Reforma da "Black Special" - dicas e conselhos

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Kleber Blacklock


    Boa noite, senhores.

    Para quem não se lembra ou não leu, segue abaixo o tópico sobre a "cagada" que fiz em minha chodózinha:

    http://forum.cifraclub.com.br/membro_50071.html

    Nesse intervalo, adquiri outra guitarra conforme tópico abaixo:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/300141/

    Acontece que a "Black Special" é minha guitarra do coração. Ela tem história. Ela é sofrida. Ela passou por poucas e boas e está por aqui para comprovar que é dura na queda.

    Chamo ela de "Black Special" como homenagem ao mestre Brian May, cujo qual tem uma guitarra feita em casa com diversas opções de timbre, o que é o caso da minha. Ela está com um Seymour Duncan na ponte e um Kent Armstrong Stack no braço:

    http://dc399.4shared.com/img/4l8q8Uv5/s7/4_Seymour_Duncan_e_Kent_Armst r.jpg?async

    Ela é meio Frankenstein, teve as tarrachas trocadas por Grovers já enferrujadas, porém, funcionando perfeitamente:

    http://dc399.4shared.com/img/uW_qiSvm/s7/2_Tarrachas_Grover_enferrujad a.jpg?async

    Ela tem diversas opções de split e defasagens, motivo de eu ter nomeado ela de "Black Special":

    http://dc399.4shared.com/img/56rWIK9s/s7/3_Defasagem_e_split.jpg?async

    Ela tem a pintura toda machucada, inclusive o verniz do braço:

    http://dc399.4shared.com/img/fQNqDPLH/s7/6_Pintura_detonada_1.jpg?asyn c

    http://dc399.4shared.com/img/15dRzqSq/s7/7_Pintura_detonada_2.jpg?asyn c

    Ela é americana (???):

    http://dc399.4shared.com/img/slFEFhjc/s7/5_Headstock.jpg?async

    O que me deixa meio encafifado com ela é a ponte. Ela tem uns parafusinhos altos que machucam a mão (eu costumo apoiar a mão nesse local da ponte):

    http://dc399.4shared.com/img/lN9D0_yh/s7/1_Parafusos_ponte.jpg?async


    Enfim, gostaria de saber primeiramente se consigo trocar essa ponte por alguma outra e qual me recomendariam. Esses parafusinhos me torram a paciência...

    Outra coisa que gostaria de colocar nela é um rollernut, vocês recomendam?

    Finalizando, os trastes estão em estados de novos, não necessitarei trocar, o que gostaria de fazer é mandá-la para uma revisão da parte elétrica.

    Resumo da história: enviarei a bichinha para um luthier trocar a ponte, o nut, fazer a revisão da parte elétrica, porém, gostaria da opinião de vocês se vale a pena aproveitar para fazer algo mais.

    Outra dúvida: os serviços que pretendo mandar fazer ficariam aproximadamente em quanto (com peças)?

    Valeu, pessoal.


    Kleber Blacklock

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Ninguém?

    JJJ
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: JJJ
    · votar


    Sobre os "parafusinhos": eles controlam a altura dos carrinhos, consequentemente, das cordas. Trocar de ponte não vai resolver xongas...

    Uma alternativa é cortar o excesso com uma micro retífica (com cuidado...). Ou mexer no tróculo com um calço, pro braço ficar mais alto e você poder subir os carrinhos. Vê com o luthier, mas não precisa trocar a ponte.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    JJJ

    Caramba, tenho uma micro-retífica em casa, se eu criar coragem ainda hoje eu tento fazer isso... na pior das hipóteses terei que comprar outra ponte...

    Em relação ao rollernut, você recomendaria? A intenção é poder usar a alavanca com uma desafinação menor.

    Bom, aparentemente gastarei menos com o luthier.

    Valeu!


