Algumas dicas sobre timbre.

Autor Mensagem
Dr Jivago
Veterano
# jul/10


A ideía desse tópico é abordar alguns aspectos do instrumento que muitas vezes passam desapercebidos e que afetam bastante, isoladamente ou em conjunto, o timbre da guitarra.

As vezes nos focamos demais em pedais, amps, etc... para a busca do timbre ideal e esquecemos de olhar para a guitarra.

1- Altura dos captadores: abaixar um pouco a altura dos captadores tende a melhorar a definição das notas mais graves (para corrigir um som muito abafado) e reduz um eventual excesso de estridencia nas cordas mais agudas. Sem falar em eventuais problemas de entonação ao utilizar captadores colados nas cordas por conta do campo magnético.

2- Ação das cordas: desconsiderando o efeito de aumentar a distancia em relação aos captadores (se você não mexer na altura deles é claro), aumentar a ação das cordas melhora a acustica da guitarra e consequentemente o timbre. A madeira vai captar melhor as vibrações sonoras.

Muitos guitarristas optam por braços escalopados para aliar tocabilidade em frases rápidas com melhora no timbre do instrumento, em função do espaço maior entre as cordas e a madeira da escala, sem necessariamente aumentar muito a ação das cordas.

3- Tremolo: pontes flutuantes roubam sustain. Bom, muita gente gosta de pontes flutuantes (inclusive eu) mas é importante saber que o timbre do instrumento seria melhor sem ela. Floyd Roses e similares afetam o timbre mais ainda por causa da maior massa (tamanho) reduzindo a resposta do instrumento a algumas frequencias (graves, por exemplo).

Bom, enfim, são algumas dicas a partir de observação própria e pesquisa.

leonardobarcelos
Veterano
# jul/10
· votar


Obrigado pela iniciativa... varias paradas que devem ser observadas.

Filippo14
Veterano
# jul/10
· votar


lgl cara vo até da uma olhada nisso nas minhas guitas vlew

ERICLUIZ
Veterano
# jul/10
· votar


legal um dia vou ter uma guitarra que de pra melhora o timbre

Cavaleiro
Veterano
# jul/10
· votar


Bom, muita gente gosta de pontes flutuantes (inclusive eu) mas é importante saber que o timbre do instrumento seria melhor sem ela

A diferença é muito significativa?

ogner
Veterano
# jul/10
· votar


Palheta!! Diferentes espessuras e material mudam consideravelmente o timbre....Bem como tocar com os dedos...Muda bastante..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar


Cavaleiro
Sim, é.
Dr Jivago
Muitos guitarristas optam por braços escalopados para aliar tocabilidade em frases rápidas com melhora no timbre do instrumento, em função do espaço maior entre as cordas e a madeira da escala, sem necessariamente aumentar muito a ação das cordas
O problema dos braços "escalopados" é uma tendência a diminuir a resistência estrtural do braço, o que pode dar ensejo a fragilidades (portanto, maoir possibilidade de empenos e torções); assim como a diminuição da massa do braço prejudica o timbre (deixando-o mais agudo). Ademais, se o "escalope" for muito profundo (além dos problemas supra citados), há a possibilidade de semi-tonação (por isso exige-se uma técnica apurada para usar esse recurso).
Abçs

Rafael A.
Veterano
# jul/10
· votar


Cordas também!

Quando comecei a tocar, num tempo longinquo, meu professor havia me recomendado encordoamento 008. Depois que calejei os dedos, passei pra 009, pq as 008 viviam arrebentando.

Fiquei anos assim. Depois que me toquei: o que me impede de usar um jogo 010? Troquei, e até o som da minha golden melhorou! Parecia outra. Agora vou colocar na minha outra com floyd tbém...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar


Rafael A.
010? Troquei, e até o som da minha golden melhorou! Parecia outra.
Muito bem lembrado...
Abç

Dr Jivago
Veterano
# jul/10
· votar


Cavaleiro

Diria que é perceptivel, mas se isso representa um problema ou não vai do gosto de cada um. Se fosse algo muito problemático não teriamos tantas guitarras com pontes flutuantes.

