Tutorial: Como Trocar e Nivelar os Trastes

    Autor Mensagem
    Sir.Paulo
    Veterano
    # jun/10


    http://www.pauleiraguitars.com/wp-content/uploads/2010/06/trastes_1.jp g

    Em instrumentos temperados (aqueles que possuem divisão entre uma nota e outra em intervalos de semitons – que no caso do violão, guitarras, contrabaixos é feita pelos trastes) a escala tem a função de sustentar os trastes. Que por sua vez configuram – atravez de um espaçamento específico entre eles e dentro de uma determinada distância entre o nut e a ponte – a localização das notas a serem tocadas.
    As escalas de madeira necessitam de manutenção quando apresentam irregularidades em sua estrutura (torção, empenamento, desgaste) para garantir um melhor desempenho do instrumento e sua preservação.
    Os trastes frequentemente apresentam problemas para o músico. Sofrem desgastes, soltam da escala, geram trastejamento. Também necessitam de uma manutenção periódica que garanta um resultado sonoro satisfatório.
    Veja como é feita a retífica de uma escala e a troca e nivelamento dos trastes de um braço de contrabaixo:

    http://www.pauleiraguitars.com/wp-content/uploads/2010/06/trastes_2.jp g

    Retirada do nut (peça importante para altura e orientação das cordas até as tarraxas na região do headstock).
    Com o braço preso na bancada pelo headstock, o formão e o martelo de acrílico, batidas leves desgrudam a peça da cavidade sem comprometer sua estrutura. O nut descola da cavidade com a pressão e é possível retirá-lo com um alicate caso não desgrude facilmente.
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    Neste caso eu quebrei a peça, confesso!
    Eu nem ia divulgar este fato. Não queria que vocês soubessem, mas às vezes eu erro... Só não espalhem, por favor!

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    Para retirar os trastes com o formão e o martelo é importante posicionar a lâmina no vão entre o próprio trastes e a escala pela lateral. Assim como na foto. Com este procedimento o traste levanta levemente nos cantos.

    http://www.pauleiraguitars.com/wp-content/uploads/2010/06/trastes_5.jp g

    E assim é possível, com um alicate turquesa, soltá-lo gradualmente até que se desprenda da escala.

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    Como o traste possui travas, no momento de soltá-lo da escala pode acontecer de lascar a madeira. Neste caso é só sujeira mesmo.

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    Imagem do apocalipse. Trastes podres e escala totalmente riscada. Mas isso vai mudar!

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    Ajustando o tensor para que ele tenha ação depois do nivelamento. Caso a madeira esteja muito prejudicada e houver a necessidade de acionar totalmente o tensor para compensar um empenamento, por exemplo, o diagnóstico não é nivelamento da escala. Neste caso a troca da escala ou até mesmo do braço pode ser o melhor caminho apesar de não ser o mais fácil.

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    Com um toco de madeira (reto de preferência, afinal estamos falando de nivelamento e não o contrário), uma lixa 80 e pressão moderada damos início a retífica da escala.
    Toda escala possui um raio de curvatura, por isso, acompanhar o desenho do raio durante a lixagem da madeira mantém a escala no mesmo padrão inicial.
    Utilizar um bloco com o mesmo raio da escala é uma outra opção.
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    Com uma régua de metal, confere-se toda extensão da escala. Para saber se o nivelamento está bom, meça a escala em três partes: as duas laterais e o meio.
    Uma dica: dependendo do calibre das cordas a serem utilizadas, deixe uma leve curvatura negativa com a afinação das cordas o braço ficará reto.
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    Traste médio jumbo.

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    Com o nivelamento da escala, há a diminuição de massa de madeira, portanto as cavidades dos trastes podem ficar mais rasas.
    Para fazer esta verificação, utilizei uma lâmina de estilete para medir a profundidade da haste do traste.
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    Lâmina com a delimitação da haste marcada com uma lapiseira.

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    Verificação de cada cavidade.
    Se a linha desenhada na lâmina não passar por dentro da cavidade, significa que precisa aumentar sua profundidade para abrigar toda extensão da haste do traste.

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    Com um serrote específico (0,06mm de expessura), aumenta-se a profundidade das cavidades até que a marca feita na lâmina não apareça na verificação.