    Kleber Blacklock

    clguitar
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Troca os carrinhos por uns em estilo moderno, mais maciços. Vai ganhar em conforto e timbre por pouca grana.

    http://www.stewmac.com/shop/Nuts,_saddles/Electric_guitar_saddles/Stri ng_Saver_Classic_Saddles.html

    Dá pra achar bem mais barato no eBay ou na GFS.

    Sobre o roller nut: eu compraria só se usasse muito o trêmolo. Mesmo assim, minha prioridade seria comprar tarraxas bloqueantes primeiro, acho que fazem mais diferença na afinação e não alteram o timbre da guitarra. O roller nut deixa o som mais metálico, obviamente.

    Se a parte elétrica não está falhando, não precisa de revisão.

    Deiab
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Cara, se você colocar um bom bloco na sua ponte, um nut de osso, e tarraxas que segurem bem a afinação, vai poder usar a alavanca para uns vibratos sem desafinar. Fiz isso em uma minha e ficou boa mesmo.
    O rollernut é uma boa alternativa, fica estável, mas não tem mágica, desafina também. Tudo depende do seu objetivo ao tocar.
    Quaisquer destas opções não vão lhe permitir alavancadas iguais as do Eddie Van Halen. Isso só com Floyd, gotoh e kahler.

    Abraço.

    clguitar
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Outra coisa: se o nut atual está bem, eu não mexeria. É possível que um roller nut te obrigue a fazer alguma mudança definitiva na escala.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    clguitar

    Opa, e consigo adaptar esses carrinhos em minha ponte numa boa? Não terei o problema de altura dos parafusinhos que tenho atualmente? Não encontro esses carrinhos no Brasil?

    Deiab

    Amigo,

    Que bloco indicaria para mim? Se eu encontrasse tudo o que indicaram em uma única loja, compraria tudo o que indicaram nela (carrinhos, bloco, tarrachas com travas, nut de osso). Podem me recomendar uma loja no Brasil onde eu encontre tudo isso e que sirva em minha guitarra?

    Agradeço desde já!


    Kleber Blacklock

    maspn
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Adianta sim trocar a ponte...

    http://www.musicalgrellmann.com.br/media/catalog/product/8/6/8608_2.jp g

    Tem pontes da Wilkson que mal irá machucar as suas maos.

    Uma dica,
    Não quer gastar. Compre um ferro de solda, irá te custar, 20 reais mais ou menos,

    O potenciometro você acha por 6 reais mais ou menos de boa qualidade.

    Tu não irá gastar 100,00 reais.
    na parte elétrica se fazer você mesmo... só tem que ler um pouco.

    Cara, sobre a pintura, não achei Luthier, levei para um pintor de carros, ele me cobrou 150,00 reais e ficou boa... Se tu conhecer algum pintor automotivo, talvez nem cobra...

    clguitar
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    Esse tipo de carrinho não fica com o parafuso para cima, não vai espetar sua mão.
    Deve achar no Brasil, sim. Olha no Mercado Livre. Tem vendedores no eBay que mandam pro Brasil e, pelo preço e volume, é bem capaz de não cobrarem imposto na Receita.

    Não quer gastar. Compre um ferro de solda, irá te custar, 20 reais mais ou menos,

    O potenciometro você acha por 6 reais mais ou menos de boa qualidade.

    Tu não irá gastar 100,00 reais.
    na parte elétrica se fazer você mesmo... só tem que ler um pouco.

    Exatamente. Isso é um pouco mais complicado que trocar uma lâmpada. E vc ainda aprende algo útil.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    maspn

    Puxa, uma pena que na Grellmann já não tem mais.

    clguitar

    Amigo, perdão pela ignorância, no Brasil eu procuraria esses carrinjos por qual nome para não comprar errado? Eles se adaptariam à minha ponte sem problema?

    Valeu!


