Fui tentar fazer a tal da blindagem e nao deu muito certo

    Autor Mensagem
    luken200606
    Membro Novato
    # mar/22


    Bom é o seguinte: ontém eu fui fazer a blindagem da minha guitarra e eu fiz tudo direitinho (eu acho) blindei a cavidade dos potenciometros e caps (somente estes, deixei a cavidade do jack intacta) soldei um fio na carcaça do pot de tone e na blindagem e pronto. Na hora de testar, eu resolvi ligar a guitarra na minha pedaleira (ja que a fonte dela tem apenas dois pinos) se a blindagem tivesse realmente funcionado, teoricamente é pra nao ter ruído nenhum, mesmo se eu nao estiver encostando nas cordas, mas para a minha surpresa tinha ruído SIM.
    Era como se a minha guitarra não tivesse nenhum tipo de blindagem, e o mais estranho é que quando eu encostava a minha mão NOS POLOS DOS CAPTADORES (que naverdade são os imãs ja que sao caps alnico) subia um ruído, mas no momento em que eu colocava a minha mão na ponte, o ruído some...

    alguem sabe o que ta acontecendo? eu to mt perdido pq eu fiz exatamente igual a todos os videos que eu vejo na internet e deu essa coisa aí
    aqui um link pra o video onde eu demonstro o problema:
    https://www.youtube.com/watch?v=-i8-2MOME3Q

    aqui um link pra a foto da elétrica (EU SEI QUE A MINHA HABILIDADE DE SOLDAR É UM LIXO, eu to aprendendo ainda):
    https://drive.google.com/file/d/18x5bRBCaa3IK7QiXMmPyDKbuie1VXOZ-/view ?usp=sharing

    engraçado que nada funciona comigo, os dummy coil deram errado, e agora a blindagem também deu.
    vivendo e aprendendo eu acho...

    PS: moderadores eu sei que tem mt tópico sobre blindagem, mas n tem nenhum sobre esse problema e eu to PERDIDASSO

    macaco veio
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    KKKK, na posição 2 e 4 da chave dois captadores são acionados ao mesmo tempo entrando em humbukier (igual guibson) e deveria sumir o ruido. Nas outras posições são single e vai dar ruido (não tem blindagem que dê jeito, depende da qualidade e impedancia do captador).

    luken200606
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    Talvez se vc tivesse assistido o video direito vc teria percebido que todo o ruído que ta saido no amplificador ta vindo do aterramento e NÃO do captador.
    os captadores cancelam ruído normalmente, todo o ruído vem de aterramento

    luken200606
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    no segundo 0:24 eu troco pra a posição do braço, e aí sim vc percebe como é o chiado quando não tá sendo cancelado

    Schelb
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    Eai cara .. eu aqui tentando te ajudar de novo com meus parcos conhecimentos ...
    Mano .. a blindagem na verdade não elimina todos os ruídos, somente aqueles provenientes de interferências eletromagnéticas nos componentes internos da guitarra. Mesmo com os caps cancelando o ruído um do outro ainda vao ter ruídos principalmente vindos da corrente elétrica da sua casa. Então blindagem melhora um pouco mas não resolve.

    Agora, o ruído de quando você encosta nos polos dos captadores, se não me engano, acontece quando o fio da bobina encosta no polo, pq daí é quase como você encostar sua mão na ponta do fio da guitarra sabe?

    luken200606
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    Agora, o ruído de quando você encosta nos polos dos captadores, se não me engano, acontece quando o fio da bobina encosta no polo, pq daí é quase como você encostar sua mão na ponta do fio da guitarra sabe?

    eu pensei nisso mano, mas o que eu estranhei é que esse ruído nos polos só começou a aparecer depois que eu fiz a blindagem(antes não tinha). e esse ruído é meio irritante pq ele aparece até mesmo quando eu aproximo a mao no captador kkkkkkk.

    um teste que eu fiz foi abrir o jack da guitarra e encostar o dedo no ponto positivo, dps disso tocar na ponte da guitarra, mas nada acontecia...

