Postura "classica" na guitarra

Autor Mensagem
brunorockandroll
Veterano
# jul/10 · Editado por: brunorockandroll


ola pessoal, ja faz um tempo que toco violao erudito e depois iniciei na guitarra, e estava pensando porque os guitarristas nao usam a postura "classica" de tocar apoiando a guitarra na perna esquerda

é claro que essa posiçao só favorece o conforto na hora de tocar sentado em vez de ficar encurvado e sair com dores depois de muitas horas de estudo, mas se é bom porque quase ninguem usa? ja vi poucos usando essa posiçao, como o john petrucci seria porque dificulta a ativar/usar os pedais ou sei la qualquer outra coisa?
considerando que nos shows e etc, é de costume ficar de pe..
ate mais, abçs
Posiçao "classica"

Kold
Veterano
# jul/10
· votar


cara tu jah viu o slash tocar tu acha q ele se preocupa com postura? e Jimi Hendrix e Page
e Eric Clapton?
ace frehley?
toca como se sente confortavel!
e nem liga pra postura só se isso te der dor no braço e talz no show eh muita adrenalina

brunorockandroll
Veterano
# jul/10
· votar


intao mais ai que ta, e se esses caras usassem uma postura possivelmente mais confortavel oque nao iam tocar :D

kiki
Moderador
# jul/10
· votar


a foto nao abriu

mas voce chama de postura classica quando apoia na perna esquerda (pra destros, óbvio), é isso ne?

bom, alguns chutes:

- a "postura popular", de apoiar na perna direita, é mais intuitiva. todo mundo faz ela de primeira, acho que é mais facil.

- ela permite se movimentar mais. a postura classica exige mais disciplina.

- ela é mais parecida com a posição de se tocar de pé (mas isso depende muito de que altura voce usa a correia).

- a questao do conforto é relativo, eu acho desconfortavel a postura classica, tanto pra guitarra quanto pra violao. (pode ser falta de costume mesmo).

pra terminar, uma curiosidade: as guitarras flying V exigem que voce toque com a postura classica quando sentado.

Kold
Veterano
# jul/10
· votar


Pois eh cara,mas a maioria nem sabe oq eh isso SLash aprendeu na raça
o Ace Frehley tb e soh n tocam mais pq n puderam ter estudo

ohm777
Veterano
# jul/10
· votar


brunorockandroll
Acho que é uma questão de preguiça e desleixo da maioria dos guitarristas mesmo...
Eu por exemplo acho que ajuda bastante no conforto e acesso as casas agudas além de não ferrar com a sua coluna.
Comecei a investir mais na postura clássica depois de um princípio de escoliose que tive, acho que pra quem toca guitarra muitas horas por dia é algo a se pensar para não ter problemas de saúde depois.
Mas confesso que às vezes dá uma preguiça de pegar o banquinho de apoio e toco na posição tradicional mesmo.

Você citou o Petrucci, muitos caras bons tocam assim também como o Michael Romeo, Rusty Cooley, etc. O Satriani quando usa o wah nos shows usa o pé esquerdo apoiando a guitarra nessa mesma perna...

Emogotic
Veterano
# jul/10
· votar


Acho que a postura clássica não combina para se tocar guitarra, além do mais, é feia.

Arimoxinga
Veterano
# jul/10
· votar


Emogotic

nada V essa postura no caso seria só nas horas de estudo tbm para não ferrar com a coluna pois essa postura mantém a coluna sempre reta e ajuda a chegar nas casas mais agudas!!


brunorockandroll

eu particularmente não uso muito e não sabia que o nome era esse (postura classica) porém é bem util mesmo e nos deixa com mais mobilidade para que a mão não esbarre na lateral da barriga na hora de solar em estudos logico!! mas pensando bem vou passar a usar mais essa postura!! Flw


Peace!!!

Meta555
Veterano
# jul/10
· votar


Não é q ela seja feia, mais a maioria dos guitarristas de hj não se preocupam em estudar classico(eu mesmo só estudei pra aprender a ler partituras) e muitos nem tem conhecimento q essa posição ajuda muito nos estudos.

AugustoDamned
Veterano
# jul/10
· votar


Acho que a postura clássica não combina para se tocar guitarra, além do mais, é feia.