Cavaleiro
Veterano
# jul/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Dr Jivago

E quanto a ponte tremolo com 6 parafusos?

Há diferença entre ela e a ponte fixa? (no timbre)

Will Bejar
Veterano
# jul/10 · Editado por: Will Bejar
· votar


regulagem da guitarra com frequência...

levei minha guitarra (Fender Stratocaster Am. Traditional) no luthier esse final de semana, e ela voltou "outra"!!!

Sir.Paulo
Veterano
# jul/10
· votar


Meu Tio tem uma Fender que ele mandou colocar trastes Jumbo nela para não precisar escalopa-la.

Dr Jivago

Valew pelas dicas,elas irão ajudar bastante gente!

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Dr Jivago

Boa!

Outra coisa que a galera esquece é que os knobs de volume e tonalidade não estão ali na guitarra pra enfeitar ou serem colocados sempre no "10". Reduzindo um pouco o volume, por exemplo, você limpa o som, em conjunto com o item "1" e "2" podem ajudar a desembolar o som.

Os controles de tonalidade ?(até em conjunto com o(s) de volume) também produzem muitas nunces interessantes na equalização.

Pra finalizar, palhetar em diferentes locais criam sonoridades mais ou menos brilhantes e/ou agudas. Mais perto da ponte a corda vibra menos, e o som pode tem outro comportamento.

Vlw

ogner
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia
Pra finalizar, palhetar me diferentes locais criam sonoridades mais ou menos brilhantes e/ou agudas. Mais perto da ponte a corda vibra menos, e o som pode tem outro comportamento.

Exato!!

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia
Outra coisa que a galera esquece é que os knobs de volume e tonalidade não estão ali na guitarra pra enfeitar ou serem colocados sempre no "10".

Pra mim estão!
Sério mesmo :)
Se ainda fossem controlados no pé ainda ia.

MauricioBahia
Moderador
# jul/10
· votar


The Root Of All Evil: Pra mim estão!

Herege! :)

Abs

Sir.Paulo
Veterano
# jul/10
· votar


É muito louco o domínio que principalmente os guitarristas mais antigos têm de suas guitarras. O Jimmy Page com sua Gibson ele consegue fazer aquele jogo entre clean e Drive só mudando a chave seletora da LP, isso é muito louco, ai prova que os controles de Tone e Volume não são só enfeites não!

ogner
Veterano
# jul/10
· votar


Sir.Paulo

Cara, vi a 2 metros um show do Richie Kotzen, ele usa 1 pedal de drive, 1 pedal pra modulação ( delay ) e um Booster....Nao vou viajar e dizer que o show dele tem um leque imenso de timbres, pq não é, mas tem alguns varios, que ele consegue somente mexendo nos pots...É frenética a mão dele...Percebe-se que ele faz quase involuntariamente...Da mesma forma que vc é viciado naquele lick que nao aguenta tocar mais, ele é viciado nos pots...Hehehehe...

Dr Jivago
Veterano
# jul/10 · Editado por: Dr Jivago
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Com certeza, escalopar o braço requer atenção para todos esses detalhes.

Outra dica que adotei e estou bastante satisfeito é o uso do encordoamento hibrido : padrão 0.09 nas cordas agudas e padrão 0.10 nas cordas mais graves. Proporciona uma maior amplitude sonora que achei muito interessante, alem de facilitar passagens rápidas, bends e vibratos nas cordas mais utilizadas nos solos.

Sir.Paulo
Veterano
# jul/10
· votar


ogner

Mas isso é muito louco cara, eu bem que tento fazer isso, mas nem rola... hehehehehehhehehe

Você com certeza já assistiu ao It Might Get Loud né? Eu fique maluco quando vi o Jimmy Tocando Ramble on só mudando a chave da guitarra...