    Kleber Blacklock

    MMI
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Kleber Blacklock

    O preço não dá para estimar assim tão fácil, depende do que você irá fazer. Eu acho que quando se vai mudar peças e mexer na guitarra, que se faça a mudança pelo melhor possível, meia boca não vale a pena, deixa como está.

    Se a pintura lhe incomoda e quer fazer um refinish bem feito que fale com o pessoal da Music Kolor, eles sabem o que fazem.

    Como falaram, um roller nut nesta guitarra vai ter que tirar madeira para instalar, mas o uso da alavanca não vai ficar tão livre assim a ponto de abusar dela como se colocasse uma bloqueante, com parafuso (abrindo muito a madeira da guitarra). Uma opção para não ter que mexer tanto ma guitarra (mas sem poder abusar da alavanca como com o nut bloqueante) seria colocar um bom nut, pode ser da Graphtech por exemplo, e vai para as cabeças e bota umas Sperzel Trim-Lok Staggered, retirando os abaixadores de cordas.

    A ponte eu não colocaria Wilkinson. Uma opção seris só trocar os carrinhos pelos Graphtech como falaram. Mas se é para trocar, pensaria nos Callaham ou Mann, esses são os tops na minha opinião para strat, para tele são os Glendale de longe.

    Só que isso tudo custa meio caro, então é de se pensar... rs

    Abç

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    MMI

    Fala, parceiro.

    Então, gostaria sim de melhorá-la, porém, gostaria de comprar as peças no Brasil mesmo. Acontece que sempre comprei guitarras prontas, as poucas modificações que fiz em guitarras não me ensinaram muito sobre hardware.

    Se puder me ajudar com links das peças sugeridas em alguma loja no Brasil, eu agradeceria bastante. Aí daria para eu ter idéia do custo benefício.

    Outra coisa: por ser uma Shelter, apesar de ser do coração e possuir todas as modificações que eu citei acima, valeria investir pesado nela com peças top?

    Valeu, amigo!


    Kleber Blacklock

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    MMI

    Amigo,

    Estive procurando as peças das marcas citadas por você e descobri que no Brasil é dificílimo de achar.

    Sei que está fazendo o possível para ajudar, porém, se eu puder abusar um pouco, gostaria que me indicasse peças de qualidade boa porém acessíveis no Brasil. Se puder me ajudar, faça de conta que não possui cartão de crédito internacional e faça uma relação de peças numa loja do Brasil, como se fosse para sua guitarra.

    Novamente peço desculpas por meu exagero na solicitação, é que realmente estou perdido e nem sei por onde começar, só sei que quero dar um tapa na guitarra e não quero mais me preocupar depois disso.

    Abraço!


    Kleber Blacklock

    MMI
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Kleber Blacklock

    por ser uma Shelter, apesar de ser do coração e possuir todas as modificações que eu citei acima, valeria investir pesado nela com peças top?

    Pois é, essa pergunta é dificil de responder. Eu diria que não, mas a guitarra é sua, a grana é sua, se você gosta dela, faz o que quiser. :-)

    As pontes que eu citei realmente precisam ser encomendadas lá nos EUA. Mas se você quer, tem luthiers que compram e instalam para você, por mais que você não queira importar pessoalmente. Aliás, todos os luthiers compram peças de fora, então conseguir comprar no Brasil nem é problema. De toda forma, eu entendi, você quer peças bem fáceis de achar e talvez até que tenha na prateleira das lojas. Não vai ser tão fácil achar a solução para seus problemas assim... Porém se você der um pulinho na Musicparts (o Rogério lá é gente finíssima) e você acha essas tarrachas Sperzel. Se quiser, tem tarrachas com trava staggered Gotoh também, ou mesmo as peças Graphtech. A Graphtech está bem fácil de achar aqui, tem investido no Brasil, com endorsers e parcerias em luthierias, inclusive o de Ros é do time deles. Lá nesta loja você pode achar peças e pontes, sugiro dar uma ligada lá, uma vez por semana tem um excelente luthier que passa por lá, então você pode combinar visitar a loja num horário que ele está lá e discutir o assunto com muita propriedade e quem sabe já combinar a instalação e reforma na sua guitarra.

