Abraços

    Vinícius Iron
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Só pra completar o meu post com algo que eu tinha esquecido. Caso queriam aprender mais teoria online, tem o site www.musiteca.org, que é muito bom!

    É preciso apensas se cadastrar para poder visualizar todo o conteúdo.

    Abraços

    erick_guitar
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    De alguns dias para ca eu estive pensando em uma coisa, é dificil achar um video na net de algum guitarrista profissa que tem experiência dando algumas dicas para iniciantes, sempre que tem video-aulas é ensinando solos ou bases ou teorias, acho que seria bacana se tivesse um video em que o músico guitarrista so falasse e desse dicas importantes para os iniciantes, se você ouve uma mensagem em uma igreja, ou uma reportagem em um jornal o mesmo prende a sua atenção e muitas vezes você se alimenta daquilo, acho que falta mesmo alguém fazer um video assim, tenho certeza que iria ajudar muita gente.

    Talvez ja tenha e eu não procurei direito! heuaheauhau ;x

    Mas se tiver alguém posta nesse tópico que eu vou positivar!

    A dica que eu posso dar (se é que eu sou digno de dar alguma dica) é da pouca experiência que tenho.

    Eu acho fundamental o guitarrista primeiramente gostar de guitarra, não ter intenção de aprender a tocar com outros interesses.

    Na minha opinião também existem pessoas que tem o dom para a arte de tocar guitarra, essas aprendem mais rapido e conseguem ser notacas mais facilmente.

    Humildade também é essêncial na vida de qualquer pessoa e principalmente na vida de um músico ou guitarrista, quando ele começa a ver que está evoluindo tem que saber se colocar no lugar dele e ser humilde.

    O mais importante, estudar e aprender com um professor, treinar, não precisa treinar muitas horas mas também não deixar de treinar por alguns minutos e praticar, escutar muitos estilos musicas, tocar com outros músicos, formar uma banda. Enfim tem que ir atrás da música e se esforçar.

    São varias coisas que envolvem e se fosse falar tudo ia demorar milhoes de anos para eu digitar...
    ehauehauua.

    Espero ter ajudado. CUrti o tópico!
    Abraços

    RMafe
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Ótima idéia de tópico. Já tinha pensado coisas parecidas, mas nem levei a frente pq n me achei competente o suficiente.

    RMafe
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Coisa q posso dizer, é q no começo, o q vai te levar a frente, são duas coisas:
    O desenvolvimentode capacidade técnica, já q no começo a guitarra é um corpo estranho, e precisamos nos habilitar a trabalhar com ela.
    E aprender como ela funciona, no sentido de entender acordes, notas , parte teórica, seja de forma formal, ou informal(auto-didata,etc)

    _Dio
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: _Dio
    · votar


    tópico errado =P

    zugo
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: zugo
    · votar


    Howard
    ...conselhos sobre cursos, apostilas, livros, tutoriais, sites, programas para gravação de áudio e vídeo...

    Dicas de sites?!
    forum.cifraclub.com.br

    alguém conhece?! mto bom esse site! ;D
    recomendo!

    até mais!

    Twinsen
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Meu conselho é:
    Música se aprende mais ouvindo do que tocando.

    Pra aprender a tocar recomendo esses dois sites:
    www.cifraclub.com.br - tem mtas cifras e vídeo-aulas
    www.cifraclub.com.br/forum - mto conteúdo mesmo

    Bendsup
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    1- tire músicas das revistinhas
    2- tire alguns solinhos de ouvido
    3- pratique alguns tecniques pra limpar o som
    4- compre o livro " volume 1 harmonia" Ian Guest - E ESTUDE!
    5- pesquise timbres
    6- monte uma banda pra motivar

    Villts
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Uma coisa que eu considero mto, e que é essencial, é saber que vc nunca, NUNCA vai saber 100% do seu instrumento, sempre, SEMPRE vai ter algo pra vc descobrir e por em prática! =)

    renansena777
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Porra, legal esse tópico, espero que vá adiante!

    Meu estudo de guitarra se resume a pegar um violao, ligar o guitar pro e tirar uma musica que eu ache dificil ( e que goste; é óbvio).

    Aí eu treino ela ate conseguir 100%

    Curly
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    minha dica é: libertem-se de todas as regras...