Tinha que ser o emo gótico pra dizer tamanha asneira.
tsc, tsc, tsc...

Edita isso ae, enquanto há tempo. rs

Stan Mallone
Veterano
# jul/10
· votar


Eu sempre usei essa postura pra tocar guitarra, realmente ela te dá mais visão da guitarra, e é mais confortável do que a popular.

Tive um professor burro quando comecei a tocar, que me disse que essa postura é errada e talz, enquanto tive aula com ela apoiava na perna direita, mas me causava muitas dores na coluna e no ombro, pois tenho tendinite.

Apoiando na perna esquerda, estudo de boa umas 3 horas sem parar. Fora que tenho uma guitarra modelo Flying V, então sou obrigado a tocar assim... mas toco sentado na postura clássica em qualquer guitarra

Stan Mallone
Veterano
# jul/10
· votar


Emogotic
Vc que sabe man, boa sorte quando tiver 50 anos e parecer um velho de 80 reclamando da coluna hsuahsuah

ohm777
Veterano
# jul/10
· votar


Emogotic
Declaração típica de novato tosco.

makumbator
Moderador
# jul/10 · Editado por: makumbator
· votar


brunorockandroll

Ao tocar sentado, sempre usei a postura de violão de clássico, tanto na guitarra quanto no baixo elétrico. Para mim, além de mais conforto e segurança ao tocar em toda a escala, considero que o ângulo do braço do vibrato fica mais apropriado, e o braço da palheta(no caso da guitarra) também me parece menos tenso. Enfim, para mim essa é a posição mais natural nos dois instrumentos(baixo e guitarra).

zugo
Veterano
# jul/10 · Editado por: zugo
· votar


brunorockandroll

Então cara, eu nunca toquei/estudei violão erudito, mas, eu tbm, de vez enquanto toco com essa postura... bom... na verdade eu toco em qualquer posição (sem malícia galera, por favor... hahahahah ;D)
mas, a postura ki me deixa mais confortavel msm, eh essa tal "postura clássica"... pra mim facilita o acesso às notas mais agudas da guitarra qndo se toca sentado... mas enfim...
cada um toca como se sentir melhor mesmoo: de pé, sentado, agachado, com o pé na nuca, papai e mamãe, meia nove, frango assado... etc etc etc! ;D

ateh mais! =))

Córtex Frontal
Veterano
# jul/10
· votar


brunorockandroll

cara ja tentei tocar guitarra na posição classico, porem achei muito desconfortavel, o braço da guitarra simplesmente fica na nossa cara, o braço esquerdo tem que ficar muito mais reto, (pra mim acho desconfortavel)

mas nao critico quem usa, acho ate legal de se ver, da um ar mais estudioso rsrsr



agora isso de falar que apoiar guitarra na perna direita é certo que vai ter problemas quando tiver 80 anos, é simplesmente ridicula, conheço MUITOS musicos que usam essa posição a anos, ja foram em diversas palestrar sobre problema de saude de musicos e nao tem problema nenhum.

É logico que se você ficar todo corcunda para tentar enxergar a escala da guitarra vai ter problemas.
MAS se você estudou um pouco sobre problemas de coluna sabera qual a posiçao adequada para se tocar sem ter problemas.
mesmo apoiando na perna direita;



bom, essa é minha opniao

Les Guitar
Veterano
# jul/10 · Editado por: Les Guitar
· votar


Então, eu toco guitarra elétrica mas faço aula de violão clássico até hoje, graças aquela história de pais que dizem que se deve aprender violão antes (e não me arrependo de ter feito e ainda fazer clássico).

Mas enfim eu desde a primeira aula toquei com o violão apoiado na perna direita, apesar de o meu professor ter me ensinado a postura clássica, eu não me adaptei e nem ele usa haha.

A uns dias atrás peguei o livro de músicas da minha aula pra estudar e toquei na posição comum de apoiar na perna direita, e depois de uns 10/15 min tocando senti dor na região da escápula direita (o ossão embaixo do ombro) e tive de parar. Tentei usar a postura clássica mas não tem jeito, eu acho horrivel. Quem sabe um dia...

Já com a guitarra elétrica quando toco apoiado na perna direita não tenho problemas com dores nas costas porque ela é fininha (strato), pois com o violão precisa fazer uma curvatura que dói depois de um tempo ja com a guitarra não precisa dessa curvatura. A única coisa que acontece é um cansaço no braço direito depois de um tempo tocando, porque ele fica suspenso, apenas com o pulso apoiado.

