Soft case com mofo

Autor Mensagem
dnreis
Veterano
# jul/10


Tenho um soft case que depois de um tempo encostado em algum canto (digamos mais de meses), mesmo se for dentro do guarda roupa ou no canto da parede, pega mofo, ai tenho de passar um pano com bastante alcool.

Alguém mais convive com esse problema? o que fazer para prevenir?

Guitar Math
Veterano
# jul/10
· votar


mais quando você passa o pano com alcool resolve 100% do problema ?
abs

dnreis
Veterano
# jul/10
· votar


Guitar Math
sim, mas se eu deixo ele parado alguns meses vem mofo de novo...eu queria saber se existe algo que impeça isso

Guitar Math
Veterano
# jul/10
· votar


:S ixi cara nem sei eim
acho q só limpeza dele d vez em quando msm
mais se o seu problema é quando dexa parado:S
abs

Sir.Paulo
Veterano
# jul/10
· votar


dnreis

Cara eu tenho uns guardados aqui que eram pretos a essa altura devem estar brandos

hehehehehehehehehehehehhe

Eu os coloco no sol depois passo uma escova umedecida!

Mythril
Veterano
# jul/10
· votar


Basta vc deixar um saché daqueles SILICA GEL... Ele não vai permitir umidade no case... Tenho 2 sachés no meu e estão lá há 7 anos... nunca deu mofo.
Valeu.

Guitar Math
Veterano
# jul/10
· votar


pior nem tinha pensado nisso né
daqueles q vem dentro d violões e tals né ^^

Mythril
Veterano
# jul/10
· votar


Guitar Math
daqueles q vem dentro d violões e tals né ^^
Exato. No meu case veio 2... um naquele compatimento pequeno e outro no grande... nunca deu mofo.
Falou

dnreis
Veterano
# jul/10
· votar


Mythril
saquinhos pequenos do tamanho do polegar? ou é maior?

Guitar Math
Veterano
# jul/10
· votar


dnreis
isso q eu achei estranho
pq ele flo uma saquinho naquela caixinha, até ai tdu bem, mais 1 saquinho na parte grande, olha o tamanho do compartimento e o tamanhdo do saquinho oO

Mythril
Veterano
# jul/10
· votar


dnreis
saquinhos pequenos do tamanho do polegar? ou é maior?
Os meus são do tamanho de ma caixinha de fósforos... nunca tive problemas.

Guitar Math
pq ele flo uma saquinho naquela caixinha, até ai tdu bem, mais 1 saquinho na parte grande, olha o tamanho do compartimento e o tamanhdo do saquinho oO
Cara, os 2 saquinhos são pequenos mesmo, e até agora resolveram pois não tive problema, e olha que já tomei até chuva com o case.

Acho que eles devem ter uma vida útil pequena, mas nunca troquei os que vieram no case quando comprei há uns 6 anos... pelo menos aqueles potes que vendem em supermercados para retirar umidade de armários acaba bem rápido. Enfim, acho que os meus ainda estão funfando legal...

Guitar Math
Veterano
# jul/10
· votar


Mythril
;)

dnreis
Veterano
# jul/10
· votar


Coloquei alguns desses saquinhos na minha softcase, vamos ver no que vai dar...

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


dnreis

Eu comprei no ML um monte de saquinhos de sílica gel. Coloco uns dentro do case, amp, pedalboard, capas e, dentro do armário, onde guardo os instrumentos deve ter un 20 saquinhos desses espalhados.

Agora, se tá com mofo, o jeito é limpar e deixar no sol pra tirar o máximo de umidade antes de colocar os saquinhos.

Abs

Rodrigues
Veterano
# jan/22
· votar


Upando aqui pra não abrir outro tópico.
Alguem sabe como tirar cheiro de mofo de dentro do hard case?

Schelb
Veterano
# jan/22
· votar


Cara, se for só cheiro, tem algumas coisas que ajudam a tirar cheiro de coisas que são pó de café puro ou vinagre branco puro ou carvão ativado .. qualquer um dos três, deixando um potinho dentro do lugar, vai tirar o cheiro aos poucos. Logicamente o café deixa cheiro de café e o vinagre deixa cheiro de vinagre, mas ambos saem facilmente depois. Deixar o case aberto no sol também pode ajudar

Rodrigues
Veterano
# jan/22
· votar


Schelb

Boa dica, mas tipo, no caso do vinagre, pode ser vinagre comum mesmo ou vinagre de alcool seria mais recomendado?

Lelo Mig
Membro
# jan/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Rodrigues

Use vinagre branco (de cereais). Não têm risco de manchar, é um pouco mais ácido (limpa melhor) e têm menos cheiro.