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    Corte dos trastes.
    Como comprei o rolo de trastes tive que fazer o corte individual para cada casa.
    Lembrando que é possível comprar o jogo de trastes já cortados. O único problema é que estes geralmente não vêm curvados, acompanhando o raio da escala. Neste caso seria necessário curvá-los manualmente.
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    Suporte marcando os trastes de cada casa... afinal cada traste tem um comprimento de acordo com cada casa.
    O importante é se organizar e fazer seu trabalho render!
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    Com um "tapetinho" para preservar o braço das marteladas contra a mesa, a instalação dos trastes começa com o martelo assentando o mesmo nas cavidades.

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    Todos os trastes devem estar com a cabeça encostada totalmente na escala. Sem vãos.

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    Retirada das rebarbas com alicate turquesa. Tomando cuidado para não cortar um pedaço da lateral da escala junto.

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    Gotas de bonder nos vãos das cavidades dos trastes, pela lateral da escala.
    A cola penetra e segura o traste.

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    Nivelamento lateral dos trastes: como podem perceber sempre tem um dispositivo facilitador nas horas mais difíceis. Neste caso é uma lima colada em um pedaço de madeira.
    A lima deve manter-se perpendicular a escala e retirar todo excesso de trastes pela lateral em ambos os lados.
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    Angulação da lateral dos trastes para acabamento.
    A lima deve manter-se angulada por igual durante sua passagem em toda extensão da peça.
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    Dica: não acentuar demais o angulo.

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    Acabamento com lixas 220 e 400 respectivamente.

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    Agora sim começa o nivelamento dos trastes.
    Primeiro isola-se a escala com fita crepe. Ou não... vai da consciência de cada um!
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    Conferindo com a régua a altura dos trastes. Uns mais altos outros mais baixos. Normal depois de algumas marteladas... umas mais fortes, outras mais fracas.

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    Mesma idéia do nivelamento da escala, começando o nivelamento dos trastes com um taco reto (sem comentários) e uma lixa 120.
    O taco com lixa deve seguir o trajeto: lateral, meio, lateral – para cobrir toda extensão dos trastes.
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    Novamente a régua de metal como parâmetro do nivelamento.
    Os trastes devem encostar na régua em todos os pontos: lateral, meio, lateral.
    Quando isso acontecer, inicia-se o acabamento com lixa 220 e 400 respectivamente seguinto o mesmo trajeto do taco no nivelamento.
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    Trastes nivelados e com acabamento.

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    A próxima etapa é o arredondamento das laterais dos trastes.
    Existem diversos métodos para realizar este trabalho, mas optei pela micro retífica com um disco de borracha. Apenas para quebrar a quina dos trastes.
    http://www.pauleiraguitars.com/wp-content/uploads/2010/06/trastes_33.j pg

    Resultado do arredondamento com a micro retífica.

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    Polimento com lixas 400 e 1200.

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    Posteriormente, uma palha de aço para dar mais brilho.

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    Cera de carnaúba para finalizar o polimento.

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    Agora sim a última etapa de finalização na politriz.

    http://www.pauleiraguitars.com/wp-content/uploads/2010/06/trastes_38.j pg
    Resultado do polimento.

    http://www.pauleiraguitars.com/wp-content/uploads/2010/06/trastes_39.j pg

    Resultado do trabalho de nivelamento de escala e trastes.
    Com a montagem do instrumento é necessário verificar novamente o tensor devido a tensão das cordas e se ocorre trastejamento em determinada região. Leia também o tutorial sobre como diagnosticar um trastejamento:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/233840/

    Fonte:Pauleira Guitars

    Mamarques
    Veterano
    # jun/10
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    maneiro o tutorial cara, ctz que vai ajudar mta gente

    só uma duvida...

    quando na retirada dos trastes lascar o braço, oqe fazer?

    Guita Ibanez
    Veterano
    # jun/10
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    Boa iniciativa parabéns!

    Curly
    Veterano
    # jun/10
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    Neste caso eu quebrei a peça, confesso!

    acredito...

    Curly
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Curly
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    Sir.Paulo

    falando sério agora, me parece que seu trabalho ficou bom, se foi a 1a vez que fez então merece mais elogios. teve uma foto que me deu a impressão que vc aprofundou em excesso os sulcos.

    de qq maneira, por esse tutorial fica claro o imenso trabalho que uma troca de trastes dá, o luthier não tem como cobrar barato por isso.

    o problema é que em muitos casos (em quase todos que eu já vi) o trabalho não fica bom. encontrei uma boa solução para isso: estou colocando braços de reposição mightymite nas minhas strats, eles chegam aqui por uns R$ 350, o dia em os trastes não puderem mais sofrer retífica apenas troco o braço e jogo o antigo fora, rsrs....

