Pedais de overdrive - Baratos ou boutique? Quais preferem?

Autor Mensagem
janick
Veterano
# jul/10


Opa, e ai pessoal, beleza?
Eu to criando esse tópico, pq eu vejo muita gente daqui, que sempre que vai falar de overdrive, já vai direto nos de Boutique, tipo Xotic, Barber, ZVex, Carl Martin e cia. Apesar disso, pesquisando net afora e setups de guitarristas famosos que eu já vi de perto, consegui achar uma boa gama de pedais simples - alguns inclusive stock, sem mod algum - ao invés da enxurrada de boutique que muitos aqui idolatram. Outro dia assistindo os vídeos do Phil X, vi que o mesmo é bem chegado no Bad Monkey da Digitech, que é um pedalzinho de 40 dolares, vi que antigamente o SD-1 do Zakk nem modded era, dentre outros que usavam marcas "comuns" mesmo não sendo endorser das marcas. E eu queria saber, se alguém aqui também tem essa preferencia por pedais mais baratos (Não digo Behringer e as linhas starter da Danelectro, e sim nessa faixa de 40-100 dolares) e "clássicos" como esses da Digitech, Boss, Danelectro, Electro Harmonix(A Nano series é baratinha!), Ibanez, etc...?

Eu pessoalmente, considero o SD-1, o meu pedal favorito de overdrive de todos os tempos, não consigo achar um pedal que me agrade como ele, é um som bem único.

E por ai vai

Abçs!

Copos De Agua
Veterano
# jul/10
· votar


Danelectro daddy-O é simplesmente (para mim) o MELHOR pedal de overdrive que existe. Em preço, durabilidade e som ele é simplesmente o melhor.

O Tubescreamer ts7 também tem um som legal pelo preço

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


janick

Eu sou tarado por pedais, então, qualquer um eu tô traçando! Ultimamente tenho achado legal tirar som de coisas baratas. :-) Minha diversão será caçar pedais baratos no E-bay.

Ontem mesmo usei no ensaio um SD-1 e uma RP-70. Ninguém reclamou...

Abs

janick
Veterano
# jul/10
· votar


Copos De Agua
O Daddy-O é aquele branco né?
Pois é! Esse da Danelectro já vi uma galera falando bem. A linha analógica da Zoom também, que é bem barata, muita gente falava bem até, o Kiko Loureiro usava o Power Drive se não me engano.

Cacete, errei de fórum! O moderador que vir, troca pro de pedais por favor?

Me desculpem o erro

Abçs!

janick
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia
hahahaha eu to na mesma. Apesar de que os unicos pedais que eu ainda tenho aqui são o CS-3 e o Free Speech, eu to considerando voltar a ter umas 3 ou 4 latinhas, para usar de vez em quando em conjunto do Guitar Rig/Amplitube/Pod Farm ou o que seja. Ta me dando saudade de ter algo colorido pra pisar, acho que deve ser isso!

Dai a ideia seria um overdrive, um treble booster, wah e o talkbox que eu to montando mesmo!

Copos De Agua
Veterano
# jul/10
· votar


janick
Sim, esse mesmo.

Meu professor tinha um desses da zoom. Tinha um som bem foda :O

Alex Vaughan
Veterano
# jul/10
· votar


Se tiver um ótimo ampliicador ( valvulado de preferência ), não faz muita diferença.

janick
Veterano
# jul/10
· votar


Alex Vaughan
Não é questão de amplificador bom ou ruim, mas as vezes cada latinha tem um "voicing" diferente que completa o som da gente. E acaba que boutique ou não acaba sendo questão de gosto no final das contas.
Copos De Agua
Jà fiquei de comprar um certa vez, mas acabei indo de SD-1 mesmo! hehehe aí que começou o vício

MauricioBahia
Moderador
# jul/10
· votar


janick

Eu era muito chato com essa coisa de equipo. Hoje em dia, eu quero é tocar e me divertir. Pode ser com pedal de boutique, handmade, de camelô, o que for. Sinceramente, nem pra amp eu tô ligando tanto. Se tem um clean bom, já basta. Não sou profissional mesmo! Só quero uma guitarra "confortável" e os amigos pra fazer um som. \o/

Como disse sou tarado por equipo, mas é muito pelo prazer de ouvir as sonoridades e mexer nos botõezinhos. Pra 99% do que toco meu SD1 e a Zoom G2 atenderiam perfeitamente e, mesmo usando meu ampzinho da Behringer, já tô feliz.

Abs

_Dio
Veterano
# jul/10
· votar


janick
Já testou o ODB-1 da landscape? Digo, o novo modelo? Comprei um faz pouco.

Dá show, cara. Bem versátil, dá pra usar tanto como booster quanto drive principal.