    Mano .. a blindagem na verdade não elimina todos os ruídos, somente aqueles provenientes de interferências eletromagnéticas nos componentes internos da guitarra
    até onde eu sei é pra eliminar quase todos os ruídos causados por aterramento né?

    Schelb
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    até onde eu sei é pra eliminar quase todos os ruídos causados por aterramento né?
    Nem cara .. ruído de aterramento se resolve com aterramento dos aparelhos .. tipo da fonte dos pedais e do amp. Ou seja, tomada de três pinos conectada a tomada com fio terra. Daí inclusive não precisa mais estar encostado nas cordas da guita pra ela parar de chiar. Nas minhas guitas eu mal notei diferença da blindagem .. imagino que em lugares com mais densidade populacional deva fazer mais diferença .. por ter mais aparelhos que emitem ondas eletromagnéticas.

    Agora o ruído nos polos dos caps ter surgido depois do aterramento só me faz sentido se você tiver ainda que sem querer encostado algo nos polos dos caps por dentro. Por acaso você não encostou a folha da blindagem nos polos dos caps não? Ou talvez mexeu nos caps de alguma maneira? Não tem possibilidade desses caps sempre terem tido esse "problema" mas você só ter percebido agora? Digo porque há captadores que não tem mesmo separação entre as bobinas e os polos.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/22 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    luken200606

    Cara, a real é uma só:

    A blindagem funciona somente para interferências externas (ondas de rádio/ondas eletromagnéticas), porque a guitarra age como se fosse uma antena.

    Ou seja, a blindagem só é efetiva para "ruídos externos". Quando blindamos uma guitarra, eliminamos uma porcentagem dos ruídos externos captados e as notas soam mais limpas, principalmente no sustain, pois a nota gerada pela corda tem um decaimento, mas os ruídos não, por isso muita gente "têm a impressão" de que eliminou ruídos internos, mas isso não ocorre.

    Outra coisa, quando aproximamos metal dos captadores geramos um fenômeno físico conhecido como indutância. Ela degrada o sinal captado (oriundo das cordas) principalmente as frequências mais altas.

    Então, olha só que curioso: Como a blindagem gera uma pequena indutância (elimina parte dos agudos), mas, ao reduzir ruídos, ela pode revelar harmônicos que estavam "escondidos" no ruído, isso pode melhorar a percepção de "clareza" do timbre.

    A experiência é pessoal, e depende de toda uma cadeia (instrumento, equipamento, rede elétrica, local onde esta tocando, cabos...) por isso têm gente que blinda e acha a maior maravilha e outros acham uma merda, outros não percebem diferença alguma.

    Mas, tenha uma coisa em mente: Blindagem para eliminar ruídos internos, oriundos de fontes, pedais, ampli, rede elétrica, cabos e etc = MITO!

    Obs: Muita gente confunde blindagem com aterramento. O aterramento visa descarregar o potencial elétrico acumulado nas partes de metal, isso evita que o nosso corpo receba uma carga/descarga elétrica que pode ser imperceptível, gerar algum ruído ou até um choque fatal. Essa energia (sujeira) ao ir aos captadores pode gerar ruídos. Por isso todas as partes metálicas devem estar aterradas, em contato entre si (inclusive a blindagem se houver).

    krixzy
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    luken200606
    soldei um fio na carcaça do pot de tone e na blindagem e pronto.

    Essa conexão está incluso todos os potenciômetros, chave seletora, folha de cobre e ponte? Porque vi um vídeo de um luthier ensinando e ele explica que todos esses componentes incluindo a folha de cobre precisam estar conectados por um fio.

    A foto que vc colocou no drive diz que n tenho permissão, não da pra ver como você fez essa parte elétrica mas se fez tudo certinho, confere as soldas, soldas mal feitas é um problema também.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/22 · Editado por: LeandroP
    · votar


    PS: moderadores eu sei que tem mt tópico sobre blindagem, mas n tem nenhum sobre esse problema e eu to PERDIDASSO

    O que não lhe impede de usar um tópico existente. Mesmo que não exista uma resposta específica sobre o seu problema, ele pode ser pertinente ao tópico existente (entre muitos tópicos) e contribuir com o assunto.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Fui tentar fazer a tal da blindagem e nao deu muito certo