Um dia quem sabe eu aprendo a fazer tbm!!!
hehehhehehhehe

ogner
Veterano
# jul/10
· votar


Dr Jivago

As vezes que usei hbrida fiz exatamente o contrario...hehehe, 0,9 nos bordoes e 0,10 nas primas...Mas comprar 2 jogos acabou ficando caro, e nao acho pra comprar da maneira que gosto...Fiquei com 0,10 e as vezes coloco 0,11 em alguma strato...

Dr Jivago
Veterano
# jul/10
· votar


Sir.Paulo

As LP possuem uma maior versatilidade sonora em relação a muitas guitarras (strato, por exemplo) em função dos botões de volume independentes para cada captador.

The Root Of All Evil
MauricioBahia

A minha guitarra (modelo strato) está com os botões de tone desconectados hehehe (resolvi seguir a dica do Malmsteen porque meus caps são os mesmos). Sinto falta do tone no captador da ponte, mas acho desnecessário no captador do braço.

A maioria das guitarras padrão Strato deveriam ter o tone conectado no captador do meio e no da ponte, mas elas vem de fábrica conectados nos caps do meio e braço, o que a meu ver é uma estupidez.

Uma boa dica a respeito de tone é usar os chamados tone "no load", que desconectam do circuito quando o konb estiver no máximo.

Para quem não sabe, knob de tone no máximo não é igual a tone desconectado, eles filtram frequencias por estarem no circuito, algo similar a diferença entre pedais bypass e true-bypass. A unica diferença nesse caso é que, dependendo do captador, desconectar totalmente o tone pode piorar muito o timbre porque aumenta o volume e reforça os agudos.

ogner
Veterano
# jul/10
· votar


Dr Jivago
As LP possuem uma maior versatilidade sonora em relação a muitas guitarras (strato, por exemplo)

Em relação a timbre eu discordo bastante, só as combinaçoes de captadores ( sem mencionara as variaçoes ainda nos pots de volume e tone) de uma strato dão um banho nas LP, salvo se a LP for "splitavel"....

_Dio
Veterano
# jul/10
· votar


O Jimmy Page com sua Gibson ele consegue fazer aquele jogo entre clean e Drive só mudando a chave seletora da LP, isso é muito louco, ai prova que os controles de Tone e Volume não são só enfeites não!

De fato. Só que vc deve levar em conta que não são simples knobs. Todos eles são push-pull com coil-tap e inversor de fase. Abrem um leque de possibilidades hehe

_Dio
Veterano
# jul/10
· votar


ogner
Em relação a timbre eu discordo bastante, só as combinaçoes de captadores ( sem mencionara as variaçoes ainda nos pots de volume e tone) de uma strato dão um banho nas LP, salvo se a LP for "splitavel"....


Perfeito. Sem mais.

ogner
Veterano
# jul/10
· votar


Dr Jivago

Uma boa dica a respeito de tone é usar os chamados tone "no load", que desconectam do circuito quando o konb estiver no máximo.

Interessante, não sabia disso..Vou dar uma caçada em mais infos sobre...Bacana! Ou não...Hehehe

_Dio
Veterano
# jul/10
· votar


Dr Jivago
Para quem não sabe, knob de tone no máximo não é igual a tone desconectado, eles filtram frequencias por estarem no circuito, algo similar a diferença entre pedais bypass e true-bypass. A unica diferença nesse caso é que, dependendo do captador, desconectar totalmente o tone pode piorar muito o timbre porque aumenta o volume e reforça os agudos.

Nunca tinha reparado nisso. Mas será que o corte de frequências é significativo?

Sir.Paulo
Veterano
# jul/10
· votar


_Dio
De fato. Só que vc deve levar em conta que não são simples knobs. Todos eles são push-pull com coil-tap e inversor de fase. Abrem um leque de possibilidades hehe



Pow mas até mesmo aquela Gibson antiga dele já era assim? Porque no Documentário ele toca com aquela Antígona não com a mais nova!

Aque ele usou no filme foi uma dessas aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=NRnXiHGQBSs

Não essa ediçao aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=7bmKD-BTIlU

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar


Cavaleiro
Bem menos.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Algumas dicas sobre timbre.