Ele tem um knob de blend, que mistura o sinal distorcido com o clean. Dá pra achar um leque bem grande de timbres.

Custa metade de um SD-1

Igormusic
Veterano
# jul/10
· votar


_Dio
Já testou o ODB-1 da landscape? Digo, o novo modelo? Comprei um faz pouco.

O antigo também tem controle de blend, comprei um a algumas semanas, gostei muito do booster clean, dá uma encorpada muito legal no som, até mesmo pra empurrar uma distorção mais pesada...

Pena que estou vendendo ele =/
Estou com um amigo num projeto de um TS808 handmade, porém com um layout melhorado e componentes todos top... então =/ ele vai embora pra gerar verba rs

Mas no geral, pedais landscape me agradam...
Procura algum lovepedal que te agrade e seja compativel com seu orçamento ($$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$)... se é que me entende rs

Quanto a overdrive:
TS808 está pra overdrive assim como Fender está para guitarra

Jandira
Veterano
# jul/10 · Editado por: Jandira
· votar


Recentemente peguei um Fulltone OCD v4 numa troca de pedais, como nunca tinha tocado com um desses antes, recorri para o youtube e acabei descobrindo um bom pedal, o Danelectro Cool Cat Drive v1, que tem a caixinha de metal e ainda é TBP, no video abaixo temos um comparativo entre o Fulltone OCD v4 e o Danelectro Cool Cat Drive v1:



EDIT: Acertar o link do y2b

DaniloReis
Veterano
# jul/10
· votar


Jandira

Gostei do som dos dois, mas ainda prefiro o OCD, o coolcat tem um som muito aberto.

janick
Veterano
# jul/10
· votar


Hm, bom ver galera! Sabem um que é bem barato também e é um pedal que me atrai muito?

http://cgi.ebay.com/Dod-YJM-308-Guitar-Overdrive-Pedal-/380250180076?c md=ViewItem&pt=Guitar_Accessories&hash=item5888ad49ec

Ele chega aqui por 130 reais e pelo seu tamanho e preço, muito dificilmente para na alfandega. Ele ta mais para um treble booster + ganho, porém, eu acho sensacional o som dele. Um "must" para os fãs do Suéco Gordo!

_Dio
Veterano
# jul/10
· votar


janick
Esse aí, combinado com alguns delays e um bom plugin de spring reverb fica show, hein

JJJ
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia
Minha diversão será caçar pedais baratos no E-bay.

Já curto esse hobby há algum tempo, mas no ML (sou muito ansioso, não aguento esperar...).

Tenho um monte de tralha lá em casa desse tipo. Ontem mesmo estava testando uma RP80 contra uma G1X (ambas compradas por uma bagatela no ML). A quem interessar possa: achei o som da G1X bem melhor...

jervieira
Veterano
# jul/10
· votar


Eu to usando agora o gt-od da mxr e estou achando excelente. Acho ele um overdrive bem "rock 'n roll" mesmo, pois ACDC e Led com a lespaul fica perfeito e Purple com a minha tele também.

MMI
Veterano
# jul/10
· votar


Se tiver um ótimo ampliicador ( valvulado de preferência ), não faz muita diferença.

Eu concordo com isso... Eu tinha parado em 2 pedais, um Fulltone Fulldrive 2 Mosfet Edition e um Mesa Boogie Bottle Rocket V-1, ligados num valvulado Rivera ou Peavey. Quando montei um amplificador de rack, acabei por guardar os pedais de overdrive e não sinto absolutamente nenhuma falta. São 8 estágios de drive dos prés e 3 de limpos, isso é, num amplificador que para mim está ótimo, não tenho necessidade de latinhas para outro tipo de drive. Só para efeitos. Só que ás vezes ainda bate vontade (GAS) de ouvir um ou outro pedal...

Jandira
Veterano
# jul/10
· votar


DaniloReis
Também achei o som do Cool Cat mais aberto, mas mesmo assim eu acho uma excelente opção caso alguem aqui queira um som bem parecido com o OCD, mas não tem dinheiro para comprar um.

Igormusic
Quanto a overdrive:
TS808 está pra overdrive assim como Fender está para guitarra


Discordo completamente, apesar de gostar tanto do TS808 quanto Stratos e Teles, existem muitos pedais de overdrive excelentes (BB Preamp, OCD, TS808,...), mas foi como o janick disse: "cada pedal tem seu 'voicing'", no meu caso o TS808 não resolveria meu problema, eu precisava de um overdrive com mais GAIN e mais 'fechado' que o TS808.