    Sir.Paulo
    Veterano
    # jun/10
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    Curly
    Valew garoto, mas esse trabalho não é meu não eu só compartilhei com vocês o tutorial!

    Tonanteador
    Veterano
    # jun/10
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    Sir.Paulo
    Rapaz, sempre colaborando com tópicos muito interessantes. A cada tópico novo seu, me dá mais vontade de aprender a arte da luthieria. Continue assim, o Fórum de Guitarra agradece!

    Abs

    testemunha
    Veterano
    # jun/10
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    Poisé áa tinha lido algo parecido, mas este esta mais completo. É bem arriscado fazer essa procedimento sozinho :D. Valeu por postar, sempre tem algum loco querendo fazer em casa, e esse "tutorial" ai vai ajudar.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # jun/10
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    Guita Ibanez
    Tonanteador
    testemunha

    Valew galera!!!!!

    Tivertimailaif
    Veterano
    # jun/10
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    Cara muito bom mesmo, um dia quando tiver tempo, se Deus quiser eu começo a brincar de Luthier \o/, uma coisa, tu tem algum tuto desse mesmo jeito sobre escalope?

    Pauleira
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Pauleira
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    Olá Pessoal!!!

    De uns tempos para cá ví que minhas matérias estavam sendo citadas aqui no forum então me cadastrei especialmente para agradecer a todos - em especial o Sir. Paulo - por compartilharem o conteúdo do meu blog.

    Fico feliz em saber que estão curtindo e espero que continuem acompanhando.

    Me coloco a disposição para responder qualquer dúvida em relação ao que eu escrevo, para trocar outras idéias, confessar que eu quebro nut no nivelamento e também tirar dúvidas com vocês.

    Um abraço a todos e mais uma vez obrigada por acompanharem o www.pauleiraguitars.com

    Sir.Paulo
    Veterano
    # jun/10
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    Pauleira

    Valew mesmo Paula, admiro muito seu trabalho e do Henry e quis compartilhar com meus amigos aqui do fórum também! Parabéns!

    Seja bem vinda ao Fórum do Cifraclub!


    Tivertimailaif

    Cara faz tempo que eu tenho um Tutorial desses aqui só que eu ainda não tive tempo de traduzir, mas em breve eu o farei beleza!

    Van_Lorien
    Veterano
    # jun/10
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    Curly
    O que tens a dizer sobre esses braços da MightyMight? E quanto aos corpos, já usasse algum?

    -

    Perdão pelo Off no tópico.

    Tivertimailaif
    Veterano
    # jun/10
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    Pauleira
    Caramba, que foda o teu site, muito bom, nunca me passou pela cabeça que era uma mulher mexia com essas coisas huahau, tem uma foto nesse review que eu vi uma unha com esmalte e meio que desconfiei, kkkkkkk, mas parabéns pelo seu trabalho, e pelas explicações no site, tudo muito, mas muito bem feito ^^

    ogner
    Veterano
    # jun/10
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    Pauleira

    Muito bom o Blog!!!! Parabéns, já foi pros favioritos aqui!!!
    Abço

    Sir.Paulo
    Valeu, velho!

    Curly
    Veterano
    # jun/10
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    Van_Lorien

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/215182/

    MMI
    Veterano
    # jun/10
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    Bem legal, parabéns. Não conhecia nada disso em português, aprendi com luthiers amigos meus e com vídeos da Stew-Mac, que também recomendo.
    Fica também a sugestão para Pauleira fazer seus videos também...

    Tonanteador
    Veterano
    # jun/10
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    Pauleira
    Você diz ali para usar Bonder (a cola instantânea do BBB? ou tem outra? hehe). Isso não pode dificultar uma eventual troca de trastes? Li isso numa coluna do Seizi Tagima, na Guitar Player.

    Abs e Bem vinda ao FCC!!!

    Pauleira
    Veterano
    # jun/10
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    Tivertimailaif
    Obrigada!!! Eu imaginei que uma hora essa dúvida fosse acontecer hehe...

    ogner
    Valeeeeeu!