    3 - Modelo e maneiras de postagem.
    Bom, primeiro descrevam um pouco(sejam bem breves) como começaram e chegaram no que são hoje, depois deem dicas e conselhos sobre cursos, apostilas, livros, tutoriais, sites, programas para gravação de áudio e vídeo, instrumentos para começar e todo tipo de ajuda que puderem. Se possível coloquem links para download dos mesmos, ou links para compras.

    4 - Regras! Cuidado e atenção
    Bom, não pode haver nenhum tipo de xingamento no tópico, para ficar algo mais organizado. Cada um tem sua opinião básica e ninguém tem o direito de julgar o outro. Se possível mantenham seus posts organizados, coloquem o link de maneira correta, funcionando, nada de fazer links por extenso e tentem também manter a grafia correta para que todos possam entender.


    Curly
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Curly
    · votar


    tópico bom é assim, o autor propõe um monte de regras e depois some...

    Howard

    qual é o seu problema companheiro, estudou em colégio militar, rsrs ?...

    já que gosta de regras, vamos a mais uma então:

    6-O autor do tópico se compromete a não desaparecer e zelará pelos seus tópicos

    Tivertimailaif
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Curly
    Pare de ser mala cara, o topico ta legal ^^

    Curly
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Tivertimailaif

    Pare de ser mala cara, o topico ta legal ^^


    4 - Regras! Cuidado e atenção
    Bom, não pode haver nenhum tipo de xingamento no tópico, para ficar algo mais organizado. Cada um tem sua opinião básica e ninguém tem o direito de julgar o outro


    De Ros
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Um bom professor funciona como uma ponte, ajudando a percorrer grandes distâncias em muito menos tempo e a atravessar abismos que antes pareciam intransponíveis.

    tomcykman
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Meu primeiro professor me falou algo que até hoje acho certo: "Se você toca guitarra e é auto-didata, você avança 50%; Se você tem um professor de guitarra, avança 100%; Se você tem uma banda, avança 200%."

    Eu não tenho lá grande experiência, pois toco há um pouco menos que 2 anos. Mas posso falar uma coisa: não dá pra ficar bom sem praticar. Praticar horas e horas, além de ter uma banda, pois uma banda vai fazer você ficar no tempo e saber interagir com os outros membros da banda, pois a guitarra NÃO é o único instrumento e NEM o principal.

    Abraço.

    Pepe Le P
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Pepe Le P
    · votar


    Eu toco violão guitarra a uns 10 anos, mas começei a estudar sistematicamente a uns 4 ou 5 meses.

    Um bom professor ajuda e muito.

    Uma coisa que eu demorei quase 10 anos pra me convencer de fato é que não adianta tocar o carro por cima dois bois! Ou seja, o cara tem que controlar a ansiedade e não querer ter a "velocidade do ciclano" ou a "pegada do fulano" com seis meses de estudo. Se concentrar quando se está praticando é fundamental, seja bastante crítico com o som que você está tirando e saibe que o progresso vai vindo aos poucos, não se afobe... muitas vezes aquele trecho que você ficou duas semanas em cima e não conseguiu um resultado satisfatório dependem de um desenvolvimento sólido de outras áreas.

    É incrível como eu evolui tecnicamente muito mais nesses poucos meses de estudo focado (e auxiliado por um professor) do que em quase 10 anos tocando sem disciplina, só tentando tocar rápido. O cara pode até ser "autodidata" e evoluir num bom ritmo desde que haja disciplina e dedicação.

    Dar uma variada no que você escuta e toca é outra dica que tem me ajudado bastante.

    De importância a guitarra rítmica / base! Não só de solos vive um bom guitarrista! Tocar com outras pessoas também é importantíssimo, e tenha conciência de que a guitarra muita vezes é apenas mais um elemento no conjunto e não a estrela principal.

    Para tocar rápido e ter fluidez no fraseado é importante tirar um som limpo lento, velocidade vem com o tempo, para mim isso é valido desde arpejos e padrões melódicos até vibratos. Eu nunca tinha treinado vibrato antes e esses dias decidi começar a treinar, começando com vibratos curtos em andamentos lentos e já tenho melhorado bastante.

    Pra finalizar esse texto que já está bem longo acho que é muito importante gostar de tocar e fazer disso um momento de alegria e não de tensão (principalmente quando tocamos em público).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aprendendo a Tocar! Dicas e conselhos - Ini, Int, Pro.