Depois deixe o case um pouco em lugar arejado e exposto ao sol da manhã (preferencialmente) para secar bem e sofrer a ação bactericida natural dos raios solares.

Fique de olho porque sol excessivo (dependendo de onde mora) pode empenar partes, descolar outras, ou seja, é bom mas pode ferrar também se não tiver cuidado.

makumbator
Moderador
# jan/22
· votar


Lelo Mig

Isso mesmo. É bom deixar ao sol, mas se possível não diretamente recebendo os raios solares. Pode esquentar e começar a empenar. Eu tenho um case de guitarra da Gator que fez um bolha por conta do sol ao ficar recebendo os raios diretos um bom tempo. Eu esqueci uma janela sem fechar a cortina e quando a tarde chegou o sol atingiu diretamente o case (mas ele cumpriu a missão, pois a guitarra não sofreu nada).

Rodrigues
Veterano
# jan/22
· votar


Lelo Mig
Depois deixe o case um pouco em lugar arejado e exposto ao sol da manhã (preferencialmente) para secar bem e sofrer a ação bactericida natural dos raios solares

Valeu pela dica

makumbator
Isso mesmo. É bom deixar ao sol, mas se possível não diretamente recebendo os raios solares. Pode esquentar e começar a empenar. Eu tenho um case de guitarra da Gator que fez um bolha por conta do sol ao ficar recebendo os raios diretos um bom tempo. Eu esqueci uma janela sem fechar a cortina e quando a tarde chegou o sol atingiu diretamente o case (mas ele cumpriu a missão, pois a guitarra não sofreu nada).

To pensando em fazer isso mas só por uns minutos, tipo abro, deixo no sol uns 2/3 minutos e tiro, demora mais mas deve diminuir o risco de empeno

LeandroP
Moderador
# jan/22
· votar


Secador de cabelo.

Lelo Mig
Membro
# jan/22
· votar


LeandroP

"Secador de cabelo."

É que os raios solares são bactericidas... muito eficientes, não é só pela secagem.

LeandroP
Moderador
# jan/22
· votar


Lelo Mig

Sim!
Se for tipo bag, beleza! É só deixar o dia inteiro no varal.
Mas, se for daqueles mais rígidos, pode deformar.

Rodrigues
Veterano
# jan/22
· votar


Lelo Mig
É que os raios solares são bactericidas... muito eficientes, não é só pela secagem.


Creio que fungicidas tambem, de qualquer forma vale a pena tentar
LeandroP

Se for tipo bag, beleza! É só deixar o dia inteiro no varal.
Mas, se for daqueles mais rígidos, pode deformar.

O case é só cheiro de velçho/ guardado e suspeita de mofo, mas tenho um semicase tipo bag que ta só a bagaceira, e foi do nada, um dia ele tava ok e no outro tava todo verde.

6Strings
Membro Novato
# jan/22
· votar


undefinedLeandroP


Mas, se for daqueles mais rígidos, pode deformar.

Sim. deixei um case da gibson o dia inteiro no sol para tirar o cheiro de mofo e ele deformou. Ficou meio torcido e não fecha mais perfeitamente.

LeandroP
Moderador
# jan/22
· votar


Rodrigues

Precisa ver o ambiente também, senão vai ser uma luta sem fim.

Eu morava numa casa que estava quase embolorando rs

6Strings

Sim, é o que mais acontece. Dá pra corrigir, mas nunca será o mesmo.

Rodrigues
Veterano
# fev/22
· votar


Upando aqui com outra duvida, mas sobre o mesmo assunto, um parça ta com um case parado a uns 2 anos, ela disse que se eu quiser posso ficar mas que provavelmente ele ta meio mofado por dentro, então a duvida é, essas dicas valem quando não é só o cheiro de mofo mas sim o mofo em sí?, dá pra limpar e ficar utilizavel? ainda não vi a situação mas ele disse não estar tão tenso e que provavelmente dá pra limpar, a questão é, como...

Ramsay
Veterano
# fev/22
· votar


Rodrigues
Pra tirar o mofo passe um pano embebido numa mistura de bicarbonato de sódio com vinagre branco.

Rodrigues
Veterano
# fev/22
· votar


Ramsay
Pra tirar o mofo passe um pano embebido numa mistura de bicarbonato de sódio com vinagre branco.

Mas tipo, pode passar direto na "pelucia/veludo" do case se for o caso???

Ramsay
Veterano
# fev/22
· votar


Rodrigues
Pode passar sim diretamente na pelúcia/veludo. Eu só não sei a proporção do bicarbonato para o vinagre. Mas, se pesquisar no Youtube vc encontra.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Soft case com mofo