    Abç

    john Norum
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    cara a shelter não e americana e chinesa e so o nome que e shelter usa.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    MMI

    Amigo, valeu mesmo pela orientação! Ainda nessa semana eu dou uma pesquisada nos fornecedores que me indicou.


    john Norum

    Amigo, sei disso, foi só uma piada, tanto que até coloquei algumas interrogações na frente, hehe.

    Valeu, pessoal!


    Kleber Blacklock

    maspn
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Se não tiver jeito,

    Compre peças da Gotoh,
    São mais fáceis de se encontrar.

    mercadolivre mesmo você encontra.


    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-484547666-ponte-completa-wilkin son-cromada-wvs50kcr-p-guitarra-strato-_JM

    Kleber Blacklock


    olha ai cara, a ponte de wilkson, 160,00... a da gotoh tu vai pagar 300 pra mais.

    maspn
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    só um detalhe, não te indico nada, primeiramente, tem que saber o modelo da sua ponte e comprar uma semelhante... pois tem espaçamento, furos... etc.

    JJJ
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: JJJ
    · votar


    maspn

    Meu caro, repare que essa ponte que você sugeriu está regulada com os carrinhos no topo dos parafusos. Se a guitarra dele estiver com o braço muito "baixo", ele vai ter que descer os carrinhos, expondo os patafusinhos, da mesma forma que está a dele. Por isso que falei, e mantenho, que só trocar a ponte não adianta xongas. A menos que ele compre algum tipo de ponte onde a altura é regulada de outro jeito ou os parafusos forem bem mais curtos (que é parecido com cortá-los, como eu tinha falado).

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    JJJ

    Velho, aconteceu uma coisa engraçada... fui tentar diminuir os parafusos cortando-os fom minha micro retífica. Iniciei pelo primeiro parafuso da mizona... ao encostar a micro retífica no parafuso, o movimento rotacional dela faz com que o parafuso rode junto, ou seja, ao invés de cortar o parafuso a micro retífica serve como uma parafusadeira, hehe...

    Eu mereço... enfim, acabei desistindo da idéia.


    Kleber Blacklock

    maspn
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    JJJ

    mas então, o que nao entendo, o que está o machucando, a minha strato tem isso e nao me machuca...

    JJJ
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    Cara, muito cuidado com o corte desse negócio... Já quase me ferrei com uma micro-retífica. Não dá pra cortar com o parafuso na ponte, teria que tirar e deixar preso (muito bem preso) em algum suporte pra depois cortar. Já que você vai levar ao luthier, exponha o caso a ele.

    maspn
    O que está machucando é que quando ele apoia a mão na ponte (provavelmente quando vai fazer um palm-muting principalmente) ela roça nos parafusos, o que incomoda, já que eles estão bem altos (pra fora da ponte). E por quê estão altos? Porque as cordas devem estar com uma ação muito baixa e, de quebra, o braço também deve estar numa altura baixa. Com isso, ele baixou muito os carrinhos e os parafusos ficaram muito expostos. Eu tenho uma strato que está do mesmo jeito e realmente incomoda um pouco (até pensei em diminuir o tamanho dos parafusos, cortando, mas fiquei com preguiça e deixei pra lá... rs). Uma ponte normal, mas de melhor qualidade, talvez tenha esses parafusos menos "ásperos", o que pode ajudar, mas não resolve o problema totalmente.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    JJJ

    É isso aí, os parafusos ficam raspando/apertando a mão. Não é apenas o incômodo, é também a dificuldade, você tenta escorregar a mão para um sweep, por exemplo, e a mão enrosca nos parafusos.


    Kleber Blacklock

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reforma da "Black Special" - dicas e conselhos