    MMI
    Fazer videos é uma das idéias que tenho também.

    Tonanteador
    O bonder é para segurar as partes dos trastes que se apoiam na lateral da escala, onde acaba o raio. Como essa parte é mais curvada, o bonder ajuda o traste a se manter. Apesar do mesmo possuir as travas que se apoiam na madeira. Apenas para garantir.

    Eu coloquei apenas uma gota.

    O bonder se descola com pancada: veja a primeira parte da troca de traste como eu retiro os trastes. Formão, martelo e pancadinhas leves. O nut quando colado com bonder também...por isso que eu quebrei hahaha - eu estava com muita força esse dia!

    Obrigada a todos
    Um abraço

    NFA_METAL
    Veterano
    # jul/13
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    uma duvida,na parte que ele meche no tensor .... ele esta desativando ele? pois ja que ele nao esta sendo trabalhado pela força das cordas.... o certo seria desativalo nao eh msm?

    locaosks
    Veterano
    # jul/13
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    Bacana o tutorial!

    Olha um vídeo que o Gustavo Guerra fez (fazendo o jabá dele... mas blza)... Aqui dá pra ver como esse trabalho é feito:


    AbçOo!

    inExperienced
    Veterano
    # jul/13
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    Muito bom, marcado pq posso precisar.

    tevo guitar
    Veterano
    # fev/14
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    Ola pessoal, tenho uma ibanez rg 350GX japonesa, eu estou querendo trocar os trastes dela, pq o meu luthier falou que ele deve ta com alguma irregularidade na escala, pq quando eu abaixo as cordas ela trasteja nas primeiras casas, e ja foi feito ajuste de tensor e tals, alem de que os trastes dela não são tao bons, qual trastes vcs me recomenda por nela, pra ter uma ação de cordas bem baixa e sem trastejar? o que acham do dunlop 6105? obrigado

    Nefelibata
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: Nefelibata
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    tevo guitar

    Amigo, primeiro algumas coisas:

    1) Se os trastes estiverem bons;
    2) Se o tensor estiver regulado;
    3) Se não há problema de empenamento;

    Pode ser que o problema de trastejamento nos primeiros trastes seja a altura do nut, no caso baixo demais. Como sua guita provavelmente tem locknut, vc pode experimentar colocar calços específicos para o nut, chamados "shims".

    Eles até acompanham os kits de floyd rose, e vem em diversas expessuras. Aí, vc verificando que a altura das cordas, no primeiro traste especialmente, está baixa demais, vc vai colocando esses shims gradualmente até acertar uma altura boa para vc.

    Eu já fiz isso na minha guita quando troquei ferragens e até tenho uns shims sobrando se vc precisar. Só estou te oferecendo pq essas coisinhas são MUITO chatas de encontrar. (comprei na stewmac, mas no kit da ponte também veio... aí sobrou.)

    Quanto à recomendação de tamanho de trastes, qualquer um serve pra fazer uma ação de cordas boa, é questão de gosto. Mas aí tem q regular a altura do nut. Se vc escolher trastes pequenos, talvez tenha q abaixar o nut. Se escolher trastes jumbão bitelos, vai trastejar nos primeiros trastes e talvez tenha q erguer o nut. Aí entram os shims.

    Por um lado me admira que seu luthier não tenho te falado sobre isso; por outro, não fico surpreso, pq uma vez levei uma guita no luthier (q inclusive constrói várias guitas e além de ele ter feito caca na elétrica, também cagou em outras coisas...). Portanto, estando cheio de luthier meia pataca por aí, pode ser q ele não tenha se atentado à isto.

    Abraço

    Edit: No entanto, se sua guita tiver nut de osso ou assemelhado, a regulagem fica por conta de lixar a base ou os sulcos do nut, a depender do caso.

    Lord-g
    Veterano
    # fev/14
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    Muito bom!

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/14
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    tevo guitar

    Se o tensor estiver certo, ou é altura do nut como o Nefelibata falou, ou tem traste mais alto que os outros precisando dar uma nivelada (o que não é bixo de outro mundo fazer).

    Não vejo sentido em sair trocando todos os trastes da guitarra (a não ser que estejam muito gastos) apenas pq ta trastejando, até porque não tem nada a ver uma coisa com a outra pelo que entendo. Pelo que voce deu a entender, é só questão de regulagem mesmo. Abs!

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