Curly
Veterano
# jul/10
· votar


os pedais baratos são uma ótima maneira de vc poder fazer um teste de verdade se gosta ou não do pedal. o problema é que os jacks ordinários detonam o seu timbre ou até de deixam na mão ao vivo. Isso não se aplica aos pedais da Boss, estou falando mais dos clones. aí, acho que o ideal é se vc gostar de fato do pedal comprar o original

uma vez cheguei numa parada onde tinha uma banda ensaiando. o guitarrista usava esse bad monkey num amp vagaba e usando tb a direct out dele (recurso muito interessante) ligada na mesa. o som que o cara tirava era simplesmente orgásmico, tão impressionado eu fiquei que comprei no dia seguinte o screamin' blues que é o "irmao" do bad monkey. e aí vi que era um pedal normal, um ts like como qq outro, o guitarrista é que era foda, rsrs...

Igormusic
Veterano
# jul/10
· votar


Jandira
Talvez me expressei mal...
Mas ainda assim estava respondendo ao título do tópico...
Gosto muito de som vintage, então, o 808 pra mim é primordial, por isso estou trabalhando num projeto dele com meu amigo...

=)
Desculpa a expressão, não quis impor nenhum padrão rs

Abç

Alex Vaughan
Veterano
# jul/10
· votar


Concordo com o lance de "voicing" e etc, mas, como já foi dito, o problema é que na maioria das vezes os pedais de "latinha" e baratos não são confiáveis e podem te deixar na mão.
Não são baratos porque tem o som ruim, mas sim porque na maioria das vezes usam componentes frágeis ou de qualidade inferior (jacks de plástico e outros).
Se vai tocar em um quartinho, não gaste com amplis caros (sejam valvulados ou não) ou pedais de boutique. Mas, se o negócio envolve algo mais sério tem que pensar como profissional.

janick
Veterano
# jul/10
· votar


Alex Vaughan
Mas o que eu digo dos "baratinhos" de fora que são "carinhos" aqui dentro.

La fora, pedal Boss, Digitech, Line 6, é o "cheap" né.

Ta cara, mas o que eu disse é que isso de profissional usar pedal de boutique, não tem nada haver, porque muitos usam pedais comuns. É isso que eu digo, que depois de pensar à respeito eu vi que não tem nada haver, de profissional -> pedal boutique.

Jandira
Veterano
# jul/10
· votar


Igormusic
Tranquilo mano, eu só fico meio preocupado, pq quando aparece uma opinião mais extremista, como foi a tua, o pessoal lê isso e acha que é a única verdade do mundo...

Igormusic
Veterano
# jul/10
· votar


Jandira
Não não... de forma alguma...
Não acredito que Fender seja definitivo e muito menos o TS808... só acho a sonoridade vintage desse conjunto bem interessante
Fora isso, não sou muito fã de outros pedais Ibanez, nem de todas as criações da Fender...
É que o lance Strato + TS pra mim, Igor, é o que vem à cabeça quando penso num overdrive...

Mas admito sim, que alguns overdrives são superiores na qualidade... mas cada um responde à uma proposta diferente de som... ZW-44, TS, OCD, Dist+... e os outros brinquedinhos que já custam alguns milhares de reais aqui no Brasil...

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Alex Vaughan: Não são baratos porque tem o som ruim, mas sim porque na maioria das vezes usam componentes frágeis ou de qualidade inferior (jacks de plástico e outros).

+1

Acho que muito da fama da marca Boss tá aí. Os pedais não quebram. :-) Ou seja, vc dificilmente vai ficar na mão.

Abs

Igormusic
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia
As vezes me bate uma revolta exatamente por isso...
Os pedais nacionais custam muito caro pelo que eles valem, isso você percebe quando cota materiais genéricos pra montar um... e outra, a maioria das coisas que chegam pra gente, mesmo com "Made in Brazil" carimbado, nós sabemos que vêm da maravilhosa PRC...

Acho que a indústria deveria investir em pedais de qualidade, com componentes dignos de durarem a vida toda...
Pedais de boutique chegam aqui por R$ 600 / 800 / 1000, e não acho que um pedal feito aqui chegaria a esse preço, nem se fosse de ouro O.O
rs exagerei rs
Mas até uns R$ 400,00 com qualidade e durabilidade, creio que ninguém iria chorar pra pagar...

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


janick
E que tal pedais de boutique e baratos? Temos aí os Fuhrmann da vida aqui no Brasil, a EFX (não sei se pode-se considerar de boutique, mas é handmade...)...

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


janick
No meu set, tem um clássico que casa muito bem com o que eu tenho tocado...e o engraçado é que o que tem de gente que fala mal do Boss DS-1, mas eu acho que soa bem bacana!!! Aliás, não sei se é pq eu o uso com um amp valvulado, mas, enfim...o meu é esse.
(na verdade só uso o DS1, BF3 e um DD3...volta e meia o drive do amp!!!)

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


UP!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedais de overdrive - Baratos ou boutique? Quais preferem?