Abraço.

Arimoxinga
Veterano
# jul/10
· votar


Córtex Frontal


acho que o problema é quando o cara toca de mais muitas horas por dia dai os músculos que sustentan a coluna cansam e o cara começa a perder postura e vai fazendo aquela corcunda que depois torna-se um abito! na minha opinião pode-se dizer o mesmo na postura classica! acho que é negocio de quanto tempo o cara passa tocando (na minha opinião claro)



Peace!!!

Stan Mallone
Veterano
# jul/10
· votar


Córtex Frontal
Cara, eu nunca vi ngm que apoia a guita na perna direita que fica com a coluna reta...

Excelion
Veterano
# jul/10 · Editado por: Excelion
· votar


Eu até tocaria na postura clássica, mas não consigo imprimir minha pegada assim, a palhetada sai parecendo de moça, o braço direito (destro) não fica num angulo legal pra sentar o martelo nas cordas.

Mas que é melhor pra coluna é.

ohm777
Veterano
# jul/10
· votar


Cara, eu nunca vi ngm que apoia a guita na perna direita que fica com a coluna reta...

Claro que nunca viu... é impossível!

Les Guitar
Veterano
# jul/10
· votar


Alguém sabe o que é pior pra coluna entre tocar com a guitarra apoiada na perna ou em pé?

A guitarra apoiada na perna exige uma curvatura das costas, e em pé a correia fica tranversal, e pelo que ouvi isso é terrivel pra coluna, igual àquelas mochilas que só tem uma alça na tranversal.

Então o que acham?

xavy
Veterano
# jul/10 · Editado por: xavy
· votar


li em um artigo que o B B King cancelou uma apresentação aki no Brasil uma vez por fortes dores nas costas... será em decorrência da postura dele durante anos tocando blues pelo mundo?

a postura não influencia no som, isso é óbvio; mas com certeza influencia a longo prazo a qualidade da saude do instrumentista.

Abrass

Stan Mallone
Veterano
# jul/10
· votar


ohm777
Por isso mesmo, então se uma pessoa toca a longo prazo assim, certamente que terá dores nas costas...

Les Guitar
Acho que é pior em pé, como vc disse pelo fato da correia... o melhor eu acho que seria a postura clássica, que não corrige totalmente, mas acho que é o que chega mais perto...

A não ser que vc desenvolva a mesma técnica do Jeff Healey

Andras
Veterano
# jul/10 · Editado por: Andras
· votar


Eh super tenso fazer bends com a pegada classica. Acho que eh o maior "desmotivador" pra usar esta postura na guitarra.

Stan Mallone
Veterano
# jul/10
· votar


Andras
Acho que é questão de costume mesmo... eu usso 0,11 e dou bend de 2 tons e meio na 22 casa da minha guita na postura classica de boa...

AugustoDamned
Veterano
# jul/10 · Editado por: AugustoDamned
· votar


eu usso 0,11 e dou bend de 2 tons e meio na 22 casa da minha guita na postura classica de boa...

mano pepa ae minha gente...

Stan Mallone
Veterano
# jul/10
· votar


AugustoDamned
shuahsuahsauh

Eh kente, meu batera esses dias duvidou e eu tentei na 24...num deu

Ai foi pra 22 e saiu... acho q so saiu pq eu uso elixir hsuahsuahs senao a corda tinha estourado

makumbator
Moderador
# jul/10
· votar


Eu uso até aquelas banquetas de violão clássico, para apoiar o pé ao tocar guitarra e baixo elétrico sentado. Para mim fica muito confortável e mais fácil de se tocar(principalmente material tecnicamente mais difícil). Mas essa é a minha realidade, tem gente que toca coisas cabulosas com a postura toda "doida"!

Aqui um suporte diferente, que ao invés do pé, funciona junto ao instrumento:

http://www.violaobrasil.com.br/apoio-ergonomico

Stan Mallone
Veterano
# jul/10
· votar


makumbator
po, to loco pra achar um negócio desse pra comprar!! tem dia q meu braço dói muito e sinto a falta de um negócio desse ai

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Postura "classica" na guitarra