Sir.Paulo Veterano |
# jul/10
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Alguns Tutoriais
---------------------------------------------------------------------- -------------- Blindagem de guitarras e baixos
Aprenda a fazer tinta para blindagem e aplicá-la no seu instrumento.
Compartilhando conhecimentos.
Tinta para blindagem de guitarras e baixos. Super eficaz para eliminar ruídos de guitarras e baixos causados por aterramento deficiente. Proporciona ótimo acabamento e isolamento.
Produtos utilizados na fabricação da tinta anti ruídos:
Grafite em pó; Thinner; Verniz automotivo pronto uso, secagem rápida.
A proporção da mistura do verniz e thinner deve ser de 1x1.
Faça uma quantidade de mistura Thinner/verniz que seja suficiente para o seu uso.
Vá misturando o grafite em pó na mistura de thinner e verniz até que alcance a densidade de uma tinta a óleo. A tinta muito rala não proporcionará um isolamento ideal.
Modo de aplicação
Misture bem a tinta antes de usar.
Se seu instrumento não usar escudo (placa) retire todos os potenciômetros e fios do local onde for aplicada a tinta anti-ruídos.
Se seu instrumento tiver escudo (tipo guitarra Stratocaster, baixos modelos Jazz Bass) crie um ponto de aterramento no compartimento dos captadores e outro no compartimento dos potenciômetros. Veja imagem abaixo.
Nos baixo tipo Jazz Bass e guitarras modelo stratocaster o ideal é que se crie um ponto de aterramento em cada compartimento dos captadores.
Os pontos de aterramento são criados fixando um fio terra com um pequeno parafuso na madeira. Veja imagem abaixo. Esses fios de aterramento deverão ser soldados no corpo de um dos potenciômetros, juntamente com o fio terra que vem da ponte.
Se o seu instrumento não possui escudo e os potenciômetros são fixados na madeira não é preciso ponto de aterramento no compartimento dos potenciômetros, pois os próprios potenciômetros fazem o aterramento ao contactar com a tinta anti ruídos.
Se seu instrumento possui captadores Single coil , talvez os fios que saem dos captadores sejam duplos e separados. Isto significa que não são blindados. Se possível, troque-os por fios blindados para evitar ruídos, principalmente tiver instalado circuito ativo.
Se a área do Jack de saída for muito estreita é aconselhável não ser blindada, isso para que se evite que o terminal "hot" do jack esbarre na parte aterrada e assim cause curtos ou maus-contatos.
A blindagem da tampa traseira, sendo de acrílico, pode ser feita com folha de alumínio, ou com a própria tinta, e deve entrar em contato com a blindagem do corpo do instrumento, ou com os potenciômetros na placa.
Nos escudos dos instrumentos geralmente já têm blindagem com folha de alumínio na região dos potenciômetros. Se não tiver blindagem passe tinta somente nessa área, ou então cole folha de alumínio com fita de dupla face, o que seria mais aconselhado.
Se possível, isole os contornos do corpo para não respingar tinta. Se respingar limpe imediatamente com um pano ou estopa, ou limpe com removedor, caso comece a secar. Tampe os furos dos potenciômetros com fita crepe para que a tinta não escorra por estes furos.
Aplique a tinta com um pincel. Coloque bastante tinta no pincel. Deixe a tinta espalhar à vontade para evitar que não fique aparecendo marcas de pincel e assim obtenha um melhor acabamento.
Aplique somente uma demão.
Se quiser, pode-se adiantar o tempo de secagem com um secador de cabelo. Assim a secagem para manuseio é quase que imediata.
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Extraído de http://tecnomusica.blogger.com.br:
Vamos dividir didaticamente as blindagens em 3 tipos para uma melhor compreensão: 1) BLINDAGEM DAS CAVIDADES - É a blindagem da cavidade onde se encontram os potenciômetros e o jack, podendo ser extensiva às cavidades dos captadores: a) Tinta condutiva - consiste num spray de tinta borrifado nas cavidades do instrumento. Funciona por alguns instantes até secar e após algum tempo se torna um resistor, o que pode trazer muitos problemas posteriores ao instrumento como curtos e até mesmo ruídos. Alguns instrumentos vêm com esse tipo de blindagem de fábrica mas ele não é muito eficaz. b) Folha de cobre - É a meu ver o tipo de blindagem mais eficaz, consistindo na forração das cavidades com uma lâmina de cobre que diminui bastante os ruídos oriundos da parte elétrica. c) Folha de alumínio auto-adesivo - Tem eficácia similar à da folha de cobre com a diferença que este material tem um lado adesivo que se prende à cavidade. NOTA: Alguns "luthiers" desinformados utilizam folhas de papel-alumínio (aquelas de embrulhar sanduíches) para fazer blindagem. Evidentemente esse serviço de nada adianta e ainda pode causar danos ao instrumento.
2) BLINDAGEM DO FIO DO CAPTADOR a) Malha metálica - Consiste numa malha metálica que envolve o(s) fio(s) do captador. Geralmente vem de fábrica, como é o caso de alguns captadores Schaller, e dificilmente algum luthier fará esse serviço. b) Teflon Monster Cable ou similar - Consiste num fio de Teflon que envolve o(s) fio(s) do captador. Também vem de fábrica em alguns captadores (não confundir com envoltórios de pano ou borracha), assim como é de mais fácil aplicação por um luthier quando necessário, mas a qualidade do Teflon é de suma importância. NOTA: Fita isolante nem pensar!
3) BLINDAGEM DA BASE DO CAPTADOR a) Bom Brill - Por mais tosco que possa parecer a colocação de uma coluna de Bom Brill (ou outra palha de aço) ao longo da parte inferior dos pólos expostos do captador single-coil é bastante eficaz. b) Folha de cobre - Funciona da mesma maneira que o Bom Brill mas o acabamento é bastante superior. Alguns captadores como os GIG MAX da Soud Garage vêm de fábrica com uma blindagem interna feita com folha de cobre
Um fator muito importante para uma boa blindagem é a habilidade e o conhecimento do luthier que a executa. Eventualmente os anteriormente citados "luthiers" desinformados e pão-duros fazem esse tipo de serviço de "blindagem" usando papel-alumínio na cavidade, fita isolante nos fios do captador e Bom Brill na base, e o eventual sucesso dessa blindagem se deve única e exclusivamente à ação do Bom Brill. Mesmo usando os materiais corretos a habilidade e o conhecimento do luthier são importantes pois ele deve saber onde e como aplicar estes materiais. Um trabalho de blindagem inadequada pode fazer com que o instrumento perca altas frequências junto com os ruídos, isso sem falar em curtos e coisas piores. Vale ressaltar que são bem poucos os luthiers hoje que realmente entendem de parte elétrica.
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